Não, isto é simplesmente um trabalho que não conta para avaliação é mais para eu me começar a familiarizar com C, tambem já andei a ler tutoriais mas não consegui encontrar nada
Não é por nada, da outra vez não tinhas ido à aula e tal, desta vez a desculpa é que não tens tutoriais? E que tal começares a estudar, ir às aulas, pedir ajuda a colegas, a trabalhar, a esforçares-te e não a pedir que te façam a papinha?
Enfim, não vou comentar mais, posso estar a ser injusto, mas é este tipo de atitudes que normalmente criticamos e que dizemos ah e tal, os portugueses são assim e assado. Ah pois são…
Ok.O que eu disse foi que tinha já lido alguns tutoriais. Em relação a ir ás aulas, nunca mais faltei, em relação a pedir ajuda a colegas é obvio que antes de pedir aqui já falei com eles, e eles tambem não sabem.
Eu simplesmente pedi a alguém se soubesse para me dar umas dicas.Mas deixem lá não quero estar a causar mal impacto aqui, onde me sinto bem e não há-de ser por isto que hei-de deixar de me sentir bem…
É pá, não queria estar a ser duro, mas é que este tipo de coisas chateiam-me, é só isso. Sou empregador precisamente nesta área e os miudos que saem das universidades são cada vez piores, não em termos técnicos, mas na atitude perante a vida e o trabalho, fico um bocado frustrado quando uns trabalham e os outros ganham tudo de mão beijada, repito que posso estar a ser injusto e isto ter sido apenas uma distração tua, mas se assim for espero que aceites o reparo de alguém que tem alguma experiência laboral e de vida e que sabe que ser profissional em Portugal é como aquele ditado do zarolho em terra de cegos. A pouca capacidade de trabalho e de profissionalismo é o nosso grande mal. Desculpa lá o sermão.
Eu percebo o que tu queres… no meu 1º ano da Faculdade não sabia programar e achei que a coisa era um bicho de 7 cabeças. O meu 1º trabalho de programação (em Java) foi feito, comigo a ver, pelo meu colega de grupo. Também ia às aulas, mas continuava sem perceber patavina daquilo.
Achei que não podia fazer o curso todo a pendurar-me, sem conseguir perceber como programar… Até porque a dita cadeira (Introdução à Programação) incluia um exame em que tínhamos que fazer código :o . Deitei mãos à obra porque tinha tido boas notas nos trabalhos (sempre a acompanhar, mas sem programar), e como tinha que passar no exame, li um livro, compreendi os conceitos e tudo se tornou mais fácil. Passei no exame e fiquei com 16 naquela cadeira que eu achava que nunca iria fazer. ;D
Isto é só para teres um exemplo real do que se passou comigo. E olha que eu vinha de humanidades!! :-[
Agora a questão é: tu não sabes programar ou não compreendes o C?
É que há vários livros porreiros (em PT ) para aprender a programar (posso até dar-te o nome do que me ensinou – era em Java, mas os conceitos são iguais…). A partir daí, é só pensar… demora-se mais tempo ou menos, consoante a dificuldade do problema, mas no final vais ver que é fixe! :great:
Se ao leres um livro tiveres dúvidas, põe aqui que o pessoal ajuda. Agora querer o código assim fácil é que já me parece mais manhoso. É que se aprendes uma vez, programas para sempre!
O que eles fazem é ensinarem a programar com base no Java. Uma coisa que o Java tem que eu considero mais simples que o C, é que é independente do sistema operativo. Portanto, criar um programa Java em Linux ou Windows é igual. Já no C, há funções que em Windows têm um nome e em Linux outro, o que torna a coisa mais complicada para começar…
Aconselho-te a ires fazendo os exercícios que eles propõem sem estares a ver as soluções (eles dispobilizam o código dos exercícios no site), porque isso ajuda imenso a ver na prática o que eles descrevem (tipo o funcionamento dos ciclos e tal).
Mas se preferires aprender com C, tens este: FCA–Livros de Informática/TI, Programação, Cibersegurança, Tecnologia - FCA
Este último não li, nem nunca vi (só agora na pesquisa pelo link o encontrei…). O de Java é muito simples de ler e percebe-se muito bem! Quanto ao tão falado “Linguagem C” do Luís Damas, acho que é demasiado para só aprender os conceitos…
A Programação envolve acima de tudo prática,não adianta olhar para o código feito,tens que praticar.
Começa a por fazer programas pequenos,como somar números,média,etc.
Com o tempo,vais-te habituar de tal maneira que já consegues fazer coisas mais difíceis. :great:
Tu és de Lx não és? Queres seguir esta área ou é apenas uma cadeira de programação que tens? Se quiseres seguir esta área, posso-te emprestar o livro, pois ainda são quase 100€ de Livro
Gostaria de alargar um pouco o âmbito deste tópico e perguntar se anda por aí alguém com experiência nas seguintes “cenas”:
R
C++
Java
Python
PERL
outros
E aproveito desde já para perguntar: o que se pode esperar fazer com cada uma das “cenas”, que manuais é que usam e como será a curva de aprendizagem para quem tem ZERO de experiência em programação, scripts etc. Obrigado desde já.
Sobre Java,tens vários tutoriais por essa net fora,destaco este The Java™ Tutorials ,que foi o que usei na universidade.
Depois para exercitar,um software para C é o Dev C++,apesar do nome dá perfeitamente também para C,é só pores no google e aparecem vários sites para download.
Em Java tens o Blue J(aconselho para quem está a iniciar)- http://www.bluej.org/
Mais alguma coisa é só dizer,apesar de não ser um expert,digamos que estou a seguir o que me foi dado na universidade.
Abraço.
Isto aqui é só programadores. O meu 1º professor que me ensinou Pascal também anda por aqui no fórum.
O melhor para aprender é assistir ás aulas e praticar, porque programar, ao nível académico, não é assim tão difícil. Aprender através de um livro é, no meu entender, mais difícil.