#include <stdio.h>
main ()
{
int a, N, k;
float soma, media;
do
{
printf(“Quantos números quer introduzir ?”);
scanf(“%d”, &N);
}
while (N < 1); // repetir enquanto o valor de N não for válido (N é válido para N > 0)
soma := 0;
for (k = 1; k <= N; k++)
{
printf(“Insira um número inteiro :”);
scanf(“%d”, &a);
soma = soma + a;
}
media = soma / N; // soma é real, logo soma/N é real
printf(“Média = %f \n”, media);
}
vê antes assim(isso n tem array dessa forma e realmente é o mais simples k podes fazer pa “desenrascar”)…
#include <stdio.h>
main ()
{
int a, N, k;
float soma, media;
while (N < 1)// repetir enquanto o valor de N não for válido (N é válido para N > 0)
{
scanf(“%d”, &N);
}
soma = 0;
for (k = 1; k <= N; k++)
{
scanf(“%d”, &a);
soma = soma + a;
}
}
Pá visto assim a correr é mais este estilo…a ideia que tens tá correcta, mas não espetes para aí Pascal! Compila no entanto o meu código kisso foi feito em 2 minutos e pode-me tar a falhar algo…
Assim dá barraca, como o N não foi inicializado tens a probabilidade de o ciclo while não se executar.
Usa antes a primeira solução que é basicamente a mesma coisa com a excepção de usar um do…while (o que até faz mais sentido) em vez de um while.
só falta é corrigir a linha
para
soma = 0;
Resumindo:
#include
main ()
{
int a, N, k;
float soma, media;
do
{
scanf(“%d”, &N);
}
while (N < 1); // repetir enquanto o valor de N não for válido (N é válido para N > 0)
soma = 0;
for (k = 1; k <= N; k++)
{
scanf(“%d”, &a);
soma = soma + a;
}
}
O espírito do curso até é esse! Mas aqui não foi mensagem para ele se virar… Basta-lhe colocar o código que eu lhe mande,mas que tenha o cuidado d no inicio por o k a 0, por exemplo… Fonix, olha que SO foi duro com o Borges! :rotfl:
:offtopic: Estou chateado. Parece que toda a gente sabe C e depois ando eu a aprender às 7 pancadas Perl e com enorme dúvidas. Mas também já fiz o meu projecto (mal ou bem, entreguei)
Ainda ontem tive que entregar um projecto de C, um trabalho de uma semana. Não gosto de C, java é muito mais pratico, e esta cena de apontadores de C irrita-me imenso.
Agradeço que usem o botão de “Código” (ao lado do botão “Quote”) quando quiserem introduzir este tipo de expressões que podem por vezes ‘desfigurar’ a janela… por exemplo:
#include <stdio.h>
main ()
{
int a, N, k;
float soma, media;
do
{
scanf(“%d”, &N);
}
for (k = 1; k <= N; k++)
{
scanf(“%d”, &a);
soma = soma + a;
}
}
:lol:
Isso ao início choca pá…
Eu quando tive disso, também não entrou logo à primeira! Mas tb foi no meu primeiro ano de universidade, em que tinha uma carga horária semanal em termos práticos cerca de 9/10 horas… :lol:
Bons tempos!
Eu estou em Eng. Electrotécnica e de Computadores, ramo de Sistemas de Decisão e Controlo, a ver se entrego a tese agora em Junho. Muita programação, muita electrónica, muita dor de cabeça :D. Bruno, só agora vi o teu post… da próxima diz mais cedo que também tentarei ajudar.