Alexandre Rosado

Sporting CP assina contrato profissional com Alexandre Rosado

Por Sporting CP
08 Jun, 2026

Juvenis

Esta temporada, o central soma já 27 jogos pela equipa de sub-17

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato profissional com Alexandre Rosado, defesa-central de 17 anos que representa a equipa de sub-17. Na temporada 2025/2026 ainda em curso, o jovem Leão soma já 27 jogos e dois golos pelos juvenis verdes e brancos.

Natural de Borba, Alexandre Rosado deu os primeiros pontapés na bola ao serviço do SC Borbense e chegou ao Sporting CP em 2019, com 10 anos. Sete épocas depois, o central cumpre mais uma etapa do seu percurso de formação e mostrou-se muito feliz pela confiança do Clube.

“É um sentimento de orgulho e de concretização. Acabei de realizar um grande sonho e agora é continuar a trabalhar para alcançar objectivos maiores”, começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação do Clube no momento da assinatura do contrato, antes de deixar uma palavra especial a quem o acompanhou neste processo.

“Tenho que agradecer à minha família e a toda a gente que trabalha na Academia Cristiano Ronaldo pelo apoio que me têm dado até aqui”, frisou, grato pelos ensinamentos diários.

Com o objectivo de “chegar à equipa principal e ganhar títulos pelo Sporting CP”, o oito vezes internacional jovem por Portugal também sonha alcançar patamares mais altos com as quinas ao peito.

“Prometo muito trabalho e dedicação e espero um dia retribuir todo o apoio que recebi”, disse ainda o esquerdino, que para tal se inspira num dos capitães do Sporting CP, alguém que conhece bem os corredores da Academia Cristiano Ronaldo.

“Gosto do Gonçalo Inácio, um jogador da minha posição. Tenho características parecidas às dele, como a saída de bola e a inteligência na forma como vejo o jogo, e é por isso que o tenho como referência”, concluiu.

1 Curtiu

Sub-19 viveram primeiro dia da nova temporada

Por Sporting CP
09 Jul, 2026

Sub-19

Grupo deu-se a conhecer na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete

A equipa de sub-19 do Sporting CP para a próxima temporada teve esta quinta-feira o primeiro dia, para que o grupo fosse apresentado. Alexandre Rosado é um dos jogadores que sobe do escalão de sub-17 para sub-19, e o defesa central está bem ciente das exigências.

“Vai ser uma nova etapa para mim, vai fazer com que eu tenha de alcançar novos objectivos e passar por momentos difíceis, o que vai contribuir para o meu crescimento. É sempre bom continuar no Sporting CP e saber que o Clube acredita em mim e nos meus colegas. Temos de desfrutar e aproveitar a oportunidade que o Sporting CP nos está a dar, porque temos de ser gratos por este clube nos dar tudo e temos de representar o Sporting CP da melhor forma”, disse aos meios de comunicação do Clube.

Alexandre Rosado está muito optimista na ajuda que o grupo vai receber por parte da equipa técnica Leonina.

“Temos uma boa equipa técnica, que estão dispostos a ajudar-nos em todos os momentos, maus ou bons, e que estão abertos a que a equipa cresça durante a época”.

José Mendes, avançado que vai cumprir a segunda temporada nos sub-19, também lançou a nova época, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“O grupo tem-se unido cada vez mais. Sabemos das adversidades e das dificuldades que o Campeonato nos vai exigir. Estamos prontos para qualquer tipo de desafios e tentar sempre evoluir enquanto equipa e individualmente. O foco principal é sermos competitivos e tentarmos ganhar o máximo de jogos possíveis”.

Para alcançar os objetivos colectivos, a ‘receita de preparação a confeccionar’ é simples.

“O principal é termos união e sermos uma equipa. Se formos uma equipa, estamos mais próximos da vitória, e depois é a qualidade que cada um tem. Com este grupo somos capazes de apresentar uma grande qualidade e estamos prontos para o Campeonato”.

Tal como Alexandre Rosado, José Mendes prognostica um campeonato de sub-19 muito competitivo e mostra-se disponível para integrar da melhor forma os jogadores que sobem de escalão, ele que cumpre a segunda temporada nos sub-19.

“São duas realidades completamente diferentes. Passamos a competir contra atletas mais velhos no primeiro ano de juniores, e agora, sendo segundo ano de júnior, vou tentar passar essa mensagem aos nossos colegas mais novos. É um Campeonato bastante exigente, em que as equipas são todas bastante competitivas e bem qualificadas. Não há nenhuma equipa fraca neste Campeonato. Temos sempre de tentar levar a melhor, seja através da qualidade, seja através da união, e temos de ter sempre esse espírito de equipa que pode fazer com que cheguemos mais longe”.

Da nova equipa técnica, liderada por Pedro Guerreiro, a primeira sensação é extremamente positiva.

“A primeira impressão que fica é a de que é uma equipa técnica que está disposta ajudar-nos em todos os momentos, quer em treino, quer em jogo, quer se estivermos a passar uma má fase, ou uma boa fase. É uma equipa técnica que vai estar sempre disposta a ajudar-nos e temos de valorizar essa parte da equipa técnica”, disse José Mendes.

O avançado deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas.

“Vamos tentar fazer uma época melhor do que a do ano passado, esse é o nosso principal objectivo. Confiem em nós, venham ver os jogos aqui à Academia. Vamos tentar fazer o melhor pelo Sporting CP e honrar este símbolo”, ideias partilhadas por Alexandre Rosado: “Prometo que esta equipa vai trabalhar todos os dias para os deixar felizes e estamos prontos para uma nova época”.