Ajuda para a nossa Wiki

No âmbito da Wiki do nosso Fórum está em construção a Secção “Academia” onde se pretende ter o máximo de informação possível sobre a nossa formação, desde que a Academia Sporting foi inaugurada.

A recolha de informação nem sempre é fácil e às vezes é importante cruzar dados porque há sempre alguns erros, assim sabendo eu que passam por esta secção do Fórum vários entusiastas da nossa formação, venho pedir-vos todo o tipo de informação que achem que nos possa ser útil, nomeadamente referente a resultados, planteis e classificações das nossas equipas.

Estão em falta particularmente informações sobre as internacionalizações nas duas últimas épocas, desde os sub-13 aos sub 21 e alguns elementos das equipas de Juniores A 2002/03 e 2003/04, Juniores B 2002/03 e Juniores C 2004/05.

Todas as ajudas são bem-vindas, nem que sejam de memória, por exemplo no que diz respeito aos planteis das épocas que acabei de referir.

Também gostava de saber a partir do que época é que os escalões jovens passaram a ser separados pelo ano de nascimento dos jogadores e não pelas épocas em que estes nasceram.

Desde já agradeço a vossa colaboração.

Venho apoiar o repto do to-mane.

Existe tanto pessoal por aqui que gosta e dá tanta atencão à Formacão que prestariam um enorme servico aos Sportinguistas caso dedicassem um bocadinho do vosso tempo a preencher lacunas nas informacões disponíveis sobre as camadas jovens do Sporting.

Seria uma forma de elevar e mostrar ao mundo tudo o que tem sido feito de bom nesta área. Conto com a vossa colaboracão. :great:

Está actualizada a página https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2002/03, embora ainda faltem alguns jogadores no plantel de Juniores e seis páginas de jogadores dos Iniciados.

Temos também uma interessante fotografia da equipa Campeã Nacional de Iniciados, cuja legenda vos desafio a completar:

Em cima: Marco Pinto, Daniel Carriço, André Pires, ?, ?, João Gonçalves;
Em baixo: Fábio Paim (?), Tiago Pinto(?), ?, ?, ?

Está actualizada a página https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2003/04. Infelizmente esta é uma página muito incompleta. Faltam-nos os jogos dos Juniores, e as datas de todos os jogos. Os coleccionadores do Jornal Sporting é que podiam dar uma mãozinha aqui Anginho

Temos também uma interessante fotografia da equipa Campeã Nacional de Iniciados, cuja legenda vos desafio a completar:

Em cima: Valter Fernandes (?), André Martins, ?, Marco Matias (?), Hugo Pina (?) e André Cacito.
Em baixo: ?, Rui Figueiredo, ?, Vivaldo Arrais e Adrien Silva.

to-mane, só agora vi a Wiki na parte da formação.

Que grande enciclopédia que o fórum tem. :o

Queria dar-te os parabéns por estar tudo organizado, e estar muita informação que já é antiga.

Quanto à ajuda, poderia ajudar-te, mas se tivesse conhecimentos nesta área. Só ligo (estar mais atento) à formação de à uns anos para cá. Agora nas datas que referes não te poderei ajudar.

Relativamente às internacionalizações talvez possa dar uma ajuda se conseguir transferir para aqui mapas, respectivos, do site da fpf

Parece que deu…para já, no mapa anexado abaixo estão as internacionalizações dos jogadores convocados hoje para a selecção sub-20, estando incluídos os jogadores do Sporting, Nuno Reis e Cedric.

Os outros também é possivel transferir, com tempo, procurando convocatórias onde foram incluídos.

Preciso de feed-back para saber se estes dados servem.


mi_s20_15_11_montenegro.pdf (30.6 KB)

Obrigado. Infelizmente a maior parte do pessoal passa completamente ao lado deste trabalho, o que é pena pois estou certo que há algumas pessoas aqui com muitos conhecimentos sobre esta área e que seguramente poderiam ajudar a completar as informações que temos em falta. :inde:

Julgo que as datas e os jogos em falta na época de 2003/04 só com a ajuda dos coleccionadores do Jornal Sporting.

Servem sim senhor, até porque são informações oficiais. Nunca tinha reparado nesses mapas, vou dar uma vista de olhos pelo site a ver se há mais. Obrigado

Muitos muitos parabéns!

Que grande trabalho. Vou tentar contribuir com o que souber.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

aí vai outro mapa, com os sub-21. Faltarão no mapa prá aí uns 2/3 jogos na categoria sub-21 porque este mapa sai aquando da convocatória para um jogo ou torneio. Mas é fácil depois actualizar.


convocatoria_s21_ing_mac.pdf (25 KB)

aí vão os sub-17. Internacionalizações antes do último torneio disputado. Faltarão actualizar os últimos 3 jogos.


Mapa_inter_s17.doc.pdf (23.2 KB)

Mapa de sub-19 em anexo. Faltará igualmente como as outras a actualização dos últimos 3 jogos.
Sugeria que metesses as internacionalizações que constam do mapa e na próxima convocatória da fpf já vem o novo mapa actualizado. Aí pode-se fazer a actualização, sempre é preferível do que andar a pesquisar quem jogou os últimos torneios.

Falta a selecção sub-18. Já pesquisei as convocatórias de 2010/11 mas não vem as internacionalizações.
Das duas, uma. Ou se espera por nova convocatória ou pesquiza-se nos sub-17 do ano anterior.

Há ainda a selecção sub-16 que tem apenas um jogador do Sporting (Ricardo Tavares) que por acaso é o capitão, e na minha opinião o melhor jogador. Sei que disputaram um torneio em França,3 jogos, e são essas as internacionalizações. Para esta geração não houve selecção sub-15, bem como não há também este ano.


mapa_s19.pdf (46.3 KB)

Se reparares nas páginas dos nossos jogadores da Academia já há muitos dados referentes ás internacionalizações, que são fruto de uma recolha que eu fiz à unha e que seguramente terá alguns erros, pelo que estes mapas serão muito úteis para conferir os dados existentes.

Já dei uma vista de olhos pelo Portal da FPF e pelo menos nas noticias mais antigas infelizmente não há mapas, mas depois de terminar a actualização das páginas das épocas da Formação, vou ver o que se pode fazer com este material que seguramente vai ser muito útil.

essa pesquisa à unha, significa ser feita jogo a jogo? Isso é um trabalho hercúleo.
Quando saem convocatórias para as seleções (torneios ou estágios) tem normalmente link com os mapas. Mas nem sempre.
Quando eu vir algum transfiro para aqui para este tópico. De igual forma vou pesquisar, com tempo, para ver se consigo encontrar mais algum para trás, até porque há jogadores que por vezes não são convocados e não estão nos mapas já transferidos. Se encontrar ponho aqui, também.

Está actualizada a página https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2004/05. Aqui já temos fotos com mais qualidade e as respectivas legendas completas e até os autores dos golos do Sporting.

Faltam-nos algumas páginas de jogadores, e pelo menos um guarda-redes dos Iniciados.

E deu para ver que marcaste 18 golos, tomané! :great:

Excelente trabalho. Isto é mesmo a Enciclopédia do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! Nunca é demais agradecer à equipa WikiTeam. MUITO OBRIGADO! :clap:

:clap: :clap: :clap: :clap:

Está concluída esta fase da actualização e uniformização da Secção Academia, agradecemos desde já os elogios e as palavras simpáticas que habitualmente nos dirigem nestas ocasiões, que são sempre agradaveis e nos servem de incentivo para continuar, mas na verdade agora o que precisamos mesmo é duma pequena ajuda, que seguramente estará ao alcance de alguns de vocês, nomeadamente os coleccionadores dos jornais Sporting, ou eventualmente alguém que tenha contactos com gente que trabalha na Academia.

Em relação às primeiras três temporadas de existência da Academia, ainda nos falta muita informação, mas eu já ficaria satisfeito se conseguíssemos pelo menos completar o plantel dos Juniores da época https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2002/03, e arranjar os resultados dos Juniores da época https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2003/04, que são dados que me parecem fundamentais.

Nas três épocas seguintes já temos muita informação, graças ao magnifico trabalho do Coração de Leão e da Felina, e ao aparecimento de alguns sites que se dedicaram ao futebol jovem. Assim depois de uma exaustiva recolha de dados, parece-me possível pelo menos completar as tabelas de utilização de jogadores das três equipas principais, à excepção dos Iniciados das temporadas de 2005/06 e 2006/07, dos quais temos pouca informação. No entanto mesmo em relação aos outros, ainda nos faltam alguns dados para concluir esse esforçado trabalho que sem eles terá sido em vão.

É essa lista que vou deixar aqui, apelando mais uma vez à vossa ajuda, afinal não me parece que seja assim um trabalho tão complicado, principalmente para aqueles que coleccionam os jornais SPORTING, numa “horita” faziam isto.

Dados em falta :

Época https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2005/06:

Juvenis (jogadores utilizados):
25-09-2005 4.ª jornada U. Leiria – SPORTING 0 – 8
02-10-2005 5.ª jornada Est. Amadora – SPORTING 0 – 2

Época https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2006/07:

Juniores (jogadores utilizados):
23-04-2007 29.ª jornada Lusitano V.R.S.A. – SPORTING 1 – 2
05-05-2007 2.ª jornada Boavista – SPORTING 1 – 1

Juvenis (jogadores utilizados):
04-02-2007 19.ª Alverca – SPORTING 2 – 1
15-04-2007 2.ª SPORTING – V. Setúbal 1 – 0
07-06-2007 3.ª SPORTING – V. Guimarães 4 – 2
10-06-2007 4.ª Benfica – SPORTING 1 – 1
Suplentes utilizados:
17-12-2006 13.ª SPORTING – Odivelas 1 – 0
07-01-2007 15.ª Est. Amadora – SPORTING 0 – 2

Época https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2007/08:

Juniores (suplentes utilizados):
29-09-2007 6.ª SPORTING – U. Leiria 2 – 0
06-10-2007 7.ª Louletano – SPORTING 1 – 2
13-10-2007 8.ª SPORTING – Oeiras 5 – 1
24-11-2007 12.ª Marítimo – SPORTING 0 – 0
05-01-2008 17.ª Atlético C.P. – SPORTING 0 – 3
12-01-2008 18.ª SPORTING – Est. Amadora 4 – 0
19-01-2008 19.ª Nacional – SPORTING 0 – 3

Juvenis (jogadores utilizados):
06-01-2008 16.ª C.A.C. Pontinha – SPORTING 0 – 0
13-01-2008 17.ª SPORTING – Benfica 1 – 2
19-01-2008 18.ª Ac. Fundão – SPORTING 0 – 3
Suplentes utilizados:
07-10-2007 7.ª SPORTING – Ac. Fundão 6 – 0
14-10-2007 8.ª Alverca – SPORTING 1 – 2

Iniciados (jogadores utilizados):
05-01-2008 15.ª SPORTING – O Elvas 7 – 1
13-01-2008 16.ª Real de Massamá – SPORTING 0 – 2
20-01-2008 17.ª SPORTING – Seixal 9 – 0
Suplentes utilizados:
30-09-2007 3.ª SPORTING – Est. Amadora 8 – 1
07-10-2007 4.ª O Elvas – SPORTING 2 – 3
04-11-2007 9.ª SPORTING – Estoril Praia 0 – 0
18-11-2007 11.ª Corroios – SPORTING 1 – 3
01-12-2007 13.ª SPORTING – Belenenses 3 – 1
24-02-2008 21.ª G.S. Loures – SPORTING 0 – 5

Quanto às épocas https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2008/09 e https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2009/10, aí já está tudo certinho porque a Wiki já existia nessa altura e assim foi possível ir recolhendo toda a informação disponível atempadamente.

Desde já agradecemos a vossa colaboração :angel:

Impressionante trabalho. :clap:
Espero que um dia o devido reconhecimento pelo vosso contributo ultrapasse as fronteiras deste fórum.

Mesmo. Devem ter muita coisa quenão existe em nenhum lado.

Parabens :clap:

Muito bem fazem mais e melhor que os serviços do nosso clube e ainda por cima só por amor ao Sporting. Bravo! :clap: :clap: :clap: