Infelizmente, está na hora de ser eu a começar a tratar de um dos “hobbies” de família.
Digamos que há um pedaço de terreno com árvores de fruto tradicionalmente portuguesas.
O problema é uma figueira. Não percebo nada de figueiras.
Aliás, por aqui ninguém percebe, portanto só indo à cooperativa ou perguntando online.
Já me está prometida uma figueira “Pingo de Mel” para o Natal pelos meus tios (eles têm para lá várias). Mas essa é a escolha fácil que todos ouviram falar e agora precisava de outra.
Pelo que percebi numa pesquisa do google, há umas que maturam no início do verão e outras que maturam no fim do verão.
Tinha preferência por uma espécie “doce” que maturasse no início do verão (porque a Pingo de Mel é das tardias), mas não é prioridade.
O que tem de ser é uma espécie tradicionalmente portuguesa, e se possível que não dê (muito) trabalho.
Ora o que existe (ou o que o google diz que existe) é isto:
(início do verão): Princesa, Lampa Preta, Maia, São João
(fim do verão) Pingo de Mel, da Ponte, Palmares, Bêbera Branca e Burjassote Preto ou Branco
Alguém percebe de figueiras ou é apreciador de figos, que me saiba dar um conselho sobre que espécie escolher?
Os meus favoritos são os pingo de mel, são mais pequenos e são saborosos. As beberas são maiores e também são doces.
Os lampa preta são os figos pretos, rosa por dentro. Também são bons.
É muito por preferência pessoal e se os queres em junho/julho ou setembro/outubro. Os de junho/julho creio que tens tempo de os secar e tens procura agora em outubro.
Também tem atenção que são árvores de fruto que consomem muita água, se o terreno for mais seco, pouco acesso a água, pondera outro fruto. Se quiseres aproveitar a terra por baixo das figueiras, tem em conta que são árvores que criam sombra.
Edit: Escolhe então entre o figo preto (é mais pequeno) e a bêbera branca. São os dois muito bons, aqui perto temos a bêbera, é uma figueira com algum volume.
A preferência por uma ser no início do verão e outra no fim do verão é para espaçar a coisa, senão depois não dá vazão (acontece com as laranjeiras, que foram “mal” escolhidas porque quem fez aquela parte foi malta que faz parte dos citrinos do algarve).
O que eu pretendia com as figueiras foi o que o meu pai fez com as ameixeiras, que estão “coordenadas” desde maio a setembro.
Não é para fins comerciais, é para a família (e amigos próximos).
Água e espaço não são problema.
Obrigado pelas recomendações.
ETA: Estou a ver no google. O figo preto é aquele de Torres?
Eu optaria pelo figo preto e o pingo de mel. Mas isto por serem os meus favoritos.
Se queres vender, fala com os vendedores, com os intermediários, são quem mais sabe sobre os figos com mais procura e assim plantas com mais conhecimento. Se tens aí na zona um mercado municipal ou se organizam feiras agrícolas, questiona-os. Da minha experiência, são uma fonte de saber nestas questões.
Chamo a atenção para o fato de as figueiras espalharem bastante as suas raízes, pelo que não é conveniente tê-las junto a edifícios ou outras estruturas. Mas creio não ser esse o caso…
Quanto à escolha, eu iria pelos Pingo de Mel e os de São João (têm este nome, exactamente por amadurecerem perto do São João). Mas são gostos…
Há esse sim e há o da Madeira. O nosso é mais rosado por dentro e esse de Torres é a puxar mais um amarelo. São distintos. Creio que o mais adequado para aí seja o de Torres.