Ainda a (não) redução dos Campeonatos

Extracto de uma notícia de “O Jogo”:

Redução para 16 clubes só acontecerá em 2006
JORGE DUARTE ESTÊVÃO

O director-executivo da Liga de Clubes, Cunha Leal, confessou ontem, no final de um encontro entre a Comissão Executiva da Liga e a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que não é seu desejo ver a SuperLiga reduzida para 16 clubes já no próximo ano. De acordo com este dirigente, o final desta época deve ser visto como o “princípio e não como o fim do processo”. Tanto Liga como FPF, que se mostraram de acordo no adiamento da reformulação dos quadros competitivos por mais um ano (para 2005/06), vão agora pedir uma audiência ao secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro, para lhe explicarem isso mesmo.

Dizia o FLL no antigo Fórum (julgo que o sentido das palavras era este) que nem achava mal que não acontecesse a redução para 16 clubes na próxima época, pois isso daria oportunidade de fazer uma reformulação a sério na seguinte. Na altura pensei mas não escrevi: mas que excesso incomensurável de optimismo…

Não é bem essa a minha ideia, Angel, talvez me tenha explicado mal. Eu de facto fico satisfeito por não se fazer a redução para 16, mas apenas porque vejo esta medida como uma forma de damage control por parte do polvo do futebol.

Preferem perder agora um pouco, e retirar o assunto da agenda durante a próxima década, a fazer a reformulação que se impunha, que provavelmente reduziria a Superliga para 10 ou 12 clubes e não deixaria pedra sobre pedra no edifício dos interesses.

É por isto que acho melhor ficar tudo como está, para ver se a situação cai de podre e força uma intervenção governamental, que é, ela sim, a minha única esperança de salvação. Das estruturas associativas do futebol, não há nada a esperar senão o desastre.

Temos 2 pontos de avanço sobre o ultimo, dá para não falar em redução?? :?

Neste momento nao tenho aqui o artigo onde vinha isso, mas a UEFA pelo seu Presidente dizia ainda no outro dia que o objectivo deles era que os campeonatos nacionais fossem uniformizados nos 18 clubes… :?:

Mas isso referia-se a um máximo de 18 clubes, porque há campeonatos com mais, como o Inglês por exemplo, existia ainda uma parte da entrevista em que o mesmo membro da FIFA referia que menos que 18 seria o ideal mas não queria impôr essa regra, visto o nº de clubes afectados ser muito maior.

De salientar ainda que a UEFA e a FIFA querem esta uniformização , para poderem assim ratificar as competições de selecções sem que os jogadores acabem a época com mais de 60 jogos em cima.

É por isto que acho melhor ficar tudo como está, para ver se a situação cai de podre e força uma intervenção governamental, que é, ela sim, a minha única esperança de salvação. Das estruturas associativas do futebol, não há nada a esperar senão o desastre.

Exactamente aquilo que penso. Só uma intervenção governamental poderá ser a solução para arrumar um pouco a casa. No entanto, não deixaria de ser lamentável essa situação. Porque deveria ser o próprio futebol a organizar-se.

Intervenção governamental? :shock:

O secretário de estado até tem medo de ir à bola …

Isto é o sistema!

Intervenção governamental? :shock:

O secretário de estado até tem medo de ir à bola …

Isto é o sistema!

Eheheheh!!! :smiley: :smiley:

O Hermínio tem medo do sistema!!! :stuck_out_tongue:

:lol: :lol: :lol: … :-k … :cry:

:lol: :lol:

PS: Realmente não é muito normal falarmos em redução para 10/12 clubes quando tamos em 13 com dois pontos de vantagem para o 18

Um campeonato com 10 clubes seria o ideal. a 4 voltas daria 36 jogos e mais dinheiro para todos ja que os clubes masi pequenos receberiam uma vez mais os grandes e por exeplo o sporting jogaria 4 vezes com o Sporting ou com o Benfica.
A 12 tambem seria bom mas teria que ser so a 3 volts, o que nao deixaria de ser bom… Nas condições actuais ( sao de pouca dura ams pronto) metade do campeonato iria as competições europeias!

Essa ideia do campeonato a 4 voltas é pavorosa! E ainda para mais, o que torna os derbies apetecíveis também é o facto de serem esporádicos, 4 vezes ao ano tornar-se-ia banal e sem graça. :?

Já o disse anteriormente, sou contra a redução para 16 clubes. È uma medida avulsa que nada vai resolvar, apenas fará com que haja 2 receitas a menos.

Agora se falarem em reformulação global dos quadros competitivos, com um novo modelo de campeonato, efectivamente mais competitivo, vamos lá conversar.

Essa ideia do campeonato a 4 voltas é pavorosa! E ainda para mais, o que torna os derbies apetecíveis também é o facto de serem esporádicos, 4 vezes ao ano tornar-se-ia banal e sem graça. :?

Diz isso aos Escoceses…

Não lhes deve fazer muita diferença, uma vez que no campeonato escocês tudo é monótono, todos os anos gira o disco e toca o mesmo… :?

Não lhes deve fazer muita diferença, uma vez que no campeonato escocês tudo é monótono, todos os anos gira o disco e toca o mesmo... :?

como em Portugal … :?

Desculpa lá, mas em Portugal o campeão alterna um pouco mais que na Escócia… :!:

Já o disse anteriormente, sou contra a redução para 16 clubes. È uma medida avulsa que nada vai resolvar, apenas fará com que haja 2 receitas a menos.

Agora se falarem em reformulação global dos quadros competitivos, com um novo modelo de campeonato, efectivamente mais competitivo, vamos lá conversar.

tou ctg.
tirar 2 é uma medida de cosmética q não resolve nada.

o problema não começa na superliga.
começa nas divisões secundárias. é aí q se deve mexer 1º.

a 2ª b, p.e., é das coisas mais absurdas no nosso absurdo futebol. dividida por 3 zonas.
20 clubes cada zona (19 na centro).
sobe 1 de cada. descem 3. os outros, do meio da tabela, andam entretidos.

Não lhes deve fazer muita diferença, uma vez que no campeonato escocês tudo é monótono, todos os anos gira o disco e toca o mesmo... :?

Todos os anos sao dois que lutam pelo titulo, ca sao tres nao vejo grandes diferenças. Para alem disso eles gostam muito de jogar varias vezes, como eu gostaria de jogar varias vezes os classicos.

já escrevi isto algumas vezes.

cá vai:

liga com 12 clubes.
finda esta fase, os primeiros 6 disputariam o título e apuramentos para as taças europeias. os restantes disputariam a fuga à descida.
teríamos duas vezes o Benfica e o Porto em Alvalade- não vejo aqui nenhum enjoo de clássicos.
haveria melhores jogos, menos jogos, mais receitas, mais interesse.
avanço com um tópico para a discussão: as equipas partiriam para a 2ª fase com os pontos ganhos ou com metade? prefiro a primeira hipótese- por ser, essencialmente, pura desportivamente.