O Sporting ganhou o bi-campeonato com todo o mérito. Dezenas ou centenas de milhares de pessoas festejaram e acompanharam o autocarro do Sporting até ao Marquês de Pombal.
Acompanhei pela televisão e o ambiente era fantástico, milhares de fogos de artifício, uma massa adepta impressionante.
No entanto, queria criar este tópico para falar dos episódios reprováveis por parte da polícia.
Não é admissível num estado de direito, que a norma seja sacar dos bastões e bater em tudo o que mexe, partir dentes, partir cabeças e dar socos gratuitamente.
O trabalho da polícia deve ser respeitado, mas em primeiro lugar, os polícias têm de respeitar a população.
Dada a quantidade de pessoas, era impossível a polícia controlar os artefactos pirotécnicos.
A situação mais grave foi iniciada pela polícia em que atirou sobre os adeptos balas de borracha.
Há um vídeo onde se vê um policia a atirar sobre os adeptos e a sua arma está paralela ao solo, ou seja, atirou a visar a cabeça de alguém. Isto é inadmissível e reprovo piamente este tipo de comportamento cobarde. Polícias equipados, com capacetes, armas em punho a atirar sobre os adeptos? Com que direito?
Há na minha modesta opinião, um uso excessivo da forma. Os adeptos não são terroristas nem criminais. A maioria dos adeptos estava lá para festejar.
Este tópico serve para que todas as pessoas que estiveram nos festejos, possam aqui partilhar os vídeos.
Um pensamento especial ao nosso adepto que ficou cego de um olho.
Todas as provas poderão ser úteis para atacar judicialmente os polícias que perderam a cabeça.
Ser polícia é uma profissão desgastante, mas não valida que adeptos de outras equipas descarreguem as suas frustrações nos adeptos do Sporting.
Partilhem os vídeos de situações comprometedoras por favor.
O futebol é festa, e a PSP ultrapassou todos os limites.
3 Curtiram
Infelizmente vai dar como em todas as outras situações.
Um pouco de paleio, umas poucas notícias e rapidamente cairá no esquecimento.
Possível abertura de averiguações que o corporativismo das forças de segurança acabará por fazer resultar num arquivamento.
Uma total desresponsabilização de actos de alguns agentes que claramente não têm condições para pertencer a uma força policial.
Qualquer adepto sabe que num momento em que as forças de intervenção estejam presentes, nomeadamente esses robocops o rastilho para que possa dar merda é muito curto.
O que a vida me tem ensinado nomeadamente em deslocações é que quando eles aparecem o melhor é garantir a distância dos mesmos.
Infelizmente um rapaz tem a vida estragada.
Quero ver a fome dessa classe no domingo. E não digo só a nível de força, de abuso, mas a forma mesmo como vão comunicar com as pessoas. Burgessos do crl.
1 Curtiu
Isso só acontece porque nunca se leva isto até às últimos consequências. Demore o tempo que demorar, custo o dinheiro que custar.
Sinceramente, espero que o Bernardo e a sua família levem isto até ao fim. Doa a quem doer e demore o tempo que for. Chega de impunidade!!
1 Curtiu
Vai ser ainda pior. Por serem um merdas e terem o ego frágil, vão querer “mostrar serviço” e mostrar que são homens, que são eles que mandam. Infelizmente acho que vai acontecer outra tragédia, quem for Domingo, que tenha muito cuidado 
Compreendo o que dizes mas nem os agentes consegues identificar…
Podem tentar o que quiserem mas, infelizmente para eles, não vão conseguir absolutamente nada.
Essa é outra… Na rua, na esquadra, numa operação stop, os agentes têm de estar identificados. Porque é que esses das “operações especiais” são diferentes? É que é precisamente com esses que podem acontecer problemas graves.
1 Curtiu
Peço desculpa, não tem nada a ver contigo, mas no outro dia no tópico do Bicampeonato quando se discutia isso, eu já expliquei que isso não é verdade. Será difícil identificar O gajo que disparou o projétil fatal porque de certeza que não foi só um agente a fazer disparos, mas é completamente possível identificar-se o comandante operacional daquele grupo de polícias e que armas fizeram quantos disparos. E todos os agentes que tinham essa armas assignadas. Que eles não vão facilitar é óbvio por isso é que eu digo que é preciso tempo, perseverança, coragem e dinheiro.
E depois existem, não esquecer, dois processos. O potencial processo-crime por negligência e seja lá o enquadramento jurídico da coisa e depois um potencial ou potenciais processos cíveis. Qualquer pessoa pode processar qualquer pessoa no civil. Incluindo polícias. Mas lá está… até hoje nunca houve ninguém a querer meter-se nessa batalha, se calhar está na hora. Mas é fácil falar de fora, claro.
2 Curtiram