Agostinho Abade ao Record

“A venda do património não desportivo é fundamental para que o Sporting possa construir, já na próxima época, uma grande equipa”, argumentou. O líder do CF refere que a delegação de poderes no Conselho Leonino é mais eficaz do ponto de vista ético e prático. “O processo arrasta-se há três ou quatro meses e existiu uma maioria clara na anterior AG que acabou por não ser suficiente. Acrescente-se que os bens não podem ser alienados conjuntamente e, caso a proposta fosse diferente, então teria de realizar-se uma assembleia para cada fracção, o que não seria muito normal.”

Hoje “os bens não podem ser alienados conjuntamente”, e há uns meses atrás podiam?
Se isto é mesmo assim, porque razão propuseram na última AG a permissão de vender tudo?
Porque razão não fizeram na altura a proposta de passar a decisão para o CL ?

A resposta que encontro é que estão com medo de não realizarem a negociata e então encontraram um esquema “chico-esperto” para darem a volta ao problema.

Gostava que os sócios se apercebessem do mal que esta gente já fez ao Sporting e do que ainda estará para vir, mas como a equipa de futebol até conseguiu um segundo lugarzito e os nossos dirigentes continuam a chantagear com “A venda do património não desportivo é fundamental para que o Sporting possa construir, já na próxima época, uma grande equipa” a venda do património será realizada.

É um facto que os juros que o Sporting paga aos Bancos por património do qual não tira qualquer rendimento, são altíssimos, mas este negócio não é bom para o clube em nenhuma das vertentes. Ainda ontem falava com uma colega minha formada em Gestão que foi à Assembleia e que me colocava esta questão da necessidade da venda do património do seguinte modo:

1 - Não há compradores ainda. Se não há compradores, então, o Sporting encontra-se na tal posição fragilizada, ditada pela lei da oferta e da procura que entre outras coisas penaliza sempre mais quem tem a iniciativa de vender.

2 - Já há comprador(es). Se há compradores, é porque o património não desportivo do clube é apetecível por qualquer motivo e aí, as leis da oferta e da procura funcionariam em sentido inverso, previlegiando quem quer vender. Quantas propostas de compra já recebeu o Sporting? Se já há comprador(es), porquê vender já?

O epicentro de todo este processo parece estar mais localizado nas relações que o Gansolino tem com esse tal Richiardi do BES. Está a ser preparado um cambalacho para o Sporting ficar sem o património que vai engordar os bolsos daqueles que vão investir no tal projecto imobiliário que vai florir ali mesmo ao lado de Alvalade e esse tal Richiardi deve ter algo a ver com tudo isso. É só esperar para ver.

Se isso vier mesmo a acontecer - e partindo do princípio que a venda do património é irreversível - passarei infelizmente a olhar para a massa associativa do Sporting de modo completamente diferente. Não esquecer que 74%!!! dos sócios acharam que o Gansolino era a melhor opção para gerir os destinos do clube. :!:

O Pitons de aluminio e o FLL puseram tudo sobre isso no blog BnRB, toda a gente sabe sobre o condominio e restantes obras que ali vão ser feitas, pior ainda foi a venda ao desbarato daqueles terrenos por m2, valiam quase o dobro…

É isto que nao se percebe, como puderam igonorar isto e votar no homem?

O Pitons de aluminio e o FLL puseram tudo sobre isso no blog BnRB, toda a gente sabe sobre o condominio e restantes obras que ali vão ser feitas, pior ainda foi a venda ao desbarato daqueles terrenos por m2, valiam quase o dobro...

É isto que nao se percebe, como puderam igonorar isto e votar no homem?

Com tantos problemas que existem nesta vida as pessoas não estão para ter mais um, e por isso votam em quem conhecem, e esse é que é o problema, acho que não votaram em consciência.

O Pitons de aluminio e o FLL puseram tudo sobre isso no blog BnRB, toda a gente sabe sobre o condominio e restantes obras que ali vão ser feitas, pior ainda foi a venda ao desbarato daqueles terrenos por m2, valiam quase o dobro...

É isto que nao se percebe, como puderam igonorar isto e votar no homem?

Com tantos problemas que existem nesta vida as pessoas não estão para ter mais um, e por isso votam em quem conhecem, e esse é que é o problema, acho que não votaram em consciência.

Eu acho que as pessoas votaram em quem julgavam protagonizar o rompimento com o actual estado de coisas, tal como o fizeram há 18 anos com o Jorge Gonçalves, só que as circunstâncias nem de longe nem de perto são semelhantes.

Há 18 anos, o Sporting vivia num marasmo desportivo completo. Não havia dinheiro, não havia ideias, não se apostava na equipa de futebol, etc. e apareceu alguém vindo de fora com ideias e projectos absolutamente revolucionários para a época e que só não vingaram porque se falhou na escolha dos colaboradores (esta é apenas a minha opinião). A ganância, o oportunismo, a sede de poder encontraram em Jorge Gonçalves uma via mais que aberta para assentarem arraiais dentro do clube.

O que se passa actualmente, é rigorosamente diferente. É bem verdade que a aposta em força no futebol, foi uma espécie de isco em forma de rebuçado lançado de supetão aos sócios para que estes aprovem afinal aquilo que FSF verdadeiramente quer - a venda do património não desportivo - mas quer se queira quer não, o actual presidente leonino, para além de não ser propriamente um recém-chegado, ficará indelevelmente associado a um projecto que falhou em toda a linha. Para além disso, quem não defende o clube e os seus atletas nos momentos mais importantes, quem elogia os adversários colocando-os num patamar superior, quem desvaloriza os sócios, quem diz hoje uma coisa e amanhã outra diametralmente oposta, não pode merecer a credibilidade de ninguém de bom senso, mas se calhar até sou eu que estou errado, sei lá…

Contudo, o que me deixa boqueaberto, é quando falo com sócios que votaram FSF, que me respondem assim: «E quem é que havia melhor para escolher?» :roll: