Chamo a atenção para as alterações que vão ser levadas a votação, entre elas limitar as inerências, o custo da inscrição pelos delegados e a exigência de assinatura reconhecida para recolha de assinaturas.
São alterações importantes, que visam melhorar o Regulamento e torna-lo mais democrático e representativo.
Desculpem a minha burrice mas o que é “exigência de assinatura reconhecida para recolha de assinaturas” e quais os problemas que levanta?
Quanto às outras propostas, nomeadamente os custos serem suportados pelo Sporting, o prazo de submissão de propostas e o requerimento para votação individual, podem contar com o meu apoio.
A exigência de reconhecimento de assinaturas obriga a que todos os sócios que queiram propor delegados se desloquem a um notário, advogado ou solicitador e assinem a lista na presença desse responsável, pagando, por cada assinatura, um valor entre 11,09€ e 18,16€ (consoante o tipo de reconhecimento, que não resulta claro da proposta de regulamento).
Esclareço que os estatutos não fazem esta exigência para qualquer outro documento ou lista a assinar pelos sócios. Isto significa, em concreto, que é possível apresentar listas às eleições ou requerer a convocação de AG Extraordinária sem reconhecimento de assinaturas, ao passo que a nomeação de Delegados ao Congresso - que salvo melhor opinião é um acto de menor importância do que os referidos - exigirá (a vingar a proposta) esse reconhecimento.
É óbvio que essa exigência se destina a dificultar a participação dos sócios, e ainda por cima é ridícula. Uma coisa são assinaturas não presenciais, outra são todas as assinaturas. Se eu assinar em presença de testemunhas, com o BI e cartão de sócio, para que é preciso o reconhecimento?
A sério? Mas tem lá o número de sócio e o meu nome. Toda a informação que está no cartão de sócio. E só não tenho cartão de sócio por incompetência do clube nada mais.
Era muito mau se tivesse que ir a Sintra de propósito.
Vou antes passar na secretaria e reclamar da situação. Pode ser que me passem uma guia, ou até mesmo que me entreguem o meu cartão. Fazer Lisboa-Sintra-Lisboa não me parece boa ideia, estando a chover, e à hora que é…
Ia sugerir-te isso mesmo. Vai à secretaria e pede um comprovativo de pagamento de quotas. Isso será suficiente.
Quanto ao cartão de sócio, eu também o recebi apenas ontem. Depois de 4 idas à secretaria, acabei por inaugurar o livro de reclamações.
Sobre a AG.
Mais do que votar contra, vai ser possível votar algumas alterações que vão permitir que exista maior participação e pluralidade. Estejam atentos, pois estão a ser preparadas várias alterações ao regulamento, que serão levadas a votação, de forma a ‘abrir’ este ‘Congresso de Inerências’.
Como é que ainda há pessoal à espera do cartão de sócio? :o
Eu e o meu sobrinho já os recebemos, se não me engano, à cerca de 6 meses, e também recebi o meu cartão fast galp - rede S3G lá para Maio ou Junho… O funcionamento disto tá bom tá :wall:
Ifelizmente também não pude estar presente…babysitting…
Estou a receber algumas informações por SMS porque a curiosidade é muita.
Parece que está a decorrer num tom calmo e com grande elevação. Confirmado o Congresso a 28 e 29 de Março no CNEMA em Santarem. Discursou Dias Ferreira. Está a decorrer com elevação.
Atraso de Rogério Alves que até á pouco não tinha ainda chegado. Dia de SIC.