AG da SAD - 3 de Agosto

Dani,

O FSF é accionista e portanto tem o direito de ser proposto para um Comissão de Accionistas, onde as responsabilidades, tempo e paciência não são exigíveis em igual grau às que se exigem para o cargo de Presidente.

Se não concordas e queres lutar contra isso, compra acções, pede a palavra na AG da SAD e depois vota contra a eleição daquela Comissão.

esssa ligeireza do pensamento o que passou passou tambem enjoa como tambem enjoa ver esta gentalha a dar cabo do clube e ter tudo a bater palminhas e a dar pulinhos de contente…tendo de vos gramar gramem tambem com o descontentamento dos 10% e nao só…
gostam de varrer o lixo para debaixo do tapete como se nada fosse mas ha muita gente que nao.

Falar sem não fazer nada torna-se quase tão inócuo e contraproducente como bater palminhas e dar pulinhos de contente.

Só se mudam as coisas participando activamente no clube. E formalmente só se consegue participar activamente no clube se se fizer a inscrição de sócio para ir às Assembleias.

:arrow:

ja nao chega…tem paciencia mas ja nao chega. estou de acordo contigo que as coisas so mudam com activismo mas ja nao chega ir ás assembleias.
no meu caso o meu activismo tem andado a ser feito por ca…pelos nucleos, por passa a palavra e muitos outros meios…por isso estou á vontade para dizer que sou dos tais que nao me limito a mandar larachas no forum…que as pessoas nao saibam ou nao vejam é outra coisa.se é eeficaz? talvez nao seja o que deveria ser…mas nao fico parado… mas convido vos a vir a Aveiro…para eu vos explicar o que é activismo. sim porque activismo nao é uma graça divina so concedida a socios ou residentes na regiao de Lisboa. o Activismo Sportinguista faz se em todo o lado e por toda a gente. socios e nao socios.

Eddie, eu sei que disse que não voltava, pelo menos enquanto for para manter esta questão dos 90/10 (e de ambos os lados, diga-se), mas neste caso, que é desde logo o que mais confusão me faz, deve dizer-se que FSF é “indigitado” pelo Sporting, e não por um outro grupo qualquer de accionistas.

Sendo uma “nomeação” feita pelo clube, devo dizer que não a entendo e muito menos concordo com ela, porque não faz sentido nenhum que o Sporting vá buscar associados que não estão inseridos nos órgãos sociais para desempenharem cargos que, mesmo não executivos, implicam tratamento de matérias altamente sigilosas do clube.

Como já alguns afirmaram, e nisso estou completamente de acordo, esta “movimentação” mais não é que um exemplo do poder efectivo que outras instituições que não o Sporting têm sobre a SAD para o futebol. Tal como perspectivado, JEB vem colmatar uma falha ao nível da imagem, sendo que o núcleo de poder continua o mesmo e os objectivos, mesmo maquilhados, são hoje os que eram há 1 ano.

E contra isso vou lutar sempre, é certo! :naughty: :hand:

Rui, evidentemente. Mas isso já é outra questão: todo este processo de ser o Conselho Directivo a propôr uma Comissão de Accionistas a qual vai estabelecer as remunerações da SAD, quando o Presidente desse Conselho Directivo será ele próprio Presidente da SAD, tem o seu quê de surreal. Além disso a Comissão proposta só é formalmente constituída depois de ser eleita em AG da SAD; ora se o clube detém a maioria dos votos da SAD e se é o clube que propõe aquela Comissão, qual o sentido de a Comissão ser eleita em AG da SAD? ;D

Mas se tem que se constituir uma Comissão de Accionistas e se FSF é accionista, por muito que nos custe ele tem o direito de fazer parte dela. A falha está nos estatutos da SAD, que deixam que seja o CD do clube a “propôr” os elementos que constituirão essa Comissão.

A AG é hoje.

Esqueci-me de delegar os meus direitos de voto na AAS, pelo que gostaria de estar presente nesta AG (até porque nunca fui a uma AG da SAD).

Sabem como se processa a admissão na AG? Como é que eu demonstro que sou accionista? Tenho que apresentar alguma declaração do banco onde tenho a carteira de acções?

Bigfoot, é isto:

[i]Nos termos do disposto no artigo 9.º dos Estatutos da Sociedade, apenas poderão participar na Assembleia e exercer o direito de voto aqueles que comprovem ser titulares ou representantes de titulares de acções que confiram direito, incluindo a
hipótese de agrupamento, a pelo menos um voto e desde que o sejam pelo menos no quinto dos dias úteis que precedem a data da Assembleia, isto é, no dia 27 de Julho de 2009. Nos termos estatutários, a cada cem acções corresponde um
voto, só sendo consideradas para efeitos de voto as acções já detidas à data acima referida.

Os accionistas possuidores de menos de cem acções poderão agrupar-se de forma a completarem aquele número ou um número superior e fazer-se representar por um dos agrupados. Os accionistas sem direito a voto apenas poderão assistir à Assembleia. Para comprovarem a sua qualidade e o número de acções detidas, devem os Senhores Accionistas solicitar ao intermediário financeiro (Banco ou outra Instituição) onde as suas acções se encontrem inscritas, dando-lhe conhecimento da presente convocação, que remeta à sociedade o certificado para exercício de direitos previsto no art.º 78º do Código dos Valores Mobiliários. As declarações podem referir-se a data anterior ao quinto dia útil que precede a assembleia, visto que as acções que dela sejam objecto ficam bloqueadas até à data de realização da assembleia, nos termos legais.

O certificado para o exercício de direitos ou o documento de agrupamento de acções para efeitos de voto acima mencionados devem ser recebidos na sociedade até ao segundo dia útil que antecede a data marcada para a Assembleia Geral, ou seja, até 30
de Julho de 2009.[/i]

Obrigado Soldevi,

Já perdi a oportunidade de poder participar e votar nesta AG. :wall:

No futuro vou pedir à AAS que me represente.

Alguém que vá poderia deixar aqui um resumo?

03-08-2009 Assembleia-Geral da SAD aprova alterações

Os accionistas da sociedade anónima desportiva responsável pelo futebol «leonino» reuniram-se, no final da tarde de segunda-feira, para aprovar os quatro pontos em discussão.

Mais de 90 por cento do capital da SAD representado, que, durante mais de duas horas, discutiram e aprovaram os quatro pontos apresentados a votação: ratificação da cooptação de José Eduardo Bettencourt, eleição de José Maria Ricciardi para o Conselho Fiscal, a criação de uma comissão de accionistas que proponha uma política de renumeração dos Órgão Sociais e a designação de um revisor oficial de contas.

No final da reunião, Rogério Alves, presidente da Assembleia -Geral da SAD, falou aos jornalistas, declarando que “todos os pontos foram aprovados por maioria esmagadora. A comissão de accionistas que apresentará à assembleia uma política de remunerações para os órgãos sociais é composta por Filipe Soares Franco, Diogo Vaz Guedes e Filipe de Button. Quando será apresentada? Acredito que logo após as férias, ou seja, em Setembro. Quando à designação de um Revisor Oficial de Contas, vem de acordo com o exigido pelo artigo 28.º do Código das Sociedades Comerciais e é um acto preparatório para uma futura passagem da Academia e dos direitos televisivos para a SAD. A eleição de José Maria Ricciardi? Foi eleito por maioria esmagadora e designado não pela sua posição no banco A ou B, mas sim pelo seu sportinguismo.”

Rogério Alves terminou as suas declarações, revelando a convicção de que “o Sporting irá trazer a eliminatória da Holanda. Gostaria que fosse com uma vitória, mas um empate com golos já chegará, frente um adversário que não conhecia, mas com o estatuto de qualidade de ter sido segundo classificado no campeonato do seu país”.

Texto: Jorge Vicente

A entidade (clube) que apresentou as propostas, viu as mesmas aprovadas em Assembleia onde aquela mesma entidade detém a maioria dos votos. Por esta é que eu não estava à espera. :think:

E já agora, pelo timing da coisa, parece que o melro vai estar 3 meses sem receber salário.

Há uma coisa chamada retroactivos. Mas se não for o Sporting a pagar devem ser terceiros ::slight_smile:

E entretanto está consumada mais uma promessa eleitoral de Bettencourt: renovação do dirigismo. Volta assim Soares Franco e com ele a passagem da Academia e da SCS para a SAD.

A continuidade é mesmo lixada :cry:

Então ainda não foi desta que ficámos sem estádio e sem academia :question:

A passagem da academia e outros activos será votada am AG do clube, não da SAD!

(...)

Quando à designação de um Revisor Oficial de Contas, vem de acordo com o exigido pelo artigo 28.º do Código das Sociedades Comerciais e é um acto preparatório para uma futura passagem da Academia e dos direitos televisivos para a SAD.

(…)

Não deixa de ser algo cómico falarem à boca cheia de um processo que já foi chumbado 2 vezes em Assembleia Geral dos Sócios como se fosse acontecer já amanhã. No tempo de FSF equacionou-se a passagem da Academia + direitos TV para a SAD; no tempo de JEB equaciona-se a passagem da Academia + direitos TV para a SAD… há quem chame a isto de ruptura. :-\

Mas há que reconhecer que se JEB anunciar pelo Twitter a passagem da Academia e direitos televisivos para a SAD e desatar a agitar o cachecol em plena AG, a coisa torna-se muito mais apaixonante.

Ainda durante a campanha eleitoral alertei para o perigo que constituia a vitória de JEB neste capitulo. É que enquanto FSF tinha uma imagem distante dos sócios e pouco cativante, JEB com o seu estilo decalcado dos ditadores populistas, é muito melhor vendedor da banha da cobra. E enquanto FSF, com todos os defeitos que tem, nas poucas entrevistas que dava, punha o acento tónico na situação financeira, e no que representavam os actos que se propunha efectuar, JEB em contraponto nem fala do assunto.

Temo que facilmente JEB consiga a maioria de 2/3 necessária para passar esta medida, até porque já está em marcha o processo de lavagem cerebral. A medida já anda desde as eleições a ser anunciada, não como uma probabilidade, mas como um dado adquirido. Já é falada como uma inevitabilidade, e isto vai-se entranhar na mente de muita gente. A própria nomeação de um TOC, de forma a apurar de forma independente o valor da Academia, numa tentativa de afastamente da ideia de FSF que propunha um valor pré-definido para a Academia, não é mais que um fait-diverts, porque até estar construído o Aeroporto, e até se apurarem as alterações ao PDM da área limitrofe, será impossível determinar de forma eficaz o real valor daqueles terrenos.

Aporoveito para afirmar desde já que não vejo qualquer inconveniente numa venda futura da Academia no intuito de gerar mais valias. Como dizia PPC, o importante são as pessoas, e a Academia pode estar noutro sitio qualquer. Agora, eu quero é garantir que essas mais-valias geradas são do Sporting Clube de Portugal, e não a dividir pelos accionistas da SAD, onde o clube tem apenas uma parte.

Nem mais :arrow: A tónica sempre se colocou no destino das mais valias, Sporting Clube vs Sporting SAD e não na venda ou não da Academia em si.

E já que vão fazer uma avaliação independente à Sporting Comércio e Serviços, rejeito totalmente qualquer valor abaixo dos 65M€, já que foi por esse valor que o Sporting Clube comprou, na altura a Desportos e Espectáculos, à Sporting SAD.

E se entoar uma música da claque pelo meio até muitos já consideram a decisão acertada, enfim…

Não era o Vasco Lourenço, da lista do JEB para o Conselho Leonino, que dizia que entrava na lista porque não acreditava que JEB passasse a Academia para a SAD?

O que eu já ouvi dizer de JEB é que rejeita que o clube perca a posição maioritária na SAD.

Teremos que esperar para ver. Mas mesmo num cenário em que o clube mantenha a maioria da SAD, mantém-se a questão: se os terrenos da Academia pertencerem à SAD e forem vendidos, a verba resultante da venda será da SAD e o clube ficará a ver navios. O clube só conseguirá algum proveito directo dessa venda se se fizer distribuição de dividendos, mas nesse caso não terá direito à totalidade da verba, porque parte irá para os restantes accionistas como a Sportinveste do Jaquim Oliveira e a Nova Expressão do Pedro Baltazar.

Penso que, grosso modo, é isto.