AG da SAD - 3 de Agosto

[url]http://www.record.pt/noticia.aspx?id=8689fa50-77c2-412c-aaaa-83e015905697&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024[/url]

Pois bem, caros Sportinguistas, aqui está o clube que 90% quis. Um clube em que os tachos continuam e que acima de todo e qualquer sócio, estão os “senhores de elite”. Foi este o clube que 90% escolheu e, como tal, é o clube que têm.

Um ex-presidente que não se recandidatou por não ter tempo nem disponibilidade para ser presidente do clube e agora quer ser remunerado por continuar ligado à SAD? Que clube tão triste e tão miserável. Eu e os restantes 10% não merecemos que “matem” desta forma o clube que amamos e que ao longo destes anos ajudamos a crescer. Não me identifico com estas políticas, não me identifico com a “mentalidade” que actualmente existe neste Sporting.

O meu SPORTING não é este!

Fonte: pasquim redondo (negrito adicionado por mim):

Assembleia Geral vai discutir remuneração de Bettencourt

A SAD enviou esta sexta-feira um comunicado em quatro pontos à CMVM, em que Filipe Soares Franco, com os seus anteriores vice-presidentes Filipe de Botton e Diogo Vaz Guedes, vão ser propostos aos restantes accionistas para constituírem a nova comissão de accionistas, na próxima Assembleia-Geral da SAD, a 3 de Agosto.

«O Sporting Clube de Portugal vem propor aos Senhores Accionistas a eleição de uma nova Comissão de Accionistas, para os termos e efeitos do disposto no artigo 19.ª dos Estatutos, que será composta pelos seguintes accionistas:

  • Dr. Filipe Soares Franco
  • Dr. Filipe Maurício de Botton
  • Dr. Diogo Alves Diniz Vaz Guedes

O Sporting Clube de Portugal propõe ainda aos Senhores Accionistas que se solicite desde já à Comissão de Accionistas ora eleita que apresente e submeta à próxima Assembleia Geral uma proposta sobre Política de Remuneração dos Órgãos Sociais a adoptar pela Sociedade e, consequentemente, seja deliberado o adiamento parcial, no que respeita a esta matéria, do objecto do ponto 3 da Ordem de Trabalhos», diz o comunicado.

Os accionistas vão também ser chamados a ratificar a cooptação de José Eduardo Bettencourt, ocorrida a 1 de Julho, como presidente da sociedade. O último ponto refere a designação de um revisor oficial de contas independente para avaliar a Academia de Alcochete, a sociedade Sporting Comércio e Serviços e os direitos de comercialização televisiva dos jogos de futebol até ao fim da época 2018/19.

Um outro ponto pede aos accionistas que deliberem sobre a eleição de José Maria Ricciardi como membro efectivo do Conselho Fiscal da SAD, após a renúncia de Júlio Rendeiro.

Escuso de explicar o sentido do segundo negrito, já todos sabem o que é que isso visa preparar.

Agora quanto ao primeiro, depois de o JEB andar a apregoar aos sete ventos quanto iria ganhar, é que vem uma Comissão de Accionistas propor uma Política de Remuneração dos Órgãos Sociais?! ???

Atenção que não acho mal que seja feito, antes pelo contário, e quanto mais transparente melhor. Mas deve concluir-se que durante a campanha JEB mentiu sobre quanto iria ganhar, por não o poder saber, ou os poderes atribuídos a esta Comissão são facultativos ou foram agora criados?

Bom, criámos um tópico sobre o mesmo assunto ao mesmo tempo, pelo que solicito à Moderação com poderes nesta zona que funda os tópicos.

Mas não está escrito em lado nenhum nesta notícia que FSF venha a receber dinheiro por fazer parte da Comissão de Accionistas. Se vier a ser, espero que venha a ser tudo detalhadamente publicado no Relatório e Contas da SAD, para informação de todos os accionistas.

PS: já agora, o comunicado oficial está aqui:

[url]http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/CONV24656.pdf[/url]

Continua a saga do tachismo.

A notícia do Record:

[size=14pt][b]Soares Franco vai propor remuneração de Bettencourt[/b][/size] EX-PRESIDENTE CONTINUA LIGADO À SAD LEONINA

O antecessor de José Eduardo Bettencourt no cargo de presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, vai continuar ligado à SAD dos leões, na Comissão de Accionistas, órgão que proporá as remunerações dos dirigentes daquela sociedade anónima desportiva.

Segundo comunicou sexta-feira a SAD do clube de Alvalade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Filipe Soares Franco, juntamente com os seus antigos vice-presidentes Filipe de Botton e Diogo Vaz Guedes vão ser propostos aos restantes accionistas para constituírem a nova comissão de accionistas, na próxima Assembleia-Geral da SAD, a 3 de Agosto.

Soares Franco, o actual presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, Agostinho Abade, e o ex-presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Rogério Alves, tinham renunciado aos respectivos postos na comissão de accionistas de 2 de Julho.

“O Sporting propõe ainda aos accionistas que se solicite desde já à comissão de accionistas ora eleita que apresente e submeta à próxima assembleia-geral uma proposta sobre política de remuneração dos órgãos sociais a adoptar pela SAD”, lê-se na nota.

Os accionistas vão também ser chamados a ratificar a cooptação de José Eduardo Bettencourt, ocorrida a 1 de Julho, como presidente da sociedade, bem como a designação de um revisor oficial de contas independente para avaliar a Academia de Alcochete, a sociedade Sporting Comércio e Serviços e os direitos de comercialização televisiva dos jogos de futebol dos leões até ao fim da época 2018/19.

Ainda na mesma reunião magna da SAD, os accionistas vão deliberar sobre a eleição de José Maria Ricciardi como membro efectivo do Conselho Fiscal da SAD, após a renúncia de Júlio Rendeiro, entretanto substituído provisoriamente por José Alexandre Baptista.

Data: Sexta-Feira, 17 Julho de 2009 - 20:53

Soares Franco vai fazer parte da Comissão de Accionistas, pelo que percebi e desempenhar as funções que essa comissão desempenha, só e apenas.

Para mim, muito grave é isto:

(...) os accionistas vão deliberar sobre a eleição de [u][b]José Maria Ricciardi como membro efectivo do Conselho Fiscal[/b][/u] da SAD

Já tinha revelado o meu choque em ler uma coisa deste tipo. Estamos a falar do CEO do BES Investimento ou lá o que é que vai ser o fiscalizador das contas da SAD, a qual é devedora em alguns bons milhões de euros ao BES… isto é uma piada, como é que os accionistas aprovam este conflito de interesses descarado é que me assusta. :xock: :xock:

Efectuei a fusão entre o tópico do Angel Lion e o criado pelo Dani, assim como modifiquei o seu tópico por ser mais abrangente e poder-se discutir tudo num só.

Como é bom “ser” do Sporting… é mais o contário, o Sporting é destes senhores.

Critiquem-me, ofendam-me, digam que sou “lampião”… não me importo, mas apenas digo: Este clube muito dificilmente se endireitará desta saga. Os sócios por incrível que pareça continuam a gostar disto, destes protagonismos e destes tachos para os amigos.

Por muito que me custe dizer, não demorará muito a acontecer: RIP Sporting!

Até me sinto mal com o que vou dizer mas, francamente ó Dani, leu a notícia? Onde é que está lá escrito que o Pipinho vai ser remunerado? :eh: Pode-se questionar o facto dele estar na comissão, ou de Botton, mas inventar, quer dizer… São polémicas desnecessárias, sempre com a conversa dos 90% e dos 10%. As eleições já acabaram! ???

Dani, pelo menos podias reconhecer o erro no que disseste sobre a remuneração do FSF, até prova em contrário. A classificação de “tacho” relativamente à pertença da CA não é líquida, mormente no meu caso por não saber bem que funções lhe estão atribuídas.

Paço a esclarece-lo:

«Segundo comunicou sexta-feira a SAD do clube de Alvalade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Filipe Soares Franco, juntamente com os seus antigos vice-presidentes Filipe de Botton e Diogo Vaz Guedes vão ser propostos aos restantes accionistas para constituírem a nova comissão de accionistas, na próxima Assembleia-Geral da SAD, a 3 de Agosto.»

Como acabo de transcrever, esses ditos senhores (os quais são, segundo eles, sportinguistas de coração) irão ser propostos pela Sporting SAD para que constituam a nova comissão de accionistas. Como pode ler também, no link que aqui deixei, essa comissão de accionistas irá, segundo proposta, ser remunerada! Enfim, é a “caça” ao tacho!

Dani, a comissão proporá as remunerações dos dirigentes da SAD, entre os quais JEB, mas não é ela própria remunerada, como é óbvio. Seria obsceno que homens como Filipe de Botton e Diogo Vaz Guedes, para além de FSF, fossem remunerados. Mas não serão. Em lado nenhum isso consta na notícia.

Estás-me portanto a indicar que Filipe Soares Franco, bem como os seus senhores, irão pertencer à nova comissão de accionistas sem serem recompensados financeiramente e sem nenhuma contrapartida? Que ingenuidade…

Mas o Soares Franco já pertencia à comissão de remunerações. A SAD vai propor a sua recondução e a entrada do de Botton e do Vaz Guedes, para substituir o Agostinho Abade e o Rogério Alves. De resto é preciso perceber que com a SAD as regras do “jogo” são diferentes. Há accionistas individuais que têm um determinado peso por causa do número de acções que detêm… Não estou por dentro destas decisões sobre a constituição da comissão de remunerações, mas uma coisa vou fazer. Vou delegar na AAS o poder de me representar na AG da SAD.

Nos estatutos da SAD só se fala na remuneração de administradores, dos membros do Conselho Fiscal e do Revisor Oficial de Contas.

Dani,

No título do tópico escreveste: "Soares Franco quer remuneração do Sporting C.P ". Da leitura da notícia do link que deixaste não podes tirar essa conclusão!

Ele querer ou não uma remuneração é especulação, o que é incorrecto quando citas uma notícia de um jornal, como se o que afirmas estivesse mesmo escrito!

Mesmo quando o jornal é um pasquim que bate records de imbecilidade, e SF é aquilo que sabemos :inde:

Não comento a noticia em si, porque para já não vale a pena. Mesmo com os erros de interpretação, existem duas formas de entender o tema.

Vendo a SAD como uma empresa independente, onde acontece que o Sporting é o accionista maioritário, mas onde, como em qualquer outra empresa de capital dividido, deve respeitar determinados preceitos na sua relação com os demais accionistas.

Vendo a SAD como a extensão legal do Sporting à luz dos regulamentos de organização administrativa desportiva, fazendo prevalecer exclusivamente a visão e os interesses do clube.

Mas a minha intromissão (espero que única) neste tópico é para assumir a falta de paciência com que se consegue sempre ir buscar a eterna discussão dos “carneiros” Vs. “iluminados”.

De um lado e do outro, é um não acabar de indirectas que não ajudam nada à discussão franca e aberta dos temas que importam ao Sporting. Houve um período onde isso se aceitava, que foi a corrida eleitoral, a partir desse momento, acho que todos ganharíamos se expressássemos as nossas ideias, sem ir buscar a divisão e o “concurso pila verde”.

Será que custa muito escrever “eu não concordo por isto” e depois vir alguém e escrever “eu concordo por isto”?

Caros foristas, não alimentando mais discussões, respondam-me a uma coisa:

O Sr. FSF disse que não se candidataria à presidência do clube por falta de tempo e de paciência. Agora pergunto eu, porque é que continua ligado à SAD do Sporting se já não tinha paciência? Será que agora já tem paciência? E tempo? Agora já o tem?

Parece que anda tudo a dormir com palas nos olhos…

os anos passam, o clube afunda-se cada vez mais financeiramente e desportivamente mas os sócios reagem como se nada acontecesse e como se tivesse tudo bem. Sinceramente, não percebo! É preciso mudar, é preciso… LIMPEZA!

ACORDEM!

ora isto nao é mais do que aquilo que muitos diziam por altura das eleiçoes…JEB nao passa de uma marioneta…o cancro esta inalteravel no coraçao do clube. alias esta coutada privada em que se transformou o clube ficou bem vincada naquela estoria mal contada de um dos pisos do edificio Visconde ficar alugado imagine se a quem…
uniao pedem voces…para mim ja nao ha nada a fazer…ou se deixa o clube agonizar como agora ou da se lhe uma morte digna…claro que tambem ha a outra hipotese…que é fazer correr á pedrada e ao tiro de morteiro esta cafila de xulos, ladroes e trapeceiros…mas issso é de mau tom nao é verdade? afinal somos um clube de gente de bem e de valores elevados.
imbecis

UNIAO NUNCA.

É que já enjoa a cassete dos 90%. Que trauma!