Antes de mais, quero apresentar-me e agradecer a oportunidade que me foi dada para ser colaborador do Forum e portanto colaborar com este, mais especificamente escrevendo crónicas, críticas, textos de opinião, enfim de redigir em palavras o que me vai passando pela cabeça acerca do Sporting Clube de Portugal.
Realizado então o agradecimento…
Quando a época 2009/2010 começou, foi óbvio que o Sporting não iria passar do mesmo (estávamos uns furos abaixo do Porto e ao mesmo nível do Benfica) e partimos com a ideia que com uma pontinha de sorte e o facto de a equipa do Porto ter de ser novamente construída, conseguiríamos passar a perna ao Benfica como havíamos feito em anos passados. Partimos então para a nova época confiando mais na fortuna que no próprio plantel e nos dois primeiros jogos oficiais da época a sorte esteve verdadeiramente do nosso lado, depois de duas exibições horríveis frente ao Twente (actualmente até é o primeiro classificado do seu campeonato), a sorte sorriu ao Sporting, num lance onde Patrício em total desespero subiu à área e teve papel fundamental no apuramento para a fase seguinte e pronto, lá continuava todo o Sporting (adeptos inclusive) a pensar que isto até podia correr bem.
Enganámos-nos completamente, as exibições péssimas não paravam de surgir e o nosso vizinho do lado em vez de perder pontos inacreditáveis como nós andava a premiar os adversários com 5, 6 e até mesmo 8 golos (!!). O lugar de Paulo Bento e a sua competência foram colocadas em cheque e a sua queda acabou por chegar.
Ora, uma equipa que contrata três jogadores (Angulo, Caicedo e Matías) onde dois já nem sequer se encontram no plantel, não pode assumir os objectivos de uma equipa que quer ser campeã, que quer jogar bem e chamar adeptos ao estádio… Iniciamos a época a jogar na táctica velha, usada, e mais que gasta, o 4-4-2 losango vinha desde Fernando Santos e da época 2003/2004, os processos ficaram previsíveis, a equipa ficou ao alcance de qualquer outra minimamente dinâmica e foi fácil perder pontos atrás de pontos. Não tendo provas do que direi a seguir, arrisco-me a fazê-lo… A verdade é que provavelmente os jogadores já estariam tão fartos dos métodos do treinador como nós de ver a equipa a ser humilhada a cada 90 minutos que passavam.
Com o novo ano tudo mudou, o dinheiro afinal apareceu e a ambição vem como consequência… Foi feito um esforço para reforçar a equipa onde esta se apresentava mais fragilizada e temos de ser sinceros que a equipa que defrontou o Leixões apresentou outra alegria a trocar a bola, uma nova garra a disputar a mesma e embora o resultado seja pela margem mínima, os jogadores procuram afincadamente a vitória e o golo, que apareceu tarde mas a tempo de nos fazer levantar da cadeira e gritar o grito mais desejado! Penso que 2010 nos traz mais e melhores razões para pensar que podemos ser melhores a cada jogo que passe e que a Belenização que se falava à uns tempos atrás não passa de uma triste e sem piada brincadeira de mau gosto.
Penso que os Sportinguistas agora podem sonhar, em sermos ainda maiores do que já somos.