Afinal podemos sonhar

Antes de mais, quero apresentar-me e agradecer a oportunidade que me foi dada para ser colaborador do Forum e portanto colaborar com este, mais especificamente escrevendo crónicas, críticas, textos de opinião, enfim de redigir em palavras o que me vai passando pela cabeça acerca do Sporting Clube de Portugal.

Realizado então o agradecimento…

Quando a época 2009/2010 começou, foi óbvio que o Sporting não iria passar do mesmo (estávamos uns furos abaixo do Porto e ao mesmo nível do Benfica) e partimos com a ideia que com uma pontinha de sorte e o facto de a equipa do Porto ter de ser novamente construída, conseguiríamos passar a perna ao Benfica como havíamos feito em anos passados. Partimos então para a nova época confiando mais na fortuna que no próprio plantel e nos dois primeiros jogos oficiais da época a sorte esteve verdadeiramente do nosso lado, depois de duas exibições horríveis frente ao Twente (actualmente até é o primeiro classificado do seu campeonato), a sorte sorriu ao Sporting, num lance onde Patrício em total desespero subiu à área e teve papel fundamental no apuramento para a fase seguinte e pronto, lá continuava todo o Sporting (adeptos inclusive) a pensar que isto até podia correr bem.

Enganámos-nos completamente, as exibições péssimas não paravam de surgir e o nosso vizinho do lado em vez de perder pontos inacreditáveis como nós andava a premiar os adversários com 5, 6 e até mesmo 8 golos (!!). O lugar de Paulo Bento e a sua competência foram colocadas em cheque e a sua queda acabou por chegar.

Ora, uma equipa que contrata três jogadores (Angulo, Caicedo e Matías) onde dois já nem sequer se encontram no plantel, não pode assumir os objectivos de uma equipa que quer ser campeã, que quer jogar bem e chamar adeptos ao estádio… Iniciamos a época a jogar na táctica velha, usada, e mais que gasta, o 4-4-2 losango vinha desde Fernando Santos e da época 2003/2004, os processos ficaram previsíveis, a equipa ficou ao alcance de qualquer outra minimamente dinâmica e foi fácil perder pontos atrás de pontos. Não tendo provas do que direi a seguir, arrisco-me a fazê-lo… A verdade é que provavelmente os jogadores já estariam tão fartos dos métodos do treinador como nós de ver a equipa a ser humilhada a cada 90 minutos que passavam.

Com o novo ano tudo mudou, o dinheiro afinal apareceu e a ambição vem como consequência… Foi feito um esforço para reforçar a equipa onde esta se apresentava mais fragilizada e temos de ser sinceros que a equipa que defrontou o Leixões apresentou outra alegria a trocar a bola, uma nova garra a disputar a mesma e embora o resultado seja pela margem mínima, os jogadores procuram afincadamente a vitória e o golo, que apareceu tarde mas a tempo de nos fazer levantar da cadeira e gritar o grito mais desejado! Penso que 2010 nos traz mais e melhores razões para pensar que podemos ser melhores a cada jogo que passe e que a Belenização que se falava à uns tempos atrás não passa de uma triste e sem piada brincadeira de mau gosto.

Penso que os Sportinguistas agora podem sonhar, em sermos ainda maiores do que já somos.

Optimista como habitualmente. ;D

Não auguro um futuro assim tão risonho ao clube sem certas e determinadas alteracões de fundo, mas concordo que talvez esta época ainda se consiga fazer algo de positivo (é no entanto necessária sorte em doses cavalares).

És jovem, sonhador e optimista. Com essas características e dado que és colaborador do forum espero vir a ler boas crónicas escritas por ti, criticas construtivas, enfim que sejas uma mais valia.
Esperemos que, de facto, o novo ano seja de viragem para o Sporting. Que nos traga muitas alegrias e vitórias.
SL

Au au au
Ninguém pára o Carvalhal!

Tem de ser gritado com sotaque brasileiro!

Também acredito que sim ! :wink: :great:

É de optimismo como este que precisamos, é de ideias novas e de sangue novo que devemos começar a preparar o futuro. É por isso que somos diferentes, somos os melhores adeptos do Mundo porque nunca desistimos, estamos sempre a apoiar !

SL

Sou assumidamente um positivista, tento sempre olhar para as situações pelo lado mais positivo…

Não sei se acontece por estar ainda muito nos primórdios da vida, mas quero acreditar que se desejarmos, o futuro poderá acabar por ser melhor para quem por isso luta e nós os sportinguistas, onde incluo sócios e adeptos (eu ainda não tenho independência financeira para ser sócio, visto que nem mãe nem padrasto me financiam este vício saudável) teremos um papel fundamental.

Penso que se os adeptos puxarem pela equipa e a equipa pelos adeptos, podemos voltar a ter casa dignas do nosso nome e estatuto.

Sou do Sporting e nunca deixarei de acreditar e lutar pelo melhoramento constante do nosso clube!

Eu fico satisfeito com o facto de haver jovens como tu que têm em relação ao clube uma mentalidade positiva.
Haverá certamente momentos em que irás discordar com o rumo do clube. Haverá momentos em que irás desejar que determinado jogador ou treinador desapareçam do clube. Haverá momentos em que vais andar desesperado pela falta de sorte, pela bola que não entrou.
O importante é não desmoreçer e ter consciência de que somos um dos maiores clubes do mundo e, mesmo que hoje sofras uma derrota, bastará uma vitória no dia seguinte (na equipa principal, nos juriores, na natação ou no andebol ou em qualquer outra modalidade) para que nunca deixes de ter orgulho deste grande clube que é o Sporting Clube de Portugal.

Estamos de facto melhores… Mas isso não significa necessariamente que estamos bem! Estávamos era num buraco de onde os nossos dirigentes nos teimavam em manter com a aposta “4ever” em Paulo Bento.

Esta época foi perdida logo no primeiro mês… Não se vendeu nenhum jogador o que representou a falta de dinheiro para investir. Continuou a aposta num treinador que acreditava cegamente que com Caicedo, Angulo e Matias iria ter equipa para lutar de igual para igual com o Porto e manter o Benfica abaixo de nós… Puro engano. O Benfica entrou a todo o gás e o Porto mesmo jogando pouco ia mantendo o “vicio” das vitórias…

Então e o Sporting? Jogo após jogo a equipa jogava pior e apenas o milagre de Patrício na Holanda fez com que Bento tivesse mais tempo á frente da equipa. Veio a pré eliminatória com a Fiorentina e o Sporting fez os dois melhores jogos desta época na era Paulo Bento… Logo aí se percebeu uma coisa: os jogadores só não jogavam mais porque não queriam, estavam cansados da táctica e métodos do treinador e viram nesses 2 jogos uma boa montra para possíveis transferências.

Voltou o campeonato e a desgraça acentuou-se… Até que não havia volta a dar, Bento tinha de sair! E saiu… mesmo contra a vontade do Presidente.

Voltou a esperança e animação aos adeptos do Sporting, o nome do próximo treinador era discutido dia após dia até que o nome André Villas Boas reuniu algum consenso e se avançou para a sua contratação. Falhou… E as alternativas não agradavam de todo aos adeptos. E eis que surge a “bomba”… Sporting contrata Carvalhal!

E com Carvalhal tudo muda… Mesmo não sendo uma escolha consensual para a maior parte dos adeptos, foi-lhe dada margem de manobra e beneficio da dúvida.

E Carvalhal tem correspondido… Rapidamente identificou as lacunas da equipa… “Desfez-se” de Angulo e Caicedo… Encostou Polga, Pedro Silva e Caneira… contratou João Pereira e Pongolle, reabilitou Grimi e Vuck… Apostou forte em Adrien e Saleiro.

E a equipa correspondeu… já vai em 4 vitórias consecutivas e o futebol jogado é claramente superior ao do seu antecessor…

Mantém uma “relação” curiosa com Matias… 3 jogos em que o jogador entrou nos descontos… Mas mesmo aí fica a dúvida: estará Carvalhal a “queimar” o jogador ou apenas a melhorar a sua capacidade mental, lacuna essa que muitos de nós apontam ao Matias como sendo o seu principal defeito? Só o tempo o dirá.

Mas ainda há falhas… Ainda há lacunas e muita coisa a melhorar! Podemos sonhar? Sim, podemos e devemos… Mas com os pés assentes na terra.

Mas o sonho comanda a vida… e afinal de contas, nós somos adeptos da maior potência desportiva de Portugal.

Por isso Vasco, concordo contigo… Podemos sonhar porque somos SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

So gostava de saber porque é que no tempo do Paulo Bento não havia dinheiro para nada e agora ja ha, mas enfim o novo treinador chegou à pouco tempo e por norma a chegada de um novo tecnico motiva sempre uma equipa, la mais para a frente é que se vai ver. Acho que temos de mudar muita coisa se queremos acompanhar o porto e as galinhas, se não temo que nos vamos transformar n eterno terceiro.

Queremos lá saber sobre o défice financeiro! O clube investiu uns milhões e foi suficiente para que houvesse público (frente ao Leixões em casa) e continuámos a série vitoriosa de 2010. A sorte escapou-nos em certas ocasiões no início da época quando o Caicedo falhou umas balizas abertas, adversários sentiram-se inspirados quando tentavam a sorte fora da área em Alvalade e o Vitória de Guimarães empatou nos descontos. Se não fosse por essa falta de sorte e o bluff chamado Caicedo, não haveria crise nenhuma porque os pontos perdidos não serião tantos, estaríamos à frente do Porto e práticamente colados ao Benfica e Braga, e o Paulo Bento não teria saído (e não pretendo discutir aqui se ele era bom ao mau para o Sporting). Mas o facto é que na realidade o Sporting esteve em crise e mudou de treinador (claramente não foi das primeiras opções).
Até hoje não se pode avaliar o trablho de Carvalhal mas sim pode-se perspectivar um Sporting ambicioso e com uma imagem completamente diferente àquele dada no início de época. Não própriamente em 4 frentes porque no Campeonato estamos bastante longes disso, mas a nível das taças internas estamos em grande. A nível da Liga Europa, com colossos Europeus de calibre elevadíssimo é muito difícil mas esta nova atitude permite-nos sonhar.
A matemática do Sporting para o resto da temporada é simples, fazer o melhor possível a partir de agora e não será necessáriamente uma má época.

Saudações aos Leões que leram o meu primeiro post no fórum!

:clap: Bem Vindo leao!

Apesar de pouca capacidade para uma substancial avaliação, interessa-me conhecer pelo menos os factores base a que ele dizem respeito e sobretudo que exista transparência na transmissão dessa informação.

Bem vindo!

Os sportinguistas ja esperam ha muito por um corajoso que mande fazer uma auditoria externa aquilo tudo…

Sim e também bora pedir ao Sócrates e Teixeira dos Santos como o orçamento annual do nosso país é dirigido.