Dia 22 devo ir ao campo pequeno para mostrar este espectáculo de cultura e tradição portuguesa a 2 amigos alemaes. Se quiserem vir sao bem vindos. Incluindo para uma jantarada no ramiro antes ou simplesmente umas imperiais.
Ou até um jantar na carnalenteja para uma total imersão do espectáculo.
Pelo menos depois ja podem dizer mal com propriedade.
Na Praça de Coruche: as imagens falam por si, o cavalo caído no chão, o touro a investir sobre ele e o covarde do toureiro em fuga abandonando o seu companheiro de lide à sua sorte. Mais tarde o cavalo foi cruelmente abatido dado o estado miserável que as corneadas do touro o prostrou. O “valente” toureiro da dita “festa brava” de seu nome João Moura Jr. que se apresenta ao público com vestes de nobre, empunha uma farpa com muita cagança, para depois, cravar o ferro no musculoso pescoço do touro ao som de olés de uma multidão de alienados a compasso de “pasodobles”, este covarde soma ainda no seu curriculo outras tropelias infligidas aos seus animais: foram publicas fotos (Ver imagem) a atiçar a sua matilha de Alanos espanhol a uma vaca, sujeitando à dor e humilhação o pobre animal das mordidas ferozes dos seus cães… Também devido à fadiga extrema que sujeitou o cavalo (Belmontim) este morreu de AVC… E agora mais esta crueldade ao expor o cavalo “Xeque-Mate” à fúria do nobre touro, faltando ao toureiro a bravura que só o touro demonstrou ter, para defender o seu companheiro, abandonando-o no campo de batalha na agonia da sua morte. Não existem adjectivos para qualificar todos os que exploram, abusam e torturam os animais com a única finalidade de se entreterem. Não é de admirar que a paciência de muitos se vá transformando em raiva, raiva ao ponto de desejarmos a morte de todos os que abusam de animais… Esta figura sinistra do toureio já atingiu o limite… Esta suposta “cultura”, chama-se tortura, mas continua a ser obscenamente apoiada pela legislação portuguesa com “direito” a ser exibida a todos os portugueses através do canal público de televisão, até quando? [/i]
Penso que nao, mas era generalmente entendido que o animal move-se por instinto e necessidade.
Ja’ nos humanos, temos plena consciencia dos nossos actos.
Mas se visse um gajo com roupas de nobre com uma vara na mao frente a um T-rex, daria para me rir um bocadinho.
Continua-se a chamar a isto de “cultura”, quando de cultural nada tem. É uma tradição imposta e ainda sustentada por uma minoria da população que só ainda não foi extinguida (como a tradição da Escravatura ou da Queima do Gato) porque há dinheiro de autarquias e influencias envolvidas.
Continua-se a praticar touradas de sangue quando há muito que se sabe ser possivel fazer uma versão do ritual sem sangue e sofrimento (capa de protecção no dorso do touro). A preferência por ver mesmo assim uma tortura sanguinária desnecessária e injustificada é bem demonstrativa e sintomática de quem as defende.
Os defensores das touradas continuam a sustentar a defesa do espectáculo em incoerências gritantes, em comparações absurdas e em relativizações falaciosas.
Enquanto isso, eis o que pode também acontecer e continua a acontecer:
Tourada comparada com a escravatura? WTF que argumento asqueroso. É importante usar argumentos algo mais racionais, aos gritos, insultos e aos pontapés não se mudam mentalidades.
Se querem manifestar contra a tourada estão no vosso legítimo direito. Agora passa pela educação e conhecimento das vossas posições, acirrar ódios e estremar posições levam-nos a lado nenhum.
Nice try. Isso de tentar virar o bico ao prego e de tentar fazer, no geral, da malta anti-tourada os irracionais provocadores e destabilizadores rebeldes desta história… lol… só para rir. Sim, escravatura também foi uma tradição e uma cultura em muitos povos (colonizadores). E como é bom de ver é uma palavra que já chama mais a atenção do que, por exemplo, a Queima de Gato, essa tradição de cozer gatos vivos dentro de potes de barro, igualmente estúpida e desnecessária…
É que eu podia facilmente desmontar TODOS os “argumentos” (quase todos incoerentes e ilógicos) da malta que tenta defender as touradas de sangue e mesmo assim, tal e qual aquele pessoal que defende que a terra é plana os pró-tourada continuariam a achar que estavam certos por isso hoje em dia quase nem vale o trabalho.
“Apanham-se mais moscas com uma colher de mel do que com vinte barris de vinagre.”
Neste caso o teu fanatismo religioso em nada é diferente dos pró-tourada, eu pessoalmente é-me completamente indiferente, não sou a favor nem contra. Agora como eu disse aos gritos, insultos e pontapés… Consegues convencer ninguém de que a tua posição é a correta.
Mas pensas mesmo que é por entrares aqui a acusares dos outros fanáticos e mais não sei quê ou de forma algo cómica fingires-te moralmente superior e equidistante que vais desmontar algo do que eu escrevi? :lol:
Olha bem, até já te fiz o favor e escrevi um texto bem longo com os tais argumentos… sim sim… agora já podes vir dizer que são argumentos aos gritos de fanático e coiso e tal e convenientemente ignorares a coisa, mas o post está ali.
Um tipo que acusa outros por serem a favor da tourada, de estarem ao nível de esclavagistas, é um exagerado ou um fanático.
Esta é a terceira vez que o digo não convertes ninguém aos teus argumentos por gritares, insultares e andares aos pontapés.
Estava-me literalmente a cagar para o tema, pois era completamente indiferente ao facto de uns tipos quererem andar a cavalo vestidos à séc. XVIII, e outros com barretes a fazerem parte do espectáculo.
Assim, não estando nem num lado nem no outro da vedação, cabia-te a ti a inteligência e a capacidade de produzir argumentos sólidos para eu me tornar anti ou pró tourada.
Neste momento devido à tua incapacidade de elaborar um raciocínio lógico ou convincente sinto-me mais inclinado para os apologistas da tourada. Parabéns!!!
Bem, para não entrar em off-topic e o que realmente interessa não se perder na conversa sem interesse :shifty: apaguei o longo post ali atrás e recoloco-o aqui:
No geral acho que é isto, a ver se não me esqueço de nenhuma:
“O Touro é um animal selvagem!”. - Wrong. O touro é um animal territorial, como muitos outros que são posteriormente capazes de viver em perfeita harmonia com os humanos. Está provado que quando não é provocado e o seu espaço não é trespassado o touro NÃO ATACA. Em condições próprias capaz de desenvolver comportamento de proximidade com o humano até. Essas condições próprias, logicamente, não passam por ir buscá-los ao campo, treiná-los e incentivá-los desde novilhos para as corridas (tal como treino de cães para uma luta), a dita “selecção” que os ganadeiros admitem fazer. Aliás, se se dão ao trabalho de andarem a selecioná-los fica provado que nem todos os touros servem para a perspectiva das touradas o que desmonta desde logo a teoria que o touro é na sua génese um animal com esse propósito!
“O Touro nasce e sua existência deve ser para ser colocado numa arena e ser toureado”. - Santa paciência. Depois do ponto acima, se estou para discutir isto com pessoas minimamente inteligentes nem me dou ao trabalho de contrapor a isto.
“A tourada salva o touro da extinção porque o touro não serve para mais nada!” - Justificar e vergar a existência de uma espécie por uma conveniência? Ridículo. Se para os aficionados o touro não serve para tracção ou pela carne/alimentação para a malta que come carne, tranquilos, deixá-los reproduzir-se enquanto puderem ou serem mais uma das espécies vitimas da selecção natural. Não foram a primeira nem serão a última. Talvez tenham uma surpresa. Talvez os touros não acabem, talvez na realidade só acabarão os touros treinados e escolhidos como aqueles "touros que a malta gosta de ver na arena" para serem torturados selvaticamente durante meia-hora e assim terminarem a sua “vida perfeita” tal como os touros quiçá “sempre sonharam!”.
“O Touro não sente dor!” - Novamente o insultar da inteligência. Já que os pró-tourada costumam desafiar os anti-touradas a perguntar ao touro se está a sentir dor, prefiro usar essa coisinha chamada senso-comum. Tentar fazer-nos acreditar que o mesmo touro que sente e enxota uma mosca que lhe toca na pele… não sente nada quando um ferro de 8 cm lhe entra na carne e o faz sangrar abundantemente. Mas “ah e tal, há um sitio especifico que é duro como um sola!” ali no dorso que, pois… é milimetricamente acertado por todas as bandarilhas, certo? E deixem-me adivinhar: esse sitio já existe desde sempre precisamente a pedir para levar com as ditas bandarilhas, não é?
“Tourada é arte!” - quase exclusivamente… para os aficionados, se querem olhar aquilo como Arte. Tal como os japoneses que participem nas caças anuais de golfinhos acham que estão a fazer uma “tradição artística”. São perspectivas muito discutíveis e relativas, porque a “Arte” isso permite.
Mas … “É Arte porque representa a luta justa de igual para igual entre o homem e a besta!” - Pois… Um homem em cima de outro animal (o cavalo, também em risco), com uma arma perfurante nas mãos… quase sempre contra o touro que tem as suas defesas (chifres) tapados! Sim, sim… Muito justo e coerente!
“Numa tourada que é tourada tem de haver sangue e sofrimento do touro!” - Porquê? Se há uma alternativa, onde o ritual é em TUDO o resto igual - menos no sangue e sofrimento - (onde o touro actua com uma protecção no dorso) qual a razão que justifique a tortura, o sofrimento e o sangue do touro? Uma razão válida?
Realmente…se os aficionados querem defender o espectáculo, conselho de amigo: digam apenas que é “porque gostamos!”. É uma desculpa que continua a não justificar as touradas de sangue mas ao menos não entram num joguinho de argumentação torpe e que tente insultar a inteligência de quem pretende terminar essa versão do ritual.
Factualmente ERRADO, Mete-te há frente de uma largada de touros em Pamplona e já falamos em perfeita harmonia com os humanos. O touro é um animal selvagem ponto.
Está provado que quando não é provocado e o seu espaço não é trespassado o touro NÃO ATACA.
Também está provado que se eu não me aproximar de um leão ele também não me ataca. :shhh:
[i]"O Touro nasce e sua existência deve ser para ser colocado numa arena e ser toureado"[/i]. - Santa paciência. Depois do ponto acima, se estou para discutir isto com pessoas minimamente inteligentes nem me dou ao trabalho de contrapor a isto.
O que eu te disse de insultar os outros, “Apanham-se mais moscas com uma colher de mel do que com vinte barris de vinagre.”, mas parece que aqui não tens nada a dizer, porque o facto é simples, a única razão para a criação do touro é devido à ferocidade da sua estirpe perfeita para as lides, caso contrário teriam deixado se extinguir em prol de raças menos ferozes e hábeis para trabalhos no campo.
[i]"A tourada salva o touro da extinção porque o touro não serve para mais nada!"[/i] - Justificar e vergar a existência de uma espécie por uma conveniência? Ridículo. Se para os aficionados o touro não serve para tracção ou pela carne/alimentação para a malta que come carne, tranquilos, deixá-los reproduzir-se enquanto puderem ou serem mais uma das espécies vitimas da selecção natural. Não foram a primeira nem serão a última.
Mais uma vez faltas à verdade, o touro come-se.
Talvez tenham uma surpresa. Talvez os touros não acabem, talvez na realidade só acabarão os touros treinados e escolhidos como aqueles "[i]touros que a malta gosta de ver na arena"[/i] para serem torturados selvaticamente durante meia-hora e assim terminarem a sua [i]"vida perfeita"[/i] tal como os touros quiçá [i]"sempre sonharam!"[/i].
A estirpe menos feroz o boi comum existe. Argumento sem sustentabilidade.
[i]"O Touro não sente dor!"[/i] - Novamente o insultar da inteligência. Já que os pró-tourada costumam desafiar os anti-touradas a perguntar ao touro se está a sentir dor, prefiro usar essa coisinha chamada senso-comum.
Tentar fazer-nos acreditar que o mesmo touro que sente e enxota uma mosca que lhe toca na pele... não sente nada quando um ferro de 8 cm lhe entra na carne e o faz sangrar abundantemente. Mas [i]"ah e tal, há um sitio especifico que é duro como um sola!"[/i] ali no dorso que, pois... é milimetricamente acertado por todas as bandarilhas, certo? E deixem-me adivinhar: esse sitio já existe desde sempre precisamente a pedir para levar com as ditas bandarilhas, não é?
Está devidamente documentado que os animais sentem dor, como os seres humanos não, mas sentem dor. Aqui até deixo esquecer a arrogância e o tom cínico do redactor.
[i]"Tourada é arte!"[/i] - quase exclusivamente... para os aficionados, se querem olhar aquilo como Arte. Tal como os japoneses que participem nas caças anuais de golfinhos acham que estão a fazer uma "tradição artística". São perspectivas muito discutíveis e relativas, porque a "Arte" isso permite.
Aqui é a tua opinião versus a opinião deles, se eles consideram arte, cultura ou tradição cabe a eles pensá-lo. Não tens como e porquê censurar o que vai na cabeça dos pró-tourada.
Mas ... [i]"É Arte porque representa a luta justa de igual para igual entre o homem e a besta!"[/i] - Pois... Um homem em cima de outro animal (o cavalo, também em risco), com uma arma perfurante nas mãos... quase sempre contra o touro que tem as suas defesas (chifres) tapados! Sim, sim... Muito justo e coerente!
Isto é como tu vês a coisa um desporto violento e sanguinário contra animais, os pró-tourada vêem como uma luta justa, opiniões ambas válidas como outra qualquer.
[i]"Numa tourada que é tourada tem de haver sangue e sofrimento do touro!"[/i] - [b]Porquê?[/b] Se há uma alternativa, onde o ritual é em TUDO o resto igual - menos no sangue e sofrimento - (onde o touro actua com uma protecção no dorso) qual a razão que justifique a tortura, o sofrimento e o sangue do touro? [b]Uma razão válida?[/b]
Para os pró-tourada a razão válida será algo como desporto, tradição e porque gostam. Que é uma razão válida como outra qualquer se gostas ou não, é contigo, o que não te dá razão para insultares tudo e todos que pensem diferente de ti.
Realmente...se os aficionados querem defender o espectáculo, conselho de amigo: digam apenas que é [i]"porque gostamos!"[/i]. É uma desculpa que continua a não justificar as touradas de sangue mas ao menos não entram num joguinho de argumentação torpe e que tente insultar a inteligência de quem pretende terminar essa versão do ritual.
O único aqui que insulta a inteligência dos outros és tu, quando comparas tourada a escravatura, e mais quando é leviano com a verdade. Para eles pró-tourada, é um desporto, tradição e gostam. Para ti é violência, horror e maus tratos animais. São as duas posições legítimas que merecem ser discutidas com verdade.
Nada mau para alguém que é “indiferente e literalmente a cagar para o tema”… Como o Jack, vamos lá por partes:
Errado. O touro actual não é um animal selvagem, facto. O que existe hoje em dia é a espécie Bos Taurus, que está domesticada. Como em vários animais “domesticados”, não deixa de ser um animal territorial e que se defende quando provocado. Tipo, colocado contra vontade em ruas de sentido único sem muito por onde ir… :mrgreen:
O resto, qualquer dúvida, é ler… um qualquer site de tauromarquia" (por exemplo, este O TOURO - Tudo o que precisas saber sobre o Touro Bravo): “O touro bravo, ou touro de lide, enquadra-se na espécie Bos Taurus. (…) O touro bravo que hoje conhecemos é o resultado de mais de três séculos de cuidadosa selecção dos ganadeiros (pessoas que criam os toiros), que ao longo deste tempo foram selecionando caracteres comportamentais e morfológicos (aspecto) deste animal, numa busca constante pela bravura.”
Portanto, hoje em dia o “touro bravo” é-o por condicionamento exterior/humano, está ali, admitido pelos ganadeiros, para um propósito. Basicamente é como hoje andar a criar e a treinar cães para lutas.
Também está provado que se eu não me aproximar de um leão ele também não me ataca.
Encurrala um gato ou coloca-te demasiado próximo de um cão vadio esfomeado ou vitima de algum mau trato anterior e supreende-te com a reacção “dócil” ou “domesticada” dele. Podes ter sorte. :mrgreen:
Um novilho/touro sem condicionamento colocado fora do seu ambiente… é basicamente isto:
O que eu te disse de insultar os outros, “Apanham-se mais moscas com uma colher de mel do que com vinte barris de vinagre.”, mas parece que aqui não tens nada a dizer, porque o facto é simples, a única razão para a criação do touro é devido à ferocidade da sua estirpe perfeita para as lides, caso contrário teriam deixado se extinguir em prol de raças menos ferozes e hábeis para trabalhos no campo.
Não insultei, tenho a maioria das pessoas com quem debato este tema como minimamente inteligentes, a menos que façam comentários estapafúrdios. Quando alguém me diz que um touro só nasce para ser colocado numa arena e torturado com bandarilhas… acho estapafúrdio. Nem preciso de insultar. Quem diz aquilo insulta-se a si mesmo. :mrgreen:
Lá está, contas feitas, o touro, o tal Bos Taurus que os próprios aficionados admitem existir e de onde tentam hoje em dia seleccionar os “bravos”, não se extingue. E se se extinguisse aconteceria o mesmo que já aconteceu a muitas várias espécies e acontecerá a outras tantas. Não é preciso uma tourada/tortura com bandarilhas para dar significado a uma existência.
Mais uma vez faltas à verdade, o touro come-se.
:mrgreen: Eu nunca disse que o touro não se comia. Aprende a ler.
O que eu disse está lá - se para os aficionados o touro não serve para tracção ou pela carne/alimentação para a malta que come carne - ou seja, se os aficionados não querem resumir apenas a existência do touro como força de tracção ou alimentação, não o resumam à tortura de bandarilhas.
A estirpe menos feroz o boi comum existe. Argumento sem sustentabilidade.
O touro menos feroz e o mais feroz são, basicamente, a mesma espécie, Bos Taurus, domesticado. O “mais feroz” é-o, hoje em dia, por condicionamento e por treino dos ganadeiros.
Isto é como tu vês a coisa um desporto violento e sanguinário contra animais, os pró-tourada vêem como uma luta justa, opiniões ambas válidas como outra qualquer.
Nunca eu poderia dizer que é justo quando vejo um tipo armado escudado em cima de outro animal contra um alvo a quem lhe são tapados/retiradas as únicas defesas (chifres) que tem. Coerência.
Podias era ter dito que… um forcado… contra o touro (dou de barato colocarem os chifres tapados nessas ocasiões), sim, muito mais justo. Mas não te ocorreu, talvez porque estás indiferente ao tema. :mrgreen:
O único aqui que insulta a inteligência dos outros és tu, quando comparas tourada a escravatura, e mais quando é leviano com a verdade.
Eu ignoro na boa essa tua sede de me tentares colar a insultos e mais não sei quê… Revela tanto de ti como me faz rir, é inevitável. :mrgreen:
Apenas para reafirmar, para outros que possam acreditar em ti: eu não insultei nem pretendi dizer que aficionados são como os esclavagistas (extrapolação imbecil, há que dizer). Apenas pretendi desmontar quem se escuda na defesa das touradas enquanto tradição, como se abanar uma bandeira a dizer Tradição justifique tudo e qualquer coisa. Porque há outras tradições, como a Escravatura o era (por mais que isto te doa), que acabaram. Porque uma tradição não é estanque nem imune à evolução. E não é por acaso que esta é ainda uma tradição defendida e praticada apenas por uma minoria (tal como outras, mais ou menos reprováveis).