Afastamento de Izmailov por Costinha

Com base no pouco que se sabe, e foi avançado por Costinha, parece-me que foi a decisão correcta e lógica. Não há mais nada a apontar e também sou dos que defende que o assunto deve morrer por aqui, publicamente.

A nível interno é diferente, terá que ser analisado e bem analisado. Acima de tudo é estranho ver esta atitude em Marat Izmailov, está muito longe de ser coerente com o seu histórico desde que chegou a Portugal…

se eu tivesse o joelho como ele e sentisse dores outra vez por mais falsas que fossem, também ficava com medo… nao o posso sensurar. o costinha bem disse do que os outros jogadores tinham, mas o marat tem um problema constante…

Alguns posts demonstram memória muito curta. Já se esquecerem que este jogador no passado abdicou das suas férias para entrar a 100% na competição, já se esquecerem das inúmeras vezes que jogou limitado fisicamente, já se esqueceram que recusou uma proposta de outro clube onde iria ganhar muito mais e também já se esqueceram disto:

Izmailov saiu do hospital para caçar o dragão

Quem viu Izmailov correr até cansar no clássico em que o Sporting atirou o FC Porto ao tapete, terá dificuldade em acreditar que a utilização do russo esteve em risco quase até à última hora devido a problemas gástricos causados por um vírus. Mas é verdade. A cerca de 24 horas do início do embate, o jogador estava a receber alta no British Hospital, onde foi “socorrido” pelo médico leonino Gomes Pereira. O “pequeno milagre”, conseguido em registo de contra-relógio e só possível pelo enorme espírito de sacrifício do atleta e pela eficácia da terapia, impressionou o próprio treinador, que antes de a bola começar a rolar em Alvalade flexibilizara a exigência a uma das unidades de maior carburação.

“Entras de início e jogas o tempo que puderes”, transmitiu Carlos Carvalhal a Izma. E fiel a um estilo de empenho técnico e táctico que levou os adeptos a pedirem-lhe que renunciasse ao chamamento do Lokomotiv, ele deu o litro como se estivesse na plenitude da capacidade física e durou os 90’ - cedeu o lugar (a João Pereira) nos descontos para ser novamente banhado pelos aplausos. Mesmo adoentado, foi o melhor em campo, na avaliação de O JOGO, e ainda aquele que percorreu mais quilómetros: uma dezena, arredondando.

A meio da tarde de sábado, véspera do clássico, o plano de jogo gizado por Carvalhal ameaçava ruir parcialmente. Izmailov, uma das peças-chave do 4x2x3x1 trabalhado para surpreender os tetracampeões, sentia arrepios e estava com vómitos e diarreias, apresentando um conjunto de sintomas que indiciavam ter sido acometido de uma gastrenterite de origem viral. Involuntariamente, criava dificuldades ao treinador. Mas queria jogar, como sempre. E foi protagonista de um episódio de superação, ou melhor, mais um, em que pôs o nós à frente do eu. “Sacrifica-se como poucos”, resumia há dias a velha glória Carlos Xavier, um dos muitos fãs conquistados no universo leonino. É por esta e por outras que é visto como um “jogador à Sporting”, que encarna na perfeição os elementos “Esforço, Dedicação e Devoção” do lema do clube. E ainda há a “Glória”, sim. Embora o título nacional escape aos leões há oito anos, pode-se dizer que Izma já conhece o quarto pilar da divisa, pois foi importante e esteve presente nos últimos três troféus conquistados: duas Supertaças e uma Taça de Portugal.

Soro para não desidratar e teste a horas do clássico

A obstinação e a vontade de contribuir com o seu quinhão no ressurgimento da equipa fizeram com que o russo, na contagem regressiva para o clássico, se concentrasse num só objectivo: recuperar. Pensando na causa e na missão, pegou no telefone e, em busca de auxílio, ligou a Gomes Pereira, o médico em quem confia: “Doutor, tenho um problema!” Depois de dar o alerta, dirigiu-se prontamente para o British Hospital, onde foi medicado e tratado com soro até ao fim do dia, sempre sob a supervisão do director clínico dos leões. A intervenção médica visava controlar a febre e evitar a desidratação, objectivos que foram alcançados ainda antes das oito da noite, hora a que o russo teve ordem para se juntar aos colegas na Academia, para onde seguiu à boleia de Gomes Pereira.

Meio recomposto do distúrbio que punha em causa a entrada no onze titular projectado para o confronto com o FC Porto, Izmailov manteve-se sob vigilância, mas, aliviando as preocupações do treinador, teve uma noite santa - dormiu nove horas seguidas. Já se gritava vitória antes de os dragões serem derretidos em Alvalade, mas, por via das dúvidas, o camisola sete teve de se sujeitar a um teste na manhã de domingo. E o resultado foi inequívoco: a condição física tinha diminuído, mas a desidratação estava controlada - o russo tinha luz verde para alinhar no clássico. E fez mossa, cotando-se como o leão mais valioso à flor da relva. Por tudo o que passou, não admira que tenha festejado de forma vibrante o 2-0, golo em que pôs as suas impressões digitais.

quem nem há muito tempo se passou.

Quero ver que sacrifícios no futuro o Costinha vai fazer pelo Sporting.

Agora já se acredita na imprensa e tudo. Quando deram a versão de mau da fita a Sá Pinto todos ficaram do lado dele. Bem, é para o que convém…

Eu defendo o seguinte: nós, Sportinguistas, não deveríamos dar seguimento a estas charadas que visam ■■■■■ o clube. Quem quer magoar o Sporting, tem a vida facilitada: vem aqui ao fórum buscar ideias. Esperemos pelo aprofundar dos acontecimentos.

Mas achas que dá para ■■■■■ mais isto? Esta foi a pior época que me lembro.

Acho. Ficares fora da Liga Europa, ires à Luz servir de bobo da festa…

Fora da Liga Europa parece-me ser quase impossível. Até o 5º lugar deve dar. Pior do que ser bobo da festa na Luz é sê-lo em Alvalade e este ano já o fui.

Fomos.

Exacto. E não foi só pelo resultado. Se estavas lá nessa noite sabes do que falo.

Não sei se foi o que se passou ou não, parece-me que não foi só isto mas a falta de melhor acredito nos responsáveis do Sporting.

Não se sente bem para jogar não joga, banco com ele, temos lá mais com mais vontade aparentemente.

Quanto ao profissionalismo do Izmailov, parece-me que é bom profissional (mais que a maioria) como outros que cá temos. Diz-se que recusou um ordenado 3 ou 4 ou 5 vezes maior… certamente não foi sem ter algum proveito futuro ou pelo gosto pelo Sporting.

Se o joelho dele está tão mal assim não percebo porque não o venderam…

De qualquer das formas por mim é passar a frente mas no imediato jogando Pereirinha, Vuk ou Djaló no seu lugar para não castigar muito o joelho.

Mas por tds estes casos é q o Izna era 1 jogador idolatrado por tds, mas vamos ser realistas se havia jogo que merecia q tds dessem 200% era o de hj daí tlvz a azia de costinha com a recusa do jogador em voltar a jogar lesionado.
A unica coisa positiva q retiro deste caso é a mensagem q passa de exigencia, ccoisa q nem smp tem acontecido. Sobre a decisão de costinha ter sido tomada para prejudicar carvalhal, o própio assume que foi uma medida tomada pelos 3 por isso…

No fim da conferencia o costinha diz q assim q o Izma recupere vai ser integrado e ficar a disposição do treinador, diz tb que contam com o jogador para o futuro por isso vamos esperar para ver mas parece-me q dps de hj os russos devem voltar a carga e o jogador deve sair mesmo no final da epoca.

Bom, na minha opinião o Costinha fez o que tinha a fazer. Estamos fartos de falar da falta de liderança que o nosso clube tem, da falta de gente com “eles” no sítio para tomar as decisões duras, doa a quem doer. Foi o que o Costinha fez. Quanto ao sacríficio que o Isma já fez no passado, lembremo-nos do Liedson. Há jogador que mais deixe tudo dentro do campo? Não dizemos várias vezes que se todos dessem o litro como ele o Sporting não estava onde está? O Liedson não teve já falhas profissionais? Atrasos de férias, etc? Isso não o diminuiu como jogador. teve que mostrar aos colegas que não estava diminuido como profissional. É assim nos nossos trabalhos, temos que mostrar diariamente as nossas competências, e mesmo quando as coisas não correm tão bem, não podemos baixar a fasquia do profissionalismo. Mas isso não faz com que deixemos de ser bons trabalhadores. Parece-me que terá sido isso que aconteceu. O Isma não teve uma decisão feliz, e o Costinha mostrou que comportamento deve ter quem lidera o futebol de uma equipa.

PS - Baseio-me na informação que vem na imprensa, e recuso-me a fazer malabarismos mentais para arranjar outros argumentos. Mas como foi dito anteriormente, para mim o assunto morre aqui. O Isma volta a mostrar o profissionalismo dele e siga para bingo

Eu concordo contigo mas acho que podia ter sido tratado com menos alarido, quando chegou o Costinha falou em blindar o balneario e so sairia a informaçao que o SCP queria, estava agora a ver a Sicnoticias e levantaram uma questao interessante, este “crucificar” publico do marat nao tera sido exagerado? nao seria melhor tratar das coisas internamente?

Agora sou eu que concordo contigo, devia ter havido menos alarido, mas ao contrário do que se disse, (especulação mode on) talvez ainda haja bufo e talvez tenha sido ele que fez passar a informação do afastamento disciplinar que o jornal abola publicou antes do jogo, e então o Costinha aproveitou para mostrar quem manda (especulação mode off). Repito, podia ter sido com menos alarido? Podia e devia, bastava uma nota a dizer que o jogador estava lesionado e resolvia-se tudo dentro de portas. Não foi, mas agora pelo menos sabemos que o Costinha não disse palavras de circunstância quando foi apresentado. Ao menos percebemos que alguém tem vontade de mandar no futebol. E isso já não é pouco…

Sim, o discurso do Costinha foi duma segurança e dum “murro” na mesa como quem diz que “meus amigos tempos de brincadeira comigo nao da” mas la esta, o teu modo Especulaçao pode ser verdade mas e impressionante que os tempos passam e os casos sucedem, nao ha equipa que resista a isto.

Parece q a conferencia foi feita para deixar td a pratos limpos evitando outro tipo de especulação, o q tb é de salutar. A ideia q fica é q apesar de ser uma situação q não caiu bem vai ser ultrapassada para bem do clube.

Isto para mim é uma daquelas situações que não vejo nada de especial para que haja tanta conversa. Só mesmo no Sporting é que estas coisas podem gerar polémica. Para mim parece-me simples: o jogador não se sentiu em condições, lá terá as suas razões e sinceramente atendento ao historial de Izma não tenho nenhuma razão para não acreditar; o Costinha, no pleno direito das suas funções analisou a situação e só ele saberá o que gostou ou não, sendo que posso admitir que não tenha gostado do jogador só ter “avisado” tão em cima do jogo, como poderá ter compreendido perfeitamente… não sei, ele lá saberá; por fim, a decisão parece-me natural: o jogador não se sente em condições (ainda que o médico diga que clinicamente está apto, o jogador é que sabe como se sente), expõe a situação ao treinador e ao director do dep. de futebol, e naturalmente é atendido o seu pedido.

Estranho e grave seria se o obrigassem a jogar.
O Costinha também disse que o jogador não está sob alçada disciplinar, portanto, não se perpectue este fogo tão ao jeito da pasquinada.

Um não assunto, portanto!

Portanto, amanhã vais trabalhar, dizes que sentes que algo te vai correr mal e por isso recusas-te a trabalhar. Correcto?

Sim!
Sabes porquê? Porque eu no meu trabalho nunca faltei, nem sequer por ter um resfriado. Logo, e face ao meu historial, é natural que o meu patrão compreenda que eu possa não me sentir em condições de trabalhar!!

Tu, se te sentires psicologica ou fisicamente incapaz de desempenhar a tua função, fazes o que? Vais trabalhar? Fazer figura de corpo presente? Que produtividade terás?!

Ou estás a insinuar que o Izma deu uma desculpa para não jogar?!