AF Lisboa suspende os campeonatos distritais
Questão do policiamento
A Associação de Futebol de Lisboa avançou para a suspensão imediata dos campeonatos distritais de futebol e futsal. Em causa está o policiamento de jogos nas categorias juvenis e inferiores.
«A Direção da Associação de Futebol de Lisboa, em Reunião Extraordinária, realizada em 6 de Novembro de 2
012, em que estiveram, também, representados todos os Órgãos Sociais da mesma, deliberou: Suspender, de imediato, a realização de todas as suas provas e de todos os seus campeonatos, em todas as suas categorias e vertentes - Futebol e Futsal», explica o organismo, em comunicado.
Segundo decreto lei 216/2012, que entra em vigor a 9 de novembro, deixa de ser obrigatório o policiamento em juvenis e iniciados. Por isso, nesses jogos, quando surgir e necessidade do referido policiamento, serão os promotores do jogo a arcar com os custos.
Afecta todas as provas organizadas pela AFL. Principalmente o Futsal, mas também as equipas secundarias a disputarem o campeonato distrital da AFL.
No caso do Futsal pode ser o fim da modalidade!
A AFL só pensa no que entra nos cofres e está-se a cagar para os clubes.
Não estou a falar sobre esta questão, que nem sei bem do que se trata, mas irrita-me o que os clubes têm de pagar, para entrar nas competições. É inscrição na prova, é inscrição de jogadores, é policiamento, é o envio de receitas de jogos de taça etc etc etc.
Conheço a realidade pois o clube da minha terra joga na afl (futebol senior e escalões de formação) e o de futsal também já lá esteve (subiu aos nacionais), e sei bem o que custa a sobrevivência dos clubes. Eu próprio cheguei a ser jogador federado desde os inicados ao 1º ano de senior.
Se a AFL quer ajudar os clubes, que não seja tão gulosa. Estamos em crise, os clubes estão sem dinheiro, há que apoiar, e sobretudo dar a possibilidade dos clubes terem formação, sem ter despesas e prejuizos brutais.
Neste caso a AFL esta do lado dos arbitros e dos clubes. É este governo mercenario que esta a criar o caos social.
Vivemos numa fase em que os unicos investimentos corretos sao em anti depresivos e em armas! É que caminhamos para um estado de loucura geral e do cada um por si!
Apenas acho que as associações distritais têm o dever de incentivar os clubes, a prática desportiva, e apoiá-los. E isso não tem sido feito.
Sobre este governo e as suas medidas, obviamente são um desastre. Infelizmente, acho que muitos clubes não vão sobreviver, e os próximos tempos serão difíceis.
Ou pelo menos vamos ter uma brutal descida nos orçamentos, e muitos clubes irão recomeçar do zero.
Não tenho acompanhado a situação destes campeonatos quanto a policiamento, não sei como está a situação, porém a maneira que encontraram para resolver a mesma situação no futsal feminino, meios mais escassos assim o obrigam, passa por não haver policiamento, passando o clube que joga em casa ficar a cargo da segurança do jogo, desta maneira os custos de segurança ficam em zero. Sempre é uma solução para a falta de dinheiro.
Os Nacionais sempre foi responsabilidade do clube que recebe pagar o policiamento… a pelo menos 3 anos que me lembro isso ocorrer. Pelo menos é o que ocorre na Zona Sul da 2ª Divisão Nacional (que apesar de ser da égide da FPF, ttem de ser as associações a combinar TUDO :rotfl: )
A sério? E como é que responsabilizas o clube da casa se eu for com um grupo de 20 mangas do bairro com facas e pit bulls para dentro de um pavilhao?? É a malta do clube que vai expulsar o pessoal da bancada ou manter a ordem? Estamos a falar de uma situação que faz com que os arbitros nao vao apitar os jogos por falta de segurança…como os jogos têm de se realizar sem arbitro terá de apitar alguem da bancada ou os delegados de ambas as equipas…a verdade desportiva fica posta em causa bem como a segurança…
A sério? E como é que responsabilizas o clube da casa se eu for com um grupo de 20 mangas do bairro com facas e pit bulls para dentro de um pavilhao?? É a malta do clube que vai expulsar o pessoal da bancada ou manter a ordem? Estamos a falar de uma situação que faz com que os arbitros nao vao apitar os jogos por falta de segurança...como os jogos têm de se realizar sem arbitro terá de apitar alguem da bancada ou os delegados de ambas as equipas.....a verdade desportiva fica posta em causa bem como a segurança...
Exacto, aqui por Sesimbra também parou tudo, este fim de semana houve derby entre Alfarim e Sesimbra em juniores e só por ser um jogo normalmente quente é que a Polícia esteve presente no jogo para evitar males maiores, mas abaixo dos juniores está tudo parado, os clubes mal têm dinheiro para pagar os 100€ à GNR quanto mais para ter segurança privada ^-^