Adrien Silva [2007-2017]

A tentativa pelo menos é essa ...

Por parte do Belém ou do Record colocar o jogador ??

A tentativa pelo menos é essa ...

Por parte do Belém ou do Record colocar o jogador ??

Acho que é o Sporting que quer meter o Carriço a jogar no Belém na próxima época.

Acho que é o Sporting que quer meter o Carriço a jogar no Belém na próxima época.

Para quê? A dupla de centrais do Belém é Nivaldo/Rolando e não vão deixar nenhum de fora só para fazerem o gosto ao Sporting e colocarem o Carriço a jogar.
Era melhor ir para o Estrela, pois tinha mais possibilidades de jogar.

Só espero que não estejam a oferecer o puto para irem buscar um Zé Pedro da vida qualquer.

Para quê? A dupla de centrais do Belém é Nivaldo/Rolando e não vão deixar nenhum de fora só para fazerem o gosto ao Sporting e colocarem o Carriço a jogar.

se o carriço é tão bom quanto dizem ele ganha o seu lugar…

O Adrien joga a trinco ou é mais box to box? Pode fazer de 10? Cm se desenrasca a jogar a médio interior direito/esquerdo?

O facto de haver uma boa dupla de centrais ainda é melhor porque faz com que o jogador tenha de competir pelo lugar e não ter o lugar garantido como sempre aconteceu até aqui.
Seria uma experiência útil pois teria de saber lidar e trabalhar com o facto de não ser titular à partida.

Preferia vê-lo no Belenenses que é uma equipa de maior qualidade e onde o treinador costuma montar boas defesas e tendo ajudado até hoje na formação de alguns bons centrais como é o caso de Rolando e Jorge Andrade.

Se for para o Estrela acho que começa a habituar-se ao culto da mediocridade e do “pontapé-para-a-frente” típico desse tipo de equipas.

Se for para o Belenenses será difícil impor-se. Rolando e Nivaldo são também jovens e são dos quadros do clube, pelo que seriam sempre prioritários para serem titulares. No Estrela da Amadora, não tenho a menor dúvida que facilmente seria titular. E o mais importante nestas idades é jogar.

Quanto ao tipo de futebol, Regio, jogar no Estrela até pode ser melhor porque o vai obrigar a estar sempre a defender e concentrado, coisa a que nos juniores nem sempre é obrigado porque grande parte dos adversários são inferiores.

O Adrien joga a trinco ou é mais box to box? Pode fazer de 10? Cm se desenrasca a jogar a médio interior direito/esquerdo?

:arrow:

Também gostava de saber opiniões acerca do Adrien…

Se for para o Belenenses será difícil impor-se. Rolando e Nivaldo são também jovens e são dos quadros do clube, pelo que seriam sempre prioritários para serem titulares. No Estrela da Amadora, não tenho a menor dúvida que facilmente seria titular. E o mais importante nestas idades é jogar.

Sem dúvida que o mais importante nestas idades será ter minutos nas pernas mas não sei se Carriço não tiraria o lugar a um deles.
Rolando ainda é jovem, tem 21 anos, e é uma aposta do Belém até de forma a potenciar um futuro encaixe financeiro mas Nivaldo já não está na mesma situação.
Nivaldo é um bom jogador mas já tem 26 anos e certamente não terá uma margem de progressão muito grande.
Nivaldo é um jogador tecnicamente evoluído e até poderá jogar à frente da defesa deixando a vaga no eixo para Carriço.

Quanto ao tipo de futebol, Regio, jogar no Estrela até pode ser melhor porque o vai obrigar a estar sempre a defender e concentrado, coisa a que nos juniores nem sempre é obrigado porque grande parte dos adversários são inferiores.

Percebo isso que dizes. Estará mais exposto a tarefas defensivas do que estaria numa equipa de qualidade superior e com maior domínio de jogo.
Também já tinha pensado nisso mas não sei até que ponto isso será assim tão benéfico para a sua progressão. :?
Tenho receio que lhe suceda o mesmo que a Santamaria, Amoreirinha ou José Fonte, apesar de os 3 juntos nunca terem tido o potencial de Carriço.

DANIEL CARRIÇO

Nome: Daniel Filipe Martins Carriço
Nascimento: 04 de Agosoto de 1988
Altura: 1,83 m
Peso: 75 kg
Posição: Defesa central destro

Fantastico defesa central é capitão dos Juniores do Sporting Clube de Portugal e capitão da selecção de Sub-19 Portuguesa, onde ja foi distinguindo varias vezes como o melhor jogador.
Inicia-se no futebol no Estoril aos 8 anos mas aos 10 assina pelo SCP. É dono de uma maturidade e serenidade durante os jogos que faz inveja a muitos centrais, tanto assim é que Jorge Mendes o considera como um dos maiores trunfos de futuro.

Jogador com personalidade de lider é calmo, serio, sereno e muito competente, Carriço é dono de uma personalidade forte e inabalável. Daniel é campeão nacional em todos os escalões onde jogou, lê o jogo como poucos, faz pouquissimas faltas, dura o jogo todo e é um predestinado para o futebol.
Quem o vê jogar sabe que espelha classe em cada tackle, sendo um jogador fantastico nas dobras e na marcação ao homem, para além de fazer em media 30 jogos e marcar meia duzia de golos por temporada.

Em suma é um central personalidado, elegante e de grande robustez fisica e mental, decidido no corte, raramente falha um tackle, imponente no jogo aéreo e tudo isto sem aparente esforço relembrado os centrais tipicamente britanicos.

O seu emprestimo por uma temporada está no momento a ser disputado por alguns emblemas da BWIN LIGA com Estrela da Amadora e Belenenses á cabeça.

Com contrato até 2010 o SCP pretende prolongar e melhorar substancialmente o contrato do jovem craque …

Na verdade o Adrien Silva tem vindo a jogar em todas essas posições e, usando palavras tuas, “desenrasca-se” bastante bem em todas elas. Contudo, trinco é a sua verdadeira posição e é a trinco que ele mais rende e melhor exibe todo o seu potencial e atributos que o caracterizam.

Na verdade o Adrien Silva tem vindo a jogar em todas essas posições e, usando palavras tuas, “desenrasca-se” bastante bem em todas elas. Contudo, trinco é a sua verdadeira posição e é a trinco que ele mais rende e melhor exibe todo o seu potencial e atributos que o caracterizam.

Thanks Felina pela info :wink:

Adrien Silva “Vou agarrar a oportunidade” RICARDO REIS

Aos 18 anos, Adrien Silva recebeu a melhor notícia da sua ainda curta carreira. Vai fazer a pré-temporada com o plantel principal. Entretanto, e porque terá de regressar ao trabalho no início de Julho, já está de férias. Primeiro em Arcos de Valdevez, depois na França natal. No regresso, só pensa em prestar provas e provar que a oportunidade não foi em vão.

Como recebeu a notícia de que iria fazer a pré-temporada com o plantel principal?
Foi o mister Jean Paul, o meu treinador, António Lima, e o Paulo Bento que, depois do jogo contra o Boavista, falaram comigo e me comunicaram a decisão.

Como encara a oportunidade de se integrar nos trabalhos de uma equipa principal quando ainda nem terminou a formação jovem enquanto jogador?
Sempre foi o meu sonho fazer parte do plantel do Sporting. É um grande clube, e sempre tive esse objectivo. Sei que é uma grande oportunidade, aquela que me estão a dar, e vou agarrá-la.

Com que espírito vai enfrentar esta oportunidade?
Sei que tenho a possibilidade de, por exemplo, seguir o mesmo percurso do João Moutinho. O espírito é de trabalho, porque quero ganhar o meu lugar dentro daquela equipa. Esse é o meu objectivo, e trabalharei com isso em mente.

Quais serão as principais dificuldades, ao nível de adaptação a uma equipa profissional?
Acima de tudo o ritmo de jogo, mas não é nada que me preocupe. Sei que, com mais ou menos trabalho, tenho capacidade para acompanhar os meus companheiros. Além de que conto com o apoio dos meus colegas. Na época passada, fui chamado algumas vezes à equipa principal, onde trabalhei às ordens do mister Paulo Bento. O grupo é fantástico, e sei que a integração não vai ser complicada.

Sempre foi bem recebido pelos mais velhos?
Sempre – e por todos. Foi um aspecto que me ajudou muito, e nem esperava tanto.

A perspectiva é fazer apenas a pré-temporada, ou pode haver outras oportunidades?
Depende muito daquilo que eu mostrar e da entrega. Para já é uma boa oportunidade para mim.

BI

Nome
Adrien Silva

Data de Nascimento
15 de Março de 1989 (18 anos)

Local de Nascimento
Angoulême (França)

Clubes
Bordéus (França)

Paço (Arcos de Valdevez)
Sporting (desde 2002)

Posição
Médio

Foi um dos jogadores que estreou a Academia? Fui dos primeiros a entrar na Academia, e este ano sou o mais velho.

Como é estar desde tão novo longe da família?
Cheguei de França com 12 anos e, seis meses depois, já estava a deixar os meus pais para vir para a Academia. Ainda não sabia falar muito bem português e, passado pouco tempo, tive de mudar tudo. Foi difícil separar-me da família, mas, com a força que todos me deram, bem como o Sporting, consegui superar tudo.

E a adaptação ao facto de passar a viver num regime de internato?
Era uma questão de me adaptar à nova realidade. Eu sabia ao que vinha, estava ali para cumprir um objectivo, que era ser um jogador. Tive de crescer, aprender a ser um homem, a cuidar de mim e aprender a fazer as coisas sozinho.

Que “armas” teve de usar para contornar todos os constrangimentos da mudança?
Foi a ideia de querer ser um jogador de futebol, mas também o clima de amizade que se vive dentro da Academia. Estamos todos na mesma posição, até porque todos estamos separados dos pais.

Alguma vez lhe passou pela cabeça desistir?
Desistir, não. Às vezes surge um pensamento, pequeno, mas passa depressa. Até porque sempre tive o apoio dos meus pais, o que foi fundamental.

E quanto é que via os pais?
Normalmente, todas as semanas, nos dias de jogo. Jogávamos de manhã e depois ia almoçar com os meus pais. Eles vinham e iam no mesmo dia. Faziam cerca de 800 quilómetros só para me verem.

Do que teve de abdicar nestes últimos cinco anos?
Festas de amigos, estar junto da família, pouco tempo de férias. Tudo o que jovens da minha idade têm ou podem fazer, mas sei que, para alcançar os meus objectivos, tenho de abdicar de algumas coisas.

Quais são os segredos do sucesso?
Muito trabalho, no duro, e sacrifício.

“Gosto mais de jogar como médio-defensivo”

Como é o Adrien Silva dentro de campo?
Um lutador que nunca baixa os braços e que trabalha sempre para a equipa.

Sempre fez a formação enquanto jogador como médio-defensivo, ou teve outras experiências?
Sim, sempre fui trinco. Inicialmente, ainda joguei como médio-esquerdo – mas foi pouco tempo – e desde os iniciados – altura em que cheguei ao Sporting – que fui utilizado como médio mais recuado. Só esta época é que passei a jogar de forma mais ofensiva, como número dez.

E como foi essa adaptação?
Normal. Sinceramente, para mim é indiferente jogar mais à frente ou mais atrás. Gosto mais de jogar na posição seis, porque é onde julgo que rendo mais, mas não tenho problema em jogar mais à frente. O treinador é que decide o melhor para a equipa, e eu respeito.

Quais os pontos fortes e pontos fracos de Adrien Silva?
Como pontos fortes, resistência e alguma técnica. Já a velocidade é o meu ponto mais fraco, que tenho de contornar com um melhor posicionamento dentro de campo.

“Não tenho dúvidas: estou no melhor clube”

Chegou muito novo à Academia. Como aconteceu este ingresso no Sporting?
Foi através de um torneio interassociações. Eu representava a equipa de Viana do Castelo, que competia com várias selecções do Norte do País e, depois desse torneio, recebi vários telefonemas e pediram-me para ir treinar à Academia.

Os seus pais apoiaram esta ideia de ser jogador de futebol desde sempre?
Sim, desde pequenino, quando tinha seis anos e ingressei nas escolas do Bordéus, que me apoiaram nesta minha intenção de jogar futebol. E sempre me apoiaram em todos os aspectos, até em questões mais psicológicas. Os meus pais e o meu irmão, que também joga futebol, no Valdevez.

E quando surgiu o Sporting, houve mais algum grande clube interessado?
Houve alguns contactos, mas não hesitei em escolher o Sporting. Benfica, FC Porto e Boavista chegaram a mostrar interesse em mim. Aliás, cheguei a ir treinar ao Boavista, mas dispensaram-me. Mas o meu objectivo sempre foi ir para o Sporting.

Passados cinco anos, sente que fez a melhor opção?
Não tenho qualquer dúvida. Estou no melhor clube

Trabalho é o mote

Adrien Silva teve, no domingo, o último contacto com Paulo Bento, sem tempo para grandes conversas, mas com direito a conselhos. “Aconselhou-me a trabalhar no duro e a nunca baixar os braços”, garante o jovem, que até já teve contactos anteriores no plantel principal, com o treinador a ser mais expansivo: “Falava connosco para nos deixar tranquilos, para não sentirmos qualquer pressão e para fazermos o nosso trabalho. Só queria que mostrássemos o nosso valor, não fazia grandes exigências.”

Chelsea já faz parte do passado

Passados três anos, o processo que envolveu Adrien Silva, Chelsea e Sporting não é coisa que orgulhe o jovem jogador. Passagem incontornável na ainda curta carreira deste internacional português Sub-18 é o enredo que quase colocou o médio em Inglaterra, no clube de Mourinho. No entanto, para o jogador, esta é uma questão que já faz parte do passado. “Neste momento, está tudo resolvido entre mim e o Sporting. Aliás, é uma questão de que não gosto muito de falar, porque senti-me mal em relação ao Sporting e ao Chelsea. Felizmente, entre mim e o Sporting está tudo bem”, declara o jogador.

A história, essa, conta-se em poucas palavras. O processo remonta ao final de 2004 – o Sporting chegou mesmo a fazer uma participação disciplinar contra o clube inglês à FIFA –, mas a mudança de Adrien para Londres acabou por não se concretizar. Depois de ter estado no Chelsea e falado com José Mourinho, o jovem médio acabou por recusar a mudança, ao contrário dos seus ex-companheiros Ricardo Fernandes e Fábio Ferreira.

Passados três anos, Adrien Silva garante que fez a melhor opção. “Sinto que tomei a opção certa. Não me arrependo em nada”, afirma o jovem. Desde então, somou títulos atrás de títulos na Academia Sporting, em Alcochete, tendo recentemente renovado contrato com os verdes e brancos. Pelo menos, até 2012, o jovem está ligado ao clube de Alvalade.

Experiência na selecção principal

Primeiro foi em Outubro do ano passado, na preparação para o confronto com o Azerbaijão. Depois, já em Março deste ano, foi a vez da chamada, por parte de Scolari, contribuindo na preparação para o jogo com a Bélgica, no caminho de Portugal para o Euro’2008, que se disputará na Áustria e Suíça, numa organização conjunta. Duas experiências diferentes e “inesquecíveis”, segundo o jovem médio que, como qualquer jogador, ambiciona um dia chegar lá, mas então por direito próprio. “É o sonho de qualquer jogador. Primeiro fazer um bom trabalho no seu clube e depois jogar pela principal equipa de um país, neste caso a de Portugal”, garante o jovem.

Curiosamente, Adrien Silva até tem dupla nacionalidade, o que lhe permite ainda poder representar a selecção francesa. Algo que não está nos planos do jovem. “É uma possibilidade, mas que não me passa pela cabeça”, garante, ele que fez todo o percurso nas selecções jovens nacionais. Actualmente, alinha nos Sub-18 portugueses