Acesso à Liga Europa - Cenários

Visto que ainda existe muita confusão e para evitar :offtopic: posto o artigo do rascord.

[b][size=12pt]Cinco semanas fazem diferença[/size][/b] AS CONTAS DO ACESSO À LIGA EUROPA

O Sporting tem o apuramento para a Liga Europa assegurado, mas pode começar a época oficial cinco semanas antes do que acontecerá caso mantenha o 3.º lugar até final. Se cair para 5.º – o que sucederá no desempate com o Nacional se os leões perderem os dois jogos que faltam e os madeirenses ganharem ambos –, o Sporting arranca a 14 de julho, em vez de iniciar a 18 de agosto.

Na mesmo situação extrema de indefinição está o V. Guimarães mas, neste caso, dependente do resultado da final da Taça de Portugal. Se ganhar ao virtual campeão FC Porto, a equipa de Manuel Machado começa a 18 de agosto. Se perder, terá de fazer o primeiro jogo na 2.ª pré-eliminatória (14 de julho), independentemente de chegar ou não ao 5.º lugar do campeonato, a não ser que o 5.º classificado seja o Rio Ave ou o Beira-Mar (e, neste caso, os aveirenses cumpram os requisitos para participar na Liga Europa).

Mas a derrota dos vimaranenses trará benefícios para os 4.º e o 5.º classificados da Liga Sagres, que terão mais 15 dias ou 3 semanas de preparação… ou de férias.

O V. Guimarães derrotado na final do Estádio Nacional, no Jamor, também torna indiferente (neste aspeto do calendário) a questão do 3.º ou 4.º lugar, pois ambos farão apenas uma eliminatória antes da fase de grupos da Liga Europa.

Perfeito :slight_smile:

Obrigado Zambrot. Era deste artigo que estava à procura, quando montei a minha teoria. É que não tinha a certeza de quem é que tinha a posição de entrada privilegiada. Se o 3º classificado do campeonato, se o vencedor da Taça. Assim ja estou esclarecido.

Mais uma vez obrigado :slight_smile:

SL

Isto de começar a época 5 semanas antes é um desastre, por duas razões:

1- Vamos ter menos tempo para preparar a equipa e restruturar o plantel, o que poderá causar claros problemas em toda a próxima época.
2- Vamos ter que aturar mais 5 semanas o pesadelo do nosso futebol.

Zambrot! :great:

Será assim tão mau começar a época mais cedo?
Vao ter mais tempo para trabalhar e vão ter vantagem em relacção a outros que vão começar a trabalhar mais tarde, ate para o novo treinador conhecer melhor os jogadores e a direcção andar mais rapido na contratação de jogadores, visto que não estamos em época de europeu ou mundial não irá haver valorizações…

Eu até gostava que o Guimarães ganhasse a Taça, mas sendo melhor para nós que ganhe o FCP! :frowning:

Para mim é preferivel fazer a “pré-epoca” com eliminatórias da Liga Europa, onde seremos sempre cabeças de série do que andar a fazer aqueles jogos em que há uma duzia de substituições.

Eu cá prefiro que o Porto perca a taça, porque se não passamos pelo embaraço desses bimbos nos ultrapassarem pela primeira vez no número de taças! Mas infelizmente os bimbos não vão perder nada!

Tenho uma dúvida já faz algum tempo. Num cenário em que o Braga ganha a Liga Europa, isto significa apuramento directo via UEFA para eles (tal como o Atl Madrid este ano que nem em lugar europeu tinha ficado), ou seja, isto significa o quê para o nosso campeonato? Ainda não vi nada que abordasse esta questão

Não muda nada porque eles já estão apurados. Se não estivessem é que o 6º lugar não dava acesso.

Nunca pensei estar a fazer estas contas :wall:

mas quais contas? Se o SCP vence em Braga fica em 3º e vai a pré-eliminatoria. Nao tem que fazer qqr contas até pq mesmo que tenhamos que ir jogar a 2ºeliminatoria é contra os toscos qqr e serve de preparação.

A liga Europa começa na pré-elimanatoria onde já se encontram equipas com algum nivel.

Se fizermos o nosso papel e formos competentes, esse jogo da final da Taça deixa de ser relevante para nós!

:arrow: :arrow: :arrow:

Eu também gostava de saber. É um cenário que ainda não vi abordado.

Começar 5 semanas antes nem seria mau de todo… Se há coisa que esta equipa precisa é de trabalhar.

Nada muda se o Braga ganhar a Liga Europa, pois já está qualificado através da sua posição no campeonato.

O Braga vai sempre a Uefa ou por ganhar a taça ou por 4º lugar!
Não mexe nada connosco!
O último país sem qualificação para a Liga Uefa sobe e qualifica uma equipa!