Academia Sporting renova certificado de excelência
Alcochete distinguida com reconhecimento internacional
Academia Sporting renova certificado de excelência
A Academia Sporting, em Alcochete, renovou a certificação de excelência atribuída pela European Foundation for Quality Management, referente à Certificação e Reconhecimento de Modelos de Excelência.
Esta certificação de gestão de excelência é uma referência internacional e distingue a orientação da gestão para benefício mútuo, da empresa e do cliente, mas também a capacidade de liderança e o envolvimento das pessoas.
Este reconhecimento não é novo, já tinha sido dado à Academia de Alcochete no passado, e distingue a capacidade da fábrica de formação do Sporting procurar a melhoria contínua e o progresso do desempenho organizacional.
«Academia do Sporting valoriza mais o desenvolvimento que resultados» - João Teixeira
12:21 - 27-03-2015
João Teixeira (Liverpool) defende que a academia de formação do Sporting dá prioridade ao desenvolvimento dos jogadores jovens, em vez de se concentrar apenas nos resultados desportivos.
«Não temos pressão nem nada do género. Somos jovens e só temos de os concentrar em desfrutar, melhorar e divertirmo-nos. Aos 13 ou 14 anos não somos profissionais. Temos de ter tempo para aprender», disse o médio português, atualmente emprestado ao Brighton & Hove Albion pelo Liverpool, acerca da sua formação no Sporting em entrevista ao Forever Sports.
13 anos a formar talentos. Ainda ontem no cm tv os comentadores da treta lampionicos dizer escola deles atualmente era a melhor, quando esta noticia vêm provar exatamente o oposto. Formamos o figo, ronaldo, e tantos outros… Equipa de sub 21 contem quantos deles foram formados em Alcochete… Contra. Factos não há argumentos! Somos e. Seremos uma das melhores escolas de formação do mundo!!
UMA REVISITA PARA ESVERDEAR A MEMÓRIA
Por Jornal Sporting
14 Abr, 2016
NOTÍCIAS
Luís Miguel Franco, presidente da CM de Alcochete, passou o dia na Academia
A manhã de hoje conduziu o Presidente Luís Miguel Franco e alguns dos membros da sua Constituição Política à Academia do Sporting, em Alcochete. De facto, a viagem pode mesmo ter sido feita em modo piloto automático, isto porque para além das instalações se situarem no concelho da terra que preside, Luís Miguel Franco confessou que já conta com quatro presenças numa das melhores Academias do mundo. “É uma revisita. Eu já tinha tido a oportunidade de visitar a Academia do Sporting CP, mas é sempre um prazer estar neste espaço e perceber a excelência do mesmo”, relevou, sem se esquecer de referir a honra naturalmente presente que aquele projecto conferiu ao seio da Comunidade alcochetana: “Esta Academia tem proporcionado a formação de futebolistas de altíssimo nível e muito nos orgulha o facto de estar inserida no município de Alcochete, dando também uma enorme visibilidade a esta terra. Para além de voltar a ter a oportunidade de realizar esta visita, aproveitei para falar com o Presidente Bruno de Carvalho numa reunião de trabalho que teve um propósito: construir caminhos comuns que são do interesse do Sporting CP e da Câmara Municipal de Alcochete”.
Foi em Junho de 2002 que a ampla infraestrutura viu a sua inauguração, depois de uma luta incessante por melhores condições de treino para os atletas ‘leoninos’. Um dos líderes do movimento que apelava à profissionalização do Departamento da Formação foi o Mestre Aurélio Pereira, que hoje é o Coordenador do Departamento de Recrutamento e Formação e a melhor pessoa para apresentar a história de vida da Academia. Foi isso que fez, sob o olhar atento do Presidente Bruno de Carvalho, Octávio Machado, Director do Futebol Profissional, e de todos os elementos da Câmara de Alcochete presentes no auditório. Depois de narrados alguns contos divertidos e os demais dados que tornam a Academia do Sporting um caso sério de sucesso no futebol internacional, Aurélio Pereira acentuou uma frase que é capaz de ecoar no pensamento durante vários minutos: “Nós queremos formar profissionais de futebol de excelência mas, para tal, temos de ter a capacidade de formar grandes seres humanos”.
No final do percurso e já com as boas-vindas oferecidas pelo treinador Jorge Jesus, o Presidente da Câmara de Alcochete falou de uma relação de união entre o Clube e Alcochete, lembrando um acontecimento concreto para justifica-la. “Temos acarinhado sempre o Sporting CP enquanto instituição. Aliás: recordo-vos de que em Janeiro do ano passado, aquando o início das comemorações dos 500 anos do Foral de Alcochete, a Câmara Municipal atribuiu uma medalha de honra à Academia pela sua presença na Comunidade”, afirmou, antes de traçar algumas metas para um futuro mais verde: “Eu considero que uma vida sem desafios é uma vida de estagnação absoluta. Neste momento, temos desafios que são muito importantes para conferir uma maior centralidade à Academia, não só no concelho de Alcochete, mas na área Metropolitana de Lisboa. O caminho e a vida faz-se pela identificação e pela concretização de objectivos e é para isso que trabalhamos e trabalharemos.
De acordo com o Jornal do Sporting, actualmente temos, a nível internacional, academias no Canadá (Toronto), África do Sul (Rustemburg), Cabo Verde (Praia) e Guiné Equatorial (Malabo).
Serão abertas nos próximos anos as seguintes academias:
2016- África do Sul (2), Cabo Verde (1), Austrália (1) e China (2).
2017- África do Sul (1), Angola (1), EUA (2), República Domicana (1), Egipto (1) e Brasil (1).
No caso específico da China, prevê-se a abertura de um total de 10 academias, num horizonte temporal ainda por definir.
MAIS UM PONTO NESTE CONTO (DESTA VEZ NA COLÔMBIA)
Por Jornal Sporting
29 Abr, 2016
JORNAL SPORTING
Reportagem no Jornal Sporting sobre a expansão do Clube pelo Mundo
Canadá, Cabo Verde, Estados Unidos da América, Luxemburgo, China, Guiné Equatorial, Angola, África do Sul, Índia e… Colômbia. A estratégia de expansão do Sporting CP pelo Mundo está bem delineada e encontrou, recentemente, uma nova paragem na América do Sul. É em terras colombianas que o Clube de Alvalade vai implementar a sua mais recente iniciativa de expansão e levar, ainda mais, a marca Sporting CP aos quatro cantos do Globo. Numa primeira fase, o projecto ‘leonino’ passa por dar formação a treinadores locais, com os técnicos ‘verde e brancos’ a marcarem presença na Colômbia para, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol, atribuírem certificados de treinador aos colombianos que completarem com sucesso o programa de aprendizagem e aperfeiçoamento levado a cabo pelos ‘leões’. Completado o primeiro passo, o Sporting CP pretende continuar o seu projecto com aquilo que melhor sabe fazer: formar jogadores.
Cartagena, localizada a mais de mil quilómetros da capital colombiana Bogotá, é a quinta maior cidade do país e vai acolher o objectivo ‘leonino’ de formar jovens jogadores entre os dez e os 18 anos, de todos os estratos sócio-económicos. Todo este processo estará dividido em três fases, com a primeira a ter a duração de um ano lectivo e a focar-se na formação de treinadores e jogadores. A segunda parte, de acompanhamento do mesmo, levará meio ano, enquanto os restantes seis meses estarão reservados para a fase de avaliação. Para tal, existirão no terreno, em Cartagena, um coordenador técnico, um analista de dados para avaliar os jogadores e técnicos, um treinador de guarda-redes, um treinador da formação e três técnicos colombianos que já trabalhem com escalões jovens na Colômbia. Bruno Mascarenhas, vogal da Direcção para a Expansão e Núcleos, esteve no país do café para assinar o protocolo com o município de Cartagena, tendo recebido as chaves da cidade e dado o pontapé de saída no jogo Sub-20 entre o Atlético de Gabilo e o Real Cartagena, no Estádio Jaime Móron, que terminou com o triunfo do Cartagena por 2-0. “Eles têm noção do que é o Clube formador, o Sporting CP, e a quantidade de jogadores que tem feito. O objectivo deles é que os bons jogadores colombianos, em vez de fazerem todo o circuito no mercado sul-americano (Brasil, Argentina, México…) possam ir directamente daqui para a Europa a partir da colaboração desportiva que os técnicos do Sporting CP possam vir a dar”, explica Bruno Mascarenhas.
“E pensar que, há três anos, quando aqui chegámos, apenas existia uma Academia no estrangeiro (em Toronto) e mesmo essa arriscava fechar”, conta o Presidente Bruno de Carvalho. De lá para cá, o Sporting já abriu Academias em Rustemburgo, África do Sul, Cidade da Praia, Cabo Verde, Malabo e Guiné Equatorial. Seguem-se Joanesburgo, Nelspruit e Pretoria, na África do Sul, Mindelo, em Cabo Verde, Brisbane, na Austrália, Chengdu e Chongqing, na China, Viana, em Angola, New Jersey e Foxborough, nos Estados Unidos, Santo Domingo, na República Dominicana, Cairo, no Egipto e São Paulo, no Brasil. Até 2017, esta será a área do Globo coberta por Escolas Academias Sporting e, depois, mais se seguirão, como outras dez previstas para a China. Isto é o Sporting, um Clube do Mundo.
21 de Junho de 2002: Era inaugurada, em Alcochete, a Academia Sporting. Daqui já saíram nomes como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, João Mário, Nani, Miguel Veloso, Rui Patrício, Daniel Carriço, Adrien Silva, Cédric Soares, Eric Dier e William Carvalho.
[member=20535]Invictus se calhar algumas das tuas últimas partilhas aqui ficavam melhor no Tópico Geral da formação que está stickied no quadro em vez de neste que é sobre uma notícia específica, a renovação do certificado de excelência da Academia.
Obras avançam na Academia (fotos)
11:08 - 18-10-2016
A- A A+
Para formação de topo, melhores condições, e embora com pormenores a ultimar, a Academia dos leões já regista melhorias.
Bruno de Carvalho dissera que tudo estava idealizado e, quatro meses volvidos, a evolução nas instalações do Sporting em Alcochete, com um investimento previsto de €4 milhões, já está à vista, para corresponder às necessidades dos atletas.
Entre as novidades está uma infraestrutura para alto rendimento, que deverá estar concluída no final desta semana.
O espaço, que inclui uma piscina (já existente, faltando só o isolamento), é revestido por um piso tipo tartan, com absorção de impacto, estando destinado a treino específico, treino de recuperação de jogadores da equipa principal verde e branca, de acordo com o engenheiro Gonçalo Santos.
Ao serviço da formação está um campo de treino intensivo, como salientou João Rollin Duarte, secretário técnico. No exterior, ao lado dos relvados onde treina a equipa principal, já é visível um novo campo de futebol 11, de relva natural, faltando resolver a questão da iluminação.
ACADEMIA SPORTING COLABORA COM PROJECTO PSYTOOL
Por Jornal Sporting
27 Dez, 2017
CLUBE
Foram 10 os técnicos leoninos e 68 os jovens jogadores que participaram na amostra do projecto que incide sobre o desportivismo e os princípios éticos no futebol
O Sporting CP foi um dos dois clubes europeus que colaborou com o projecto Psytool - o outro foi o Sevilha, de Espanha - em parceria com a Universidade Autónoma de Barcelona e a Universidade das Ilhas Baleares. O tema é o “efeito do treino psicológico através dos treinadores no fair-play e na disposição dos jogadores para fazer batota” e a Academia leonina foi uma das amostras através de 10 jovens treinadores e 68 jogadores.
Neste momento está em construcção o artigo final do projecto, mas já foi publicado na Revista de Psicología del Deporte um artigo científico com algumas conclusões que já é possível retirar. A diminuição dos comportamentos de batota e da falta de desportivismo nos atletas, bem como o aumento do comprometimento com o jogo e com o desporto nos mesmos jogadores são alguns dos efeitos visíveis na amostra que trabalhou com o Psytool, embora não os únicos.
Naquilo que são considerados os agentes de mudança - que vão de treinadores a membros das equipas técnicas ou até pais e enfermeiros que podem ter influência sobre o jogo -, apenas 5% da amostra não achou que o programa lhes dá boas razões para realizar mudanças e os tornou mais capazes e mais atentos a casos de discriminação, violência dos espectadores, e ao reforço do fair-play.
Por fim, enquanto Clube - o único emblema nacional e um dos dois europeus a associar-se ao Psytool -, a parceria reforça a procura pela verdade desportiva, tornando a formação dos leões ainda mais aliciante, existindo a possibilidade desta ferramenta ser alongada a todas as Escola Academia Sporting.
Academia do Sporting, o local onde "nascem os Bolas de Ouro", em destaque em Inglaterra
“Dentro da academia do Sporting, onde nascem os vencedores da Bola de Ouro” é o título da peça publicada no jornal britânico The Guardian.
A Academia do Sporting foi o objeto de estudo do jornal The Guardian, que apelidou a academia de Alcochete como o local onde nascem “vencedores da Bola de Ouro”. A peça do jornal britânico faz referência a Luís Figo e a Cristiano Ronaldo, dois dos casos de maior sucesso da Academia do Sporting, logo nos primeiros parágrafos. “O Sporting desenvolveu os dois jogadores com mais internacionalizações em Portugal, Cristiano Ronaldo e Luís Figo, sendo que ambos conquistaram a Bola de Ouro, a Liga dos Campeões e um número incalculável de campeonatos e taças”, pode ler-se.
Depois de descrever um dia passado em Alcochete, o jornal lembra que dez dos jogadores entre o lote de 23 convocados para o Euro’2016 partiram da Academia dos leões, sendo que oito dos quais foram titulares naquela noite em Paris. “Passei por uma camisola assinada por Cristiano Ronaldo e os restantes produtos da Academia que ajudaram Portugal a conquistar o Euro’2016. Os vencedores da Bola de Ouro, os campeões europeus e os profissionais espalhados um pouco por todo o mundo são um testamento ao lema da Academia: esforço, dedicação, devoção e glória”, termina.
ACADEMIA SPORTING EM DESTAQUE NO THE GUARDIAN
Por Jornal Sporting
20 Fev, 2018
FUTEBOL
O prestigiado jornal inglês passou um dia na Academia do Clube e não poupou nos elogios aos métodos de trabalhos dos leões
Visitou o complexo de treinos do Benfica, no Seixal, que terá custado aproximadamente 15 milhões de euros, mas foi apenas no dia seguinte, em Alcochete, que Alex Claphan, jornalista do diário britânico The Guardian, descobriu um verdadeiro ‘templo de futebol’. Extravagancias à parte, a opinião é sustentada pelo simples facto de… o café custar apenas 0,40€, o que demonstra o contraste de valores, não só monetários como também morais. Uma simplicidade que acaba por ser, em parte, receita do sucesso desportivo de uma casa habituada desde sempre a formar e a trabalhar com os melhores.
“Esforço, Dedicação, Devoção, Glória. Estas são as primeiras e as últimas palavras que as jovens promessas vêem quando entrem e saem da academia do Sporting Clube de Portugal”, começa por dizer no artigo Alex Claphan, que passou um dia no centro de formação leonino, o único emblema a produzir dois Bolas de Ouro. “Não pude deixar de sonhar com os jogadores que passaram por estes corredores e dormiram nestes quartos, não tendo nada mais do que ambição nos bolsos. O Sporting produziu jogadores icónicos, como Cristiano Ronaldo e Luís Figo, que conquistaram ambos a Bola de Ouro, a Liga dos Campeões, e inúmeros campeonatos e taças. Existem imagens autografadas deles por todo o lado”, contou.
Na verdade, Ronaldo é mesmo o melhor exemplo para as jovens promessas do Clube. "Messi é único, mas o que Cristiano fez para estar perto destes níveis diz muito sobre os seus limites. Veio de uma ilha sem nada: era um menino magro, com maus hábitos e que gostava de correr atrás dos defesas. Agora é um jogador completo: uma besta. Usamo-lo como um exemplo em cada sala: desde o ginásio às salas de aula de psicologia e até aos balneários. Sacrificou-se muito para ter tudo o que tem agora”, referiu Miguel Miranda, coordenador de guarda-redes, ao The Guardian.
Depois de descrever o dia passado em Alcochete, lembrando que dez dos 23 convocados para o Euro-2016 foram ‘lapidados’ na Academia, sendo que oito deles foram titulares na final frente à França, Alex Claphan contou ainda com o relato de Eric Dier, formado nos leões, que destacou os valores que recebeu. “Eles orgulham-se de formarem pessoas educadas e respeitosas. Nunca se zangam contigo se falhares um passe, mas fazem-no se faltares ao respeito a alguém. Um bom jogador para o Sporting é alguém que consegue compreender quando comete um erro e corrigi-lo”, explicou o actual jogador do Tottenham.
Um testemunho partilhado ainda por ‘eternos’ jogadores da casa como Nani ou João Mário. E mais ainda estão para vir…