Academia Sporting na África do Sul

Retirada de: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1029131&div_id=1728 e já noticiada no maisfutebol
Empresas

Criada «joint venture» para o efeito

Sporting vai criar academia na África do Sul

Espaço deve estar em funcionamento dentro de um ano
O Sporting vai criar uma joint venture para construir e implementar uma Academia Sporting na África do Sul.

"Segundo o clube verde e branco, os parceiros no projecto serão a DMN Investments CC, empresa do Grupo Giorgiu Group, e a Extra Dimensions, que vão assegurar o investimento necessário à construção da academia e todo o financiamento da própria actividade da Academia Sporting África.

Em comunicado, o Sporting diz ainda que a Extra Dimensionas vai adquirir ao clube ou a uma empresa participada por este de acções da SAD no valor de 1 milhão de euros.

Assim, a Sporting SAD passará a deter, em partes iguais com os seus parceiros, o direito a receber os lucros da sociedade a constituir e «beneficiará de um direito de opção sobre todos os jogadores formados» na Academia Sporting África em moldes «pré-definidos» pelas partes.

A nova academia vai localizar-se em Bloemfontein, Free State e deve começar a funcionar em Janeiro do próximo ano.

As acções do Sporting encerraram a valorizar 3,68% para 1,41 euros."

Não sabia desta notícia. Considero que se podem tirar bons dividendos, mas tenho algum receio dessas cláusulas que há aí pelo meio e do modo como o negócio foi feito. Gostaria que, a ser verdade, este projecto fosse apresentado aos Sportinguistas.

O Sporting vai lançar na África do Sul uma Academia de formação de jogadores de futebol, que deverá começar a funcionar a partir de Janeiro de 2010, anunciou o clube.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting explica que o projecto será efectuado em parceria com duas empresas que “assegurarão o investimento na construção e todo o financiamento da própria actividade”

“A contribuição do Sporting no negócio consubstancia-se exclusivamente na cedência da marca Academia Sporting no continente africano e no seu conhecimento na área da formação desportiva”, lê-se na nota assinada pela SAD leonina.

Ainda segundo o mesmo comunicado, o Sporting “beneficiará de um direito de opção sobre todos os jogadores formados na Academia Sporting África”.

O projecto leonino será construído em Bloemfontein, na região de Free State.

In Record

Quanto a mim, é uma grande noticia, uma noticia que há muito que espero.

Saudações Leoninas

Ps: Se não estiver na secção correcta peço aos moderadores para mudarem.

:great:

Boas noticias, no que toca a formação andamos sempre na frente…

:clap:

Sim, mas tem que ser uma coisa bem feita. O Ajax comprou o Seven Stars e o Cape Town Spurs e fundiu-os para criar o Ajax Cape Town e desde 1999 basicamente só o Steven Pienaar é que fez alguma carreira no Ajax de Amesterdão. Temos que aprender com os erros dos outros e sobretudo apoiar-nos nos portugueses que vivem na África do Sul. Lembro-me por exemplo do ex-guarda redes dos Bafana Bafana, o Roger de Sá, nascido em Moçambique em 1964 e que não se cansa de proclamar o seu sportinguismo.

Acho que num país como por exemplo a Nigéria esta seria uma iniciativa que traria mais frutos ao Sporting devido à enorme quantidade de jovens com talento que há por lá.
Em todo o caso parece-me uma excelente medida e espero que traga ao Sporting muitos benefícios. :clap: :clap: :clap:

Espero que se saibam mais promenores em breve.

Deste acordo já faz parte a obrigatoriedade de esses investidores virem comprar um milhão de euros em acções da SAD. As acções da SAD só podem ser alienadas com autorização da AG do Sporting Clube de Portugal. Acho que nem vale a pena comentar mais. :arrow:

É pior ainda: «A Extra Dimensions adquirirá ao Sporting Clube de Portugal ou a empresa participada por este indicada (…)»

Olha a VMOC fresquinha :whistle:
Eu que não percebo nada, não pode haver direito preferencial para contornar uma eventual ida a AG?

Isso não quer dizer nada.

O clube tem uns 60 e tal ou 70% da SAD através do próprio clube e da Sporting SGPS, sua participada.

O que essa frase quer dizer é que ou o clube ou a SGPS vendem o tal milhão.

Realmente só mais uma negociata desta Quadrilha infame poderia justificar a escolha de África do Sul para abrir uma Academia.
E com Moçambique ali mesmo ao lado.

Ainda por cima num País onde nos últimos anos a média de Portugueses assassinados é superior a 1 por Mês.

Olha…mandem para lá o Barbosão.

pois é… mais depressa acreditava numa academia Sporting em Moçambique ou mesmo Angola.

a nigéria também era uma boa hipótese, assim como a costa do marfim ou o gana, só para citar alguns. mas sempre preferencialmente nos países lusófonos

Quando vi o nome do tópico pensei logo numa alternativa - Camarões [Eto’o, Douala] -, não sei por quê. Assim como podia ser na Nigéria [Obafemi Martins, Obi Mikel, Ibrahim Rabiu], Costa do Marfim [Drogba, Kalou, Touré], Gana [Essie, Muntari] ou noutro país onde o futebol de rua tem pérolas. África do Sul [McCarthy]* é mais rugby :twisted:. Vale a intenção… *Não há mais que isso, e mesmo assim não é um fenómeno nem tem o prestigio de jogadores que representam outros países africanos com maispotencial futebolístico.

Qual intenção? Se em termos históricos não temos a relação com eles que temos com outros países africanos, se não é propriamente um viveiro de talentos como outros países africanos e se já há outros casos de flagrante fracasso nesse país qual é a intenção de ir exactamente para a África do Sul? E já nem quero falar no facto de existirem problemas reais com a comunidade portuguesa que por lá entra…

Cheira-me a negociata… Mais uma, vá!

Comparar as infraestruturas da Africa do Sul (as actuais e as que estão a ser realizadas para receber o Mundial de Futebol) com as existentes em Angola, Moçambique ou Nigéria é um pouco surreal.
É demagógico dizer-se que matam um português por dia, é mais honesto dizer-se que é país muito inseguro, com especial enfoque na sua capital, onde morrem brancos vitimas de assaltos e roubos, não havendo uma perseguição ao cidãdão português. Mas se formos por esse caminho, esqueçam o mercado sul americano, especialmente o Brasil onde o crime é enorme e também afecta cidadões portugueses com raptos, roubos e assassinios.

Regressando ao futebol, o Sporting fica com uma infra-estrutura priveligiada para explorar um mercado claramente deficitário em Portugal que é o africano (em especial a africa negra) de onde sairam jogadores de topo mundial como Drogba, Etoo, Diarra, Essien, etc…

Ver-se em tudo o que se faz, uma negociata torna qualquer discusão inutil.

Parece-me que não estás a entender o cerne da questão. É verdade que a África do Sul terá infraestruturas novas por causa do Mundial, mas que beneficiará o Sporting com isso? Zero! O investimento numa Academia terá sempre de ser feita, seja ela na África do Sul, em Mocambique, no Dubai ou na Eritreia… Interessa saber é qual o interesse de cada zona! E agora é caso para perguntar: tendo o Sporting disponibilidade para poder aproveitar com as antigas colónias, onde é apreciado, respeitado e até idolatrado por alguns, faz algum sentido ir para um país onde para além dos problemas raciais existentes somos apenas mais um clube? Eu acho que não…

Agora, desses jogadores que falaste, não me parece que nenhum deles seja sul-africano ou então de países com melhores infra-estruturas que a África do Sul. São é de países geralmente com jogadores mais talentosos… Então pergunto: porquê África do Sul?

Eu sei.

Mas quer dizer algo.

Se as acções vendidas forem do clube será preciso uma AG para autorizar essa alienação; se forem de empresa participada não… :whistle:

Ora bem! Pergunto eu: em termos puramente ideiais (não sabendo a razão por terem escolhido África do Sul e, pior, não nos dando a conhecer o porquê dessa escolha) não faria mais sentido escolher uma antiga colónia portuguesa?

Olha, p.ex., Angola que o Franco conhece bem (e que se poderia dizer que seria mais uma negociata também… ;D)

Sim, porque interpretar o espírito dos estatutos (aprovados quando ainda não havia SGPS nenhuma) é uma operação hermenêutica que os nossos queridos responsáveis considerarão completamente desnecessária e despropositada… :sick:

Entendo o teu ponto de vista.

Mas uma Academia, como prova a de Acochete, não se rege unica e exclusivamente por ter jogadores portugueses.

Se a Academia na Africa do Sul for a base central para uma prospecção a sério do mercado africano, podem ser detectados jogadores no Gana, Nigéria, Angola, Moçambique, etc… e serem levados para a Academia, tal como acoentece agora onde em Alcochete tens jogadores Nigerianos, Brasileiros, etc…

Como disse inicialmente percebo o teu ponto de vista, quando dizes que uma Academia num pais Africano lusofono, por razões históricas e sentimentais faria sentido. A questão que se coloca no entanto, tem haver como disse no post inicial, com as reais infrastruturas desses paises e Angola, fora de Luanda, continua a ser um país desolador e com as perspectivas dos parceiros do Sporting que certamente também tiveram uma palavra a dizer na escolha do país a acolher a Academia.

Bem vocês falam como se o Sporting fosse gastar rios de dinheiro, :naughty: coisa que segundo eu percebi da noticia, não irá acontecer. Ao Sporting cabe “apenas” dar o nome a academia e formação. Ficamos com direito de opção de todos os jogadores que lá passarem. Ou seja, é um bocado como o franchising, em que pagamos para poder vender um produto de uma determinada marca (exemplo disso é os vários Macdonalds que por ai há).

Neste caso, não nos pagam pelo nome da academia e pela formação inicial (segundo sei), mas dão-nos direito de opção de possíveis pérolas.

Vejo este negocio, como uma expansão sem custos para o nosso clube, e que nos dará mais nome noutro continente. Se calhar depois deste negocio outros virão no mesmo molde.

Na minha opinião o mais importante nem foi o sitio que foi escolhido porque o mais certo foi o Sporting não ter escolhido o local da academia, mas sim as duas empresas que a vão financiar, mas sim ser um negocio pioneiro no clube, se vier a resultar continua-se com mais “franchisings” do género, se não resultar também não perdemos dinheiro.

Mas se calhar sou eu que não estou a ver bem o filme. ::slight_smile: