Quanto à convocatória do Manuel da Costa, eu estranho que nos jornais tanto se critique que os brasucas queiram representar a selecção e não se critique que este Manuel da Costa que nasceu em França, joga na Holanda e nem fala PORTUGUÊS seja chamado.
Eu acho que, tal como defendi no caso do Deco, que a partir do momento que um jogador tem a nacionalidade portuguesa passa a ficar ao critério do seleccionador a sua chamada à selecção, pode criticar-se é a lei da Nacionalidade, mas isso é com os politicos e não com um seleccionador de futebol…que no caso até nem é português.
Mas o que eu penso é que deve haver coerencia, se são brasucas, ah e tal e coiso (com razão), mas se é filho de imigrante que nem português fala, já pode ser, já é por amor à Pátria e completamente desprovido de interesses profissionais. Vale tanto para uns como para outros.
Enquanto Martins não perceber que o futebol é para ser jogado por um colectivo
Não percebo pk é que dizem que o C. Martins é individualista e que n joga para a equipa. Acho precisamente o contrario, senão n consigo compreender como é que a principal virtude do homem é o ultimo passe, principalmente aqueles verticais à De la Pena dos bons velhos tempos.
O martins precisa é de ser titular 10 vezes seguidas a jogar 90 minutos, depois vejam o bicho cheio de confiança a partir tudo.
Tonel, finalmente, agora que Andrade ja esta recuperado...
Martins é estalada em PB por andar a desperdiçar um jogador e Moutinho é desperdicio pq não vai jogar mesmo…
tu realmente quando queres és teimoso…
será que nao percebes o surreal que é quereres acreditar que o problema do Martins é tudo menos o próprio? tudo o que se passou na carreira do martins (que nunca mais arranca) é culpa do campomaiorense, do peseiro, do fernando santos, agora é do paulo bento, foi dos médicos, foi da palmilha…
tem paciência Incy. Tu tens a obrigação de saber reconhecer o que martins é: um jogador com enorme talento, burro que nem uma porta, sôfrego (possivelmente demasiado sportinguista para a personalidade que tem).
Nunca irá a lado nenhum, escreve o que te digo, embora ainda seja menino para um dia meter um ou dois de raiva ao sporting, não distinguindo onde reside a sua própria responsabilidade em passar ao lado de uma grande carreira.
A minha opnião sobre o Martins está mais que esclarecida, um jogador com talente mas sem cabeça e sem inteligência. Todos os anos estamos nós feitos parvos a esperar que ele solte o talento que tem nos pés, mas tal tem vindo a entardecer e sinceramente perdi todas e quaisquer esperanças neste jogador.
Sei que daqui a uns tempos, ele arranca mais uma boa exibição e veremos a malta do Sporting, toda animada, a pensar que " é desta" e de repente volta o perfeito anormal :evil:
Nunca vai soltar o seu talento nem qualidade por completo e não contem comigo para ficar sentado a assistir a mais um ano de miséria deste jogador. Foi convocado e mal por Scolari, um jogador como ele, que não foi convocado para o jogo contra o Braga, por motivos alheios ao fisico, só merecia descansar mais algum tempinho, mas como eu também já sei que aquilo não tem solução, que vá e que faza bom proveito.
Mas o que eu penso é que deve haver coerencia, se são brasucas, ah e tal e coiso (com razão), mas se é filho de imigrante que nem português fala, já pode ser, já é por amor à Pátria e completamente desprovido de interesses profissionais. Vale tanto para uns como para outros.
não há coerência nenhuma e tens toda a razão. É nacionalismo da treta no seu melhor. E como se discutiu na altura do Deco nem precisas de ir aos imigrantes pois tens cá malta estrangeira que faz muito mais pela nação e tem muito mais orgulho nela que muitos que cá nasceram. Mas o caso que referes é de facto cómico, embora para mim pouco me interessa, sou coerente. Na hora de levantar um caneco internacional se há coisa que me iria realmente maçar era o golo ter sido marcado por um brasileiro ou chinês.
Concordo com o Lizard, a partir da altura em que o Deco entrou, todos sao potenciais candidatos…
Mas acho que deve haver uma certa logica nisto, ver um Pepe a dizer que quer jogar por Portugal, quando existem espalhados por aí mais uns 10 a 15 centrais melhores que ele, tugas de gema, é surreal.
Agora jogadores como Derlei, Liedson, Ibson, etc, seria de dar-lhe uma oportunidade…
É como o Mauras diz, na hora da vitoria ng se lembra, nao vi ng a desatinar com a nacionalidade do Obikwelu nos Jogos Olimpicos…
Martins merece a convocatória porque qualquer hipótese de cura ou estabilização o aproxima do seu potencial; talento verdadeiro e maior, não importa que o engasgue: o SCP tem de lho extrair mais e o melhor possível. E é claro que nos dará alegrias.
Tonel vai tarde, mas é para ficar. Este rapaz ainda vai jogar uns bons anos e eu gosto de o ver a jogar pelo Sporting. Boa sorte.
Caneira tem lugar de caras. Só não foi porque está magoado.
Ricardo e Moutinho. Nani, à porta, mas com Maniche bom, nem pensar. Sou pró-Viana e anti-Deco. E EsCabrosa em vez de Boa-Morte? Por alma de quem?
Martins merece a convocatória porque qualquer hipótese de cura ou estabilização o aproxima do seu potencial; talento verdadeiro e maior, não importa que o engasgue: o SCP tem de lho extrair mais e o melhor possível.
Martins merece a convocatória porque qualquer hipótese de cura ou estabilização o aproxima do seu potencial; talento verdadeiro e maior, não importa que o engasgue: o SCP tem de lho extrair mais e o melhor possível.
Ainda acreditas nisso?
Acredito que, enquanto ele estiver sob contrato, a nossa obrigação é fazê-lo treinar e jogar o melhor possível. O resto, normalmente, faz ele, quando está em campo. Se falarmos em carreiras interrompidas ou desperdiçadas, continuo a achá-lo mais próximo de Quaresma do que de Fraguito.
Eu gostei sobretudo da convocatória do Manuel da Costa e do Daniel Fernandes...*lol* Quem são eles para merecerem ir à selecção A?
Pois eu não me importava nadica de nada de os ver com o leão ao peito…de caras!
Do Daniel Fernandes não posso opinar porque nunca o vi jogar. O Manuel da Costa já vi alguns jogos pelos sub-21 e acho-o um flop. Parece certinho mas é daqueles que repentinamente comete os erros mais incríveis. Gostava muito de saber quem será o padrinho dele, que o fez “aparecer” vindo do nada. Caro Toca, querer esse jogador no SCP de caras… enfim!
Tens mesmo que vir à Academia comigo um dia destes para veres o que é um defesa central!
Ainda acreditas nisso?
Acredito que, enquanto ele estiver sob contrato, a nossa obrigação é fazê-lo treinar e jogar o melhor possível. O resto, normalmente, faz ele, quando está em campo. Se falarmos em carreiras interrompidas ou desperdiçadas, continuo a achá-lo mais próximo de Quaresma do que de Fraguito.
A nossa obrigação é essa e a dele? Ele tem de se empenhar o máximo possivel nos treinos e jogar o maximo possivel nos jogos, ambas as coisas parecem-me intermitentes neste jogador. Quaresma pode ter tido até ao momento uma carreira desperdiçada mas não te esqueças que tem sido muito mais regular a mostrar o seu talento do que Martins.
Bem podem esperar por Martins, que ele nunca vai aparecer
Eu gostei sobretudo da convocatória do Manuel da Costa e do Daniel Fernandes...*lol* Quem são eles para merecerem ir à selecção A?
Pois eu não me importava nadica de nada de os ver com o leão ao peito…de caras!
Do Daniel Fernandes não posso opinar porque nunca o vi jogar. O Manuel da Costa já vi alguns jogos pelos sub-21 e acho-o um flop. Parece certinho mas é daqueles que repentinamente comete os erros mais incríveis. Gostava muito de saber quem será o padrinho dele, que o fez “aparecer” vindo do nada. Caro Toca, querer esse jogador no SCP de caras… enfim!
Tens mesmo que vir à Academia comigo um dia destes para veres o que é um defesa central!
Está combinado!
Sinceramente do Manuel da Costa conheço o que toda a gente conhece, e o seu crescimento meteórico quer dizer qq coisa. Não me parece que seja só “padrinho”.
O Daniel Fernandes conheço um pouco melhor por interposta pessoa. Há uma pessoa que trabalha (sazonalmente) comigo que é grego, vive em Salónica e é fanático pelo PAOK, que me está sempre a dizer maravilhas do GK. Pode ser exagerado, ou não, mas lá que o homem me faz um retrato fantástico do rapaz lá isso faz. De resto com 23 anos ainda tem margem para progredir, e lá que a envergadura e altura (1,95 m) do bicho impressionam…
Oh meu caro amigo Majestade, esta é a primeira convocatoria coerente de Scolari em muito tempo, tem ali todos os ovos para fazer a omolete que seria a verdadeira selecção:
Porquê Sui-Generis? Porque a Liga Portuguesa foi das poucas a parar quando toda a Europa jogou neste fim de semana. Assim, e porque só dura 30 semanas, pode dar descanso aos convocados oriundos de terras lusas. Fica a interrogação sobre a pausa de 17 de Dezembro a 14 de Janeiro e qual será a forma física dos clubes no recomeço. Ainda há que ter em conta quais serão as actividades a desenvolver nesse período de tempo.
Renovação e Gestão de Esforço por vários motivos. Mais uma vez chamou Quaresma. Vamos ver se é para ficar. Chamou finalmente Tonel, que já merecia há muito o banco dos suplentes. Chamou outros valores que lhe permitem pelo menos observar com quem pode contar. Mas porquê renovação e gestão de esforço? Porque Nuno Valente pode ter tudo mas não tem velocidade - factor crítico de sucesso no futebol moderno e para mais na sua posição. O mesmo se pode dizer relativamente a Costinha. Apesar da sua posição ser mais “lenta”, contra boa equipas também já é substituível. Maniche penso que se insere na gestão de esforço. Este elemento ainda tem muito para dar. Outros jogadores não vêm porque estão lesionados.
O Senão é a possibilidade do autocarro cazaque não ter brechas e marcar um golo em contra ataque. Caso tenha técnica para isso, o que não me parece…
Dizer que o Manuel da Costa só está com nacionalidade portuguesa por interesse é uma barbaridade. Quem conhece a história dele sabe que a selecção francesa queria convocá-lo para o torneio de Toulon, mas ele rejeitou porque sentia maior afinidade com Portugal, embora pudesse escolher entre 3 países: Portugal (por causa do pai), Marrocos (por causa da mãe) ou França (onde nasceu).
Mas ele escolheu Portugal porque era dos 3 o preferido dele. E quase que ia queimando a sua carreira por causa disso, porque a partir do momento que ele recusou ir à selecção sub-20 francesa e escolheu a portuguesa, no clube onde estava (o Nancy) e onde já era titular na equipa A, começaram a pô-lo de lado e foi treinar o resto da época para a equipa B deles como forma de o pressionarem a aceitar jogar pela França. Agora acham o quê? Que ele escolheu Portugal por interesse? Se o critério dele fosse interesse, ele teria escolhido a França, porque teria muito menos incómodos tendo jogado o resto da época na equipa A do Nancy e tendo ido à selecção francesa que era a vencedora em título do torneio de Toulon. E neste caso os franceses mostraram mais uma vez que são uns porcos sabujos, e que eles sim escolhem jogadores por interesse e não pela ligação afectiva ao país.
[A propósito disso olhem o caso recente do argentino Gonzalo Higuain que nasceu em França mas que é filho de argentinos, que vive e joga há muito na Argentina, mas que os franceses descobriram que ele tinha nascido lá e como forma de ganharem um jogador para a selecção, convocaram-no a ver se ele ia na tanga. Felizmente, o gajo tem miolos e recusou jogar pela França.]
Depois o resto da história já é conhecida: o rapaz jogou por Portugal no torneio de Toulon onde costumam estar os olheiros dos grandes clubes europeus. O rapaz jogou bastante bem e impressionou pelo seu físico e pela técnica principalmente. O PSV achou-lhe piada e contratou-o ao Nancy. No PSV tem sido titular em boa parte dos jogos e tem jogado a lateral-direito e a defesa-central (a sua posição natural). Agora, sinceramente, acham que ele está no PSV e tem sido titular lá por causa de um “padrinho”?
Uma coisa é não concordar que ele seja convocado para os A. Eu também não concordo porque acho que existem centrais que deveriam ter prioridade sobre ele, como é o caso do Zé Castro. Agora malhar no rapaz e dizer que ele é mau jogador e que só está onde está porque tem um “padrinho” é muito má vontade. Quem o vê jogar, repara à primeira que o rapaz é muito talentoso (aliando a isso, ainda por cima, 1,90m e tal) e que está muito acima da média, em relação aos centrais da idade dele.
Não há treinadores perfeitos porque ninguém é perfeito, mas o Scolari acerta muito mais vezes do que erra mesmo que pelo seu feitio irrite e desagrade a muita gente, principalmente num País como o nosso onde pouco fazem alguma coisa mas quase todos falam mal, especialmente dos poucos antes referidos. Só que os resultados falam por ele e seja no Brasil em Portugal ou na cochinchina, com Clubes ou Selecções ele é um ganhador nato.
Esta convocatória parece-me perfeitamente compreensível e justificável, senão vejamos:
O Scolari sempre considerou o guarda-redes das Esperanças como o seu 3º guardião. No Euro foi o Moreira, no Mundial foi o Vale pelo que agora vai ser este rapaz que ele chamou apenas para se ir integrando no grupo que é algo que ele valoriza muito e bem.
Temos um deficit de quantidade no centro da defesa que foi agravado pelas lesões do Andrade e do Meira. E aqui há uma das coisas que eu nunca compreendi que foi a chamada do Costa para o Mundial, porque este jogador parece-me patético, mas se calhar sou eu que estou a ver mal pois até o melhor treinador do mundo e arredores apostou nele algumas vezes. Mas pronto julgo que o Scolari já desistiu dele mesmo que à sua conta tenham andado 2 pontos. A seguir apostou no Rocha como poderia ter apostado no Tonel, não me parece que hajam assim grandes diferenças entre estes dois jogadores. O defesa lamp falhou pelo que chegou a vez do nosso Tonel vamos ver como é que ele se safa.
Para além disso o Scolari já tinha aproveitado o castigo deste jovem do PSV nos sub-21, para vê-lo com a treinar na equipa principal. Parece que gostou mais dele que o tal José António pelo que voltou a chamá-lo.
A troca do Nani pelo Martins também me parece inteligente, não só para compensar um jogador que afinal lesionou-se na Selecção como para não contrariar a cura de banco que o Paulo Bento está a fazer ao Nani. Ao mesmo tempo sai mais uma oportunidade para o Quaresma que tarda em afirmar-se a este nível e duas entradas perfeitamente lógicas como são as de Meireles e Moutinho.
A saída de jogadores que me parecem ter chegado ao fim da linha como Valente e Costinha também me parece lógica, tal como compreensível foi o voto de confiança que Scolari lhes tinha dado nos primeiros jogos, porque para ele o grupo está em primeiro lugar, mas quando eles falham não hesita em mudar como aconteceu depois do primeiro jogo do Europeu e volta agora a suceder após nova derrota esta na Polónia.
Em suma penso que Scolari sabe o que faz e fá-lo com lógica dentro daqueles que são os seus princípios que até agora lhe conferiram legitimidade mais do que suficiente continuar o seu trabalho como ele muito bem sabe.