" As ações da SAD do Sporting não negoceiam desde a passada quarta-feira, 4 de Abril, dia em que afundaram 33,33% para 0,60 euros, com mais de 13 mil títulos transacionados, o que compara com uma média diária inferior a 1.500 ações nos últimos seis meses. Este congelamento na negociação das ações do Sporting na sequência da derrota frente ao Sp. Braga, que pode mesmo pôr em causa o terceiro lugar dos leões no final do campeonato.
Desde então não houve mais negócios com ações desta SAD. E porquê? Está tudo relacionado com um factor técnico, explicou fonte da Euronext ao Negócios. Quando há oscilações muito acentuadas a bolsa automaticamente trava a operação em causa.
Numa ação como o BCP, por exemplo, a negociação é contínua, e portanto este congelamento de negociação é curto (de apenas minutos). Contudo não é este o caso das ações da SAD do Sporting. Neste caso trata-se de negociação por chamada, o que significa que as ordens só entram duas vezes por dia: uma às 10h30 e outra às 15h30. Neste regime estão cotadas com pouca liquidez ou pouca dispersão em bolsa.
Se as ordens que tiverem entrado corresponderem a uma queda superior a 10% (variação a partir da qual é espoletado o travão automático) o congelamento mantém-se. E é o que estará a acontecer com a negociação das ações da SAD do Sporting. Assim sendo, a negociação só retomará quando as ordens tiverem implícita uma variação inferior a 10%."
As acções tiveram um pico (foram aos 90 centimos) no dia 31 de Março. Entretanto, cairam para a média anterior. O resto é o funcionamento normal da bolsa nestas situações. Convém termos algum cuidado, porque a caixa que BdC abriu vai permitir atirar para lá muita m**** nos próximos dias.
Não vão porque abaixo do 0,50 € eu tenho ordem de compra até um determinado valor. E abaixo dos 0,40 € mais um montante.
Portanto como podes ver, basta um pé-rapado como eu para fazer subir radicalmente o valor das mesmas, e limpar toda a liquidez de acções de uma empresa da dimensão da Sporting SAD.
Isto é tudo muito volátil. É um não assunto :great: