Abordagem ao Dossier - Extremos do SCP - 2015/2016

Não sei se são caros ou não… mas se houver possibilidades as minhas fichas vão todas para estes 2 meninos:

José Izquierdo- Velocidade, força, técnica,explosão e remate

Pione Sisto- Diamante em crescimento

Com a inevitável saída de Nani torna-se imperiosa a renovação com Carrillo e a contratação de outro jogador que faça sombra ao Carrillo. Iuri e Mané são para ficar e Heldon também se mostrar boas indicações na pré-época.

Deste modo:
Renovar Carrillo e manter Mané.
Resgatar Iuri Medeiros e Heldon
E contratar um extremo para entrar de caras na equipa à imagem de Nani.
Vender Wilson Eduardo, Salomão e Capel.

Eu próprio já defendi que era preciso contratar gente para aqui, mas mudei de opinião pela forma como o Iuri se está a impôr no Arouca e pela maior regularidade que o Carrillo está a demonstrar.

O Sporting para o ano precisará de 3 extremos com capacidade para serem titulares. Para mim, André Carrillo, Carlos Mané e Iuri Medeiros têm-na.

Depois há várias opções para 4º extremo (gajo que joga na TL, muito ocasionalmente vai ao banco, etc): ou subir um dos da B (Gelson ou Podence), ou simplesmente ficar com 3 + Matheus Pereira a jogar na B e a poder ser chamado.

Portanto, teoricamente, Carrillo e Mané (ano de afirmação, como o do Carrillo foi este ano depois de épocas menos positivas) como titulares, e Iuri Medeiros a ter o papel que Mané tem este ano. Parece-me que está preparado (tem qualidade) para isso.

Sim, poderíamos arriscar e apostar na casa ficando com:

ED:
Carrillo
Mané
Gelson Martins*

EE:
Iuri Medeiros
Matheus Pereira*

  • Gelson e Matheus iam jogando na B com Pondence e Eloi.

Qualidade há, resta saber se aguentam a responsabilidade :wink:

Gelson e Matheus tem tudo para ser craques de nível mundial, para mim devia rodar numa equipa de 1º liga e em 2016/17 de volta ao Sporting para titulares, pois tem condição para isso.

2015/16:

Rodrigo de Paul
Mane

Carrillo (se renovar),se não Kostic
Iuri Medeiros

Certo Cátia. Para mim nos extremos mais que a maturidade interessa a qualidade (bom, ela tem de estar associada). Eu acho que o Carrillo, Mané e Iuri têm essa capacidade.

E que em 6 meses se preparava outro jogador para na segunda volta a ter também. Que foi basicamente o que o Jardim fez com o Mané o ano passado. Há miúdos com qualidade para isso.

Mas espero que, desses 3, só um fique na B. O Gelson com o Mundial Sub-20 que fará… será um erro continuar na II Liga. O Podence, pelo que fez na A, já deve ter interessados. E tem um talento enorme.

Comigo seria Carrillo, Mané, Medeiros e Podence na A (Podence, repito, a ser trabalhado tipo Mané, 6 meses só a treinar, aparecer na TL como o Mané apareceu, se mostrar qualidade é aposta). Com Matheus na B, e Gelson a rodar num bom clube da 1ª Liga (estou certo que depois do Mundial Sub-20 ser-lhe-à fácil arranjar colocação), como o J. Mário fez em Setúbal, ou o Medeiros e o Esgaio agora.

Sim, também era capaz de emprestar o Gelson acho que é o que está mais preparado. Mas entre o Podence e o Matheus não sei se não apostava neste ultimo para ser o 4º, o Podence tem andado algo desaparecido e ficará bem mais um ano na B.

Depois da primeira volta que fez no futebol sénior (Matheus só jogou futebol formação, e pouco), e dos jogos que fez pela A nas Taças, acho que seria um erro.

Mas o facto do JdD o preterir pelo Dramé não ajuda a que o cenário seja muito diferente desse, infelizmente.

Se o Carrillo renovar, para mim é fácil.

Carrillo, Iuri, Mané e Podence.

Mas admito que o Podence possa ser emprestado e sendo assim contaria com o Matheus ou Gelson como 4º extremo.

Até gostava de saber quem era o maluco do treinador que assumia a candidatura ao título com esses extremos.

Tens que ter calma nos comentários. O facto de tu achares que o Mané não é jogador para ser titular no Sporting não significa que ele não o seja. São opiniões.

O Jardim achava o contrário, e apanhou o miúdo com 19 anos e 0 jogos de futebol sénior. Inclusive o Carrillo chegou a ser preterido pelo Mané.

Não é um Bruma, talvez, pelo que não se assumiu com 18/19. Mas se em tua opinião ele com 21/22 não tem essa capacidade, e os malucos somos nós, em minha opinião tem, e o maluco és tu. Opiniões… cada um tem a sua.

Mas o benfica, cujo plantel tanto elogios, por sua vez, já pode juntar o Mukhtar (internacional quê, sub-19?) e o Ola John (não mostrou mais pela Holanda Sub-21, ou pelo benfica, que o Mané por cá). E para o ano até é capaz de meter o Gonçalo Guedes ao barulho. E isto com mais dinheiro que nós. Pudera se não o tivessem. Quem nos dera a nós ter Ola John em vez de Mané, Talisca em vez de Gauld e Martins, Cristante em vez de Rosell, Derley em vez de Montero, o André Almeida em vez do Cédric e o Benito em vez do Jonathan…

Era o “maluco” que gosta de bons jogadores e quer pôr a equipa a jogar bom futebol.

3 extremos principais com bastante qualidade e com experiência de 1ª liga, e depois mais um extremo com bastante talento que pode perfeitamente começar a aparecer na equipa também.

Realmente é preciso ser muito maluco para apostar em algo assim… :shifty: :shifty:

Com esses extremos estava a contar que o Iuri e o Carrillo iam ser indiscutíveis.

Quando formos campeões com o Mané a fazer 75% dos jogos a titular ele passa a ser o meu ídolo.

E olha que o Iuri pela direita a vir para dentro ia fazer muitos estragos com aquele pé esquerdo, bem como o Carrillo do lado contrário. Os adversários nunca saberiam se o Iuri ia disparar (remata bem de longe) ou desmarcar o PL.

Mas sinceramente acho mesmo que o Mané se vai impor. Também já fui algo crítico dele, mas confundi o estilo com a capacidade: o estilo leva às comparações com o Djaló, mas a bola vai sempre colada ao pé direito quando ele corre com ela, tem drible curto e serpenteia entre os defesas. O Djaló não fazia nada disto, tinha de ter espaço para conseguir desequilibrar, o Mané é mais ágil (pequenino, foge melhor aos contactos), tem finta de corpo e é difícil de travar em corrida.

O Djaló era rápido, mas era menos rápido com a bola que sem ela. O Mané tem uma coisa rara, de perceber mais rápido com a bola no pé que a correr em desmarcação, a bola cola-se-lhe ao pé e o tipo corre com ela sem a perder a uma velocidade de deixar os outros todos para trás.

Por exemplo, dizem que o Djaló era avançado-centro, mas o tipo a jogar de costas para a baliza, a receber desenquadrado e pressionado, a ter de jogar ao primeiro ou “rodar” e atacar a baliza muito rápido seria fraquinho. O Mané já mostrou que pode render aí, mas para mim é a partir da ala (receber com menos pressão em cima, permite-lhe espaço para arrancar) que melhor joga. Adorei o jogo que fez com o Schalke em Alvalade, com médios a rodar a bola de flanco para ele, ele só com um alemão pela frente a meter-lhe o cabelo em pé quando ia para cima dele.

Carrillo, Mané e Iuri. Serão estes os 3 principais extremos para atacar a próxima temporada. Depois, para 4º extremo escolheria o Podence. Creio que o Gelson, pelo estilo de jogo, se daria melhor num empréstimo a uma equipa da 1º liga.

Se decidirem contratar alguém, olharia sempre para o Cardeñas (apesar de se ter transferido há pouco tempo) e para o Carrizo (não tenho acompanhado esta temporada). O Sisto também me parece um jogador interessante. Outro jogador que daria muito jeito por cá, seria o Nolito (que foi muito mal aproveitado no Benfica), mas parece-me complicada a sua contratação.

Héldon e Capel vendia. O Dramé era emprestado.

Deixaria o Matheus na B, assumindo-se como titular. Se o decidirem emprestar, também não sou contra.

Podence - Emprestar ou continuar na equipa B
Gelson - Emprestar ou continuar na equipa B
Dramé - Pré-época, depois logo se vê.
Matheus - 6 meses na Equipa B, jogava na Taça Liga, e ia tentando dar alguns minutos na equipa principal em jogos com menos de grau dificuldade.
Heldon - Pré-época…se corresponder, não me importaria de lhe dar uma 2ª oportunidade.

Iuri alternando com Mané (na convocatória) - Equipa A
Contratação de peso - Equipa A
Carrillo - Equipa A

Equipa A Emprestados Alternar entre equipa A e B
-Carrilo -Podence - Matheus
-Mané -Gelson
-Iuri
-Marko Marin
(Faz de Extremo
e 10)

São essas dúvidas que se tiram na pré-época.

Mané, Carrillo , REFORÇO , Iuri.

Com Gelson, Dramé, Podence, Matheus à espreita. Entre equipa B e a principal.

Marko Marin? Aquele foi do Chelsea a uns tempos? Esse ainda é pior que o Capel.