Abdul Issahaku (Steadfast) - O Jogo

Completamente de acordo.

Só achei graça à notícia parecer copy paste das da altura em relação ao Rabiu, quase ponto por ponto :grin:

1 Curtiu

O problema é que estas transferências internacionais, parecem baratas, mas nem sempre são. Muito dinheiro por debaixo da mesa, muita gente a mamar e, com a taxa de acerto reduzidíssima, por vezes a brincadeira sai cara.

Mas claro, há talentos em que se deve arriscar…

Desconheço se este é um desses casos.

PS-Eu também teria arriscado no Rabiu Ibrahim.

1 Curtiu

Entre este, Domingos Andrade, Plata, Catena, Vando, Marsà algum há de dar jogador. Gosto bastante destas apostas, basta 1 resultar para pagar uns quantos. Veja-se o caso do Matheus Nunes, que apesar de ser aposta nacional, era um desconhecido.

2 Curtiram

A ordem de grandeza nada tem a ver com as outras transferências.
Este deve ter um custo de 1ME, digo eu.

Se contratares gajos que, aos 17 anos fazem o que este faz agora, não tenho duvidas que vais ter uma taxa de acerto elevada. Mais de 30%.

O problema é que tu nunca fizeste isso sustentadamente, tirando o caso de Rabiu, do Carrillo e do Dala que foram as únicas tentativas sérias de ir buscar talento sério a este tipo de mercados.

O Rabiu falhou.
O Carrillo teve sucesso e só não foi ainda melhor porque foi um FDP.
E o Dala acabou por falhar mas ainda hoje o acho um jogador interessante cujo sucesso depende da forma como o trabalharem.
Mas estão aqui 3 jogadores que ainda hoje acho que podiam os 3 ter tido uma grande carreira.

A malta que tu vês na academia e que veio de fora não é, quase nunca, deste nível técnico.
E já agora, acho este jogador potencialmente superior a todos os que acabo de citar.
Mas lá está, nunca nada é garantido nestas idades e muito menos eu posso ter qualquer tipo de certezas com base num video do youtube.

1 Curtiu

VÍDEO: Sporting garante jovem prodígio do Gana para 2022

Abdul Fatawu Isshaku tem apenas 17 anos e só pode ser inscrito no próximo ano

Isshaku vai ser reforço do Sporting em 2022

O Sporting garantiu a contratação de Abdul Fatawu Isshaku, apontado como prodígio do Gana, segundo revelou o empresário Prince Omar que refere um acordo válido por três anos, mas apenas a partir de janeiro de 2022, uma vez que o jovem avançado tem apenas 17 anos.

O representante do jogador esclareceu o acordo com o Sporting no decorrer de uma entrevista à Pure FM, a propósito de um alegado interesse do Liverpool no jovem avançado.

«Não fui contatado pelo Liverpool, o Abdul Fatawu Isshaku já assinou um contrato de três anos com o Sporting de Portugal», destacou, antes de referir que o jogador só poderá ser inscrito em janeiro de 2022.

«O clube ainda não pode registar o Fatawu porque ainda é menor até janeiro. Segundo os regulamentos europeus, eles só o podem inscrever três meses antes de ele completar 18 anos. Isso quer dizer que podemos ficar com o menino até janeiro», explicou.

Segundo Prince Omar, o acordo com os leões está definido, mas agora quer encontrar uma equipa onde o jovem avançado possa manter a forma, até porque, entretanto, pode ser chamado à seleção principal do Gana. «Então, a 8 de janeiro, Fatawu Isshaku vai ser inscrito em Portugal, mas até lá temos de encontrar uma equipa para que possa manter a forma, até porque ele está nos planos do selecionador Milovan Rajevac», contou ainda o representante do jogador.

1 Curtiu

Este miúdo, fazendo-nos valer pelos vídeos, tem uma qualidade técnica enormíssima . Faltará ver a adaptação ao futebol europeu. Neste tipo de contratações pouco ou nada consigo criticar.

2 Curtiram

JOVEM PRODÍGIO GANÊS GARANTIDO PARA JANEIRO

SPORTING 17:02

O Sporting garantiu a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem prodígio ganês de 17 anos, segundo revelou o empresário Prince Omar.

«Issahaku assinou um contrato de três anos com o Sporting em Portugal», garantiu, em entrevista à Pure FM, referindo que o contrato apenas poderá ser registado a partir de 8 de janeiro de 2022. «Segundo os regulamentos, eles só o podem inscrever três meses antes de ele completar 18 anos. Isso quer dizer que podemos ficar com o menino até janeiro», disse.

Isshaku destacou-se no Steadfast FC e estreou-se em setembro passado pela seleção principal do seu país.

Empresário confirma Isshaku no Sporting

Avançado esperado na Academia em 2022

O avançado Isshaku já é jogador do Sporting, uma notícia já avançada por Record em junho , que foi agora confirmada pelo empresário do jogador, Prince Omar. “Não fui contactado pelo Liverpool. O Isshaku é jogador do Sporting e já tem um acordo por três anos”, afirmou o agente. O jogador é esperado na Academia em março, quando completar os 18 anos.

Issahaku representava o Steadfast FC, de Tamale, onde começou a despontar, com 8 golos e 5 assistências em 13 jogos, antes das competições serem interrompidas devido à pandemia. Foi chamado aos sub-20 do Gana e, na recente Taça Africana das Nações da categoria, que conquistou, foi considerado o melhor jogador do torneio. Em março último, Issahaku foi chamado pela primeira vez à seleção principal para os jogos com a África do Sul e São Tomé e Príncipe.

Low risk, high reward.
Se a adaptação às exigências do futebol europeu for bem sucedida, pode ser um caso sério.

1 Curtiu

Sao sempre bons tipos de negócio
Um pouco à imagem do Salzburgo que faz um excelente trabalho nesse sentido, era bom começarmos também a apostar neste tipo de mercados

2 Curtiram

O tipo de contratação que devemos fazer mais vezes. Corra bem ou corra mal parece-me muito interessante.

Contrato de três anos nestas idades é que já se sabe que (correndo bem, naturalmente) é muito curto. Se as coisas evoluírem é bom que antes de dar salto para a equipa A se renove o contrato. Se estiver a esse nível já valerá a pena, sem grande risco.

3 Curtiram

O problema destas promessas (já com algum reconhecimento “independente”, digamos assim) não é a aposta em si ou o talento que as imagens revelam.

É “o que está para trabalhar”, normalmente aspectos mais “europeus” como aspecto físico, escola táctica e mentalidade competitiva.

Veremos como se dá por cá.

2 Curtiram

O que esse menino joga não é brincadeira…

1 Curtiu

É um jogador com pinta. Tem uma cena muito boa que é o remate de longe, não me lembro de ter aparecido algum tipo nos últimos dez anos tão ameaçador a 30 / 40 m da baliza. Na era das academias é raro aparecerem tipos que rematem à baliza em boa posição, quanto mais de zonas improváveis, portanto arrisca-se a apanhar muito redes desprevenido. Tecnicamente é capaz, utiliza bem o corpo para esconder a bola. Joga sem amarras e dá uns ares de Pogba no toque de bola, mas é só o estilo.

Maiores dúvidas são o jogo sem bola (pouco participativo) e a reacção à perda, mas são coisas que se trabalham. Também importa perceber cedo onde deve estabilizar posicionalmente, a meu ver era apostar nele para ser uma espécie de super Jovane pela direita.

5 Curtiram

E parece ter arcaboiço…

1 Curtiu

De facto mesmo no futebol sénior não vê potência semelhante no remate, que canhão autentico, o ultimo golo que postou é só mais 1 exemplo, tem carradas de golaços de todo o lado, muito forte nos livres diretos.

Noticia brutal, depois do jovem médio da Gâmbia esperava muito por este craque!

1 Curtiu

Pelos videos, vale a pena.

Estas contratações por 1M valem sempre a pena. É ir arriscando 1 por mercado e caso se venda 1 ou 2 de 3 em 3 anos por + de 20M já é positivo.

De resto, é integrá-lo e ver se demonstra todo esse potencial.

1 Curtiu

Nao conheco o jogador, nunca o vi jogar mas com 17 anos ser o melhor jogador da CAN sub 20 é um bom ponto de partida.

Tornando-se ou nao num bom jogador no futebol europeu, é uma boa politica de contratacoes

2 Curtiram

Não sei porque mas tenho uma fézada enorme neste miúdo!

A brincar, nas nossas fileiras já temos este, o Gonçalo Esteves, Essugo, Rodrigo Ribeiro, Marco Cruz, Kiko Félix, Názinho, Cetenna, Marsa, e muitos outros que me está a falhar a memória!

Finalmente scouting e aposta na formação

1 Curtiu

Não tenho nenhuma informação privilegiada sobre departamento de scouting do Sporting , mas de quem está a ver isto de fora, parece temos poucos scouts mas os que temos são acima da média .

“Nos temos que estar sempre atentos ao que se passa no mercado. E os clubes têm que saber definir a sua geoestratégia, porque não podemos estar em todo o lado. Não podemos ter 10 scouts no Brasil, mais 10 em cada pais da Ásia e da África. Temos que definir o que é importante para o clube”, comentou depois Luís Branco, explicando: “Há uma gestão de informaçao a fazer, tem que se ter conhecimento do mercado, tentar perceber tudo, ver noticiários, se for preciso, porque quando avaliamos jogadores podemos perceber os ambientes em que ele está, ajuda a dar segurança às nossas decisões.”

Pelo o que diz o nosso scout Luís Branco , falta-nos a quantidade ideal de scouts que sejam bons , ter scouts medianos em grande quantidade não vale pena , quantidade não é sinónimo de qualidade, foi o que percebi indirectamente das declarações dele.

Não sei se 10 scouts por cada país africano e asiático possa ser algo exagerado , se formos a ver bem o continente africano tem 54 países , neste caso para o Sporting ter uma rede ideal de scouting na África toda teria de contratar 540 scouts ?

Já nem estou a incluir os paises asiáticos , embora acho que a ideia do Luís Branco é meter 10 scouts em cada país africano caso seja forte futebolisticamente e com tradição a lançar jogadores com talento .

Exemplo 1

Tenho reparado quantidade de jogadores que saem de Marrocos ou Argélia , se calhar aí vale a pena meter 10 scouts na Argélia e mais 10 em Marrocos .

Exemplo 2

Olhando para o Uganda e Etiópia , não me estou lembrar de um jogador desses países que seja minimamente conhecido , se calhar aqui não valia pena ter os 10 scouts no Uganda e mais 10 na Etiópia.

Eu acho o que Luís Branco quis dizer foi que só 15 a 20 paises africanos dos 54 que existem vale pena ter 10 scouts em cada um deles .

@Strikerr gostei bastante de ler a tua ideia sobre o Scouting e como isso pode tornar o Sporting mais forte .

Também me revejo que ter Scouting forte o Sporting passa para próximo nível , uma das ideias que sempre defendí era cada scout que que fizesse prospecção num determinado país africano , por este mercado ser muito acessível finaceiramente, o próprio scout devia ter o seu budget para comprar jogadores , algo abaixo dos 500 mil € , uma especie carta branca .

Ou seja a decisão que ele toma a contratar um determinado jogador só precisava do Ok do Rúben Amorim e não passava pelo Ok do Hugo Viana e do Varandas , isto é só um exemplo , para agilizar de forma rápida os processos no ataque a contratações de jogadores africanos talentosos , antes sejam caçados por clubes mais poderosos porque não somos um clube rico.

Depois a ideia cada scout ficava com seu historial , se caso fosse bom , algo do género em 5 jogadores africanos um chegar à equipa A e fosse titular , aí sim continuava a ter direito ao seu budget.

Se caso historial fosse negativo o scout tinha sempre esperar luz verde do director desportivo e presidente e perdia acesso ao seu budget e passava a outro scout.

Como foi no caso do Fatawu Issahaku teve o Liverpool à perna , embora o empresário diga que não , eu não acredito, foram demasiadas noticias (fumo) que sairam em Inglaterra e no Gana e sempre falarem do interesse do Liverpool .

Conclusão

Cada scout do Sporting destacado para África devia ter direito a contratar o seu “Slimani 300mil €”