Abdul Issahaku (Steadfast) - O Jogo

Melhor jogador da última CAN de sub-20 terá assinado pelo Sporting

Abdul Fatawu Issahaku, à direita, terá assinado pelo Sporting

Fotografia: Reprodução/Instagram

Prince Umar, agente do extremo ganês de 17 anos, disse no seu país que o negócio será oficializado em janeiro

Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi eleito o melhor jogador da última CAN de sub-20 e que se estreou recentemente pela seleção principal do seu país, terá já assinado um vínculo de três temporadas com o Sporting num negócio que será apenas oficializado em janeiro, revelou o agente do atleta, Prince Umar, na rádio local Pure FM.

“Fatawu Issahaku é jogador do Sporting. Assinou por três anos. Ele fará 18 anos no dia 8 de março de 2022, mas a 8 de janeiro a transferência será finalizada”, comentou Prince Umar, após rumores de que o talentoso canhoto poderia trocar em breve o Steadfast, da segunda divisão ganesa, pelo Dreams, da primeira, enquanto a mudança para a Academia não se efetivar.

Pretendido também por Liverpool, Issahaku deverá integrar a equipa B.

3 Curtiram

Não conheço o rapaz, mas as referências parecem positivas.

A confirmar-se que tenha muita sorte.

Parece-me que para o ano está na A.

Vamos ser ponte para o rapaz como se dizia ou será efectivamente nosso?

Lembra-me a história do Rabiu, também era uma promessa fantástica, ligado a grandes ingleses, acabou por vir para o Sporting e…coiso.:grin:

1 Curtiu

Jogadores africanos que fazem a formação nas suas terras são normalmente uma incógnita. Por um preço baixo valerá a pena correr riscos, pode dar jogador ou pode dar para emprestar para a segunda liga.

1 Curtiu

Sim, mas esse na altura teve uma lesão complicada se não estou em erro.
Claro que podia dar em nada na mesma…

Por jogadores assim não gastando fortunas vale sempre correr riscos!

Quando se contrata este tipo de jogadores a ideia é lançar uma lança em africa e ver se acerta.

São negócios, por norma, baratos e portanto fazem sentido. Se correr bem temos uma mina se correr mal paciência.

Obviamente não podemos fazer o que fez o Vitória o ano passado e contratar 25 jovens promessas a ver se acertamos em 2 ou 3… para ganhar o euromilhões ao estilo Tapsoba / M. Edwards. Mas se o fizermos com cabeça, apostar em 2/3 jogadores muito promissores todos os anos é um custo / risco muito controlado e se correr bem é uma grande ajuda para o clube.

1 Curtiu

Há, de facto, um crescente interesse no scouting de jovens, tanto nacional como internacionalmente. De realçar que, neste mercado, contratámos a nível nacional para as equipas jovens:

Gonçalo Esteves, Kiko Félix, Vando Félix, Marco Cruz e Gonçalo Braga.

Houve também algum interesse em negócios de risco 0 com as contratações internacionais do José Marsà ao Barcelona e do Etienne Catena à Roma.

Além disso, temos demonstrado um interesse crescente nos mercados Africano e Escandinavo.

O primeiro surge sob a forma das contratações do Domingos Andrade, Lamarana Jallow e, provavelmente, Abdul Issahaku. Já o mercado Escandinavo surge evidenciado na assinatura do protocolo com a NF Academy, que trouxe já um jogador para a equipa de Juvenis, o Magnus Gaunsbaek.

É para continuar o bom trabalho nesta área!

18 Curtiram

e começa a apostar em trazer pl também , os que andam na B, sub-23 e juniores não convencem.

Não acho que o Skoglund tenha realmente o potencial que algumas pessoas lhe conferem. É esperar pelo Chermiti e Rodrigo Ribeiro, porque os da B não convencem de certeza.

Não digas esse tipo de coisas.
Esse raciocínio é a pior coisa que podes fazer.
Não deves sequer pensar isso para ti próprio…

Não interessa se este ou aquele jogador jovem falhou no passado.
Isso tem sempre a ver com a qualidade (ou falta dela) do nosso scouting e depois do acompanhamento que é feito a seguir que, se calhar, tem que ser diferente daquele que é feito com os portugueses que já estão aculturados.

A aposta em jovens génios em idades em que ainda lhes conseguimos chegar facilmente, para um clube com a nossa capacidade de formação e com o nosso tipo de capacidade financeira, é a APOSTA CERTA!

Repito: Isto é uma questão de qualidade de scouting!
Ir buscar estrangeiros só para encher chouriços, é sim um erro.
Ir buscar jogadores que se vê às cegas que são especiais a baixo custo para os tentar direcionar (a eles e anós) para o estrelato, é muito inteligente.

A aposta no rabiu fez todo o sentido.
Se apostarmos em 10 jogadores com o perfil do Rabiu (jovem talentoso já com achievemens, nomeadamente, em competições internacionais jovens), certamente que, pelo menos, 1 ou 2 desses 10, vão dar jackpots desportivos e financeiros tremendos.
O erro não foi apostar no Rabiu.
O erro foi nunca mais termos ido buscar jogadores com aquele perfil, foi termos desistido à 1ªfalha…

Que venha este gajo e que venham outros com o mesmo perfil.
Quero a academia cheia de gajos que são considerados génios nestas idades…

Não confundir isto com contratar por contratar…
O perigo disto é esta confusão.

Isto tudo para dizer o quê?
Isto tudo para dizer que a estratégia está certíssima.
Agora vamos ver a execução da estratégia.
Agora vamos ver a qualidade do nosso scouting que é donde tudo vai depender…

Digo há 30 anos que…
O SCOUTING É TUDO!
Um clube com qualidade de scouting não consegue ter insucesso…
O retorno dessa virtude é demasiado grande!!!

8 Curtiram

JOVEM INTERNACIONAL GANÊS ASSINA PELO SPORTING

Leões garantem melhor jogador da última CAN sub-20

Tiago Jesus

Texto

22 de Outubro 2021, 11:02

summary_large_image

Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos, está a caminho do Sporting. O atleta que foi eleito o melhor jogador da última CAN de sub-20 e que se estreou recentemente pela seleção principal do seu país, terá assinado um vínculo de três temporadas com os leões, sendo que o negócio será apenas oficializado em janeiro, revelou o agente do atleta.

“Fatawu Issahaku é jogador do Sporting. Assinou por três anos. Ele fará 18 anos no dia 8 de março de 2022, mas a 8 de janeiro a transferência será finalizada”, comentou Prince Umar, em declarações na rádio ‘Pure FM’.

É muito mau isto estar a vir a público sem estar efetivamente tudo preto no branco.
Espero que isto caia no esquecimento e só se fale quando já estiver consumado.

Tem muito talento

Exatamente, acho que, pelo menos aparentemente, tem sido feito um maior investimento no scouting, ultimamente. Importantíssimo! Basta olhar para o RB Salzburgo. Contratam carradas e carradas de jovens promessas a custos baixíssimos. Basta 1 dar certo que já ficam com margem para contratar outras 100 das quais algumas também darão certo. Alguns exemplos:

Patson Daka - contratado por 250k, vendido por 30m (29.75m lucro)
Enock Mwepu - contratado por 0, vendido por 23m (23m lucro)
Dominik Szoboszlai - contratado por 500k, vendido por 22m (21.5m lucro)
Hwang Hee-chan - contratado por 0, vendido por 9m (9m lucro)
Erling Haaland - contratado por 8m, vendido por 20m (12m lucro)

E tantos outros como Samassekou, Dabbur, Lainer, Pongracic, Minamino, Caleta-Car, Haidara, Berisha, Wanderson, Naby Keita, Upamecano, Sadio Mane, Kevin Kampl, Alan que, que juntos fazem mais 200m de lucro. É este o caminho

8 Curtiram

Muito mesmo. Não consigo criticar. É ver os moldes de aquisição e aí veremos.

Fala-se em qualquer coisa a rondar 1m, já não sei onde vi.

1 Curtiu

Vamos ver se é por parte do passe ou não. Espero que comecem a comprar 100% mas por experiências anteriores devemos ficar com 80 ou 90%.

E tem mais capacidade para valorizar um jogador o SCP do que o próprio Salzburg.
Quando um jogador é craque num dos 3 grandes de Portugal pode sair por valores bem acima desses como se tem visto.

E não nos esqueçamos do exemplo maior que é o Messi.
Nunca o SCP podia contratar um craque do nível do Messi estando ele já na Europa a mostrar serviço.
Mas estando ele ainda relativamente escondido com 17 anos num país periférico, quem sabe…

Volto a repetir:
É uma questão de qualidade de scouting!
Ter uma rede mundial, saber avaliar bem e rapidamente para se poder tomar a decisão certa antes dos outros sequer começarem a pensar nisso…

Pensemos no seguinte:
Se o SCP nos próximos 10 anos, contratasse 30 génios de 17 anos (ou até mais novos se a família mais próxima também viesse).
Estou a falar de gajos potencialmente de top mundial nas suas idades, malta com uma qualidade técnica que não pode deixar dúvidas nem ao mais exigente do scouter, acredito que 7 ou 8 podiam dar craques mundiais de mais de 50ME.
Podíamos ter aqui um retorno financeiro direto superior a 400ME, fora o impacto desportivo…

E atenção:
Estamos apenas a falar de UMA única medida desportiva!
Ou seja, é uma medida desportiva com capacidade para, se bem executada, ser capaz de numa década praticamente eliminar o nosso passivo.

E notem bem:
Estou a pressupor que, de 30 génios, mais de 20 vão falhar…

Tenho é que frisar algo que temos que ter bem claro:
Temos que contratar gajos que consideramos génios!
Menos do que isso, não vale muito a pena e põe em causa o sucesso da aposta.
Não vale a pena contratar gajos que deixam grandes dúvidas.
Jogadores que nós vemos na nossa formação e que têm grandes limitações técnicas, questões que não se resolvem com treino.
Isso é erro!

Um gajo jovem e estrangeiro para entrar aqui e tirar lugar aos portugueses (aculturados e com valor) tem que ter algo de especial. E um scouter tem que saber detetar isto à légua…

O jogador que dá nome a este tópico até eu digo que está dentro desta lógica de aposta que faz sentido.

1 Curtiu