A verdadeira fraude eleitoral

[url]http://www.sporting.pt/Clube/estatutos/estatutos.asp[/url]

Winston, (já tinha respondido no tópico, mas ainda não tinha respondido ao tópico)

Compreendo-te, os estatutos potenciam a possibilidade de contrariar a vontade das maiorias mas não tornam o processo eleitoral fraudulento.

Estas eram as regras do jogo, conhecidas de todos e pelas quais nos teríamos forçosamente que reger.

Estas são também as 1ªs eleições que mostraram à saciedade a falta de democracia que este sistema acarreta. Até agora, não tinha havido discrepâncias assinaláveis, entre as preferências dos votantes e os votos expressos.

Acho obviamente que o sistema tem que ser mudado, em nome da democracia, da justiça e do equilíbrio (e contra mim falo que estou com 7 votos, à beira de passar a 10)

Linguagem abusiva!

Já estiverem hoje antes do almoço a darem esclarecimentos em relação a isso, não me parece que tenham existido ilegalidades ou falhas no processo. Sinceramente acho que o ideal seria uma segunda volta entre o Godinho Lopes e o Bruno de Carvalho, mas os estatutos não contemplam tal coisa.

Retirado do FB.

Há um detalhe que me espanta sinceramente que ninguém tenha referido.

É um dado oficial (o site do Sporting confirma-o) que os 14205 sócios que votaram durante o dia de ontem corresponderam a 88530 votos. Os dados finais referidos por João L…ino de Castro falam em 36,55% para Godinho Lopes, correspondentes a 33275 votos.

Ora, se eu ainda perceber minimamente de matemática, 36,55% de 88530 são…32358 votos.

Se subtrairmos 32358 ao número veiculado de 33275 temos…917 votos.

917…corresponde aproximadamente ao número que ontem esteve na origem do volte-face correspondente a 900 votos na recontagem que terá dado a vitória a Godinho Lopes.

Alguém me explica se estou a raciocinar mal?


Deixo as seguintes questões:

  1. Por que é que a votação foi prolongada para lá da hora prevista?
  2. Por que é que membros ligados à lista de GL (PPC) já falavam em recontagem ANTES da contagem começar a ser feita?
  3. Por que é que Rogério Alve…s disse que só faria sentido uma recontagem se a diferença fosse de 4 ou 5 votos e mais tarde se verificou uma recontagem com 600 votos de diferença?
  4. Por quê, e a mando de quem, é que a Juveleo invadiu o Hall VIP onde a contagem tava a ser feita?
  5. O que estavam a fazer um molho de boletins de voto por utilizar num montinho junto às urnas durante a contagem? Toda a gente sabe que as contagens têm de ser feitas em mesas à parte e sem boletins por usar.
    ‎6) Por que é que Rogério Alves deu os parabéns a BdC e se preparava para ir embora?
  6. Por que é que PPC afirma que estava preparado para perder, se afirmou que Godinho esteve SEMPRE à frente?
  7. Por que é que a contagem de votos levou 4 ou …5 horas e a recontagem apenas 30 mins?
  8. Por que é que existe uma incongruência entre o nº oficial de votos (88530) e a percentagem obtida por Godinho Lopes: Os seus 36,55% correspondem a 33275 votos, o que só seria possível caso o nº total de votos fossem 91040.
  9. Como se admite um (possível) erro de QUASE 1000 VOTOS na contagem dos votos para a recontagem? Meteram lá putos da primária a contabilizar?

[b]@mushroom:Estás a ver muito bem: as matemáticas são essas e deram exactamente na mouche: esses 917 é que foram a tal, célebre"AFINAÇÃO" que traduzindo lê-se golpe.

Esclarecimentos que não esclareceram absolutamente nada!

Até admito que possam não ter havido ilegalidades (necessito que me provem pelo menos e sem margem para dúvidas as razões das diferenças entre votos e votantes anunciados e os mesmos apresentados nos resultados finais, as razões das divergências substanciais de votos expressos entre órgãos), agora falhas? Todo o processo foi uma gigantesca falha!

O ideal não seria uma 2ª volta. Seria um processo sem mácula que terminasse com todas as dúvidas e suspeições.

Ganhasse e perdesse quem quer que fosse!

Nao fui eu que segui aquele raciocinio, limitei-me a a copiar para aqui , mas realmente ao ler aquilo deixou me a pensar.

Retirando algo que possa ter acontecido mais ou menos claro, que eu não sei se existiu ou não (espero que não), a democraticidade é definida pelas regras que existem e que quanto a mim fazem sentido. Quem tem mais anos de sócio tem mais votos como forma de dar um prémio aos sócios mais antigos e também incentivar à fidelidade dos sócios. É bom também como forma de proteger o clube.

E protege o clube porque 1 com sócio um voto é capaz de ser preferível pagar quotas de sócio por um ano a 1000 ou 2000 sócios (ou comparticipar essa quota) a comprar 10% das acções da SAD que praticamente não dá poder nenhum, elas não valorizam e para se livrar delas é um problema.

Pode ser melhor de 10 em 10 anos aumentar 1 voto, ou 2, ou 3 ou 4… não há soluções perfeitas, e o que temos hoje é o modelo com que aparentemente Godinho Lopes foi eleito, questionar a legitimidade disso baseado no nº de votos não faz sentido e isso sim é anti-democrático.

romero. Tens toda a razão. As regras já estavam definidas. A questão da desproporcionalidade dos 25 votos para os sócios mais antigos e de 1 voto para quem tem menos de 10 anos de sócio, tem sido muito discutida e penso que é consensual que é um absurdo por exagero. A polémica nasce por uma campanha e eleições polémicas e pelo 2º candidato com mais votos ter 1500 ( MIL E QUINHENTOS ) votantes a mais que o presidente eleito. São as regras do jogo, dirás tu e outros, mas não é democrático.

Já passou o tempo suficiente, desde as eleições e a publicação dos resultados, para que eu tivesse assimilado todos os acontecimentos e de uma forma racional tivesse aceitado esses mesmos resultados. No entanto, confesso que ainda não me foi possível faze-lo. Claro que este presidente não era o meu candidato favorito, por variadíssimas razões, que não vale a pena especificar. Muitos de vocês já o fizeram.
O que sim quero dizer, em forma de desabafo, é que, o que mais me custa assimilar é o projecto que os novos dirigentes têm para o meu amado Sporting. Todos sabemos que o futebol é a alavanca que faz com que clubes como o nosso se possam erguer e alcançar os mais altos objectivos. E o que têm para oferecer ao Sporting estes novos dirigentes?
Um domingos para treinador? Ou estarei enganado e o proximo treinador do Sporting será o do paços de ferreira? Na minha opinião nem um nem outro darão ao clube o que ele necessita. E os novos jogadores, que tanta falta nos fazem? Será que li bem as últimas notícias? Parece ser que já não são precisos tantos jogadores como os que foram prometidos pelos “vencedores”, afinal de contas, o tacho já está garantido, para que desperdiçar bom dinheiro em jogadores?
Não quero aborrecer ninguém com este desabafo, por isso vou terminar como comecei. Está a ser muito difícil aceitar estes resultados, nunca nada no meu amado Sporting, me custou tanto, e olhem que sigo o Sporting há mais de 40 anos.

O Godinho Lopes não conseguiu sabotar as eleições convenientemente de modo a nao haver duvidar que tinha ganho, agora já não garante os reforços que prometeu o treinador escolhido tambem já não e o mesmo.

ALERTA SPORTINGUISTAS! O GODINHO LOPES NÃO PRESTA!!! ABRAM OS OLHOS POR FAVOR CHEGA DE CORRUPÇÃO, CHEGA DE ROUBAR O CLUBE QUE AMAMOS, DEIXEM ESSES FALSOS SPORTINGUISTAS DE FORA ELES NÃO PRESTAM.

VIVA O SPORTING!!!

Este comunicado da Juvel Leo diz tudo sobre o que deve ser o espirito dos verdadeiros sportinguistas.

A Juventude Leonina vem por este meio fazer o seguinte comunicado, em virtude dos acontecimentos do passado dia 26-03-2011: - A Juventude leonina não está à venda, nem nunca estará! - Não iremos pactuar com a instabilidade que está a ser criada à volta das eleições do passado dia 26 de Março, nem iremos tolerar que seja utilizado o nome da JUVENTUDE LEONINA em prol de qualquer candidato. - Sempre assumimos independência na escolha do novo Presidente. - Visto isto, apoiamos o actual Presidente e a Direcção do SPORTING CLUBE PORTUGAL que democraticamente foi eleita pelos sócios no sufrágio realizado dia 26 do mês corrente. - É com esta Direcção que iremos desenvolver os nossos esforços para que o nosso CLUBE cumpra as promessas efectuadas. - Por fim, apelamos à União de todos os sócios, adeptos e simpatizantes. - Que se mantenham unidos, porque só assim conseguiremos VENCER. - JUNTOS e únicos seremos invencíveis!

Saudações LEONINAS

A Direcção
Lisboa 27-3-2011

Fonte

As pessoas, pelo menos neste fórum, sabem bem qual foi a posição da Juve Leo em toda a campanha eleitoral.

Quando as pessoas estão informadas, a desinformação não vinga, caro forista.

Desinformação? Não percebi, estás a dizer que este comunicado é falso? Ou que não concordas com o que diz? São duas coisas diferentes.

Refiro-me à tua conclusão sobre o verdadeiro Sportinguismo e à postura da JL durante a campanha.

A minha conclusão é a minha opinião pessoal, e que está em sintonia com o que foi dito nesse comunicado da Juve Leo. Em relação à postura deles durante a campanha não faço ideia a que te referes, mas também não é isso que está em discussão. Durante a campanha eleitoral é normal existirem “guerras” entre apoiantes, mas agora que foi decidido democraticamente o novo presidente do clube, os verdadeiros adeptos têm o dever leonino de apoiar.

O clube deve estar SEMPRE em primeiro lugar e não devemos nos dividir porque o candidato que estávamos a apoiar não ganhou. E este clima de choraminguisse e contestação não ajuda EM NADA o clube. Se existirem provas de ilegalidades nas eleições então devem ter lugar novas eleições, mas se foi tudo dentro da conformidade e legalidade então temos é que aceitar e apoiar quem ganhou LEGITIMAMENTE.

Olha, Bruno… a revolta é imensa porque o candidato que considerei melhor servir os interesses do clube teve mais 1500 votantes que a lista considerada vencedora. É ainda maior porque quem assume o poder, são aqueles que já lá estavam ou estiveram e tanto prejuízo deram ao clube ( refiro-me a GL, Freitas, Castro Guedes, Ricciardi ), acumulando a isto uma campanha suja, sem ideias e com trunfos eleitoralistas que se vai perceber no futuro que não passam disso.

Por último e por tudo o que se tem discutido, duvido que GL seja um presidente LEGÍTIMO.

:arrow: :arrow: :arrow:

Caríssimo, pelo menos a mim não aborreceste. Revejo-me praticamente palavra por palavra no que dizes. :great:

Agora é que vamos ver quem é que vem reforçar a equipa. Possivelmente serão o Entulho, o Perna-de-Pau e o Anquilosado.

E o treinador, parefraseando o Futre, vai ser um Treinador Fantástico, simplesmente Fantástico… Mas não deverá ser o Domingos.

Eu percebo a tua revolta, mas a realidade é que o GL ganhou em consonância com os estatutos do clube (que dão mais votos aos sócios mais antigos) em eleições livres e democráticas. A partir desse momento andarmos em guerra uns com os outros ou criar instabilidade (ainda mais) no clube não nos vai ajudar em nada.

O Godinho Lopes terá agora a oportunidade de provar que vai de facto seguir novos caminhos e não seguir o que tem sido feito nos últimos anos e que nos levou a esta situação precária. Caso se mantenha tudo igual quanto tempo achas que ele vai aguentar lá? Ainda menos que o Bettencourt. Mas foi eleito pelos sócios do clube, logo merece uma oportunidade.

Se falhar acredito que lá estará o Bruno de Carvalho novamente para tentar a sua sorte, mas como sportinguista desejo que não chegue a tal e que o GL consiga relançar o Sporting às vitórias.

Se fosse o Bruno de Carvalho ou o Dias Ferreira a vencer eu teria o mesmo discurso. Foi eleito? Então agora temos todos que nos unir a apoiar o Sporting Clube de Portugal. Se chegarmos à conclusão que o GL é igual ou pior que o seu antecessor(es) então cá estaremos para exigir mais e melhor. Mas primeiro é preciso deixá-lo trabalhar…