A uma só voz: Sporting

Começo o post a dizer que não sou apologista da violência, mas conheço o mundo onde vivemos. E reconheço a sua utilidade.
E posto isto, só posso assinar por baixo do post do Azzenza.
Lamento pelos danos colaterais, mas por vezes (se não todas elas), são esses mesmos danos colaterais que ajudam a mudar as coisas.
Porque se fossem confrontos entre claques apenas, a maioria dos “comuns mortais” diria apenas “Que se matem todos uns aos outros”.
Reconheço tambem que provavelmente a minha opinião sobre este incidente seja influenciada pelo sitio onde ocorreu.
Porque ando para trás na minha mente ate 95, e recordo-me como puto de 13/14/15 (e outros mais novos) da mocada que levava quando lá ia com o hoquei. Das cuspidelas, dos sticks que apareciam misteriosamente fora do ringue para nos acertar, das pedras, dos carros riscados, da água fria, das janelas dos balnearios que não fechavam de inverno.
Sei muito bem do que é feito aquele clube. E não o confundo com a malta do Norte, apesar de em Gupilhares e Barcelos o cenário não ser muito diferente. (em Lisboa nunca tive nada parecido, nem mesmo na Luz).

Que o que aconteceu sirva de aviso para a tripeiragem, que a historia está prestes a mudar. Não houve mortos. Nem consta que alguém tenha ido para o hospital, por isso que lhes sirva de aviso. E que os “inocentes” que se fosse ao contrário se riam e aplaudiam, aprendam a lição.
Da proxima vez que o Sporting for ao dragay, que fiquem em casa ou na barraca.

Se isto fosse num qualquer estádio tirando o Dragay e a Pocilga provavelmente lamentaria e censurava.
Nestes dois estadios, só me apraz dizer e citando o Chris Rock, falando do OJ Simpson e da morte da mulher “Now I’m not saying he should have killed her… but I understand.”

Não digo que isto foi o correcto a fazer, mas compreendo.

E termino com uma letra da minha banda favorita.

I won’t apologize for my actions
When I did what I thought was right
You got what you deserved
The only answer was a fight
You brought it upon yourself
I did not ask for any of this
I know violence is never the answer
This time, I had to use my fists
You acted so surprised
How could you think that this couldn’t happen
Everyday I heard something new
What did you think would be my reaction

Meu caro Assenzaforzata, devo dizer que existem vários pontos onde discordo de ti, mas a vida é assim mesmo.

Em primeiro devo dizer que nunca tive o prazer ou desprazer de assistir a um jogo no Dragão, pelo que me é difícil compreender o ambiente hostil que se pode viver nas suas bancadas, mas faço um esforço para perceber baseado nos relatos que ouço.

Não sou apologista da violência gratuita, muito menos contra meros espectadores, isso para mim é impensável e sou até capaz de virar algum membro de uma claque se o vir a agredir uma simples espectador porque tem uma camisola do Porto ou de outro clube qualquer, isso é cobardia e violência gratuita.
No entanto, se falamos de outras claques, elementos bem identificados e com vontade de provocar quem se desloca a outro estádio, então uma boa bolachada nunca fez mal a ninguém e até faz parte da vida.

Terminado o parágrafo anterior, algo incoerente, mas escrito pelo lado mais emocional, acredito que a força do Sporting se manifesta nos seus números. 3000 juntos é uma verdadeira força e não há que sem meta com eles, esta é a força a união do mundo Sportinguista, 100 elementos isolados não têm força, mas 3000 já são uma nação e impõe o respeito pelo seu numero.

Para terminar, espero que o próximo jogo do Sporting seja casa cheia, num grito de vitalidade, numa demonstração que somos como a ave mitologica a “Fenix”, que se levanta das cinzas.

Gostava, e aqui peço a quem seja das claques, que em Alvalade demonstrem o que é uma verdadeira claque, respeitam as senhoras, tenham cuidado com petardos ou outros elementos que possam ferir crianças, que apoiem a equipa sem limites. No fundo, as famílias tem de voltar a ir ver o Sporting e as claques tem de ser o exemplo de raça Sportinguista.

Um abraço a todos e obrigado Assenzaforzata pelo texto, mesmo que eu não comungue com ele.

No que toca à violência e concordando com o Chev Chelios noutro tópico, ela por vezes também é necessária. Temos é de entender e saber enquadrar a ocasião, a origem e o propósito dessa violência. O mundo é feito de lobos e de cordeiros, não podemos mudar isso, são coisas tão inevitáveis que discutir tal tema seria chover no molhado, a violência existe quer nos estádios quer fora deles quer em qualquer movimento aglutinador de massas com ideias e pensamentos opostos.
Eu não a condeno.

Não condeno o ódio, considero-o um sentimento tão nobre quanto o amor. Enquadrando o que se passou no domingo e juntando as peças de um puzzle com mais de 30 anos, entendo-a e considero-a necessária sobretudo perante alguém tão cobarde como o comum labrego tripeiro.

Quanto à essência do texto e pegando no teu comentário, concordo com os traços gerais. Confesso que fico estupefacto com a hipocrisia reinante hoje em dia onde se confunde confiança, crença, fé ou honra com arrogância ou prepotência. Vivemos numa geração (cada vez mais) sem valores, despojada de carácter e que navega ao ritmo da maré.
O Sporting deu um passo de gigante para se afirmar definitivamente como clube grande que sempre foi mas que chegou a hora de, aos poucos é certo, tornar a ocupar o lugar que é seu por direito no futebol nacional.

E isso não é uma missão apenas da direcção, é uma missão de todos nós.

Ponto prévio. Eu não estou aqui para ser politicamente correcto, não estou aqui para escrever o que os outros querem ler.
Estou aqui como sempre estive, com cabeça própria, com opiniões vincadas e directas, com comentários rectos e sem papas na língua.

Contudo, entendo essa posição mas não a aceito. E não a aceito porquê? Porque para mim violência gratuita foi o assassinato do Rui Mendes, violência gratuita foi o assassino ter andado a monte durante anos e ter voltado para a prisão para cumprir somente o resto da pena. Foi o incêndio ao autocarro dos Super Dragões pelos No Name Boys ou as batalhas campais vividas por adeptos do nosso clube e do da agremiação aviária aqui do lado quando se ia defrontar equipas de Basquetebol ou de Hóquei no Porto.

Você está a confundir e a misturar as coisas.
Leu uma coisa e respondeu a outra. Animais não são aqueles que se juntam para se defrontarem num campo sem linhas nem leis, mas sim outros que agridem pessoas de idade e crianças.

Se reparar bem, como eu acredito que tenha reparado, viu que a cortina negra dos nossos adeptos não agrediu inocentes, aliás como o relatório dos cães fardados assim o diz, foram apenas «ameaçando» avenida fora. Também lhe digo que é livre para acreditar no que quiser, mas para mim é pobre de espírito quem me diz que prefere ficar em casa em dia de jogo grande porque tem medo dos papões.

O caso Rui Mendes, não foi um assassinato, foi um infeliz acidente, não creio que quem o fez sequer tenha pensado nos consequências do acto que fez, e as consequências foram muito graves. Matou uma pessoa e estragou a vida dele é o exemplo máximo de como muitas vezes os impulsos e a raiva descontrolada pode ter consequências muito graves e irreversíveis.

Abraço

Apenas para esclarecer um pequeno ponto que penso não ter ficado totalmente dissipado nos dois posts anteriores. E também para responder em parte ao post do Leão88.

E para encerrar o capítulo da violência, porque até considero que se falou demasiado daquele episódio e que o mesmo não merecia uma cobertura alucinada da comunicação social (apenas nos devidos lugares e pelas pessoas de direito) como pudemos verificar, para mim aquilo que aconteceu nas imediações do estádio é tudo menos violência gratuita.

Não vi nenhuma mulher, criança ou idoso serem agredidos, nem sequer relatos disso alguma vez houve, não houve nenhuma informação de que o grupo tenha causado danos a qualquer estabelecimento comercial da zona, não houve relatos de agressões aos ditos adeptos comuns que se passeavam pela zona, não foram encontradas quaisquer armas, quer brancas quer de punho bem como qualquer material pirotécnico… Em suma, estavam ali com um propósito e foi esse propósito que levaram a cabo, nada mais.

Que não se confunda, uma vez que seja, violência gratuita com o que aconteceu no clássico.

Quanto ao resto do seu post, foi como disse anteriormente, é nossa obrigação levar o Sporting até onde ele merece estar.
Tornarmo-nos sócios, evitar comprar merchandising quer em lojas on-line quer noutras de teor ainda mais duvidoso mas sim na Loja Verde, comprar uma gamebox das modalidades, ir aos pavilhões apoiar as mesmas, marcar presença em Alvalade, defender o Sporting em toda a linha na nossa vida pessoal e profissional.
Resumindo, todos os deveres que um Sportinguista sócio ou adepto, deve ter sempre em conta de modo a poder disfrutar do clube que ama de consciência perfeitamente tranquila.

Caro Freud, já por várias vezes aqui no fórum o forista one_o_six pôde relatar ao pormenor o que se passou no Jamor já que estava precisamente na bancada dos lampiões a alguns metros de distância do sítio onde foi lançado o very-light. Foi tudo menos casual, tudo menos acidental. Já o tinham tentado antes. Poderá dizer-me que nunca julgariam matar alguém o que até posso aceitar, mas a intenção era sem dúvida alvejar os adeptos do Sporting.

Ainda não tive oportunidade de ler os post do one_o_six, mas vou fazer uma pesquisa para ver o que descreve sobre a situação.
Realmente não creio que foi atirado o very-light com intenção de matar, mas falamos de um very-light, como podíamos falar de uma garrafa de uma pedrada, são coisas que podem acontecer a qualquer um que arremesse algo a uma pessoa com a intenção de lhe acertar sem medir as consequências do que está a fazer. Por isso digo que foi um lamentável incidente.

Já agora, eu quando falo de violência gratuita, não falo deste incidente com os rapazes de negro. Pois e reportando só a factos, as imagens que eu vi e são quase 10 minutos, é uma grupo de 50 a 70 pessoas vestidas de negro a correrem e a serem perseguidos e agredidos por pessoas com camisolas azuis, ao estarem encurralados tentaram forçar uma entrada, isto são o que me foi possível ver nos vídeos difundidos, não vi agressão dos homens de negro a ninguém, factos…

Obrigado por perderes tempo a responder-me Assenza :great: Sinal de respeito para com os outros e já deveria dizer algo a certas pessoas…

Bem vou só esclarecer melhor o que eu disse, já temia que escrevesses isso.

Como tu, não vi nenhuma mulher, criança ou idoso agredidos nas imagens da CMTV, mas o que quis chamar à atenção foi mais o facto que mesmo não havendo fizeste referência como possível inevitabilidade, coisa que aí discordo. Se tivesses retirado somente essa frase não terias alguns comentários, mas isto também não é um concurso de popularidade e acho que deves dizer o que te vai na alma, desde que dentro das regras do fórum.

No entanto acho que se deveria evitar quer a frase quer a possível inclusão de pessoas que nada têm relacionado em certos actos, é apenas isto que quero que passe, não que tenha acontecido, mas essencialmente teres escrito como escreveste.

Como disse, depois revejo-me e gostava de concordar contigo no que disseste mais tarde sobre valores. E diria, nos últimos anos sofremos um processo de quase sermos forçados a ter vergonha de ser deste enorme Clube e parece que alguns ainda não se habituaram a poder senti-lo de novo na sua plenitude. As coisas mudaram e continuam em processo de transformação, essencialmente nas mentes e corações Sportinguistas, o que hoje vemos de novo, sentimos de novo não tem preço!

Sei que a tua mensagem vai muitíssimo além da questão da violência, e é nisso mesmo que todos nos revemos e gostámos de ler, daí apenas ter reparo à questão que já se discutiu, porque em tudo o resto, subscrevo.

Citei este paragrafo porque não concordo. Este paragrafo encita a violencia e rejubila com meia duzia de otários que elamearam o nome Sporting e por afinidade o meu. Descer a Alameda e estragar lojas, patrimonio público, património privado é um acto criminoso e penso que os idiais do Sporting não são esses. Repudiamos a regionalidade e a mediocridade de um clube mas aplaudimos atitudes de igual mediocridade. O caminho para sermos ouvidos não é esse. Fomos ao dragão e metemos medo porque 11 bravos leões lutam em cada campo por reconquistar o nome Sporting. Somos novamente ameaçadores porque temos capital humano capaz de nos próximos anos retirar as vitórias que esses senhores tem por garantido. Em vez de se falar na batalha no campo onde os nossos jogadores jogaram para ganhar mostrando valores para um futuro risonho vem estes arruaceiros retirar o mérito a quem de direito para denegrir a imagem e bom nome do Sporting. Tenho pena que, como mostra a grande maioria de comentários a este texto, os foristas se revejam nesta mentalidade provinciana. Espero que em Alvalade sejamos capazes de ser superiores a estes senhores e mostrarmos que são mais um clube como os outros que disputão a liga.

Borras a pintura completamente com essas determinações metafísicas. É uma estupidez completa dizer-se que o ódio é um sentimento tão nobre como o Amor. E é outra estupidez gigantesca dizer-se que a violência é inevitável e, pasme-se, útil. Não vais resolver a ponta de um corno na tua vida e na vida dos que te rodeiam, com essa filosofia. :arrow:

Olha que eu já resolvi uns quantos.
E garanto que não iam lá com oferta de flores e beijos nas orelhas.
Há muita malta burra que só abre os olhos quando lhes abrem os olhos. Desde ex’s armados ao pingarelho, passando por pseudo mitras do assalto até gajos de outros clubes que pensam que são o tarzan.

Mas siga.
Adoro verdades universais.
Violência gera só gera violência se deixares o inimigo num estado em que consiga reagir. :twisted:

Estes tópicos vão ser sempre divididos entre 2 tipos de pessoas. Os frontais, honestos e directos e os restantes politicamente correctos, adeptos do “nim” e incapazes de partir um prato.

Como não sou capaz de me dirigir a pessoas da 2ª espécie sem ser de forma demasiado agressiva, apenas repito o que já disse em posts semelhantes, só quem não passou por elas é que tem discursos tão polidos.

ler, e passo a citar :

"rejubila com meia duzia de otários que elamearam o nome Sporting e por afinidade o meu " ou
“O caso Rui Mendes, não foi um assassinato, foi um infeliz acidente, não creio que quem o fez sequer tenha pensado nos consequências do acto que fez”

fazem-me pensar que estou a ler posts de alguém que, claramente, nunca foi ao campo do carnide, nem ao campo dos tripeiros ou a outro estádio que não o próprio sofá.

Esses que tu dizes que enlamearam o teu nome, se calhar já safaram muitos dos teus (partindo do pressuposto que é do SCP). Mas isso não interessa para quem vê a bola no sofá lá de casa. Sossegado, no quente.

Farto de pseudo-intelectuais polidos ando eu. Parecem cogumelos a saltar nestas alturas. Só manientos que percebem tanto disto como eu de pensos higiénicos.

Enlamear? Enlamear o nome do SCP é ir ao campo dos tripas de cabeça baixa. Ou ir ao campo do carnide com medo.

E esta última frase “Não vais resolver a ponta de um corno na tua vida e na vida dos que te rodeiam, com essa filosofia.” é simplesmente genial. Tens razão. Os conflitos resolvem-se com o politicamente correcto. Experimenta fazer isso quando estiveres a encher de carnidenses. Tenta ser politicamente correcto. Que verdadeiro chartel.

:arrow: :arrow: :arrow:
Aparece por cá mais vezes porque faz falta gente com esta coerência de espirito!

Quanto ao texto do autor do tópico, felicito todo o seu empenho e fervor traduzido na paixão e no amor que nutre pelo seu clube que é também o de todos nós, civilizada e democraticamente.
Quando ao que resvale para o elogio e compreensão a reacções violentas, ainda por cima com contornos criminosos, apenas lamento.
Como alguns por aqui dizem, temos que compreender o mundo em que vivemos onde a violência gratuita e desmesurada faz parte da sua existência mas felizmente somos muitos mais aqueles que através de uma conduta cívica e socialmente integrada conseguimos suster e manter uma sociedade equilibrada e livre.

Sendo eu um acérrimo critico da forma como este pais, em todas as suas vertentes foi conduzido nos últimos 38 anos, apenas tenho a lamentar não sermos, nós que constituímos a nobre maioria sem necessidade de recorrer nunca ao ódio gratuito, mais agressivos na forma como lutar para travar a existência destes nichos fanáticos, perigosos, extremistas e anti-sociais, porque aí fomos mesmo bem brandos…!
Sejam eles de que cor quiserem ser, o lugar de todos sem excepção era juntos e fechados dentro da mesma cela.

Felizmente acredito que o Sporting Clube de Portugal pela mão de Bruno de Carvalho será sempre e cada vez mais um clube que saiba honrar os seus pergaminhos.
Contra a violência expressa no extremismo e no racismo, sempre pelo fair-play e pela justiça desportiva.

E PT precisava do mesmo agora.
Que em vez de 100, 100000 entrassem pelo Parlamento a dentro.
E por São Bento e levassem tudo à frente.
Das Empregadas de limpeza ao primeiro ministro.
Tudo a eito!! :cartao:

Mas nao. A CS esta sempre pronta a cair em cima dos extremistas e a dar palmadinhas nas costas dos cornos mansos e dos “sim, sr ministro”.
Esses não levantam problemas.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Isto nunca, jamais!

Sempre de cabeça levantada e de peito feito, isto é o Sporting Clube de portugal!

Existe uma grande diferença entre ir apoiar uma equipa ou ir para o estádio só para arranjar confusão. Eu sou dos primeiros e tu?
Já entrei nos dois estádios que referistes e em outros mais e nunca entrei de cabeça baixa porque o meu propósito sempre foi cordial e apoiar o meu clube. Ganhei, perdi mas acima de tudo fui aos estádios para apoiar a minha equipa e não para desrespeitar ninguém e por isso sou respeitado e faço-me respeitar.
Quanto á morte do Rui e outros Rui´s mais por esse mundo fora, é culpa de nós todos que compactuamos com estas cenas de violencia gratuita e irresponsável. Tivesse uma das pedras lançadas neste jogo acertado em cheio e iria haver outro Rui para lamentarmos apenas porque um grupo de meninos resolveu colocar o nome Sporting com uma arruaça. Sinceramente.
Quando dizes que os meus são salvos por estes justiceiros, enganaste, estes arruaceiros afastam os verdadeiros adeptos do futebol. Aqueles que querem assistir e participar num espectaculo.
E para que não te restem dúvidas independentemente da cor clubistica, esses doentes que nada trazem para o espectaculo chamado futebol deviam juntarem-se todos dentro de um recinto fechado e ai sem prejudicar ninguém, brincavam uns com os outros as guerrinhas. Passa bem e não te esqueças que por mais forte que sejas existe sempre alguém mais forte que tu. E já agora outro pensamento lamechas, a vida é um segundo não a estragues com parvoices.

Bem me pareceu que para si ir à bola, ir ao teatro, ir ao cinema ou ir ao supermercado é igual. Não vou alimentar esta discussão com alguém assim. Não é o 1º nem será o último hipócrita c/ falinha mansa e politicamente correcto. Deve ser dos que quando é assaltado diz “a culpa é da sociedade que não integrou correctamente estes indivíduos”. Acorde para a realidade. Vá ao campo do carnide com os seus e logo vê (e sente) a realidade. Porque isto de ficar no sofá é muito fácil. Agora levar no lombo nas garagens no campo do carnide já é só para “os arruaceiros”.
Você não passa de um chartel c/ conversa de cordeiro.

[font=tahoma]@Freud2004,

Não vou repetir o que já aqui relatei várias vezes. Repito apenas que a intenção de atingir a claque do Sporting com o foguete existiu. Ponto.
(Já agora, foi outro forista quem estava perto do sítio onde caiu o very light. Eu estava do lado oposto, no meio dos orcs.)
Como também já o disse, a única desculpa que se pode eventualmente invocar é a estupidez, ou seja, não terem pensado no que aconteceria se o foguete acertasse em alguém, ou, por outras palavras, que se acertassem em alguém, esse alguém morreria (mas isto são apenas conjecturas; sabe-se lá o que passa pela cabeça desse tipo de criminosos). Mas mesmo para a estupidez há limites. É demasiado (por algum motivo Hugo Inácio foi condenado pela justiça).
Portanto, para o que interessa, se foi intencional ou não, foi-o.
Se a estupidez serve de atenuante… Vamos com calma. Se alguém der um tiro noutra pessoa, por mera estupidez, por não ter pensado que a outra pessoa poderia morrer, até que ponto a estupidez serve de atenuante?
Não estamos a falar numa bombinha de mau cheiro, mas sim dum very light, ainda por cima algo que o assassino conhecia bem. Repetindo-me, há limites para a estupidez.
E já agora, googlando um pouco sobre o assunto, qualquer um saberá que os comparsas do assassino se vangloriaram já do feito, publicamente, elogiando-o.
Ou seja, fazendo correctamente os trabalhos de casa, concluir-se-á facilmente que o assunto não é assim tão simples.

Já agora, não me quero pronunciar sobre a vossa discussão em torno da violência. Apelo apenas a que compareçam aos jogos, a começar já pelo próximo.[/font]

Eu ainda sou do tempo daquela entrada do curral das antas, com putos lá encima a mandar pedras…
o que se passou no Domingo foi de rir, pareciam umas meninas a dançar balé :rotfl:…

…e o macaco com aquela pochete a tira-colo…fartei-me de rir…a dar uma chapada e a fugir :lol:

Como já se disse, 99% de nós, verdadeiros adeptos , é contra a violência, mas que alguns merecem umas chapadas, ai isso
merecem.
Não se pode dar a outra face a quem não merece, a maioria daqueles adeptos são cão que não conhece dono, e peço desculpa aos cães :whistle: