A teia entre o poder autárquico e os clubes de futebol

Resquícios do Apito Dourado? Talvez, o que é verdade é que este levou a sério e, pelas palavras do juiz, parece que ainda existem uns quantos resistentes na magistratura portuguesa que não se dão por vencidos e estão dispostos a perseguir estas ligações pantanosas… pena é que sejam poucos ???:

Porque perdoou uma coima ao Boavista [size=14pt][b]Nuno Cardoso condenado a três anos de prisão com pena suspensa [/b][/size] 22.06.2009 - 16h06 Aníbal Rodrigues

O antigo presidente socialista da Câmara do Porto Nuno Cardoso foi condenado, ao início desta tarde, a três anos de prisão com pena suspensa por crime de prevaricação. A pena deve-se ao facto de, em 2001, Nuno Cardoso ter assinado um despacho que perdoou uma coima ao Boavista por o clube portuense se encontrar a construir sem licença.

O juiz do tribunal de São João Novo aludiu a uma “teia” entre o poder autárquico e os clubes de futebol e apresentou a sanção como um exemplo contra o sentimento de impunidade que muitos cidadãos descrevem. “Que tudo isto sirva para um alerta de consciências”, afirmou. Este caso seria também motivo para perda de mandato, mas tal não foi equacionado pelo tribunal uma vez que Nuno Cardoso não se encontra, neste momento, a exercer um cargo público.

Na reacção à sentença, Nuno Cardoso prometeu recurso para o Tribunal da Relação e disse estar mais preocupado com a justiça divina do que com a dos homens, apesar de respeitar esta última. O ex-autarca voltou a insistir que não se lembra do despacho em causa e a única explicação “plausível” que encontra para a sua existência é a de o director da Polícia Municipal do Porto de então lhe ter levado o despacho e lhe ter “ditado” o texto de arquivamento.

O antigo presidente da Câmara do Porto que sucedeu ao também socialista Fernando Gomes explicou que, nos últimos oito anos, manteve-se em silêncio enquanto eram lançadas “calúnias” e “poeira” sobre o seu nome. Mas, agora que o tribunal pronunciou esta sentença, Nuno Cardoso anunciou aos jornalistas o seu regresso à vida pública. “Estou de volta à política”, proclamou, mas foi enigmático e - apesar da insistência dos jornalistas –, não desvendou como se concretizará esse regresso.

Engraçado é que o outro barco passa incólume no meio dessas tempestades todas.

Eles quando estão no poleiro passam todos imunes, o pior é quando de lá saem. A hora do outro também ha-de chegar… a não ser que morra lá em cima.

Eu acho piada que as pessoas em Portugal já nem se escandalizam com noticias destas, já sao tantos os casos que se torna comum.
Quanto aos do “outro barco” ainda tenho uma réstia de esperança que sejam gananciosos e acabem finalmente por ser apanhados “red handed” ou talvez seja melhor dizer “blue handed” neste caso.

Ainda no outro dia houve um forista que pos numa thread um artigo sobre os orcs em que os orcs assinaram um contracto com alguem(nao me lembro agora) em que uma das contrapartidas dos orcs seria intervir junto de uma camara municipal para que licenças de construçâo fossem atribuidas.
Eu comentei que só esse facto em si- estar num contracto que um clube de futebol se compromente em fazer lobby a favor de alguem com quem tem contracto- seria motivo pra que se abrisse uma investigaçâo criminal. No forum, ninguem reagiu e, tanto quanto eu sei, nao houve reacçôes de ninguem responsavel a, pelo menos, exigir que se investigue!

Portugal é um Pais minado pela corrupçâo, nunca se ira desenvolver de uma maneira positiva e saudavel enquanto for assim. Mas sinais de melhora nâo existem, antes pelo contrario. Cada vez mais ha entre os responsaveis o sentimento de que nunca serâo apanhados e, se o forem, que nâo serâo levados às barras dos tribunais e condenados. A massa do povo tambem parece resignada a aceitar isso, pior, é a 1a aceitar este tipo de situaçôes e, temos exemplos, ainda a apoiar gente corrupta.

Este caso parece ser uma das poucas excepçôes. E ja nem quero falar do tempo que demora a que um caso na Justiça seja levado até ao fim.

Ha’ outro caso que nao deu em nada… o da Fátima Felgueiras, ontem foi absolvida por falta de provas. :wall:

Portugal no seu melhor!

Estamos em Portugal, meus amigos… ja nada me espanta neste país à beira mar plantado…