A situação do Sporting/Portugal - Duas frentes contra um inimigo comum

Todos nós já pensámos e já ouvimos pessoas que dizem que a situação do Sporting é muito parecida ou faz lembrar a situação do país…
Ora isto não é nada de estranho, principalmente quando percebemos quem são as caras/interesses/famílias que puxam os cordéis nos bastidores, tanto no clube como no país.

Nós somos realmente o clube de Portugal, até no aspecto dos verdadeiros cancros que afectam tanto o país como o clube.

Para quem nunca viu, aconselho fortemente que vejam este documentário (Donos de Portugal). Vão ficar a perceber como é que o nosso país e o nosso clube chegaram a este estado. Com este documentário, dá mesmo para confundir as duas identidades (Sporting e Portugal), basta apenas substituir alguns conceitos e moldes de “jogadas de bastidores” que são expostas no documentário.

Donos de Portugal on Vimeo

http://www.donosdeportugal.net/

Fica aqui também uma “árvore” das famílias que mandam em Portugal, das suas caras e ligações entre elas.
Quem não tiver tempo para ver o documentário, pode pegar nesta imagem para perceber o que se passa de maneira “resumida”.

E vamos jogar um jogo… Quantas caras conseguem contar, nessa “árvore”, de pessoas (ou familiares de pessoas) que já estiveram ou estão ligadas ao Sporting ?

(Cliquem na imagem)

http://www.donosdeportugal.net/p/grande-familia.html

[hr]

Agora pergunto… Com todas essas caras/famílias/interesses enfiados no Sporting, seria possível que o clube estivesse noutra situação ?
Claro que não seria possível… tal como o nosso país, nós estamos exactamente no estado que seria de esperar, se analisarmos bem todas estas coisas e sabendo que, apesar de eu acreditar que nós Sportinguistas temos algo de especial, continuamos a ser, na nossa maioria, Portugueses que vivem em Portugal. No momento da história de Portugal em que muitas pessoas viram as portas abertas para começarem a usar e abusar da liberdade e da confiança dos Portugueses, nesse mesmo momento ou um pouco mais tarde, aconteceu a mesma coisa no Sporting.

Na realidade, até podemos dizer que o maior problema do nosso clube começou logo na sua fundação (basta pegar num dos ramos dessa tal árvore aí em cima)… de certa maneira até é verdade, até por causa de um certo tipo de pessoas que andava mais preocupada com “bailes e festas” (O jet7 dos “notáveis” de tempos passados). E está à vista que não os conseguimos “eliminar” totalmente, mesmo após o desprezar ao Campo Grande Football Club e a fundação do Sporting Clube de Portugal.

Mas podemos ir mais longe… e até posso dizer (não muito, porque não quero deixar ninguém ofendido), que com aquilo que sei hoje, concordaria que se mudasse o nome do nosso Estádio para Estádio Francisco Stromp, em vez de Estádio José Alvalade.
Porque uma coisa é ter mérito por ter uma convicção/ideia e ter dinheiro/poder na família para se conseguir cumprir um desejo e outra coisa é ter o mérito de criar uma identidade, uma maneira de estar e uma maneira de viver o clube, que nós Sportinguistas sentimos. Tanto uma coisa como outra, têm mérito, mas uma delas tem muito mais, por ser mais difícil.

Por muito “elitistas” que tenham sido as origens do nosso clube, o mesmo só conseguiu cumprir o seu desígnio de se transformar “tão grande como os maiores da Europa”, pela força popular… pela força da multidão, pela força do Sportinguismo. E não pela força de qualquer “grupo restrito” de gente de elite ou de pseudo-elite. E é isto que muitos “iluminados”/pseudo-burgueses não percebem, nem querem perceber.
Se o Sporting quiser continuar a cumprir o seu desígnio, não pode abandonar o “povo” que sustenta a sua grandeza, não pode abandonar o Sportinguismo que o Francisco Stromp lhe deu.

[hr]

Tal como não podemos abdicar do nosso país, também não podemos abdicar do nosso clube.
E sabendo que sofrem os dois do “mesmo mal”, ao tentar curar um deles, estamos também a ajudar a curar o outro.

p.s: Por favor, não venham para aqui discutir politica, de esquerda ou direita ou outra coisa qualquer…
E isto pode parecer algum “manifesto” politico, mas não é… e se alguém achar que é, então provavelmente não tem outros argumentos para explicar o que se passa tanto no país como no clube.

Litttle by little ca vou indo lendo coisas que tenho andado aqui a apregoar, mas como e dito por mim nao e a mesma coisa!!

Infelizmente ando ha que tempos a dizer que o Sporting nao tem mistica e que a maioria dos dirigentes nao vive o clube como o fazem os dirigentes do benfica e do porto, e como tudo na vida quando as coisas nao sao feitas com amor , nunca ou quase nunca pode dar certo!!
O Sporting tal como o pais chegou a este ponto por estas razoes , e enquanto andarem a crer curar uma doenca com um diagnostico errado , nao passamos disto!!

O diagnóstico está feito… o tratamento a dar é que pode ser errado ou certo. Na tua opinião qual seria o tratamento certo e possível de se executar ?

Como deves calcular, isto não é tão simples como pegarmos todos em machados ou pistolas e irmos a Alvalade ou a muitos “palácios” em Lisboa, cortar as cabeças a muita gente.

É que eu também já estou farto de assistir ao mesmo tipo de conversa da tua parte. E tu sabes muito bem, que nunca ninguém discordou dessa opinião de que o Sporting perdeu mística e que a maioria dos dirigentes não vive o clube, eu pelo menos nunca discordei, porque isso é evidente.

Peco te desculpa se te estou a chatiar porque pelos vistos estou a insistir numa tese que nao faz sentido !!
Se achas que o diagnostico ja esta feito entao porque insistir nos mesmos erros ha tantos anos?

Na minha humilde opiniao o diagnostico relativamente ao clube ja esta feito ha muito , mas nao acerdito que quem tem liderado o clube nos ultimos 30 anos o tenha encontrado …
O problema do Sporting tem sido o constante adiamento de afirmacao do clube como grande que e ,e um problema de fundo, de identidade, porque as coisas nao sao feitas com amor, nao sao feitas no sentido de vencer!!

Se estao a querer curar uma doenca mas o diagnostico e outro , a isto eu chamo incompetencia, mas voces insistem em querer dizer que eles la estao para se aproveitarem do clube,que esta falido e anda falido ha muitos anos fruto das mesmas asneiras e nisto que insisto e nao entro na cantiga de culpar o godinho por tudo o que estamos a passar,o que e muito diferente , e nao faz sentido.

Um clube de futebol quando tem uma doenca , a cura e Ganhar, e Ganhar ,dai que digo que eles ainda nao encontraram o diagnostico!!

E isto que eu chamo o ADN do clube, por muito que me queiram dizer que nos sempre fomos os adeptos mais devotos ao clube
nao concordo, porque ao longo de muitos anos sempre tivemos dirigentes que se achavam “diferentes” fruto das suas imcompetencias desportivas e nos sempre fomos nessa cantiga!!
Os resultados estao a vista!!

Relativamente ao pais e precisamente igual , e tudo gente muito estudiosa e muito importante politicamente, mas os erros sao os mesmos, e quando se governa com dinheiros que nao nos pertence, e tudo muito mais facil , com isto nao estou a dizer que andam a roubar, nada disso , simplesmente nao o fazem com amor , e sao incompetentes!!

Para isto so ha uma solucao repensar o clube, no sentido de encontrar o que queremos e o que somos, como tambem se aplica em relacao ao pais !!
Desculpa la , mas tinha de ser, e nao vou insistir mais nisto.
Desculpa!!

Não me tens que pedir desculpa de nada… para lá com isso das desculpas.

O diagnóstico já está feito, mas não por todos os sócios, muitos ainda continuam a dormir e outros que já acordaram e querem mudar, ainda não perceberam o verdadeiro problema (apenas acordaram para o desastre desportivo ou financeiro), mas ao menos já acordaram.

Não posso falar com certeza dos últimos 30 anos, mas os sucessivos presidentes não resolveram o problema do Sporting, por diferentes motivos… Em alguns casos, porque esses presidentes fazem parte do problema e noutros casos porque é um problema complexo e faz com que se tenha que ir contra muito interesse instalado na sociedade Portuguesa.

Não acho que se trate apenas de um problema de afirmação… é mais um problema de “propriedade”.
Afinal o Sporting é de quem ?
O Sporting é dos Sportinguistas e do “povo” Sportinguista, ou da pseudo-burguesia que anda metida no clube ?
Pseudo-burguesia essa que acha que o Sporting é deles só porque algum “antepassado” seu teve alguma ligação à fundação do clube ou só porque, por norma, a pseudo-elite ( ou “canalhas com dinheiro” ) pensa que gosta do Sporting ? Eles gostam é de ter poder e de “mamar”… isso é que eles gostam.

Tu achas que é só incompetência ? Achas mesmo que estes últimos presidentes não sabem bem qual é a crise que o clube vive ?
Só que eles fazem parte desse problema (estão do outro lado da barricada, não estão do lado do “povo” Sportinguista).

O Godinho não tem toda a culpa, é apenas mais um do lote de culpados.

A cura para “calar” os adeptos, é ganhar. Mas a cura para resolver os problemas sérios do clube, não é só ganhar, é mais do que isso!

O Sporting ainda sobrevive, porque o “povo” Sportinguista ainda não desistiu do clube (e por isso sim, somos muito pacientes, só que também somos muito “cegos” ).

Se o “povo” Sportinguista desistir do clube… o clube acaba em 2 anos ou menos, porque os pseudo-burgueses não sabem o que é amar ideais e símbolos (nisto estamos de acordo)! Só pensam em ter controlo, poder e €€€€!
É a mesma coisa com o país… se o “povo” desistisse do país, isto só durava mais 1 mês e nenhum pseudo-burguês conseguiria salvar alguma coisa, por muito dinheiro que tivesse.

“As above so below”…

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=tDgX4wvELiU[/youtube]

A teia de famílias desse gráfico é o clube de que o Carlin falava, versão Portugal.

Interessante que o Geneall agora está fechado ao público para consultar estes meandros. Já se estavam a escavar umas minhocas a mais…

Já não conseguimos ver as ligações do Sr. Dr. Soares Franco, por exemplo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=146800

Ainda que as 5 bolinhas indiquem que é obviamente descendente das 5 grandes dinastias europeias dos nossos “senhores”.

Esta árvora genealógica tem alguma relevância mas provavelmente encontramos ali mais adeptos do benfica do que do Sporting. E não é por isso que o benfica se denomina clube de viscondes.
O problema é que esta burgesia, ao contrário do que se passa noutros clubes, tem influência no Sporting onde gostam de passar a ideia que por lá metem dinheiro quando na realidade não o fazem.
Só quando um presidente correr com esta malta da finança é que o clube fica em condições de lutar com os adversários. O problema é que, tal como Portugal, estamos nas mãos dos credores e esta malta é a troika que vem receber e dar ordens.
Tenho receio que não se possa gerir o clube contra eles.
Pelas regras que impuseram aos actuais e anteriores presidentes temo que o clube fique no “limbo” por muitos anos.

Sim… mas quantos desses adeptos do benfica é que andam ou andaram metidos nos órgãos sociais do benfica? Quantos deles é que andaram a “traficar” influências dentro do benfica ?
A diferença é essa.