A Santa Aliança

A SANTA ALIANÇA

Desde o dia em que um senhor chamado Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa subiu ao trono do Dragão, o Futebol Luso mudou para sempre. A estranha contribuição e amizade dos outros 2 estarolas da 2ª Circular que se ajudavam mutuamente. O velho clube do Norte não passava quase de apenas “mais um clube”, desde o final dos anos 60 que esse tal velho clube do Norte parecia um Belenenses da Invicta vendo os 2 maiores clubes de Lisboa a dominar o Futebol Português tanto em títulos como em adeptos. Sua força residia na cidade do Porto e em mais lado nenhum. Parecia mesmo um Belenenses da Invicta… Mas essa antiga tese não se confirmou. O naquela altura jovem Pinto da Costa percebeu e não foi preciso ser se um génio que para iniciar uma Hegemonia num futebol bipolarizado era preciso montar a teia ao mais fracos dos mais fortes. E nessa altura era o Sporting Clube de Portugal. Um Clube que vivia já anos difíceis tendo deixado de ganhar com frequência para o clube da Luz que à época parecia eternamente vencedor. Ora o Futebol Clube do Porto decidiu ir pela via da guerrilha com o clube que queria de uma forma engatar, o Sporting. Ao que parece todos os anos Pinto da Costa, Pedroto e sus muchachos lançavam farpas ao clube de Alvalade roubando-lhe jogadores quase todas as épocas, o caso mais gritante foi de Futre um jovem que ao parecia ia para a Académica emprestado. Ora o clube da elite ficou impressionado com o jovem Presidente e a partir do fim da presidência de João Rocha o Sporting afeiçoou-se ao seu inimigo ponde de lado o Benfica e praticamente tendo-o como único rival. Foi aí que começaram aparvoadamente umas espécies de “Campeonatos de Lisboa” promovidos intensamente pelo Sporting. Sempre que ficava à frente do Benfica no campeonato parecia que bastava para os dirigente e adeptos leoninos ficarem contentes e satisfeitos. Prova disso foram os míticos 7-1 em que chegaram a dizer que dar 7-1 ao Benfica era melhor que ser bi-campeão. Curioso o facto do Benfica ter sido campeão nesse ano. A situação foi-se repetindo e repetindo até aos dias de hoje aonde temos uma nova bipolarização do Futebol Português só que entre o velho clube do Norte e o Benfica. O Sporting foi infelizmente deixado para trás estes últimos 2 anos. Lembro-me de ir a Alvalade apoiar o meu Sporting e se o Benfica sofre-se um golo era o delírio. Aqueles 4 anos em que ficava-mos em 2º lugar e que os meus adeptos diziam que “ao menos ficamos à frente do Benfica” foram para mim o início da decadência do Sporting que o levou a que esta época em que vivemos de intensa crise seja uma espécie de: “DO OR DIE”.
Parece que a teia feita por Pinto da Costa e seus capangas deu sucesso. O Sporting lixou-se a si próprio. Pode ser que quem vier a seguir veja isso mas já são tantos anos. Duvido.

Nota: O Sporting nos anos 80 no inicio da Santa Aliança tinha 16 títulos contra apenas 7 do FC Porto. Agora na década de 10 do Século XXI tem 18 títulos e o FC Porto tem 25… DÁ QUE PENSAR

E agora metes o vídeo do tal jogo da taça, Cosa nostra?

Aqui está:

[youtube=650,535]Inedito! O dia em que o Sporting se uniu com o Benfica contra o Porto!!! - YouTube

Falas deste, não falas?

Falo. Andavas mortinho por postar esse vídeo aqui, mais uma vez…

[gmod]Tópico bloqueado por não acrescentar nada que justifique um tópico novo.[/gmod]