A Reforma do Futebol Português

Tópico para discutir a reforma que parece ter tido o pontapé de saída por parte do Sporting tal como toda a informação sobre esta :great:

Será que alguém completar isto com as notícias que existem sobre o assunto? :wink:

PS: Seria interessante saber quais os clubes presentes ontem na reunião

http://www.noticias-do-futebol.com/content/bruno-de-carvalho-prop-e-altera-o-legislativa

Tomando como correctas as informações provenientes no jornal abola, não estiveram presentes na “cimeira” organizada pelo Sporting, os seguintes clubes:

• Porto
  • Braga
  • Paços de Ferreira
  • Marítimo
  • Nacional (atraso no vôo)
  • Académica
  • Olhanense
  • Portimonense
  • Estoril (justificou ausência )
  • Atlético Portugal (justificou ausência)

Destaque para a presença do Benfica que se fez representar por um mero elemento do departamento jurídico, a Sra. Célia Falé.

Sent from my iPad using Tapatalk

Acho uma matéria essencial , parece-me que a iniciativa ter partido da nossa parte é excelente , e ainda bem que é feita sem ser ás escondidas e principalmente que abranja realmente todos os clubes. Porque o futebol só faz sentido se estiver direcionado para as 30 e tal equipas que existem e não apenas 3.

Fico satisfeito por ver que alguns clubes que faltaram não foi porque não quiseram mas sim por indisponibilidade como é o caso do Nacional,Estoril e Atlético.E fico igualmente satisfeito por terem demonstrado interesse.

Mesmo que não dê em nada, porque depende de muitos fatores,
é claramente o Sporting a marcar a agenda.
Não basta criticar, é preciso propor alternativas credíveis. :clap:

:arrow:

Claramente. Dos clubes que nao apareceram destaco, alem do porto (normal), o braga, Pacos de Ferreira, Olhanense e a Academica (clube que simpatizo mas que infelizmente e presidido por Jose Eduardo Simoes…). Fico claramente surpreendido pelos 3 ultimos, ate porque os assuntos debatidos podiam-lhes interessar, nao quero acreditar que nao tinham ido a mando do padrinho…

Fico muito satisfeito pelo nosso presidente ter promovido uma reuniao destas, transversal a outros clubes, que pode ajudar a que haja maior transparencia no futebol Portugues !

já eu só fico surpreendido por ter havido intenção de ir por parte do Nacional

Fica aqui o que saiu no jornal O Jogo de dia 21.

O que foi dito no Tempo-Extra acerca deste assunto (é logo o primeiro tema do programa):

Expliquem-me que eu percebo pouco disto…

Qual a diferença, no caso concreto destas medidas, entre a apresentação ser feita à Liga ou à FPF ? A FPF tem algum tipo de poder sobre a tutela do futebol português ?

Confesso que o meu entendimento destas poliquices da bola é quase nulo.

E, já agora, quais os motivos para a rejeição da apresentação desta reforma em sede da Liga ? Sendo que existe um movimento para tentar mandar abaixo Hermínio Loureiro, supostamente por parte do grupinho que ontem faltou, não deveria indicar que quem lá está agora deveria estar “do nosso” lado ?

Thanks ! :great:

Basicamente o Bruno está a fazer aquilo que a Liga deveria fazer e não faz! O que é curioso é que ainda há poucos dias, subiu para 18 o numero de clubes profissionais que contestam o Mário Figueiredo.

Ou seja, o Bruno de Carvalho representa melhor a generalidade dos clubes Portugueses do que o próprio Presidente da Liga.

Concordo, bem como a falta do Marítimo, normalmente desalinhado das acções do FCPorco. Olhanense e Portimonense também não consigo perceber. O resto são as ausências esperadas. Sei que vou ser criticado, mas aplauso para a presença do SLBois. Muito intelegente a presença, embora não na sua máxima representação (orelhas).

[hr]

Penso que seria importante,neste tópico, elencar as medidas propostas, ou pelo menos as que são de conhecimento público. Se me falhar alguma, avisem. Assim:

1) Arbitragem
1.1) Sorteio puro dos árbitros;
1.2) Divulgação das classificações;
1.3) Profissionalização a 100% (regime de exclusividade);
1.4) Recurso a novas tecnologias (de golo e de análise das transmissões pelo 4º árbitro);
1.5) Utilização das imagens televisivas para penalização/despenalização de jogadores.

2) Proteção aos clubes formadores
2.1) Alteração da legislação sobrerescisões contratuais;
2.2) Adequação do regime jurídico às normas da FIFA.

3) Impostos
3.1) Alteração dos impostos em relação à SAD, nomeadamente na amortização do investimento da formação de jogadores;
3.2) Descida do IVA dos bilhetes para 13%.

4) Agentes
4.1) Criação do regime jurídico específico para a regulamentação do trabalho dos agentes dos jogadores;
4.2) Regulamentação da responsabilidade da remuneração da sua actividade.

5) Segurança
5.1) Mais competências aos assistentes de recintos desportivos (Stewards) com mais e melhores meios;
5.2) Comparticipação da FPF e do Estado no pagamento do policiamento dos recintos desportivos.

6) Apostas on-line
6.1) Regulamentação das apostas online como forma de potencial fonte de rendimento para os clubes e para o estado.

7) Transparência
7.1) Criação de um livro de interesses para todos os membros dos orgãos sociais dos clubes, SAD’s e FPF onde estaria declarado todos os interesses económicos e financeiros;
7.2) Alterações na Comissão Arbitral da Liga, que passaria a ser formada por elementos designados pelas partes e com prazos definidos, de modo a salvaguardar as decisões em tempo útil.

Para uma boa reformar é matar o pintainho da bosta

Concordo com tudo. Só não se percebe é porque é que pelo menos algumas destas medidas ainda não foram implementadas.

o Maritimo deduzi que não fosse aparecer por já terem representante, os lampiões

A questão é essa :great: existe uma realidade, feita e consolidada, por quem dela se serve.
Este tipo de iniciativa, contrariamente às anteriores, não visa a destruir a realidade existente,
e fortemente resiliente, mas substituir por uma nova…aqui está , para mim, a jogada de mestre :clap:

Somos nós a marcar o ritmo :great:

Aqui estará a próxima bomba do futebol português. Gerará uma guerra aberta sem precedentes.

Urge reformar um sistema obsoleto e viciado, em que vira o disco e toca o mesmo.
Aos situacionistas do costume, os chupadores da teta, vão estrabuchar e coagir clubes e seus dirigentes, chantagens, intimidações e demais especialidades.

A nós, com ou sem os lampiões a nosso lado (que quer queiramos quer não, seria importante, apesar de também mamarem) cabe-nos mantermo-nos firmes e levar isto até ao fim, custe o que custar.

Estamos a liderar esta carga e (isto é o que mais me diz) da forma mais transparente possível! Queremos transparência e a verdade, tenho muito orgulho que o Sporting esteja a levar isto a cabo, e a assumir uma posição de liderança.

Não se trata de dominar o sistema, mas sim de o alterar e torná-lo transparente para que não possa haver precisamente mais gente a querer liderá-lo de forma obscura. Contra o dito sistema e sempre a favor da verdade desportiva. Gosto. Muito.

Isto.

O Presidente do Sporting não quer ser beneficiado…simplesmente não quer ser prejudicado, quer um sistema justo, moderno e sem benefícios para ninguém. Igualdade acima de tudo.

[hr]

Como diz o Assenza, isto vai ser uma autêntica batalha campal, será a Grande Guerra do Futebol Português. O chamado “Sistema” do Futebol Português vai estrebuchar, vão ameaçar, vão lutar com tudo o que têm para manter um sistema corrompido, que vive preso nos idos do Século XX. Vai ser importante ter os Lampiões do nosso lado. Vamos enfrentar o FCP e os seus fiéis seguidores, como o Braga, o Nacenal, o Paços, a Académica, entre outros.

É como diz o nosso Presidente, se ele conseguiu vencer o Roquettismo para bem do Sporting, também vai conseguir vencer esta batalha pelo bem do Futebol Português.
Um orgulho liderar esta carga contra o sistema. Ao teu lado, sempre, Presidente. Em frente!

[size=18pt][b]Nome de Carlos Marta equacionado para a presidência da Liga de Clubes[/b][/size]

A tarde da passada terça-feira foi marcada por uma reunião em Alvalade entre vários clubes profissionais do futebol português, não apenas referentes à Liga ZON Sagres, mas também da Liga2 Cabovisão. O zerozero.pt soube que um dos temas debatidos foi referente à presidência da Liga de Clubes, cargo atualmente ocupado por Mário Figueiredo.

O atual líder não tem vivido dias fáceis e a contestação por parte dos clubes tem vindo a subir de tom, existindo, inclusivamente, um movimento que tenciona a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, com o intuito de poder destituir Mário Figueiredo.

Nesse sentido, existe também a necessidade de apontar nomes para a sucessão do advogado portuense e, nesse sentido, a reunião que o Sporting organizou esta terça-feira foi produtiva, na medida em que, sabe o zerozero.pt, surgiu um nome que reuniu a preferência dos dirigentes presentes: Carlos Marta.

Candidato derrotado por Fernando Gomes nas eleições mais recentes para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol, o ex-autarca de Tondela não foi esquecido e o seu nome está a ser equacionado para a presidência da Liga de Clubes.

Como tal, o zerozero.pt chegou à fala com o próprio, que preferiu remeter para os associados da Liga (os clubes) essa responsabilidade: «Não tenho nenhuma informação sobre isso e acho que não é o momento de falar sobre esse assunto. Isso diz respeito exclusivamente aos clubes e aos seus presidentes e eles seguramente tomarão as melhores decisões para o futebol português».

O nosso órgão quis, pois, saber se estaria disponível, caso for abordado para esse cargo: «Neste momento não faço comentários sobre isso», respondeu.

Sobre a prestação de Fernando Gomes à frente da Federação Portuguesa de Futebol, seu adversário nas últimas eleições, Carlos Marta avaliou de forma positiva a atuação da atual direção.

«Faço uma avaliação muito positiva, julgo que a Federação Portuguesa de Futebol está a fazer um bom trabalho neste domínio», referiu, antes de finalizar, respondendo a uma questão sobre a possibilidade de se voltar a candidatar ao cargo.

«O futuro a Deus pertence, mas nesta altura posso dizer-lhe que não equaciono, não está nos meus pensamentos nem nas minhas perspetivas, até porque tenho estado fora dessas matérias», atirou, relativamente à presidência da FPF.

In Zerozero

Verdade ou não, não é um nome que me agrada.

Não conheço o percurso profissional, apenas sei que de vez em quando substitui o Sr. Fernando Seara no programa Prolongamento da TVI.