O artigo que se pode ler no primeiro link, é o exmplo claro do que é o jornalismo de ocaisão e de favor.
Todo ele é escrito apartir de declarações que supostamente alguem faz sobre a realidade do Sporting sem que se saiba quem é .
A chamada fonte, que nunca sabemos se existe ou se foi inventada da cabeça do jornalista.
De resto nada de novo, quem não concorda com o DC, vai adorar o artigo.
[quote=“Nuno Lapa”]O artigo que se pode ler no primeiro link, é o exmplo claro do que é o jornalismo de ocaisão e de favor.
Todo ele é escrito apartir de declarações que supostamente alguem faz sobre a realidade do Sporting sem que se saiba quem é .
A chamada fonte, que nunca sabemos se existe ou se foi inventada da cabeça do jornalista.
quote]
Oh pah, mas isso encontras em 99% das noticias.
O que importa saber é se dás credibilidade ao jornal, 1º, e ao jornalista, 2º.
Pessoalmente, tenho em consideração o DN mas nem faço ideia quem seja o jornalista. assim como tb valorizo o publico.
A tua questão é assaz pertinente no que respeita aos jornais desportivos, onde a opiniao de favor faz parte do “editorial”.
Parecem-me artigos que reflectem o estado actual do nosso clube, ou pelo menos o estado de espirito de muitos Sportinguistas…
Quanto à mais do que atrasada saída do DC e muitos dos acólitos tem de acontecer rápidamente! O seu prazo de validar já à muito que passou.
O que estamos a assistir é à putrificação do ambiente sempre típica em organisações onde o poder está completamente desfasado da realidade e por simples vício do mesmo poder, não se demitem… toda a estrutura caí menos a verdadeira parte pôdre!
É um verdadeiro sofrimento… uma triste colecção de episodios degradantes… mas o pior é que nesta barafunda vão saindo os melhores quadros!
Sem saber a fonte (embora suspeitando) e com as guerras de poder em curso há que ler o artigo com cuidado, nem sempre sendo fácil distinguir o relato fiel do relato exacerbado!
Como já escreveu o Kirk, essa é a regra em 99% das notícias dos jornais. O que é anormal neste caso é aparecerem citações em discurso directo sem se identificar quem as profere.
Quanto ao conteúdo, não é nada que não tenha vindo a ser discutido aqui nos últimos dois anos. Compadrios, tachos, lutas de poder, insensibilidade para o futebol.
No meio desses artigos todos aparece algo:
O sporting apenas precisa de arranjar 5 milhoes de euros para não ter de vender mais nenhum jogadore esta época.
Se realmente tiver percebido bem, é porque então tudo está a correr bem em termos financeiros.
Eu fiquei com a impressão que o que isso queria dizer era que a SAD “só” precisava de cortar mais 5 milhões na rubrica das despesas para as ajustar ao que considera serem as receitas certas, deixando desse modo de precisar das vendas de jogadores. Não me pareceu que se referisse especificamente a este ano.
Temo que este raciocínio meramente aritmético não corresponda à realidade, mas isso é matéria para outro tópico.
Eu gostava que um dia os jornalistas se virassem para o passivo do
benfica, mas a esses eles nao vao , nao escrevem.
Para eles o Sporting esta sempre na miseria, o benfica esta rico.
Eu sei que nao nos interessa a situacao dos outros.
Mas estou cansada do Sporting ser sempre o parente pobre, enquanto ha outras equipas em muito piores situacoes do que o Sporting.
O Sporting tem um rico patrimonio!
Estou cansada dos jornalistas escolhrerem e publicarem tantos jogadores para o Sporting.
Porque sera,que so o Sporting esta na bamba para eles neste
defeso?
Ja estou farta de jornais e jornalistas eles querem e vender ter
leitores.
“Ele era essencial para a estrutura do clube. Quanto mais não seja para evitar que cada novo treinador trouxesse seis, sete ou oito novos jogadores. Além disso, era competentíssmo.”
Uma fonte que diz isto sobre o CF ou não merece credibilidade ou é um jornalista a pagar favores.
O artigo pode ser muito especulativo, mas há muita coisa que coincide com o que “se fala”. Nomeadamente no “aparecimento” do Paulo Andrade.
Eu gostava que um dia os jornalistas se virassem para o passivo do
benfica, mas a esses eles nao vao , nao escrevem.
Para eles o Sporting esta sempre na miseria, o benfica esta rico.
Eu sei que nao nos interessa a situacao dos outros.
Mas estou cansada do Sporting ser sempre o parente pobre, enquanto ha outras equipas em muito piores situacoes do que o Sporting.
O Sporting tem um rico patrimonio!
Estou cansada dos jornalistas escolhrerem e publicarem tantos jogadores para o Sporting.
Porque sera,que so o Sporting esta na bamba para eles neste
defeso?
Ja estou farta de jornais e jornalistas eles querem e vender ter
leitores.</blockquote>
Na verdade eles ate’ dizem que os outros clubes vivem acima das despesas estando eles em falencia tecnica, aqui nestes artigos nao vi nada em eles porem os lamps e os tripas no lado dos ricos e o Sporting nos pobres, os lamps ninguem sabe o que se passa e os tripas em vez de pagarem algum do passivo andam a arrebentar com o dinheiro em jogadores.
Agora voltando ao DC, ele e’ como o Salazar que salvou Portugal da bancarrota mas nao soube sair do governo depois deste feito e tornou-se num ditador, em vez de falarmos no Salazar como um heroi a gente fala dele como um ditador, o DC vai parar ao mesmo, em vez de ter sido parte muito importante do projecto Roquette ele vai passar a ser odiado pelos os adeptos como se fosse um ditador.
Os adeptos sao a alma de um clube e se a administraçao nao presta atençao a eles arrisca-se a falhar completamente.
O artigo que se pode ler no primeiro link, é o exmplo claro do que é o jornalismo de ocaisão e de favor.
por um mero acaso, conheço o jornalista. (o artigo vem devidamente assinado, e ainda bem.)
é tudo menos o “exemplo do que é o jornalismo de ocasião e de favor”. tudo mesmo.
(…)
«Ainda há dias, um desses jovens ‘activos’, como agora se diz, insultou o Hilário na Academia e não aconteceu nada. O que vale é que Pedro Barbosa, Sá Pinto e Rui Jorge resolveram agir. Chegaram ao pé do miúdo, explicaram-lhe quem era o Hilário - que para eles era o Senhor Hilário - e no fim deram-lhe uns sopapos. Talvez tenha aprendido, não sei. Por isso é que me impressiona a forma como as referências do clube são tratadas.»
tinham-me contado este episódio, mas já há uns bons meses. nome do puto envolvido e tudo. ou é esse mesmo espisódio, ou repetiu-se.
pista 1. tem um potencial monstruoso.
pista 2. rima com Caim.
mas repito. não é um episódio de “há alguns dias”, como vem no artigo.
tem muitos meses. pode ser outro.
(passou-se no autocarro antes/depois de um torneio. parece que mandou umas bocas ao Hilário. o AP chamou os “velhos” para falaram com o “puto”.)