A Popularidade do Sporting Clube de Portugal. Estará em Causa?

Não sei se já pensaram bem mas já vai para 11 anos que não ganhamos um título de Campeão Nacional de Futebol. Nesses 11 anos o FC Porco ganhou 8 campeonatos e o SL Carnide 2 Campeonatos. No Facebook temos metade dos likes dos nossos “supostos” rivais. A Região Norte está cada vez mais dividida entre Porco e Carnide (Com este ultimo também a perder muitos adeptos para os corruptos) e nós já nem temos força de expressão em zonas como o Porto, Guimarães ou até mesmo Braga. Se se lembrarem dos 2 últimos títulos nacionais (2000 e 2002) podem lembrar-se de milhares de pessoas por todo o País. Mas passados 11 anos será que ainda temos a mesma força do passado? Será que ainda ocupamos o estatuto de 2º clube mais popular em Portugal? Ou estamos cada vez mais longe do Porco?.

Isso não esta em causa já que tivemos 18 anos sem ganhar campeonatos e não perdemos adeptos.

Com certeza nunca ouvistes os velhos… Em 2000 quando já quase toda a gente já sabia que o Sporting ia ser campeão, todos disseram que a festa seria só em Lisboa e pouco mais. Toda a gente pensava que o porco já nos tinha ultrapassado. Por alguma coisa as pessoas pensavam assim.

Todos disseram que a festa só seria em Lisboa?

Olha, fala com quem te disse isso e dá-lhe um sopapo. Se ele persistir, chama o 112 e conta-lhes que anda um maluco na rua.

Pensava-isso isso de uma forma tão honesta que o Porto, na final da TP de 2000, só teve direito a uma superior do Jamor. Como adorei vê-los deprimidos, escondidos por entre as árvores do complexo desportivo.

O Porto lutará sempre, não para ser superior socialmente ao Sporting, mas para ser metade do que nós somos. Nem o Pinto da Costa sequer o contesta. O discurso continua tão local como antes, quando o Porto tinha 4 ou 5 campeonatos nacionais.

Os adeptos do Sporting festejaram, em bons números, em todos os locais deste país e onde existissem portugueses.

É natural que o Porto tenha conquistado mais adeptos, mas esses adeptos são tão válidos quanto as hordas de chineses que adoram o Real Madrid, o Manchester United, etc.

Somos ainda o 2º clube mais popular mas tenho muito receio do número de sportinguistas nas camadas mais jovens da população possa encolher a olhos vistos. Não só pela falta de resultados desportivos mas também (e sobretudo) pelo constante achincalhar do SCP que ouvimos na TV, na rua e nos empregos. As crianças são muito susceptíveis a este tipo de coisas mais do que golos a entrar contra um qualquer Paços de Ferreira. Não é que percamos de imediato o 2º lugar na popularidade: o Porco é demasiado regional e demasiado “Pintista” e os outros são demasiado pequenos; a própria realidade demografica do país, porém, pode levar a uma situação em que o Recreativo de Carnide aumente ainda mais o nº de adeptos jovens e os nossos sejam cada vez mais velhos. Nesse sentido o Jubas tem sido o nosso melhor ponta-de-lança. Sabe Deus quantas crianças ele tem impedido de caírem para os lados do demo. :-\

Com a sua corrupção que leva 30 anos conquistou mais adeptos, mas desses como muito bem referes estando ainda muito, mas mesmo muito longe do Sporting Clube de Portugal.

É esse o meu receio… Os putos estão cada vez mais fartos de verem o Sporting perder. Aqui no Seixal e no resto da AML continua ela por ela em termos de adeptos seja em miúdos seja em graúdos. Mas e em zonas como Aveiro, Beira Litoral, Madeira ou Trás-os-Montes?

Ouvi dizer que no Norte do distrito de Aveiro (Espinho, Arouca, SJM ou SMF, zonas que já se sentem mais próximas há cidade do Porto) o porco já é o clube mais popular a par do carnide. E em Trás-os-Montes ou é carnide ou é porco, praticamente 50-50.

A verdade é que muitas crianças que são do Sporting mudam de clube quando entram no infantário ou para a primária, porque não gostam de ser achincalhadas pelos colegas. É duro, mas é verdade. Sei por experiência própria visto que a minha mãe tem um colégio.
Claro que os Sportinguistas mais fervorosos não deixam os seus ‘putos’ mudarem de clube e incutem-lhes bem a lição, mas há pais que nem ligam muito ao futebol.
Isto vai fazer com que daqui a uns 10 anos (continuando o clube nesta situação) tenhamos muito menos jovens apoiantes. E depois transmitido para os filhos destes e por aí fora então…

Segundo creio, a zona Centro-Sul (Leiria, Coimbra, Portalegre, Castelo Branco), o Algarve, a Beira Interior (e aqui falo mesmo com conhecimento de causa), para já não falar em Lisboa, são zonas do país onde há muito maior presença leonina do que corrupta. Duvido muito que tenhamos menos adeptos do que eles.

Na Beira Interior são raros os portistas. Pelo menos comparando com os anos 90. Mas ainda assim, em número algo irrelevante,

Podes acrescentar o Alentejo… No Alentejo e no Algarve, o adepto corrupto é um bicho raro.

Vou à Beira Interior (Guarda) cerca de uma vez por mês, por questões familiares, e são mesmo muito muito raros. Em Seia, se houver 1% de portistas é muito, e não estou mesmo a exagerar. E nessas zonas há mais dos nossos do que lampiões, inclusive, apesar de ser bastante equilibrado.

Já em Braga… :-X :-X Para além de ser um antro de porcos e lampioes ainda tens que aturar o breguilha.

Aqui em Coimbra acho que a quantidade de portistas ainda é bastante inferior à nossa, se bem que tem aumentado nos últimos anos.

Tanto em 99/00 e 01/02 os títulos foram festejados em Portugal e em todo o mundo.

o problema é que já ouço dos nossos a dizer que não interferem na escolha clubística dos filhos, pois não se sentem confortáveis a ver os filhos a sofrer…

já eu encarreguei-me de fazer o meu sócio assim que nasceu e tem box desde os 4 anos, daí pagar quotas de sócio desde essa idade (injustiça), quando poderia estar isento…

enfim, maneiras de viver as coisas - eu vejo o SCP como uma questão cultural e não meramente associada aos resultados desportivos, embora na nossa raíz exista de facto a marca VENCER

julgo ser uma visão “britanizada” de clubite que a maior parte das pessoas cá do burgo não entende

Aqui na minha zona deve ser ela por ela entre sportinguistas e lamps, corruptos são raros.

Em termos de popularidade não são os corruptos que mais temo aqui na zona centro, mas sim os lamps que nos podem roubar mais adeptos, os corruptos são um clube pequeno, com títulos ( conquistados da maneira que foram, mas mesmo assim) mas estão longe de ter a importância social de Sporting e lamps, o assunto da corrupção e o provincialismo retira-lhes muitos adeptos.

O Sporting terá sempre muitos adeptos, e acho que é o clube com maior potencial de crescimento em Portugal, para isso basta ganhar.

Neste momento, com esta direcção…com o rumo que as coisas estão a tomar…está TUDO em causa…

A nossa popularidade estará sempre em causa se o clube for mal governado e andar na miséria… não é preciso estar a fazer grandes “estudos” sobre isto.

Pode diminuir muito ou pouco, depende da quantidade de anos que o clube passar num estado de miséria.

Em termos do que é mais visível (resultados desportivos), andamos a passar por um período de total miséria desde 2009 até agora, ou seja, 4 anos.

Tudo isto depende da duração desse período de miséria. 4 Anos podem não ter um grande efeito, mas acredito que a partir dos 7 anos, já terá um efeito significativo.

Os péssimos resultados de todo o tipo deprimem os Sportinguistas, mas eu tenho como certo que o SCP é um monstro em hibernação. Acordem-no, como aconteceu em 99/00 e 01/02, e os mais distraídos conseguirão perceber que a dimensão deste clube não é vulgar. Apesar dos insucessos e do sentimento Sportinguista há muito espezinhado por quem mais o devia fortalecer, o Sporting é o Sporting, e continuará a ser um clube de dimensão muito especial.

Para bom entendedor, meia palavra basta: não há varanda neste planeta que consiga acolher os Sportinguistas.

O Sporting é verdadeiramente um clube de Portugal e dos portugueses. Onde estes estão, também o Sporting está. Em bons números, entenda-se.

Eu lembro-me, nos dois últimos títulos nacionais conquistados, de uma Avenida dos Aliados bem composta de Sportinguistas. Avenida dos Aliados, sim, o quintal do FC Porto. Melhor que a Avenida dos Aliados, só o Porto abrir as portas do seu estádio aos Sportinguistas.

Lembro-me bem de como as buzinadelas dos Sportinguistas do Norte do país sufocavam as televisões que, deslumbradas, noticiavam a festa Sportinguista.

Este Sporting não desapareceu, não morreu, não mudou de clube. Está adormecido. Apenas isso.