A página de José Eduardo Bettencourt

A página de José Eduardo Bettencourt já está no “forno” mas faltam-me alguns dados básicos como nome completo, local e data de nascimento.

Alguém sabe?

To-Mané, Aqui vai o que consegui saber.

José Eduardo Fragoso Tavares de Bettencourt, sócio 10 840.

Nasceu em Lisboa, em 24 Outubro de 1960.

Abraço.

Obrigado :great:

Já está pronta a página de José Eduardo Bettencourt

Paulo Bento Forever.

Dispensamos este tipo de comentários, ainda para mais nesta área e efectuados por um membro tão recente. Peço-te mais cuidado nas tuas intervenções.

.

Trata-se de facto de uma afirmação algo subjectiva, mas não levo a mal ao to-mané por ter colocado as coisas assim. Mas estás à vontade para sugerir uma alternativa.

Não é isso, eu é que não tinha lido com atenção o parágrafo desde o início e a interpretação que estava a fazer da frase do to-mane era que os sócios indirectamente tinham legitimidado a reestruturação financeira ao elegerem JEB.

Não sendo esse o caso, não há qualquer subjectividade, logo não tenho nada a apontar.
:wink:

Estava a ser irónico mas é na boa :wink:

já agora, José Eduardo Bettencourt trabalhava em que antes de ir para o sporting ? economico?

Administrador Executivo com o pelouro da área comercial no Grupo Santander.

A informação que tenho é de que era Vogal do Conselho de Administração do Banco Santander-Totta, o qual faz parte do Grupo Santander.

Eu tenho tentado ser o mais objectivo possível nos textos que escrevo, procurando cingir-me a factos e evitando dar opiniões pessoais, mas admito que me possa ter desviado desse objectivo uma ou outra vez e até aceito e agradeço que me chamem à atenção nessas situações, no entanto espero que não tragam também para aqui a “intifada” contra os demónios do “Projecto Roquete”.

Em relação ao reparo que o Eddie fez ao excerto do texto que citou e que entretanto já retirou, esclareço que não quis dizer que os sócios aprovaram o plano de reestruturação financeira, que evidentemente terá de ser sujeito a uma AG própria para esse efeito, mas implicitamente quem votou JEB estava a aprovar essa medida que é uma das fundamentais do seu programa, embora eu por exemplo que se tivesse votado teria escolhido a lista C, não garanta que vá subscrever uma reestruturação sobre a qual tenho algumas reservas pelo que só poderei opinar depois dela ser devidamente explicada, coisa que por enquanto ainda não aconteceu e que já deveria ter acontecido, mas isso é outra história.

Não percebi bem foi onde pode estar a subjectividade da tal frase. Parece-me claro que a base do programa de Bettencourt assentava na defesa da estabilidade no futebol com a continuidade de Paulo Bento, na aprovação rápida do plano de reestruturação financeira e na sua imagem de grande sportinguista que ele sempre fez questão de sublinhar apresentando-se como um homem das bancadas, numa clara tentativa de reaproximação aos sócios em resposta aos reparos da oposição, deixando para segundo plano o facto de ser um gestor credenciado e até mesmo a sua experiência no Clube e no futebol.

Sim, a mim também me parece que essas são as traves-mestras do seu projecto, mas continua a ser uma interpretação subjectiva, uma vez que nunca foram assumidas dessa forma.

Bettencourt não chegou ao Sporting em 2001.
O mandato de Dias da Cunha só começou em Agosto de 2000 e o próprio Roquette que esteve como presidente até 2000,afirmou no programa "diga lá excelência"na TVI24,que bettencourt tinha trabalhado com ele na Administração da SAD durante 2 anos.
Ora,se a SAD foi formada em 1998,significa que bettencourt chegou ao Sporting,pelo menos em 1998.

Em relação a ser o 1º presidente remunerado,seria bom referir que santana também foi remunerado nos meses que lá esteve. Exigiu na altura um ordenado de cerca de 5000 contos para ser presidente do Sporting. Roquette disse que lhe pagava do bolso dele,mas como se sabe quem pagou foi o Sporting.

Entrou na SAD em 2001, não consigo é precisar a data, e demitiu-se no dia 13 de Maio de 2004. Antes nunca tinha tido qualquer tipo de cargo no Sporting.

Integrou depois as listas de FSF como vice-presidente sem funções executivas.

José Eduardo Bettencourt, de 48 anos, será o primeiro presidente profissional da história do Sporting, depois de ter abandonado o cargo de administrador no Santander Totta. Pressionado para avançar, apresentou a candidatura a 18 de maio. Este será o seu terceiro ciclo em Alvalade. Chegou em 2001, pela mão de Miguel Ribeiro Teles, para administrador da SAD, e no mandato de Soares Franco desempenhou funções de vice-presidente.
[i]Excerto noticia Record Sábado, 6 Junho de 2009 - 8:36[/i]

Em relação à data da chegada de Bettencourt ao Sporting o Nuno Lapa já respondeu e eu lembro-me perfeitamente que isso aconteceu no inicio da temporada de 2001/02, até essa altura nunca tinha ouvido falar dele, se trabalhou com o José Roquete foi na “sombra”, oficialmente entrou na SAD em 2001.

Quanto ao primeiro Presidente remunerado, a questão do Santana Lopes é referida na página deste, e apenas e só porque o próprio já admitiu que recebia, no entanto isso nunca foi oficial e o que consta é que era o Roquete quem pagava, se era assim já não posso garantir, por isso mesmo comecei o período que se refere a isso com um “Reza a história que…”

De qualquer forma já coloquei a palavra “oficialmente” atrás do “remunerado”, julgo que assim fica mais correcto.

Caro to-mane,

O Nuno Lapa respondeu com uma citação do Record. Não dúvido da boa fé dele,nem da tua. O que dúvido é do Record.

Ouvi eu e ninguém me contou,da boca do próprio roquette antes destas eleições, em campanha de apoio a Bettencourt no tal programa da TVI24 dizer:

“Conheço muito bem o Dr. José Eduardo Bettencourt e é a pessoa indicada para continuar o “projecto”. Tenho dele a melhor opinião. Trabalhou comigo e fez parte da Administração da SAD durante 2 anos quando eu era presidente”.

Julgo que não te será difícil tirares isto a limpo e saberes a composição da SAD desde o seu início e neste caso entre finais de 1998 e 2000.
É que,parecendo para alguns que não,este facto reveste-se da maior importância.

Quanto ao primeiro presidente remunerado,roquette disse-o na altura e como tu dizes e bem,santana também o admitiu,como também afirmou que o tinha exigido para desempenhar essas funções.
Como tal,era oficial. A única coisa que não era “oficial”,era quem lhe pagava. Roquette dizia que era ele,mentindo para contornar a lei que não permite que Associações Desportivas de Útilidade Pública tenham presidentes remunerados,mas quem pagava na realidade era o Sporting.

Sinceramente não faço a mínima ideia onde tirar a limpo a composição da SAD desde o seu início e neste caso entre finais de 1998 e 2000, se me ajudares pode ser que cheguemos a uma conclusão.

Quanto ao resto como é óbvio teremos de nos ficar pela versão oficial, ou mais ou menos oficial, a não ser que queiram abrir uma secção na Wiki para boatos, insultos e e outras insinuações. :inde: