A nossa querida aliança

Depois do Conselho Directivo, o Conselho Leonino. Segundo a TSF, demitiram-se ontem os conselheiros Jorge Fagundes e Palma Carlos, em discordância com a aliança estabelecida com o benfica, a tal que segundo DC, existe-mas-não-existe-mas-afinal-existe.

Tratam-se certamente de perigosos talibans apostados em criticar tudo o que rodeia o Sporting. Esta temível célula fora iniciada por Ribeiro Telles, que tem agora o apoio de mais dois operacionais.

E a ver pelas notícias, mais menos dia juntar-se-lhes-á Paulo de Andrade, o chaperone do Conselho de Administração da SAD, que em entrevista dada na semana passada teve a veleidade de afirmar que a política de corte na despesa não pode ser eterna, sob pena de comprometer a competitividade da equipa. Sem dúvida uma heresia, num momento em que é mais ou menos manifesto que os objectivos estratégicos do Sporting nos próximos anos se resumem a pagar o passivo bancário evitando sobressaltos aos mecenas-avalistas.

Entretanto, as notícias dos nossos companheiros de aliança mostram de facto como estamos em boa companhia no que respeita a seriedade, rigor, transparência e defesa da verdade desportiva.

O benfica segue em primeiro isolado, rumo ao título. As múltiplas armadilhas que o sistema lhe tem lançado vêm sendo ultrapassadas semana após semana pelo seu futebol avassalador. Uma curiosa estatística retirada do 4-4-2: Custódio vê um amarelo a cada 6 faltas, Costinha a cada 6,5. Petit, mesmo perseguido pelos árbitros a mando do sistema, precisa de fazer 26,5 faltas para ver um cartão…

Segue-se o Marítimo. Segundo o Expresso, o presidente Carlos Pereira, mais um dos arautos da verdade, perdeu o controlo da SGPS do Marítimo por causa de uma dívida de 300 contos a um empresário. E ainda criou uma sociedade de gestão imobiliária com o nome do clube, mas estranha ao seu projecto, em parceria com um vice-presidente e mais dois ex-dirigentes.

Por fim o Belenenses. Sequeira Nunes deverá ser o próximo presidente da Liga.

Palavras para quê?

De onde veio essa estatística das faltas??? Realmente é impressionante…

Parece-me óbvio que, já algum tempo, a estrutura dirigente está dividida. Já sairam JEB e MRT. Agora sairam mais 2 conselheiros. Outros estarão certamente descontentes, só que não se manifestam.

O passo seguinte - que espero que seja levado em frente - será a constituição de uma lista alternativa para combater nas urnas os dirigentes que estão no poder. Têm cerca de 1 ano para
preparar a lista e os apoios.

O passo seguinte - que espero que seja levado em frente - será a constituição de uma lista alternativa para combater nas urnas os dirigentes que estão no poder. Têm cerca de 1 ano para preparar a lista e os apoios.

Nao me parece que isso venha a acontecer pelo menos da parte de quem agora sai, e sobretudo porque a avaliar pelas noticias do mecenato (DC+SF) nao me parece que existam condicoes para seja quem for la entrar, a nao ser que nos sais um Abramovich e compre o clube, pague as dividas e construa uma equipa de nivel mundial.

Não acredito que não existe nenhum sportinguista que também consiga ser avalista dos valores em questão.

Não acredito que não existe nenhum sportinguista que também consiga ser avalista dos valores em questão.
Para se candidatar e ganhar ninguém precisa de ter dinheiro nem de avalizar nada. As garantias prestadas pelo Dias da Cunha e o Soares Franco são [u]pessoais[/u], não têm nada a ver com o facto de eles serem dirigentes do Sporting e manter-se-ão quando deixarem de o ser.

É por isso que já é possível ouvir o DC dizer que admite continuar presidente depois de 2006. Não se trata de assegurar a prossecução do Projecto por quem ele entenda ser credível. Trata-se tão somente de salvaguardar o seu próprio património pessoal, que passou a responder pelas dívidas do Sporting.

Para se candidatar e ganhar ninguém precisa de ter dinheiro nem de avalizar nada. As garantias prestadas pelo Dias da Cunha e o Soares Franco são [u]pessoais[/u], não têm nada a ver com o facto de eles serem dirigentes do Sporting e manter-se-ão quando deixarem de o ser.

É por isso que já é possível ouvir o DC dizer que admite continuar presidente depois de 2006. Não se trata de assegurar a prossecução do Projecto por quem ele entenda ser credível. Trata-se tão somente de salvaguardar o seu próprio património pessoal, que passou a responder pelas dívidas do Sporting.

Isso quer dizer que se, por exemplo, o MRT concorresse à presidência e a ganhasse, o DC e SF continuariam a ser os avalistas do montante em dívida?
Não existiria uma “troca” de responsabilidades?

O importante e que ficou por explicar (como alias tem sido norma no nosso Clube) e a razao pela qual, com Project Finance e Estrategia financeira toda montada ha muitos anos (lembram-se dos chavoes antigos que o Sporting neste capitulo estava anos-luz a frente de todos em Portugal), e necessario ir-se buscar a solucao basica de sempre… uns tipos com nota e/ou boas relacoes na banca para avalizar a “sobrevivencia” do Sporting.

NAO foi isto que nos prometeram desde 95.

Aquilo que interessa mesmo saber e se o patrimonio e o Plano Sporting (para nao lhe chamar projecto e assim o diferenciar do outro) sao suficientes para que qualquer lista que se apresente e tenha ideias (mas nao o capital em nota e peso especifico nas instituicoes) possa convencer os Sportinguistas a votarem neles.

Porque ate ao momento, e apesar da quantidade obscena de vezes que tantos de nos alertamos para a verdadeira situacao em que estavamos, ficou sempre a ideia que se nao tinhamos condicoes desportivas pelo menos o futuro do Clube estava acautelado.

Eu entendo o que “eles” querem dizer com isso… esta acautelado de figuras como Sousa Cintra, que de um momento para o outro podem ter a necessidade de sair, por nao terem o apoio forte da banca, mas a situacao fora este aspecto continua a ser a mesma.

Quem la anda nao criou as condicoes (ao contrario do que era suposto) para que o Clube vivesse por si mesmo… e nao o esta a conseguir, mesmo com os cortes radicais e tao nefastos a nivel desportivo.

Eu sobre isso apenas digo que não engoli, nem engulo, aquela do passivo de 83 milhões de contos. Estou à espera do projecto imobiliário para saber como é que as oisas são afinal.

Sobre o chamado Projecto, nunca ninguém disse do que se tratava, a não ser de maneira vaga.

Tenho saudades do meu clube o grande Sporting, não gosto nada desta triste SAD.

Saudações Leoninas, apesar de tudo 5ª lá estarei a dar o meu apoio à EQUIPA.

A nossa querida aliança serve pra ajudar os lamps a chegar ao primeiro lugar. Ao que a gente chegou. Autêntico pesadelo. :x

Isso quer dizer que se, por exemplo, o MRT concorresse à presidência e a ganhasse, o DC e SF continuariam a ser os avalistas do montante em dívida? Não existiria uma "troca" de responsabilidades?
Quer dizer isso mesmo. O aval foi um negócio celebrado a título particular entre DC, FSF e os bancos. Quando aqueles deixarem de ser dirigentes, continuarão responsáveis (a menos que os bancos os libertassem), do mesmo modo que nenhum presidente eleito seria obrigado a tornar-se avalista.
Isso quer dizer que se, por exemplo, o MRT concorresse à presidência e a ganhasse, o DC e SF continuariam a ser os avalistas do montante em dívida? Não existiria uma "troca" de responsabilidades?
Quer dizer isso mesmo. O aval foi um negócio celebrado a título particular entre DC, FSF e os bancos. Quando aqueles deixarem de ser dirigentes, continuarão responsáveis (a menos que os bancos os libertassem), do mesmo modo que nenhum presidente eleito seria obrigado a tornar-se avalista.

Deixa então de existir a mínima desculpa para quem quer que seja de se candidatar?
O dinheiro não abunda, mas não é necessário “entrar” com o guito.

E a teoria da oligarquia também cai por terra, não ?
Em vez de perpetuar a sua presença ( ou através do seu delfim ) arrisca a que apareça
um “Jorge Gonçalves” e ainda fica responsável por uma dívida assinalável.

Está-me a escapar algo ou DC colocou o pescoço no cepo pelo Sporting?

Deixa então de existir a mínima desculpa para quem quer que seja de se candidatar? O dinheiro não abunda, mas não é necessário "entrar" com o guito.

E a teoria da oligarquia também cai por terra, não ?
Em vez de perpetuar a sua presença ( ou através do seu delfim ) arrisca a que apareça
um “Jorge Gonçalves” e ainda fica responsável por uma dívida assinalável.

Está-me a escapar algo ou DC colocou o pescoço no cepo pelo Sporting?

Colocou, sim. Por isso é que está tão preocupado com a sucessão.

Não se trata de assegurar uma pessoa credível que dê continuidade ao Projecto, nem de proteger o Sporting de aventureiros. Trata-se de proteger a carteira.

Esclarecido.

Apesar de neste momento se mostrar preocupado com a carteira - o que acho normal - é de realçar a disponibilidade por ele demonstrada e efectivada no tal aval.

Apesar de neste momento se mostrar preocupado com a carteira - o que acho normal - é de realçar a disponibilidade por ele demonstrada e efectivada no tal aval.
Eu quanto à preocupação com a carteira diria que ela é humana, mas não normal.

Já quanto à disponibilidade para o aval, também a realço, mas penso que se deve mais a remorso do que a generosidade.

Eu quanto preocupação com a carteira diria que ela é humana, mas não normal.

Já quanto à disponibilidade para o aval, também a realço, mas penso que se deve mais a remorso do que a generosidade.

Digamos que se trata de um Abrahamovic com pulseira electrónica de recluso :smiley:

Deva-se ao que se deva, e preciso coragem e dedicacao para fazer isso.

Deva-se ao que se deva, e preciso coragem e dedicacao para fazer isso.

E dinheiro… :slight_smile:

Muito dinheiro…