A minha visão sobre o Sporting actual

Muitos de vocês não me conhecem. Desde que me registei pouco tenho frequentado o fórum, em grande parte porque me tenho afastado dos fóruns em geral.

Lamento que o meu regresso não seja pautado por motivos de festejo, mas de facto tal não é possível.

Nunca pensei que batêssemos tão fundo (se é que já batemos no fundo).

Muito se fala da culpa de jogadores, treinadores, claques, etc, etc.

No meu ponto de vista a culpa no Sporting deve-se à falta de voz de comando.

Os jogadores não desaprendem, os treinadores não ficam burros de um dia para o outro…

Neste momento parece que todos desistiram. Não existe voz de comando. Os dirigentes estão calados porque sabem que são os principais responsáveis e que o actual estado das coisas se deve aos erros cometidos.

Quando se traça uma politica, tem que se traçar objectivos congruentes com essa politica… Falta coragem desta direcção para assumir que a politica traçada tem como objectivos as questões financeiras, mas que não é compatível com títulos.
Digam de uma vez por todas quais os objectivos traçados para as próximas temporadas.

Se pudéssemos diagnosticar um estado psicológico para a actual equipa do Sporting, diria que a equipa sofre de depressão. E que esta deriva essencialmente da incongruência entre as reais capacidades do clube face às expectativas criadas. Se desde o inicio os objectivos do Sporting fossem congruentes com a qualidade do plantel: conseguir o 3º Lugar na fase de grupos da CL, lutar por um lugar na UEFA no campeonato português, conseguir chegar às meias finais da Taça de Portugal e não ser eliminado precocemente na taça da liga; acreditem que tudo estaria agora muito melhor. Os jogadores estariam mais animados, pois estavam a conseguir atingir as metas propostas.

Claro que ninguém tem coragem para assumir isso… e porquê? porque o Sporting é, supostamente, um clube de topo, logo tem que ser campeão, ganhar a Taça de Portugal, Taça da Liga, [Piada mode]Caneco da 2ª circular[/Piada mode] e restantes competições onde entre (incluindo europeias). Mas para isso é necessário existir dinheiro… mas no futebol o dinheiro vem com resultados desportivos.

Por isso exige-se competência a todos os niveis (algo que tem faltado no Sporting nos últimos tempos).

Competência a nível da direcção que deverá traçar objectivos desportivos congruentes com o bem estar financeiro do clube e ter coragem de o assumir face aos adeptos. Se pensarmos bem, não é possível ganhar títulos com um plantel principal em que a equipa titular tem poucos jogadores dignos desse nome e um banco composto por miúdos.

Competência a nível de contratação e gestão de jogadores. Um jogador até pode ser o Maradona lá na terra dele (que não é o caso do Purovic)… mas se vem para Portugal e só fala a língua do país dele (agora já é o caso do Purovic), não tem lugar no Sporting, pois se a comunicação não é possível, como é que se transmite ao “Maradona” qual a tática da equipa, pura e simplesmente não dá. Primeiro aprenda a falar e compreender e depois pode começar a sua integração. Também a nível da contratação não podem existir erros, afinal quem é que decidiu que Ronny ou Had sabem alguma coisa de futebol, os 2 juntos não fazem um jogador (acho que mesmo que juntássemos o Purovic também não fazia).

Competência do treinador que tem que olhar para o plantel e dizer quais as suas limitações. Deverá também olhar para o plantel e adequar o esquema de jogo às características dos seus jogadores, e não manter a aposta num esquema táctico que não funciona com os jogadores que tem actualmente. Se o consegue fazer tudo bem. Se não que venha outro fazer melhor.
Não sou apologista de se trocar de treinadores sempre que as coisas correm mal, tenho defendido a manutenção do Paulo Bento no Sporting não porque o considere brilhante, mas porque acho que não é nele que reside o problema e não vamos encontrar melhor. Contudo o treinador é sempre a primeira voz de comando, e mesmo quando as tropas estão as coisas estão a correr mal a voz de comando deve sempre fazer-se ouvir e sempre a dar indicações, motivar, gritar, corrigir, mas nunca ficar resignada e silenciosa como aconteceu ontem em Setúbal.

Competência e esforço por parte dos jogadores.

Bem isto está enorme. Vou terminar dizendo o que que irá acontecer.

Vamos continuar a ser humilhados por qualquer equipa de vão de escada. O Paulo Bento acabará por sair. Virá um novo treinador, as coisas vão melhorar um pouco para voltarem ao mesmo (afinal é o que se tem passado há muitos anos).

Desde a época 81/82 que os nossos títulos nacionais se resumem, em 26 anos, a 2 campeonatos, 3 taças de portugal e 5 supertaças.

Para mim é sumamente pouco… Algo se passa e não é de agora.

Na minha opinão a culpa distribui-se por todo o clube ( direcção, treinador, jogadores). É preciso uma revolucao no Sporting pois as claques que nao desistem de apoiar MERECEM!
Gostava que em vez dos senhores que andam no clube sem amor ao Sporting, o nosso clube tivesse VERDADEIROS sportinguistas daqueles que gostam do verde do Sporting e não do das notas!!!

Sporting até morrer!

Análise muito lúcida, sem dúvida: em 26 anos, 2 campeonatos, 3 taças de Portugal e 5 supertaças. E a nível internacional há apenas a registar uma ida à Final da Taça UEFA. É quase nada para tanta conversa demagógica em todos os inícios de época.

amigo Mixpooll, gostei da tua analise !

Ja agora, por onde tens andado? A malta jagunça pensava que tinhas batido as botas :mrgreen: :beer:

Antes de mais… o que é o Sorting?

Tenho andado um pouco afastado… as coisas têm andado um pouco desorganizadas… Mas agora estou a regressar…

Fixed