A imagem do Sporting no estrangeiro

Crónica num blog espanhol sobre a carreira do Sporting na Champions e as caracteristicas intrinsecas do clube:

El fútbol es así de cruel

El fútbol es así de cruel. Trabajas la cantera con mucho mimo y sacas constantemente jugadores talentosos y de primer nivel. Se te los llevan. No importa: tienes en tu academia a chavales que pueden sustituirlos. Vuelves a empezar. Les das la alternativa en el primer equipo, les vas dando minutos para que maduren. Se convierten en titulares. El equipo funciona. Te metes en la Champions, siendo incluso mejor que un vecino que apuesta más por el talonario. Compites, le juegas de tú a tú a un equipo inglés que se te llevó a dos extremos excelentes a los que ahora admira todo el mundo. Te ganan, porque tienen más pegada, aunque esa pegada la hayas fabricado en tu casa. Bueno, qué se le va a hacer. Levantas la cabeza. Vas a Italia, juegas un partido digno pero vuelves a perderlo. Nada, otro día será, aún hay opciones. Ya vendrán esos romanos. Y vienen. Sacas un equipo atrevido, con mucha calidad, un equipo construido para ganar. Pero te la meten en la escuadra en el primer disparo a puerta. Te levantas, tus chicos son jóvenes pero también guerreros. Dominas, chutas, mereces remontar. Y lo consigues. Saboreas la gloria, un triunfo que te vuelve a dar vida, que alimenta tu sueño. Ya casi lo tienes, último minuto. Ellos ya no saben qué hacer, chutan desde su casa. Quieres evitar el gol, tu central la toca con la cabeza. No, no puede ser. Se mete para dentro. No, ¡horror! Empate, average perdido. Eliminación virtual. El fútbol es así de cruel.

in http://planetaaxel.blogspot.com/

Gostava que se pudesse usar este tópico para mais citações em que no estrangeiro analisassem o nosso clube, com o objectivo de descobrirmos o reconhecimento que gánhamos nos últimos anos devido às caracteristicas que nos tornam um clube unico no panorama do futebol europeu. Um clube que luta em todas as frentes, usando como grandes armas jogadores virtuosos oriundos da formação.

Gostei muito do texto, fiquei orgulhoso 8)

Belo texto. Tem excelente comentários também…
Deixei lá o meu…

Gostei bastante deste comentário feito ao texto :

Creo que somos legión los que sentimos alguna simpatía por el Sporting. El trabajo que hacen en Alcochete es sencillamente impresionante, y además ese trabajo tiene su continuidad con las oportunidades inmejorables que se les dan a los más jóvenes en partidos claves del primer equipo. Cada año tenemos un nuevo jugador del Sporting de quien hablar.

Quanto ao tópico em si, acho-o muito bom, creio no entanto que será poucas vezes actualizado, ou terei eu uma falsa ideia de que se fala pouco do Sporting no estrangeiro ? (O exemplo da França é, ou não, significativo.)

Nunca pensei poder concordar tanto com um espanhol!

E trabalho com eles diariamente!

Se calhar podiamos tb colocar aqui análises de jornais a jogos nossos, tipo o que os jornais italianos disseram da exibição do Sporting contra a Roma.

Bonita homenagem ao nosso clube. Eu que vivi no estrangeiro (Europa) durante oito anos e convivi com muitas nacionalidades posso afirmar que toda a gente que se interessa por futebol conhece o Sporting.

Orgulhoso? Realmente o vosso masoquismo não tem limites… ^-^

É um texto marcado por um sentimento de compaixão. Obrigadinho, mas dispenso. :hand: :arrow:

Se fosse a malhar no Sporting já era um texto que valia a pena ler e até guardar.

Mas como enaltece a nossa formação e alguma qualidade que temos mostrado na LC, já é um texto que não interessa nada.

O costume :arrow:

:clap: :arrow:

Não vejo nenhuma compaixão ou desprimor no texto. Apenas simpatia e respeito. Mas, enfim, nisto de interpretações cada um tem a sua.

Nem mais. :arrow:

Hum… acho que lendo o texto mais duas ou três vezes chegava à mesma conclusão: gostei e senti orgulho.

Sacas un equipo atrevido, con mucha calidad, un equipo construido para ganar.

Onde é que não se lê elogio aqui?

completamente de acordo :great: :clap:

É um texto rídiculo , parece-me a mim que o autor do texto está a gozar de maneira irónica com a participação do Sporting na liga dos campeões , coitadinhos são bons jogadores mas não têm sorte nenhuma , como o futebol é cruel.

Faz-me lembrar uma daquelas histórias de liceu:

Em que as miudas da turma são apanhadas pelos rapazas mais velhos de anos mais acima e que os miudos da turma ainda levam porrada deles e as raparigas pedem a eles para não lhes bater:

“Não batam neles coitadinhos!”

Como a vida é cruel.

Gazzetta dello Sport:

REAZIONE SPORTING - Ti immagini una Roma in controllo, favorita tatticamente dal vantaggio in apertura, con i padroni costretti a lasciare spazi per cercare il pari. Non è così. Perchè la reazione dello Sporting è da grande squadra. I portoghesi sono palleggiatori deliziosi, Moutinho , Romagnoli e Liedson hanno tecnica sopraffina, Veloso, mediano "nobile", ci aggiunge anche fisicità e consistenza.

PARI LIEDSON - Ma il pari non tarda ad arrivare. Lo Sporting gira palla e attacca in massa, isolando il tridente offensivo giallorosso, i cui esterni rientrano proprio pochino. L’1-1 lo firma Liedson, dopo un’incomprensione tra Doni e Mexes in area di rigore. Su cross da destra c’è l’uscita bassa di Doni, forse in ritardo, il francese lo anticipa sul pallone e sullo slancio lo colpisce, il suo intervento diventa un assist a porta vuota per Liedson, che segna così il suo 100° gol con la maglia dello Sporting. Che è gasato e arrembante: Djalo di testa mette di poco fuori su angolo, Moutinho piazza l’interno destro dal limite, palla appena fuori. La Roma soffre e digrigna i denti con i soli Perrotti e De Rossi, argini di qualità. Ma in contropiede produce poco, con Pizarro che spreca un’incursione inarrestabile di Mancini.

Claro que há elogios, mas enquadrados num tom de “pena”.

Jogaram bem, mas coitados, tiveram um azar do caraças. Constroem boas equipas, mas pobrezinhos, os outros desfazem-nas ano após ano. Formam grandes jogadores, mas desgraçados, eles vão jogar para longe e voltam para lhes marcar golos.

A nossa situação actual não é uma fatalidade, e não gosto que a nossa percepção no exterior seja esta.

Alertados por esta citação do Paris Verde e Branco…

…fui ver o artigo propriamente dito.A peça, assinada por Regis Dupont, faz o elogio do desempenho do Sporiting contra o Roma e termina assim:

“C’est très injuste, mais cela lui est arrivé trop souvent dans son histoire pour que cela relève du seule hasard.”

O que, traduzido (corrijam-me se não estiver bem) dá qualquer coisa como:

“É muito injusto, mas isso já aconteceu demasiadas vezes ao longo da sua história para poder ser considerado apenas azar”

E isto, para mim, diz muito: falta algo de muito importante ao Sporting para ser um grande na Europa; falta a frieza ou a maturidade para não estar dependente da sorte ou do azar. A mesma maturidade que faz com que as equipas estejam repetidamente presentes nas competições internacionais. Esse passo o clube ainda não deu e enquanto não o der não terá a projecção internacional que procura. Mas está a caminhar nesse sentido.