Não gosto de alarmismos.
Mas não me posso calar perante os riscos que o SCP corre neste momento.
Os Sportinguistas têm que ter noção do que se pode passar nos próximos 4 ou 5 anos para, quem tenha possibilidade, ainda poder intervir.
Eu não tenho essa possibilidade com esta direção.
Vou ser claro:
O meu objetivo não é atingir a atual direção.
Durante algum tempo mantive-me neutral, o que neste fórum pode bem ser considerado quase ter apoiado quem dirige os destinos do clube.
Embora nunca o tenha feito posso dizer que durante mais de um ano vi o SCP numa boa trajetória (desde a entrada do Amorim até ao mercado onde contratámos o Edwards e o Slimani). Nessa altura, defendi muito do que estava a ser feito e não me arrependo.
Foram dados bons passos nesse período com boas contratações que nos deram títulos e criaram condições para valorizar jogadores e aumentar receitas UEFA.
Os bons resultados financeiros que estamos a ter ainda são decorrentes do trabalho feito nesse período como eu previ logo nessa altura.
Tudo o que eu disse, concretizou-se.
Está pois provado que eu não tenho nenhuma agenda nem contra e nem a favor desta direção.
Os meus comentários são sempre em relação a ideias e sempre numa perspetiva de pensar e defender o Sporting.
É por esta razão que agora também estou à vontade para criticar o que deve ser criticado.
Caros amigos Sportinguistas, o SCP enfrenta neste momento uma das maiores ameaças da sua história. E esta ameaça decorre de uma gestão ruinosa no pior momento possível.
Esta direção teve o que ninguém teve.
Um trabalho inicial excelente do seu treinador que, com pouco dinheiro, transformou um plantel que não valia nada e que não ganhava nada, num plantel campeão, super-valorizado e altamente gerador de receitas.
Na minha opinião, aqui subjetiva aceito, aquando da contratação do Slimani e do Edwards, chegámos mesmo a ter o melhor plantel em Portugal.
Um plantel super-valorizado, altamente capaz de gerar sucesso desportivo e receitas capazes de lhe dar sustentabilidade no futuro.
Tínhamos apanhado o comboio dos rivais e até com vantagem.
Tínhamos tudo para ter sucesso sustentado!
E isto num momento estratégico decisivo:
Dentro de um ano, as receitas Champions quase duplicam e quem ficar de fora, basicamente, deixa de ser candidato ao título. Ora, só vai haver 2 vagas para equipas portuguesas.
E está também eminente a negociação centralizada dos direitos televisivos da Liga Portuguesa que é outra das receitas cruciais de que dependem os clubes.
Ou seja, se havia um momento em que era fundamental ter um SCP desportivamente muito forte, era este.
E foi precisamente neste contexto que até um cego devia ter percebido que esta direção decidiu dar um tiro fulminante no SCP.
Em apenas um mercado (isto deve ser algum recorde), conseguiu destruir o melhor plantel nacional e esfarrapá-lo por completo. Isto foi de tal modo surreal, a irresponsabilidade teve contornos de tal forma criminosos que vamos mesmo conseguir descer tão baixo que até atrás do Braga vamos conseguir ficar.
Isto pode precipitar o cataclismo no SCP!
Entendam:
Falhar esta champions e perder uns bons 40ME, com esta direção, dificilmente não obriga a mais vendas e mais desfalque de um plantel já desfalcado. Ora, olhando para a lógica e para o discurso do Varandas , também não vai haver grande investimento para repor a qualidade que foi perdida.
Acontecer isto na época onde se vão disputar apenas 2 vagas para a primeira champions com receitas aumentadas significa, quase de certeza, falhar 2 champions seguidas, sendo uma delas, uma perda tremenda. Isto é dizer que, nestes 2 anos, os rivais vão encaixar entre 150 e 200ME a mais do que nós.
Entendam que isto é o fim dos fins para nós!
Não dá para competir assim por muito que o Varandas e o Amorim fingam que não estão a perceber o que se passa!
Isto já é um cataclismo por si só.
Mas não é tudo…
Não se trata apenas de estarmos 2 anos garantidamente muito atrás dos rivais, se é que continuam mesmo a ser nossos rivais de tão à frente que estarão, e de ao fim desse tempo, termos um plantel muito inferior aos deles para enfrentar o futuro. Trata-se de esta situação, que já é gravíssima por si só, acontecer no momento em que se vai negociar a centralização dos direitos televisivos e onde nos tínhamos que apresentar numa posição negocial forte.
Ora, está-se mesmo a ver que nos vamos posicionar de forma fraca no meio de uma sucessão de épocas dececionantes.
É a tempestade perfeita!
Este é o futuro que a política criminosa desta direção está a desenhar para o nosso clube!
Isto é uma absoluta e total miséria!
É um crime tremendo e de precisão cirúrgica contra o SCP!
Sinceramente, mantendo-se esta linha, isto é de tal modo grave que não sei como é que o SCP vai sair deste buraco gigantesco em que está na eminência de cair. Poderá ser um momento histórico e trágico na história do SCP e do desporto português.
Ou nos apresentamos fortes na próxima época, ou é a morte do SCP como clube grande candidato ao título por muito, muito tempo!
Não podemos contar com a inteligência e visão estratégica desta direção para nos desviarmos deste abismo. Pelo contrário, foram eles que nos colocaram neste enorme perigo.
Custa-me dizer isto mas só podemos contar mesmo com a sorte ou com a intervenção dos Sportinguistas.
Precisamos DESESPERADAMENTE de nos apurar para esta champions para podermos lutar pela sobrevivência como clube verdadeiramente grande.
O SCP precisa desesperadamente deste milagre!
Por uma vez na vida…
… Que tenhamos esta sorte!
É que esta direção não sabe mais!
É preciso salvar o SPORTING!