A fria realidade dos números

Com 20 jogos da Super Liga disputados, o Sporting tem a 7ª pior defesa do campeonato. Apenas em 5 jogos não sofreu qualquer golo.

Assim não há candidato ao título que resista. Como é possível chegarmos à 20ª jornada e continuarmos a sofrer golos em catadupa?

Nºs então cá vai:

V.Setubal e Maritimo em jogo estão 12 pontos e só conseguimos 1 ! :shock: :? :shock: :? :shock: :?

Será k vão fazer falta os 11 onze pontos??? Eu acho k sim e mt!!! :roll:

Acho que temos a mesma defesa que o 12º :shock:

Temos o melhor ataque da Superliga e o nono da Europa :lol:

Para variar podiamos tambem olhar para o lado positivo…

só para que conste: estamos a 2 pontos do pior FC Porto dos últimos 25 anos…

Já estava à espera de uma resposta desse teor, embora vinda de outro “quadrante”.

A questão é que é óptimo termos um excelente ataque, mas para sermos candidatos reais a grandes cometimentos precisávamos de ter uma defesa pelo menos razoável, e é graças ao buraco que é que estamos nomeadamente a 2 pontos do primeiro na Liga.

O problema da defesa é preocupante, principalmente porque já foram testadas quase todas as defesas e o resultado não tem variado. Talvez Hugo-Enak?
Mas se conseguirmos marcar sempre mais um que o adversário, no fim podemos ser campeões com uma das piores defesas do campeonato.

Quanto à comparação com outros campeonatos acho que esta nunca é conclusiva. Se por um lado é um facto que os 3 grandes estão mais irregulares que o normal, também é verdade que algumas equipas médias estão mais competitivas e mais apetrechadas. Não é por acaso que neste mesmo fórum se fala em treinadores de muitas equipas normalmente do meio da tabela…

Já estava à espera de uma resposta desse teor, embora vinda de outro “quadrante”.

A questão é que é óptimo termos um excelente ataque, mas para sermos candidatos reais a grandes cometimentos precisávamos de ter uma defesa pelo menos razoável, e é graças ao buraco que é que estamos nomeadamente a 2 pontos do primeiro na Liga.

Angel concordo contigo. A defesa é uma desgraça. Mas se vamos falar da fieza dos numeros, então que se fale do bom e do mau.

só para que conste: estamos a 2 pontos do pior FC Porto dos últimos 25 anos...

Ja que falamos em numeros e no que podem representar…

A verdade nua e crua e que, mesmo na nossa boa vontade de falar em recuperacoes e bom trabalho (que existe, e verdade), a realidade e que ainda nem chegamos para o pior fcp dos ultimos anos, gerido ultimamente como se fosse uma mercearia e “gozado” neste Forum com alguma razao.

Sendo assim, que dizer afinal do nosso trabalho?

Sera que estaremos todos ja tao habituados a miseria minima indispensavel que rejubilamos perante qq resultado, por pequenino que seja?

Até acho que estávamos a jogar bem. Mas desde a derrota na taça que temos piorado a olhos vistos.

Nem vou falar da opção do pesudo de por o Rogério a médio, mas onde é que esteve o melhor ataque na madeira? Só esteve uma muito má organização defensiva e culpar só os defesas é injusto, toda a equipa tem que defender e o rogério e o hugo viana (Oh my god) defender não é com eles. Miguel Garcia(shit!) nem sei que diga, o Polga só tem enterrado, nestas coisas não há muito a fazer, comprámos o campeão do mundo (tem que jogar).

Por isso não me admira que soframos muitos golos, admira-me é termos marcado tantos. E nesse aspecto até acho q a equipa tinha pelo menos até aos lamps mostrado um dinâmica boa de ataque (mérito ao peseiro?). Agora se não se constroi uma equipa de trás p a frente, não se ganha nada.

Há que desmistificar esta coisa dos números que nos atiram para os olhos na versão que mais interessa ao sr. treinador do Sporting e aos respeitáveis analistas/colunistas da shitty local press.

Quando me vêm contrapor que a uma defesa medíocre temos, em contrapartida, um ataque demolidor e que isso deve ser motivo de esperança e orgulho devemos atentar no seguinte:

dos 41 golos marcados no campeonato o Sporting marcou 18 golos (cerca de 45% da sua produção atacante) em 4 jogos considerando aqui jogos com 4 ou mais golos marcados em cada um deles.
Significa isto que 23 golos nos restantes 19 encontros dá uma média bem mais modesta e nada deslumbrante de 1,2 golos por desafio.
Mas, se baixarmos o conceito de 4 para 3 golos, então teremos uma nova realidade. Teremos, assim, 30 golos concentrados em 8 jogos o que implica ter um pecúlio acumulado de 11 golos nos restantes 12 desafios. Como nota ainda mais negativa o Sporting não marcou um único golo em 6!! desafios.
Como resultado teremos neste conjunto de 11 jogos a média perfeitamente vulgar de menos de 1 golo por desafio.
E nem me debruçando sobre uma análise qualitativa dos golos, que já a fiz e é bem interessante, poderemos dizer que a irregularidade do ataque do Sporting é uma verdade, e verdade preocupante quando comparamos com o número médio de golos sofrido e a sua distribuição ao longo dos 20 eventos já realizados.
O que nos leva à questão fulcral que já aqui foquei há tempos que o Sporting necessita, estaísticamente sublinho, de marcar, no mínimo, 2 golos para garantir uma vitória, podendo não ser suficiente para a conseguir.

Se atentarmos, ainda, ao facto de às equipas que estão nos 6 primeiros lugares só termos marcado 8 golos (6 ao Boabosta e 2 aos lamps) e 5 nulos (Braga, fcp, Maritimo 2x, e Rio Ave) podemos ter idéia da treta de resultados que querem à viva força apelidar de campanha bem sucedida.

Há mais um numero que não convem esquecer o orçamento do Porto é o triplo (sim o triplo!!!) do Sporting …

É óbvio que espero sempre que o Sporting seja campeão mesmo que não tenha a melhor equipa … mas olhando friamente … quando começou a época … só uma catástrofe iria tirar o titulo ao Porto este ano … bem a catástrofe ainda não aconteceu … mas tem sido cada rombo … que ninguem nesta altura pode assegurar que o Porto vá ser campeão.

Nesta época, os grandes têm vários records negativos, não é só o Sporting. Convem lembrar que o Sporting é o unico dos grandes que tem desinvestido … e afinal de contas a performance tem sido idêntica ao dos outros.

Quanto à humilhação de perder 3-0 com o Maritimo, não será pior de que perder em casa com o Beira-Mar (está em lugar de descida) … o que aconteceu ao Porto e Benfica… e que pode acontecer a nós … ainda não jogamos com o Beira Mar em casa.

Quanto à humilhação de perder 3-0 com o Maritimo, não será pior de que perder em casa com o Beira-Mar (está em lugar de descida) ... o que aconteceu ao Porto e Benfica... e que pode acontecer a nós ... ainda não jogamos com o Beira Mar em casa.

O problema não é perder com o Maritimo, equipa difícil que está sempre a lutar por um lugar na UEFA. A questão é que não jogamos NADA.

Não percebo como é que um Sporting que joga com segurança numa jornada faz jogos tão maus a seguir.

... Significa isto que 23 golos nos restantes 19 encontros dá uma média bem mais modesta e nada deslumbrante de 1,2 golos por desafio. ...

correcção: 23 golos nos restantes 16 jogos média de 1,43 golos/jogo (melhora um pouco este valor).