Importante o que o JJ disse hoje. Ao mesmo tempo que confirma o que já se diz há algum tempo e que é deveras alarmante, também transmite alguma esperança.
É importante, tal como disse o [member=3542]FCS , os nossos dirigentes e equipa técnica terem noção desta problemática e não fechar os olhos simplesmente.
O que o Jesus disse é extremamente importante. A nossa equipa base é feita praticamente por jogadores da formação. O nosso pulmão é a formação e temos que voltar a investir.
Hoje, por exemplo, olhei para os U17 e constatei que por exemplo não tínhamos nenhum extremo a jogar a titular (entrou o Rafael Leão mas acho-o mais avançado - não tem tanta criatividade para jogar a extremo).
Temos que voltar a aumentar o recrutamento, desviar algum € para a formação e voltar a ter putos que aos 17/18 anos, façam corar qualquer profissional de 30 anos de vergonha.
Gostei de ouvi-lo falar do Semedo. Fiquei a saber que a colocação do Semedo a trinco na pre-época foi propositada para JJ ensinar conceitos de jogo ao mesmo.
E que estava já conversado um possível retorno do Setúbal em Janeiro.
É claro que faltam recursos para a formação do Sporting devido ás mais variadas razões, e isso é preciso corrigir mas o problema maior nem é esse. O problema é que o Sporting “perde” para os rivais de maneiras absolutamente estúpidas.
Porto não tem rival a norte, portanto ou tem de se identificar um jogador de pequenino e trazer para Lisboa, ou esquece porque é deles (o Braga e o Guimarães podem estrebuchar à vontade, ainda vão ter evoluir muito até que um puto que tenha a escolha entre eles e o Porto, os escolha a eles). Para isso é preciso uma rede muito forte de olheiros lá para cima e boas condições cá para baixo.
Lisboa é dividida ao meio, Sporting VS Benfica.
Sporting tem método. É indiscutível que se forma bem no Sporting, mesmo com erros pontuais (zero ponta-de-lanças, médios cagões que não chutam à baliza, guarda-redes que não saem dos postes, etc etc). Claro que há pontos a melhorar, mas isso há sempre. Mas isto serve de pouco a um puto de 10 anos e seus paizinhos, o que vai causar impacto é resultados. E nisso o Sporting tem estatuto e história, tem imensos que vingaram sendo a sua estrela maior Ronaldo, tem a espinha da selecção nacional ano após ano, e assim será por mais 5-10 anos. É apostar bem forte nisso.
Benfica tem método da treta, basta ver como saem de de lá para ver que é muita parra e pouca uva, empolada por terceiros. Claro que há excepções que confirmam a regra, mas regra geral a formação do Benfica é uma treta e vai continuar a ser uma treta. O objectivo deles é gerar hype e vender ao desbarato para a lavandaria do Mendes. Mas os putos (e os paizinhos) sabem lá o que é isso, o que lhes interessa é os resultados, e esses é a palha que a propaganda lampiónica lhes dá. A CS a fazer hype aos putos made in Seixal, novos novos Inzébrios e Messis do futebol moderno, e que o Cubo Mágico do Seixal é a melhor Formação do Mundo, e quiçá, do Dubai, com uma catrefada de personagens a confirmar (incluindo o Mendes, o dono da lavandaria onde quase todos acabam). São quase todos uns flops, mas a impressão que ficou nos putos (e nos paizinhos) é que os formados lampiões com 18 anos feitos foram à selecção de Portugal, bazaram todos de para um “colosso” europeu por uma pequena fortuna (pouco interessa o que lhes aconteceu, entretanto já outra estrela “nasceu”). Juntando uns incentivos financeiros aos paizinhos, e está óbvio que se deram ao puto a escolher entre Formação dos Lampiões e outra qualquer, invariavelmente é nos lampiões que vai parar.
O que vale é que o Venfique forma merda, portanto mesmo que os desviem a maior parte mesmo tendo potencial irá definhar. Mas que dificulta (e muito) a vida do Sporting, isso dificulta. E daqui a 10 anos já não há Ronaldos ou João Mários que valha ao Sporting.
Como quero falar acerca de 2 ou 3 pontos diferentes espero que não me perca no raciocinio pelo caminho …
Portanto aqui vai …
PONTO 1
Acho que a malta confunde muito o que é formação. E então dizer que a equipa B ainda é formação … é mesmo um erro!
A equipa B quanto a mim é sim um meio de transição daquele momento mais dificil que é a passagem de Junior a Senior, onde tantos se perdem (inclusivé eu :mrgreen: ).
É uma altura complicado onde um jovem, à volta dos seus 18 aninhos, vem de um estilo de futebol com muito menos contacto fisico, com muito menos Kg à mistura, e onde o arsenal tecnico de cada um pode não chegar para combater um autêntico “tanque” adulto!
Portanto para mim a formação propriamente dita acaba no escalão de junior, e na equipa secundária é feita sim uma fase introdutória ao futebol sénior e ao que o espera se um dia for chamado à equipa A ! E é aqui que queria chegar:
Concordo com o que foi dito! Nos escalões de formação o 433 é o sistema tactico primordial, pois como dizem, abrange as mais variadas posições, ao mesmo temp que é o a tactica mais dinamica que permite depois mais tarde metamorfoses para outras dinamicas de jogo! Basta ver que a nossa especialidade é formar extremos e num 442, aquele tipico extremo e desiquilibrios passaria para segundo plano! Agora a equipa B é uma coisa diferente! Se é a tal fase de transição, usada pelos clube para se enquadrarem com o que irá ser exigido mais tarde, então não faz qualquer sentido jogar numa tactica diferente da equipa principal! Só facilitaria a tal evolução, e ajudaria o Mister a identificarquem afinal de contas se encontra pronto para dar o salto com o papel em campo já completamente esclarecido!
PONTO 2
Verdade que esta seleção sub17 não tem nenhum titular nosso!
Verdade tambem é o facto de achar que estas gerações dos proximos 4 anos são relativamente mais fracas que o que estamos acostumados no nosso clube!
Mas há aqui um ponto que não podemos esquecer! Viram a equipa de sub17!? Têm vistoa s equipas dos outros 2 clubes rivais?
A estampa fisica deles é bastante superior à nossa! Nestas idades se querem resultaos rapidos é apostar nisto! Autenticos tanques de guerra a meio campo e armarios na frente(O Jose Gomes a mim parece-me mais que um armario verdade seja dita…o miudo tem algo especial)! E pronto têm o trabalho praticamente feito por agora… mas chegando à idade de Junior e principalemente na fase senior irá demonstrar que o caminho mais curto para o sucesso, talvez não tenha sido o mais correto!
O jogador com toque mais refinado irá então nesta altura adquirir indices fisicos que outrora não tinha, enquantoq ue os tais armários quanto muito continuam apenas a fazer o que dantes faziam … passar para o lado e pouco mais!
Há tanto jogador que numa fase embrionaria da sua formação se destaca dos demais e depois quando chegado à verdadeira altura de explodir … dá o Peido! Porque a explosão dele estava feita! Era aquilo … nada mais!
PONTO 3
As estruturas da academia pouco ou nada evoluiram na ultima década! Não digo que estão ultrapassadas, mas de certa forma penso que tem de ser reestrutuirado de uma forma mais moderna! Seiq ue ha malta que defende que a nossa academia devia ser aqui ao pé do nosso estádio. Eu até acho porreiro se bem que acarreta algusn perigos adicionais!
Tudo bem que não são nenhuns presioneiros lá na Margem Sul, mas se mudar para cá há o perigo deste “mundo” da capital ! Ficariam muito proximos e expostos à noite Lisboeta e tudo oq ue isso acarreta!
Sim, na Margem tambem há, mas a vida lá é mais pacata, conseguem levar uma vida mais calma, mais focados no que realemnte se espera que façam : Evoluir!
PONTO 4
Não estou por dentro do assunto Manager para a formação!
E por isso não tenho opinião nem nada … Por isso gostaria que quem anda mais atento a isso me desse um lamiré de quem poderia ser um bom elemento para esse lugar e no que realmente poderia incidir o seu foco!
Posto isto resta-me pedir desculpa pelo tamanho do Post.
Saudações caros Leões
Não vejo porque raio não os conseguiremos segurar.
Existe imenso talento na nossa formação. Temos problemas de qualidade humana, foram demasiados anos seguidos nos quais a formação era a excelência para os tachos e tachinhos. Investir na competência e reforçar financeiramente o recrutamento…
Infelizmente o passado recente mostra que todos os anos perdemos jovens seja para o benfas ou para fora.
E se concordo que continua a existir qualidade e muito talento individual, também temos que ver que no 11 que se sagrou campeão europeu não há nenhum nosso. Também poderia dar falar nos iniciados, em que o nível dos jogadores do benfas não tem comparação possível.
Sem dúvida que temos de investir, destes três que eu referi por exemplo é essencial não perder nenhum, o Diogo é por exemplo um caso de um miúdo que tem um valor individual brutal…
Quanto ao Paulo Leitão, a tendência é vermos uma evolução positiva na organização da Academia… pena não dar uma entrevista para percebermos em que estado está a evolução do seu trabalho