A Extrema-Direita em Portugal

:arrow:

O resto do teu raciocínio não está em causa, não critico nem o teu voto nem a tua forma de pensar. Era só para dizer que, quando afirmas que se se tratasse de um artigo sobre a esquerda já ninguém criticava, acho que é um preconceito sobre a forma como vão reagir os outros. Peço desculpa se não consigo expressar as minhas ideias, o meu estatuto de “luso-descendente” não me ajuda muito no aspecto linguístico, cometo erros e imprecisões.

Gostava de perceber melhor, no entanto, as motivações do forista em causa.

Aí está um frase que já a li em várias ocasiões e que nunca concordei com ela, apereceram bandeiras neo-nazis nas claques de Benfica e FC Porto, mas nunca as vi junto de claques Sportinguistas, nunca vi um bandeira com uma suástica nem uma totenkopf por exemplo, vi muitas vezes cruzes celticas e a célebre faixa

…contendo a palavra Skinheads e ladeada por uma cruz celta…
,são símbolos nacionalista, racistas o que quer que seja mas não ligados ao III Reich.

Ok, já entendi… :slight_smile:

Não acho que seja preconceito, ‘ambos os dois’ sabemos que, salvo raríssimas excepções, o que eu disse é verdade e este tópico em si é um perfeito exemplo disso mesmo.

Achas sinceramente que se este texto fosse sobre a esquerda ou a extrema-esquerda ia aparecer alguém a dizer que o tópico devia ser bloqueado/apagado, ou a fazer queixas à moderação ?

E caro Miguel, ou muito me engano ou ainda a procissão vai no adro… vamos ver. :slight_smile:

Gostava de perceber melhor, no entanto, as motivações do forista em causa

É simples, saber qual é a vossa opinião sobre este tipo de fenómenos.

A cruz celta foi adoptada pela maioria dos movimentos neo-nazis europeus. Ou seja, uma cruz celta hoje em dia pode simbolizar de facto o nacionalismo, o racismo, ou se quiseres simplificar tudo isso, o neo-nazismo.
Que me lembre assim de cabeça junto das claques do Sporting foram vistas essa célebre faixa, inumeras cruzes celtas e também runas de Odin. Como também me lembro de ver imagens do Che Guevara… No principio dos anos 90 a exibição deste tipo de símbolos era feita de forma pouco consciente, mais por uma questão de exibicionismo. No entanto, com o avançar dos anos, e sobretudo depois do forte impacto mediático que o caso do Alcino Monteiro teve, estas “aparições” passaram a ser menos frequentes, mas provavelmente mais conscientes.

Não tens razão Peter.
Vê - ULTRAS CONTRA O RACISMO

Um pouco como diz o LP a principio era feito de forma inconsciente (alguns logos ainda o são actualmente), depois do incidente no Bairro Alto na noite da Taça de Portugal, falado no post em cima, as coisas passaram a ser controladas.

Agora conotar só a Juve com a Extrema-Direita…enfim, o que são os “Manks”, “warriors”, “Panteras”, “D-14”.

Recordo-me de uma edição de uma revista, que agora não me recordo do nome, onde faziam uma mega reportagem sobre a juve em que se focava o aspecto do Grupo 1143 dentro da juve.

Piberman

O que disse foi que nunca vi na Juve simbologia ligada ao III Reich, o que tinha visto foi cruzes celticas e coisas assim, na página que “apresentas” as fotos referentes a claques Sportinguistas têm:

  • JL Amadora - cruz celtica na “o”,
  • JL Odivela - cruz céltica,
  • fotos de um jogo em que houve escaramuças - os miudos negros que ali estavam, estavam a roubar,
  • JL Caldas - cruz celtica,
  • fotos de uma bandeira com… a cruz celtica,
  • jogo nas antas onde se um pano do Grupo 1143, na foto só se vê dois leões e no meio o escudo português,

e… chegamos à foto onde tens razão piberman, a foto tem uma totenkopf e os “ss” das “waffen ss”, ok não me lembrava deste estandarte.

:offtopic:
já agora na página apresentada aqui tem duas imagens cuja descrição é uito curiosa, são duas imagens referentes aos nnboys:

-A primeira diz “FAIXA DAS WAFFEN SS (TROPA DE ELITE NAZI NA SEGUNDA GRANDE GUERRA), QUE APARECEU NO ESTÁDIO DA LUZ NA ÉPOCA DE 1992-1993, MESMO AO LADO DO SECTOR ONDE SE SITUAVAM OS NO NAME BOYS…” curiosamente a faixa tem (mas não aparece na imagem) o simbolo (nn) num dos lados

-A segunda diz “…NO LADO DIREITO DA FOTO PODEMOS VER UMA BANDEIRA NAZI AO VENTO, MESMO EM FRENTE AO SECTOR DOS NO NAME BOYS.” quando os nn ocupavam os dois sectores.

Ou seja quem fez essa página está a branquear a imagem dos nn, que nessa altura andava muito mais à direita do que anda hoje.

Mais ou menos. O artigo 46º da constituição, no seu ponto 4, diz

“Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista”

O que acontece é que os movimentos de extrema-direita estão muitas vezes no limbo de organizações racistas e/ou fascistas.
E, pessoalmente, acho muito bem que seja proibido criar movimentos que têm como objectivo incutir o ódio, o racismo e a intolerância.

A proibição, para além das organizações racistas, não se refere ao ódio e à intolerância, como tu dizes.

Proíbe “fascismo”, que é uma ideologia política totalitária de extrema-direita, enquanto as organizações odiosas e intolerantes do outro lado do espectro são permitidas. Não percebo em que é que organizações cuja matriz ideológica é, não só o mesmíssimo totalitarismo, mas também a luta de classes e a tomada do poder pela violência, apelam menos ao ódio e à intolerância do que o fascismo.

Excelente tópico…

Eu voto PNR, como a maioria aqui sabe…

Perfilho quase na totalidade as suas ideias, apenas não me identifico com os simbolos Nazis, pois isso não é nacionalista, é ir buscar algo a um regime que até considerava os latinos inferiores.
Só não sou mais activo devido a isso…

Sempre fui de extrema direita e finalmente tenho um partido que em termos ideológicos me permite votar em consciência com o que defendo.

A influência dos Skinheads no PNR já foi bem maior, essa aberração que é o BE, parido pelo tal PSR cujo dirigente foi (supostamente) assassinado por Skins, também começou pequenino e hoje já tem 3 ou 4 deputados, a cada eleição que passa o partido vai tendo mais votos e mais simpatizantes, gostem ou não está aqui para ficar e há de ter força parlamentar mais tarde ou mais cedo e já não é sem tempo que alguém tente pôr alguma ordem nesta baderna deste país.
Que defenda os portugueses constantemente prejudicados em relação aos imigrantes, que defenda a nossa cultura, as nossas tradições, que seja pelo povo português e não por uma qualquer ideia de anarquismo globalizante e total mixeginação de culturas, que não passa de uma tentativa de impôr ao povo nativo, ideias e formas de estar que não são nossas e em muitos casos muito mais atrasadas e retrógadas que a nossa, tudo em nome de um politicamente correcto, “Todos diferentes, todos iguais”.

Temos o direito de pensar como quisermos e o que quisermos, é incompreensivel que não possam haver associações que defendam os direitos dos brancos, mas haver todo o tipo de organizações para defender africanos e outros quaisquer que ainda mamam à conta da Santa Casa como o SOS Racismo desse ser putrido que é o Falcão…

Voto PNR, apoio PNR e dou a cara, sempre a dei, nada a esconder.

O Falcão ainda não morreu? :frowning:

O facto de referires os “direitos dos brancos” reforça aquilo que disse - as associações de extrema-direita estão intimamente ligadas ao racismo e à xenofobia. De resto, essa atitude de “os brancos” e “os outros” está completamente desadequada do século em que vivemos. Vivemos no século da globalização, que devia servir para uma aproximação dos povos e partilha de culturas.

As organizações que referes não “defendem africanos e outros quaisquer”. Defendem os direitos humanos. Defendem as pessoas da discriminação das minorias.

Claro que os argumentos do PNR são falaciosos e perniciosos. Felizmente - para a sociedade - que o seu líder é, bom, muito fraquinho. Que continue por muitos anos.

Minorias??? :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Transpõe esse argumento para (por exemplo) a Alemanha ou (para não dizeres que o outro é da União Europeia) os Estados Unidos, e passas a defender que os imigrantes portugueses nesses países sejam negativamente discriminados ou mesmo recambiados. Brilhante…

A influência dos Skinheads no PNR já foi bem maior, essa aberração que é o BE, parido pelo tal PSR cujo dirigente foi (supostamente) assassinado por Skins

Incitatus,essa tua insinuação mete-me nojo, eu estava la nesse dia e posso dizer-te que participei a perseguição feita aos carecas que mataram o José Carvalho.Sim, foram eles não duvides.Até te posso dizer que no momento em que o esfaquearam a banda que estava a tocar era os Censurados do Ribas (a quem á anos atras os teus amigos tambem mandaram para o hospital,o Ribas aparece no video Fogo do Leão,Sportinguista de toda a vida)
Não tenhas duvidas que foram os meninos de Almada porque todos os que estavamos la nessa noite os conheciamos de outras cenas (geralmente de mocada) no Bairro Alto e no Bar Oceano.
Se és amiguinho deles como parece pergunta se gostaram da vez que alguns foram atirados borda fora do cacilheiro quando iamos a chegar ja a Cacilhas.
Pergunta se gostaram daquele concerto de Mata Ratos em Corroios onde mandamos quatro em coma para o hospital.

O bom nazi é o nazi morto.
Peço desculpa aos demais mas há certas coisas que me fazem ferver o sangue.

Já agora se não gostas de imigrantes,manda embora o Liedson,Romagnoli,Stojkovic,Polga,Izmailov,Vukcevic etc etc

E ninguém mata o Falcão? Que chatice :sleep:

É absolutamente falso que o PNR defenda a cultura portuguesa. Desde pequeno que sempre ouvi dizer que Portugal era um país mestiço por natureza, que éramos o resultado da mistura de milhentos povos, desde os celtas e iberos aos goeses, passando pelos romanos, árabes, gregos, judeus, cartagineses, negros, fenícios etc. É a esse país que se orgulha da sua “impureza” racial que eu pertenço, é nele que eu me revejo. A cultura portuguesa é de todos os que aqui vivem, não é exclusiva de nenhum grupo e acolhe as contribuições de todos, senão tínhamos que acabar com as alheiras, que foram inventadas pelos judeus, e com o futebol, que é filho dos ingleses, como aliás muita gente quis fazer na altura do “ultimatum” de 1891 e, possivelmente, deixar de falar português e voltar ao ibero, pois o português é uma degenerescência da língua dos invasores romanos misturada com contributos deixados pelos invasores godos e árabes e pelos “patifes” dos ingleses e os “malandros” dos franceses e os “velhacos” dos castelhanos e outros que tais.
Estranho a atitude da extrema-direita em relação aos negros, pois no tempo da outra senhora passavam a vida a dizer que eles eram todos portugueses e não queriam ser outra coisa, que Portugal ia do Minho a Timor, etc., etc. Ainda me lembro, no antigo Estádio, de me ser pedido por pessoal vindo de África que lhes tirasse uma foto com o campo como pano de fundo, para eles levarem e se recordarem do dia em que tinham vindo ver um jogo do Sporting a Lisboa. Também me lembro de celebrar golos marcados ao Benfica abraçando pessoas de raça diferente da minha. Não aceito que essas pessoas sejam minhas inimigas, não acredito que me odeiem ou queiram prejudicar o meu país.
Admito que o PNR deve ser tolerado, tal como o BE, o PCP, o PS, o PSD, o PP ou o PCTP, mas somente em homenagem ao velho princípio de que deves lutar pela liberdade de pensamento e expressão, mesmo que não concordes com o que é pensado e dito. É o preço a pagar pela liberdade. Mas não venham dizer que defendem Portugal ou os Portugueses, que isso não é verdade.

Subscrevo.

Belo post, Pireza, revejo-me nas tuas palavras :clap: :clap: :clap:
Ainda mais sendo eu filho de e/imigrantes, num país de grande imigração, num bairro parisiense, chamado Belleville, onde se aprende com a riqueza cultural dos outros.