[[ A Culpa é dos Adeptos ]]

Claro que não. A culpa não é do treinador.

Porque não se apercebeu do deficit exibicional na Suécia.

Não se apercebeu porquê? Terá sido a equipa igual? Essa não percebo…

Porque a equipa que ganhou os outros 3 jogos para o campeonato fê-lo à vontade e exibindo um domínio e frescura física exuberante e que portanto foi apanhado completamente de surpresa por estas falhas comprometedoraas.

Os jogadores que deram as falhas defensivas dos golos até tinham sido dos melhores nos outros jogos (Polga e Loureiro)
Não concordo que os outros jogos tenham sido tão maus, e penso que a mudança seria pior.

Porque ele até tem uma especial apetência para a leitra das situações difíceis no campo, detectar erros e corrigi-los.

Pode até nem ter essa especial apetência, pode ter falhado em vários jogos, mas que fez assim de tão mal? Substituir o Douala que não fazia nada há mto tempo e que tinha estado lesionado esta semana pelo Wender que nos dois jogos que fez até agora esteve bem? Aqui foi o problema de Wender não entrar como se esperava, e isto tb aconteceu pq sofremos logo o golo.
Substituir o Sá que com 33 anos e depois de tanto correr tava a claudicar fisicamente, provocando um défice a meio campo?
Que substituições faria?

Porque um ano e meio é tempo muito insuficiente para criar rotinas defensivas eficazes.

Aí concordo. De facto penso que o Peseiro não trabalha mto bem a nivel defensivo, é uma pecha dele, no entanto o balanceamento ofensivo da equipa tb provoca isso. Pra não falar na fraca qualidade dos defesas…

Porque nem foi ele que escolheu o plantel.

Essa é das engraçadas de ouvir… será que ele não prefereria um Lucho Gonzalez ao Luis Loureiro? Será não preferia o Lisandro Lopez ao Wender? Não preferia manter o Roca? Não preferia um Andersson a um Tonel? Não preferia manter o Enak?
Foi ele que construiu o plantel com todas (e são muitas) as limitações financeiras do clube.
É como dizer que como teve o plantel que queria tem de ser campeão… E o Porto? Que teve tudo o q queria (tirando o kronkamp) e tem um plantel riquissimo, não terá mais obrigação de ganhar?

Porque pune as exibições [i]espantásticas [/i]dos jogadores que mais se destacam pela asneira com a retirada da titularidade.

Porque o seu discurso é galvanizante e exibe aquele ar triunfante a roçar a mentecapcia e a palavra azar nem faz parte do seu vocabulário.

Não, senhor. Ele não é culpado de nada. Aliás, ele até é inimputável!!!

O plantel do Sporting não é assim tão vasto que se possa dar a esse “luxo” de punir. E se pune tem outros problemas, ao inibir os jogadores.
Não acho que tenha um mau discurso.
E claro que não é inimputável, comete erros e deve ser responsabilizado, não pode é ser o culpado de tudo.
Peseiro não é o melhor treinador do mundo, mas tb não é o pior, e dentro das limitações que temos sempre pra contratar treinador… penso que estamos bem servidos!

O contexto era de ironia, a troca foi por ironia.

É claro, neste momento, que por mais tratos filosóficos que se der à questão, e vistos os múltiplos ângulos das razões pró e contra, a “bottom line” é a inconstância exibicional da equipa. Esta é uma pecha que se arrasta desde a época passada e que não teve solução apesar de se ter mantido uma estrutura tutelar sob o pretexto, correcto a meu ver, de preservar a estabilidade do grupo (discutível se boa ou má, mas irrelevante para este parágrafo) e poder disfrutar de uma vantagem competitiva em relação a quem mudou de equipa técnica e tem de aprender os cantos à casa.

Ora, acontece que Peseiro, com orçamento limitado ou não, não se empenhou devidamente a preencher (todos) os lugares reconhecidamente carenciados, com especial destauqe para a defesa - laterais sobretudo. Não precisava de verbas avultadas, apenas olho vivo e pé ligeiro como muitos fazem. E se não o fez é pq tal lhe pareceu de somenos importância, se compararmos com a veemência com que lutou por Wender e que deveria ter sido repetida, neste caso, para outras posições.

Tiro ao lado, portanto, qd referes que se lhe está a exigir o título por isso. Eu, pelo menos, não o faço. Pretendo, isso sim, que com aquilo que lhe foi posto `disposição, Peseiro me apresente um nível competitivo que me possibilite não me envergonhar nem sentir frustrado com meias vitórias e derrotas evitáveis por falta de exigência de esforço. Não quero particularizar situações mas já que se fala no jogo de ontem, naquele campo a vitória estaria na mão de qq equipa que interpretasse outra filosofia competitiva.

Não acredito, pois, neste modelo estratégico competitivo que Peseiro idealiza e defende, a sua gestão de RH e, above all, a sua filosofia competitiva.
Possivelmente, a frase que resume o que mais nos afasta em termos de concepção está dito por ti (peço desculpa pelo quote):
O plantel do Sporting não é assim tão vasto que se possa dar a esse “luxo” de punir. E se pune tem outros problemas, ao inibir os jogadores.

Wrong sir! Completely wrong!!

Vendo bem as coisas o Sporting tem uma equipa de merda.

Só se salvam Moutinho e Liedson o resto é só barrete…
:cry:

Mas agora digam lá, se o Peseiro é uma grande merda, quem é o treinador que queriam ver no seu lugar?

O Koemann!!! O Cajuda? O Manuel Fernandes? O Nortam de Matos?
O Manuel José? O Jesualdo Ferreira? O Neca? O Cantatore? O Burkinshaw?
O Weiseige!!!

Digam lá qual é que é bom e que é garantido que ganha o campeonato…

Mourinho…the special one… 8)

Galacticos não vale…

Agora mais a sério…apesar de já ter estado no Sporting por 2 vezes e não ter ganho nada na altura da travessia no deserto, gosto do Manuel José e da sua filosofia de jogo, além de que conhece bem o futebol português e tem já muita experiência…

Queiroz. Sem dúvida! (Mais uma acha para a “fogueira”, mas é a minha opinião) :slight_smile:

Ora, acontece que Peseiro, com orçamento limitado ou não, não se empenhou devidamente a preencher (todos) os lugares reconhecidamente carenciados, com especial destauqe para a defesa - laterais sobretudo. Não precisava de verbas avultadas, apenas olho vivo e pé ligeiro como muitos fazem. E se não o fez é pq tal lhe pareceu de somenos importância, se compararmos com a veemência com que lutou por Wender e que deveria ter sido repetida, neste caso, para outras posições.

De facto isto tem sido algo unânime no fórum, a questão dos laterais… Eu penso que o Sporting contratou um defesa esquerdo, e acho que não deveria contratar mais. Vamos a ver no que dá o Edson, pra mim é um bom lateral, tenho duvidas quanto ao seu fisico. Mas acho que existem alternativas, que não sendo tão boas, chegam para suplentes. Poucas equipas têm suplentes do mesmo nível…
Quanto ao lateral direito, de facto já muita gente dizia no inicio que estávamos mal, admito que nunca achei isso, pois para mim o Rogério é um excelente lateral e chegava perfeitamente pro Sporting. No entanto de facto este inicio de época está a dar-vos razão pois o Rogério está em péssima forma e tá a ser um buraco. Mas eu acredito que quando melhorar a sua forma vai servir perfeitamente o Sporting, se não o fizer até Janeiro, concordo que se contrate outro melhor. Penso que neste aspecto talvez o Peseiro tenha pensado como eu, se bem que ainda se chegou a falar no Abel, não sei é se houve mesmo interesse.

Quanto à exigência do titulo por ter escolhido o plantel, de facto não deverá ter sido você quem disse isso, mas já vi isso aqui repetido no fórum…

Possivelmente, a frase que resume o que mais nos afasta em termos de concepção está dito por ti (peço desculpa pelo quote): O plantel do Sporting não é assim tão vasto que se possa dar a esse "luxo" de punir. E se pune tem outros problemas, ao inibir os jogadores.

Quanto a esta questão, lembro uma entrevista que Peseiro deu no inicio da época à Sporttv onde ele fala nessa questão de castigar quem falha. Ele explicou como vê a questão, e de facto acho que é coerente e uma forma válida de ver as coisas, e com a qual concordo. Assim tento escrever de ouvido aquilo que ele disse:
“Eu vejo as coisas desta forma, de facto, se quando um jogador faz um grande erro, eu o castigar, por exemplo tirar da equipa, ele da próxima vez provavelmente já não vai falhar, mas se calhar vai ficar mais “atrofiado”, menos confiante, não arriscando, não imaginando, pq sabe que não falhar, ou seja, estaria a tirar-lhe criatividade. Eu penso que devo ajudar a melhorar mas não castigando.”
Para mim é válido e concordo.
[/quote]

Que cavalo de batalha por causa do 1º jogo perdido na época.
:shock: É certo que os jogadores não souberam gerir a vantagem e que o Peseiro estava borrado de medo e que mais uma vez não conseguimos ganhar na choupana mas ainda há muito campeonato pelo frente e Porto e Braga(os únicos candidatos credíveis ao título, juntamente com o Sporting) ainda vão perderam muitos jogos.
Aposto quanto quiserem que o Porto empata para a próxima jornada contra Belém e o nacional vai perder. Quanto ao Sporting espero uma vitória frente ao Setúbal & depois rumo à fase de grupos.

Não mandem é o treinador embora já na 4ª jornada…

Não mandem é o treinador embora já na 4ª jornada...

OK, mas este treinador já está lá há 38 jornadas… :?

Possivelmente, a frase que resume o que mais nos afasta em termos de concepção está dito por ti (peço desculpa pelo quote): O plantel do Sporting não é assim tão vasto que se possa dar a esse "luxo" de punir. E se pune tem outros problemas, ao inibir os jogadores.

Quanto a esta questão, lembro uma entrevista que Peseiro deu no inicio da época à Sporttv onde ele fala nessa questão de castigar quem falha. Ele explicou como vê a questão, e de facto acho que é coerente e uma forma válida de ver as coisas, e com a qual concordo. Assim tento escrever de ouvido aquilo que ele disse:
“Eu vejo as coisas desta forma, de facto, se quando um jogador faz um grande erro, eu o castigar, por exemplo tirar da equipa, ele da próxima vez provavelmente já não vai falhar, mas se calhar vai ficar mais “atrofiado”, menos confiante, não arriscando, não imaginando, pq sabe que não falhar, ou seja, estaria a tirar-lhe criatividade. Eu penso que devo ajudar a melhorar mas não castigando.”
Para mim é válido e concordo.

O problema de Peseiro nâo é a teoria base às suas ideias e filosofia enquanto treinador, nem falta de ambiçâo ou algo assim do genero.

O problema dele é todo de origem practica, onde ele falha muitas vezes é no aplicar na practica os conhecimentos teoricos que tem. Por isso é que ele teve melhores notas que Mourinho no curso mas está a anos luz de conseguir os resultados dele.

Fica aqui uma frase de uma prof que eu nunca esqueci: inteligencia nâo é aprender a materia depressa mas saber aplicar os conhecimentos no teste! :wink:

... e que o Peseiro estava borrado de medo...

Quando é que ele não está?
Quando é que em situação de desvantagem ele colocou um jogador ofensivo antes do 65 minutos?
Quando é que chegamos a campo adversário e fomos “reis e senhores do pedaço”? - Até a jogar contra uma equipa muito farquinha (Halmstad) tivemos que sofrer (sofrer 1 golo, 6 cartões amarelos)

À 4º não, até porque só contra dispensas de treinadores a meio de uma época (salvo casos de ecatombes) mas no final da época simplesmente não renovar, e não é por causa do resultado contra o Nacional, é pelo resto, pelas substituições que ninguém entende, pelas substituições a 5m. do fim, da falta de disciplina (do “vai tomar no…”, de jogadores não querem jogar em determinados jogos), é pela contratação de jogadores segidas de dispensas no fim de alguns dias, é pela manifesta falta de intrusão na defesa, mais?

acho que já no ano passado, à quarta ou quinta jornada, o discurso era o mesmo.

Bingo!!! :wink:

acho que já no ano passado, à quarta ou quinta jornada, o discurso era o mesmo

Esperemos no entanto que os resultados desportivos venham a ser radicalmente diferentes.

Esperemos no entanto que os resultados desportivos venham a ser radicalmente diferentes.

Ou então que cheguemos a um ponto sem retorno, e que a solução será arrastarmo-nos até ao final da época, esperando pelo D. Sebastião da próxima temporada. O que não seria nada de novo. :slight_smile:

Que cavalo de batalha por causa do 1º jogo perdido na época.

O problema é que não foi o 1º… foi já o 3º em 8. Foi um jogo perdido à imagem de tantos iguais na época passada em que poderiamos ter ficado isolados na liderança. Algo que o Zézinho ainda está para perceber o que é…

Bingo!!! :wink:

exactamente 8)

LAMENTAMOS … mas o tempo tá a chegar ao fim. Para ser treinador falta ao Peseiro tê-los no sitio. Nem para coordenador de infantis o homem servia. Até os PUTOS mandavam no balneário. A SAD q se envergonhe pela bela contratação q fez. QQ dia até vemos o Cajuda a treinar a nossa equipa. O Sporting não é nem a Republica das Bananas (Tripeiros), nem a casa AFRICANA (Lamps). Esta direcção, para além do Treinador também tem de ir de pino. :wall:

Logo o anormal é criticarmos uma situação idêntica e não o facto de a situação em si se repetir às mãos do mesmo profissional :).

Viva Portugal! :slight_smile: