A caixa de Pandora ou o Genoma Musical

Não sei se costumam ler a revista “Exame Informática”. No último nº desta publicação mensal, vem um artigo sobre um projecto informático relativamente recente e que visa criar radio streams à la carte, ou seja, ao gosto do utilizador.

Os criadores chamam-lhe "Genoma Musical, porque segundo eles, a partir de um exemplo de música fornecido pelo utilizador, é possível(?) criar por extrapolação, uma play list de músicas com características similares ao exemplo dado. A particularidade, reside no facto do critério usado nessa extrapolação não assentar simplesmente no estilo musical detectado, mas antes num conjunto de aspectos que caracterizam a essência propriamente dita da amostra (ritmo, melodia, instrumentos, etc).

A ideia parece ser boa, mas ainda tem de amadurecer e bastante. Eu já experimentei e posso-vos garantir que 90% da programação gerada a partir do tema base não era do meu agrado, logo, há toda a propriedade em aplicar aqui a expressão “Genoma mal descodificado”.

A utilização é livre e apenas há que efectuar um registo gratuito. Podem-se criar quantas rádios quisermos e apenas há que observar uma ou outra regra que o site impõe na utilização da rádio, tal como a limitação diária do nº de músicas que passamos à frente (skip). Podemos igualmente corrigir em tempo real a selecção gerada, clicando na música que está a tocar eliminando-a definitivamente da programação, limitando a frequência da sua reprodução ou ainda sugerindo que ela passe com frequência.

O site é: www.pandora.com

:wink:

sinceramente parece bem interessante… a ver se perco uns minutos para dar uma vista de olhos no site… :wink: