Fartei-me de rir com a manchete de hoje deste jornal.
“A crise do Benfica ao raio x”
Pois é fizeram uma reportagem semelhante com o Sporting. Mas com uma pequena diferença, a reportagem sobre o Sporting saiu na altura mais decisiva da época, a do Benfica saiu quando já só um milagre os pode livrar do 4º lugar.
Passaram a época a tentar enterrar-nos e a proteger o Benfica, e agora este doce.
Foi “A Bola” que deu tempo de antena ao Stojokvic para dizer todos os disparates que foram minando a sua posição no balneário.
Foi "A Bola que no Natal enquanto o Liedson estava no Brasil, publicou na capa todos os dias mentiras sobre a sua situação, sem nunca ter tentado falar com o jogador, sendo que na mesma altura o Leo estava em guerra aberta com direcção do SLB e o caso não mereceu o mínimo de destaque.
"A Bola tentou sempre lançar sobre a nossa equipa polémicas antes dos jogos decisivos.
Era "A Bola que antes de cada jogo do Sporting descobria um jogador insatisfeito por não jogar, ou então noticiava a saída iminente dos nossos melhores jogadores.
Agora falam na crise do Benfica. Finalmente descobriram-na!!!
Espero que os sportinguistas não se deixem enganar. Faço aqui um apelo a todos para que boicotem este jornal na sua versão impressa e digital. Para que sejam os benfiquistas a sustentar o seu jornal de propaganda.
Já corri os jornais todos, odeio todos mas não consigo tomar o pequeno almoço sem ler um jornal de actualidade desportiva. Nos último par de anos andava a comprar o “O Jogo” por considerar que era o mais credível dos 3.
De há uns tempos para cá começou a ficar vermelho demais para o meu gosto (inteligentemente, se querem vender…) e mudei para o Record (que tanto odiava…).
Não me levem a mal, mas o assunto é algo tão reles, tão sem nível, tão pintado de vermelho, que nem deveria figurar na zona do Forum sobre a actualidade do Sporting!
tanto estes do Boletim Oficial Lampiões Atrasados como o Rui Tansos usaram a mesma táctica realçar, criar, aumentar e cobrir todos os problemas no SPORTING e esquecer, apenas divulgar parte ou desdramatizar os do benfica, os tais que gastaram 30 M para ficar em 4º
MAs atenção aqui neste Forum também existiram muitos candidatos a “jornalistas” na B.o.l.a.
Fazes tu bem! ;D
Mesmo assim, melhor nessa capa foi o erro de português. Onde está “Porque não jogo, mister?” deveria estar “Por que não jogo, mister?”. É natural que erros existam…e ninguém está livre de os cometer…mas na primeira palavra da manchete de um jornal (os erros nos sites são bem mais justificáveis) é demasiado mau.
Quanto ao jornal ser encarnado, verde, azul ou amarelo aos quadradinhos… tem fases. As redacções que conheço são maioritariamente benfiquistas… no Record os que têm cargos mais importantes até são do Sporting…e depois é ela por ela.
Ainda assim… a lógica de mercado é a lógica de mercado. Por muito que isso custe a toda a gente.
Exacto. É essa lógica de mercado que faz o conteúdo de um jornal que tem um único target: vender.
Havendo mais lampiões, é normal que os jornais apostem nesse mercado, mais vasto. Se as vendas aumentarem, as receitas de publicidade aumentam e, consequentemente, os lucros. Burros seriam se não apostassem nisso. As televisões são iguais.
Isso está muito certo, mas dar graxa ao benfiquistas é uma coisa, fazer guerrilha permanente ao Sporting, como A Bola tem feito, é outra. Por uma questão de respeito acho que todos deviamos boicotar este jornal!
É isso que não compreendo. Normalmente não temos acesso aos números exactos de jornais vendidos. Mas não me esqueço que em 2005 ou 2006, nas 10 capas mais vendidas do Jornal Record, as 3 primeiras eram de jogos do Sporting, mais 2 de Sporting x benfica, 1 ou 2 da selecção, e as restantes é q eram dos lampiões, por isso não compreendo essa lógica do mercado. É das tais mentiras que dita muitas vezes se torna verdade. Até porque o típico adepto lampião não tem por hábito comprar o desportivo todos os dias.
Esse argumento da “lógica de mercado” tem muito que se lhe diga… Vamos admitir que o jornal “A” tem muito mais leitores de um clube em particular e que por isso acha que tem de dar mais espaço a esse clube nas suas páginas. Tudo bem, parece-me uma questão de bom senso. Mas ainda assim, o que põe nessas páginas tanto pode ser crítica feroz, bajulação pura ou qualquer coisa entre as duas; e aí já é uma opção editorial entre tantas outras disponíveis.
É que foram os responsáveis dos três jornais desportivos portugueses decidiram, por vontade própria, tornarem-se inofensivos painéis de mensagens dos presidentes dos clubes (em particular do Benfica, mas também em certas alturas do Sporting), completamente dependentes de conferências de imprensa, “press releases” e boa vontade dos clubes, sem capacidade crítica, com pouquíssimo trabalho de investigação autónoma e com um terror quase infantil de incomodar quem quer que seja.
Diz tudo a forma como, apesar da sua vocação especializada e da abundância de material promissor, raramente se vê a Bola ou o Record a investigarem por eles próprios e a divulgarem casos de corrupção desportiva, de gestão danosa de clubes ou de doping organizado. É como se houvesse um pacto de silêncio e só estivessem autorizados a dizer o óbvio. Tudo bem, é uma opção como qualquer outra - só não me venham é com a conversa de que é uma opção “inevitável”, ditada pala “lógica de mercado”. É ditada é pelo tipo de relação de dependência que construiram com os dirigentes dos clubes e mais nada.
Gosto muito do Sporting, mas não compro regularmente o jornal do clube.
Se é para dizer bem quando só há que dizer mal não tou para isso.
Até em derrotas como a de Leiria, Braga ou as goleadas de Paços Ferreira esse jornal vem com o choradinho do azar ou dos árbitros. Comigo, não! Está mal, não há que camuflar.
A Bola: Dá mais manchetes e destaque ao slb
O Record: Dá mais manchetes e destaque ao slb
O Jogo (Sul): Dá mais manchetes e destaque ao slb
Porque será? Será que são todos vermelhos nos jornais? Claro que não!!! Fazem-no como eu faria se dirigisse um jornal desses. Há mais adeptos do benfas, logo maior audiência. É o mercado que define essas regras.