A Arte da Guerra

Paracelsus, não vês que a palavra de ordem é “acreditar na bondade das propostas”?

Foi assim que a venda da Sporting Comércio e Serviços foi consumada…Ninguém sabia ponta de um chavelho, nem por quanto a SCS vai passar para SAD, mas fartaram-se de invocar no palanque a “bondade” da proposta. E a cereja no topo do bolo foi pedir a quem não concordava com a proposta para se abster e ver o Vasco Lourenço a tentar acabar com as minorias (logo ele…)

Sinceramente acho ridículo a tentativa de uma vez mais os que DESTRUIRAM por completo o Sporting mandarem uma vez mais areia para os nossos olhos, isso querem voçês que sejamos como vós e nos calemos, mas isso não funciona assim, só 1 pessoa fraca e sem ideias própria é que apoia e passa “cheques em branco” a este Presidente!

Diga-se de passagem que fazem alusões Sun Tzu, mas voçês tão cientes das citações que usam? é que a Arte da Guerra serve muito mais os interesses de quem está contra esta corja do que para quem os apoia cegamente… Rídiculo esta tentativa de mandar mais areia para os nossos olhos, seguindo então os vossos conselhos calemo-nos uma vez mais deixemos o Presidente trabalhar (ou acabar o trabalho que foi incumbido a ele) e quando ele destruir o Sporting depois ai sim teremos finalmente razão é?

Não me queiram fazer de parvo, votei JEB porque não gostava e não ia com a cara de PPC mas espero e acredito que a Lista Ser Sporting continue a trabalhar e arranje um candidato à séria e capaz de aglomerar os votos aos meus velhos que ai sím irão ver então a bela surpresa que voçês irão ter!

Os 10% não refletem minimamente o actual espírito dos Sportinguistas, não mintam e omitam a verdade actual sff, pois se tiveram 90% foi porque os “velhos” têm 3 ou 4 vezes mais votos que um sócio jovem e recente, houvesse igualdade de direitos entre os sócios e veriam então a realidade das ditas “diferenças” de percentagens, a verdade é esta!

Podemos na minha opinião generalizar de que dentro da massa adepta do SCP que ainda se dispõe a ser sócia para poder ter direito de voto, existem 2 correntes mais ou menos demarcadas. Existem a tal minoria que rejeita qualquer candidato e iniciativa que seja originária de dentro dos orgãos sociais do Sporting, porque não nos esqueçamos, há quem por lá ande há pelo menos uma década, e os que como referiu bem o MRG, continuam a acreditar na bondade das propostas, sendo estes a larga maioria.

São a maioria porque a sua concepção de Sportinguismo implica dar o beneficio da dúvida a dirigentes e treinadores, todos supostamente homens de bem, conceituados nos seus diversos meios profissionais, mas que vêm irremediavelmente falhando na condução dos destinos do clube. Só que para estes Sportinguistas, há que apesar de tudo apoiar, porque apoiar é ajudar o clube, e estar lá é contribuir para um Sporting mais forte.

E depois está a minoria, cansada de anos consecutivos do mesmo discurso vazio e oco de promessas não cumpridas. De muda os nomes mas não a politica, de negócios obscuros, de dossiers ocultos, de apostas falhadas, projectos financeiros sucessivos que só têm agravado a situação do SCP, etc. Para estes, dar crédito e apoio é cavar ainda mais fundo o buraco do clube. Apoiar as politicas desta gente é alimentar o cancro que vem consumindo o clube.

Como é óbvio é uma generalização que não reflecte obviamente todo o universo de adeptos, mas que me parece caracteriza bem uma boa percentagem dos 2 lados da barricada, por assim dizer.

Eu fiz parte dos 10%, no entanto, não ponho em causa a legitimidade do JEB exercer o seu mandato. Sou democrata e respeito a vontade dos votantes. Acredito piamente que desses, muitos estão arrependidos, mas no fundo a sua concepção do clube não se altera, por isso não acredito que façam algo no sentido de provocar a mudança. E assim sendo, resta-me democraticamente continuar a assistir ao definhar lento do Sporting.

Tenho por dado adquirido, que anos e anos de uma mensagem de ou nós ou o caos dos aventureiros (J. Gonçalves) se enraizou profundamente na psique de muitos Sportinguistas que olham com desdém e desconfiança para todos os que não saiam do grupo de supostos “notáveis” que nos têm governado. Na prática, os danos da gestão de J. Gonçalves comparados com mandatos sucessivos do projecto e do seu faraónico passivo galopante são autêntica brincadeira, mas o que conta é a mensagem que foi durante tanto tempo passada.

Só nas ilhas britânicas, Portsmouth está em processo de falência administrativa com um passivo de 120 milhões de euros +/- e o Rangers de Glasgow (campeão este ano) à venda porque tem um passivo de 35 milhões e não o consegue suportar. Ambos estes passivos são ridículos quando comparados com o nosso, e a única razão pela qual já não nos aconteceu o mesmo, é porque o beneplácito dos nossos fundadores, da CML e de outros beneméritos Sportinguistas, durante décadas dotou o clube de um património invejável que foi capaz de suportar esse assassino endividamento galopante. No entanto, os doutos magos da banca que nos têm gerido, recorrem invariavelmente à alienação desse património para tapar os seus constantes buracos de gestão e para forrar os seus bolsos muito provavelmente. Já sobra muito pouco desse património, e cada vez mais são mais rebuscadas as “engenharias” financeiras necessárias para ir adiando o inevitável. Tenho por dado adquirido que com o beneplácito da grande maioria dos sócios que hão-de continuar a dar tempo à espera de resultados, estes dirigentes e seus sucessores da mesma linha irão continuar mais uma meia-dúzia de anos a desbaratar o que falta. Quando já nada mais houver para alienar e gasto o dinheiro da alienação, entregam as chaves e recuperam a máxima já anunciada do “Só não se engana quem não faz projectos!”. Os outros depois que fechem a porta.

Mas é importante acreditar na bondade das pessoas e das propostas…

Nao tenho tido por habito ja ha alguns meses andar a vociferar sobre o rumo do SCP desde que os 90% decidiram…
Porque me irrito, porque nao acho que faca sentido, porque nao me identifico com nada, porque sai de Portugal e a minha vida deu uma volta de 180 graus em que decidi devido ao desapontamento e a distancia que o SCP nao iria ocupar tanto da minha energia, porque agora ja nao estou sozinho e tenho uma companheira que nem percebe futebol, etc…
No entanto mesmo com grandes duvidas, acho que o unico caminho a seguir e deixar quem la esta, implementar a sua estrategia e deixar trabalhar.
Vejo por aqui muita gente a pedir cabecas a rolar, mas sejamos sinceros, esta epoca ja vai longa no sentido de desgracas, so o que falta mesmo e um golpe de estado ou o poder caido na rua para tornar este no “ano horribilis” do SCP.
Concorde-se ou nao com a estrategia, concorde-se ou nao com a pessoa, concorde-se ou nao com Paulo Sergio e os reforcos que hao de vir, nao me parece certo criticar antes de ver.
O homem esta la ha 9 meses, e claro que tem sido desastroso, nem devia abrir a boca, mas os lideres elegem-se nas assembleias gerais, nao temos o direito de abafar a maioria so porque nao gostamos ou se calhar ate vemos mais que os outros, acontece.

Penso que seria no melhor interesse do clube, deixar o homem trabalhar, o P.Sergio treinar, os jogadores jogar, o Costinha dirigir…
No fim, ca se fazem as contas, neste momento parece-me muito triste que sejam os proprio sportinguistas a arranjar mais problemas e confusao que os nossos adversarios. Pede-se moderacao, calma e cabeca fria.
Nao vejo qq um dos ultimos candidatos ou pseudo candidatos a assumir-se como alternativa para ja, o que vejo e que essas pessoas junto com quem os apoiou se constituiram como uma forca de bloqueio que actua na internet e outros media mais ou menos visiveis e por vezes chegam ao ataque facil, vil e mesmo desnecessario que chega ao cumulo do ressabianco…
Quem por aqui anda ha mais tempo, sabe que serei dos maiores e piores talibans de sempre, mas esta forma de estar, achincalhar e simplesmente tentar a politica de terra queimada, nao e para mim e nao me revejo nela.

Ninguem nasceu ensinado, o homem pode melhorar, ou ate nao, mas situacoes como as que vejo aqui, em que simplesmente andaram a sabotar a pagina que abriram para ele no FB, parece-me forcado, apenas uma opiniao…
Fikem bem, sempre bem

Então mas este agora já não quer que rolem cabeças?!

:xock: :think: ::slight_smile: :clap: :idea: :rotfl:

Querer ate quero, mas nao da forma como ao que parece a maioria quer.
Nao vejo pq se ha de tentar um golpe de estado, ou tentar atraves de guerra sem quartel que o homem se demita…
Esta tudo escrito ali atras… :arrow:

O que vale é que geralmente vou de elevador, quando utilizar as escadas não vou mesmo largar o corrimão.

Quanto ao texto, podia apelidá-lo de “lixo situacionista”, mas a actual situação do clube fala por si.

Há muito tempo que isto deixou de ser uma questão dos 10% + 90%, ou estaremos a falar de clubes diferentes?

Também achei o achincalhamento no Facebook e tudo o que rodeou a cena da foto completamente desnecessário, uma perfeita criancice. Devemos tratar os nossos com um mínimo de respeito, mesmo quando alguns não são recíprocos. É uma prova de que somos pessoas adultas e civilizadas.

JEB tem toda a legitimidade para continuar no cargo, por mim (e já o disse por diversas vezes) deve lá ficar os 4 anos como é suposto, porque foi eleito para tal e é assim que as coisas se processam numa democracia. Se isso se traduzir na ruína total do Sporting, pois que seja, a vontade da maioria, por muito absurda e auto-flagelante que seja, deve ser respeitada.

Do que JEB não se vai livrar é de levar nas orelhas aqui no fórum sempre que eu achar que ele anda a fazer asneira :twisted:. E se o próximo presidente se chamar PPC ou Jorge Sampaio irá levar igualmente na tola se eu achar que não anda a fazer a melhor defesa dos interesses do Sporting.

Mas alguém os está a agarrar e a impedir de trabalhar??

JEB continua a decidir, a escolher quem quer e a contratar quem quer. Costinha que eu saiba está a fazer o que quer, e o Paulo Sérgio há-de entrar na Academia para trabalhar e ninguém o vai impedir.

Eu não percebo é a constante choraminguice dos orgãos sociais quando praticamente não têm oposição activa a formar contra-poder e nem sequer têm claques oposicionistas. Até a oposição lhes reconhece a legitimidade para governar. Que raio querem mais??

Não podem é estar à espera que todos baixem a cabeça ao desfilar de alarvidades constantes, mas mesmo assim, que mossa fazem una quantos posts em foruns e blogs a destilar frustrações?

A pergunta era mesmo para quem iniciou o tópico. :twisted:
De qualquer maneira acho que ficar na expectativa, não deve ser o rumo a tomar, sobretudo porque os sócios têm o direito de monitorizar o clube muito para além do direito ao voto. Por alguma razão sempre existiram direcções a cair em todos os clubes devido a essa mesma monitorização. Há muita gente a confundir o papel democrático de um cidadão num estado democrático com o papel de um sócio, enquanto parte de uma organização associativista.