Não é bem assim. Como eu explico uns posts acima, 2,4 é uma má nota para um árbitro. Já o 3,8 do Capela no derby do ano passado é considerado uma nota excelente que, felizmente, conseguimos anular.
Já agora, o observador do Capela no ano passado é daqui de Coimbra e o nosso Presidente disse que o tinham conseguido afastar. Lamento informar-vos mas tal informação não corresponde à realidade, segundo uma pessoa insuspeita me garantiu.
Tudo nesta arbitragem foi para nos lixar, e tudo começa dias antes, assim que os cabeçudos perderam na Grécia, tiveram de arranjar alguém que desse vantagem aos rapazes, então toca de tirar um arbitro neutro para colocar um sócio do clube encarnado, que está em litigio na FPF fruto de uma agressão a um funcionário do clube, aparentemente traído por um jogador do SCP e que por diversas ocasiões tratou de demonstrar o seu repúdio e desrespeito pelo SCP e adeptos nas redes sociais.Ou seja alguém que tivesse todas as razões e mais algumas para ser parcial. Se essa era a intenção, então estão de parabéns o arbitro mostrou ao que veio e porque foi nomeado. Já no jogo ao Marítimo em casa o rapaz mostrou ao que vinha, total dualidade de critérios nas faltas a meio campo e uma amnésia total na amostragem de cartões.
Quanto ao jogo em causa e á analise feita pelo consócio, pouco a acrescentar, foi de facto uma arbitragem vergonhosa de Duarte Gomes a todos os níveis (Disciplinar e técnico) sempre em prejuízo de uma equipe. Acrescento mais um lace que ocorreu um ou dois minutos antes da expulsão de Rojo, onde o magnifico André Almeida trava um contra-ataque do SCP com uma entrada por trás, falta assinalada mas o cartão ficou no bolso, é só mais uma para a história. E ainda assim tivemos a chance de matar a merda do jogo, imaginem se temos tido o arbitro neutro previamente nomeado.
O Duarte Gomes teve um 2,9. Também é considerado negativa. Entre 3,3 e 3,5 é uma nota normal, acima disso é muito boa e abaixo é negativa. No entanto 2,9 é muito, tendo em conta que, normalmente, com um erro grave SEM influência no resultado desce logo para 2,6. Portanto foi considerado que não teve erros graves nem influência no resultado! :cartao:
Excelente. Já não é a primeira vez nem segunda. Os meus parabéns, John! :great:
Raramente falo de arbitragens pelo menos jogo a jogo tendo a assimilar como pontuais os erros que considero pontuais, tendo também dificuldades em meter esses mesmos erros no saco de alguma teoria conspirativa além daquela que considero como provada, que é um sistema, a nível arbitral, disciplinar e organizativo, que favorece os mais fortes e com maior peso institucional, seja porque esses tiveram a força, vontade e capacidade para terem elementos de sua confiança em lugares chaves, quer pelo paradigma de alianças construídas de há décadas para cá.
Ora o Sporting tem perdido peso, a cada ano que passa e pior, tornou-se um alvo apetecível. É um colosso inofensivo, que pode ser atacado, servir de exemplo, sem medo de quaisquer represálias.
Por isso e em momentos decisivos, arbitragens como as do derby acabam por não ser surpresa. Por isso…
… se raramente falo de arbitragens; se reconheço, como o fiz várias vezes, quando o Sporting é beneficiado num dado jogo; se entro em discussões, como aconteceu esta semana, com Sportinguistas, defendendo o árbitro numa decisão em que este é criticado, sinto-me perfeitamente á vontade para defender as minhas cores, quando é caso disso, sem problemas de consciência por me considerarem faccioso, quando se calhar recomenda-se alguma racionalidade na análise.
Discordo da ideia de beneficio do Sporting, no jogo frente ao benfica, em Alvalade. Ou melhor, um beneficio que não seja outra coisa que perfeitamente justificável, dada a natureza dos lances em causa. Falo obviamente do fora de jogo de Montero, milimétrico e por décimos de segundo. E falo de um hipotético penalti reclamado pelos lamps e cometido por Mauricio, quando há um lance idêntico sobre William.
Discordo da ideia de excelente arbitragem no dragão. O que não houve, foi casos de importância capital no jogo, excepto o penalti que dá o primeiro golo ao porto, bem assinalado. Mantenho a ideia de clara desigualdade de critérios, nas jogadas a meio campo. Não se retira deste jogo, lances que mereçam análise posterior e pública, mas há um ror de pequenas faltas assinaladas ou por assinalar, que acabaram por inclinar o campo. É minha convicção que, se o resultado estivesse equilibrado e houvesse um lance que pudesse desequilibrar a favor dos da casa, por dúbio que fosse, este seria assinalado.
Quando ao último derby, o bom jogo que o benfica fez, não justifica o prémio de ter sido beneficiado pela arbitragem. O Sportin também o fez.
Os erros individuais de alguns jogadores do Sporting, não justificam a sua penalização por parte do árbitro em lances capitais. Não foram nem 1, nem 2.
A emoção do jogo e a beleza pela incerteza do resultado e pela quantidade de golos, não esvaziam a razão do Sporting, precisamente por isso. Bateu-se de igual para igual, foi atrás do prejuízo, teve qualidade e não merecia que erros do adversário, não fossem penalizados.
Duarte Gomes é um dos responsáveis por após jogo não se falar do erro crasso de Luisão, a dormir na área e a ser papado por Montero, de forma infantil.
Duarte Gomes é um dos responsáveis por após jogo, não se falar do erro de Almeida, que leva o braço à bola na grande área.
A derrota do Sporting, também teve contribuição de terceiros e penaliza mais que a conta, os próprios erros, que aconteceram.
Nestes dias, o branqueamento por parte de muitos, do que aconteceu nesse jogo, o ataque cobarde a Rui Patricio, a resposta corporativa dos árbitros, sempre calados quando o benfica e o porto os atacam e colocam em causa a sua seriedade e isto após declarações duras e provavelmente de tom dispensável, mas de conteúdo incontestável, do presidente do Sporting, a quente e em circunstâncias muito próximas do jogo do ano passado com Capela, prova o lodaçal em que se move o futebol português e a subalternização a que se votou o Sporting.
Isto também importa. O apoio à equipa é inequívoco e decorre da grandeza do Sporting e da confiança no trabalho feito. Baixar as calças perante o fogo cruzado a que o Sporting sistematicamente é sujeito, é passado.
Em relação a esse famoso penalti fantasma do Caneira sobre o Jardel há uma coisa a acrescentar: esse lance aconteceu mesmo à beira do fim do jogo quando o slb ganhava por 2-0 e a consciência do apitador já pesava toneladas, mas o que ele nunca imaginou foi que logo a seguir o Jardel fosse ainda capaz de empatar o jogo.
fico espantado como é que de 1 a 5; 2.6 é negativo…
o Sporting que se prepare pois agora é que vem aí a verdadeira guerra e a unica maneira de equilibrarmos a vontade que eles nos têm de fazer a folha é apertar mos com esta corja em Alvalade.
só assim é que vão aprender.
Não me vou dar ao trabalho de rever o jogo para avaliar esta análise exaustiva à arbitragem do dg, mas independentemente de algum facciosismo que a mesma possa ter, a verdade é que o campo esteve inclinado como era de esperar, sendo que os lances decisivos foram apenas os mais discutidos, porque tiveram influência directa no resultado.
No entanto há algo de positivo a retirar de mais esta roubalheira: parece que o Bruno de Carvalho acordou finalmente, como se pode depreender daquela conversa das “alianças só na mão esquerda e com com a minha mulher” que me parece uma alusão clara a uma evidente aproximação ao slb e a algo que estaria a ser cozinhado num momento em que a guerra na Liga está ao rubro.
É curioso também que muitas tenham sido as vozes a mostrar preocupação com este aparente afastamento, com a conversa de que quem deve estar nesta altura a esfregar as mãos de contente é o pdc, esse velho fantasma do costume.
De resto os lamps gostam muito de se atirar ao presidente do fcp à conta das escutas e do famoso sistema, mas a verdade é que o lfv não passa de um aprendiz de feiticeiro que fez parte da corte do “papa”, sendo ambos farinha do mesmo saco e a realidade é que se o fcp controla uma dúzia de árbitros, o slb controla outros tantos, daí que se degladiem na hora de influenciar as nomeações.
O Sporting já anda a ser comido há anos a fio à conta disto e não faço a mínima ideia de como é que se pode combater isto, mas de uma coisa tenho a certeza, não é com alianças com o pdc, nem com manifestos com o lfv, antes pelo contrário, o que é preciso é distância dessa gente e fico feliz pelo nosso Presidente ter percebido isso mais rapidamente de que outros.
Estou também expectante em relação ao próximos passos a dar em relação à arbitragem, até porque eles já nos habituaram a reagir de uma forma agressiva e cooperativista quando são apertados pelo Sporting, em oposição às posições subservientes que tomam quando do outro lado estão os nossos rivais. Mas aguardo para ver as medidas que se seguem numa matéria em que não estou a ver como é que se pode dar a volta. Este é mais um enorme desafio para Bruno de Carvalho
Notei ainda uma inflexão no discurso de Leonardo Jardim, que no entanto acaba por jogar contra ele, confirmando apenas aquilo que eu escrevi quando o nosso treinador teve a infeliz ideia de meter o Sporting no mesmo saco que o slb e o fcp no que diz a respeito aos benefícios das arbitragens. Agora não resistiu e queixou-se, acabando por ter de engolir o que tinha dito anteriormente.
Subscrevo o post do to-mane e vou referir algo, que me parece simplesmente inacreditável, ainda não ter sido comentado, referido, badalado, wtv…
Nas últimas duas deslocações ao estádio da luz, foram sonegados ao SCP: 5 penalties, a expulsão do Matic por entrada violenta sobre o Bruma, 1 golo em fora de jogo. Gostava de colocar uma questão: se estes roubos de igreja foram com a transmissão da SportTV, como será com a benficaTV?
Será que vão haver repetições de lances polémicos contra o benfica?
Será que vão haver imagens de agressões?
Será que vão haver imagens dos bloqueios que sistemáticamente os atletas do benfica fazem nas bolas paradas?
Se acham mesmo que o SCP foi prejudicado, esperem por Fevereiro…
Com que bases, objectivas ou não, te sustentas para lançares esse cozinhado para a discussão? Que seja patrocinado e/ou desejado pelo líder do clube, quero dizer.
Surpreendido, o ex-árbitro José Leirós reagiu à noticia da nota atribuída a Duarte Gomes com um comentário curioso face à classificação obtida.
"Acho um escândalo esse tipo de nota", enfatiza, em declarações à RR. "Continuo a achar que o Duarte Gomes fez uma das melhores arbitragens da carreira dele, num jogo difícil, muito complicado, com muitas decisões técnicas e disciplinares", prossegue, considerando que Duarte Gomes foi "muito penalizado" por aquilo que considera ser uma avaliação feita pelo observador através de imagens televisivas.
"Neste jogo, arbitrou bastante bem. Para penalizarem com essa nota, o observador deve ter-se baseado em duas grandes penalidades, mas que certamente viu na televisão. Ou seja, é uma nota de televisão", comenta.
E aproveito para dar a minha visão: nunca o Bruno de Carvalho falou (ou pensou) em alianças com o Benfica. Aliás, sempre frisou que o caminho do Sporting teria de ser feito sozinho.
A celeuma com o Porto deveu-se justamente a isto: a quebra de uma ligação prejudicial para nós. Com o Benfica essa ligação nunca existiu, portanto não foi necessário qualquer tipo de conflito aberto.
Para os intressados, o Duarte Gomes acabou de escrever uma narrativa no seu facebook. Não diz nada de jeito… é um reboliço de eufemismos sem sentido nenhum.
Podes copiar? Só quem o segue é que consegue ver os posts dele.
Irrelevante, mas já agora, sei sim que a ex-mulher dele meteu no facebook que lhe chatearam a filha por causa da arbitragem do Gomes. Facebook dela que - diga-se - está cheia de imagens do Sporting e etc.