Não concordo que sejam só países em desenvolvimento que queiram manter isto como está… aliás, acredito mesmo que o verdadeiro cancro esteja nas próprias instituições com sede na Europa
O empate a zero golos é um resultado normal em futebol.
Se ficar 0-0 porque os avançados são cepos, ou porque era daqueles dias que “podiam estar ali até amanha que a bola não entrava” é um resultado normal e penso que não devia ser penalizado com menos pontos.
O que não é normal é o anti jogo, e aí cabe apenas ao arbitro defender o “espectáculo” … e a maioria deles não o faz porque não quer :inde:
Quantas vezes foi um guarda redes expulso por acumulação de amarelos por estar a perder tempo?
Quantas vezes um jogador simula uma lesão está 2 ou 3m no chão e fica fora do campo menos de 30segundos?
Vã9 todos para a 3ª e sobe o Famalicão e Vizela, jogam melhor e são perto.
Dos argumentos aqui aduzidos para rebater a sugestão apresentada, na minha opinião apenas o do Incy pode ter alguma razão de ser, mas mesmo assim é uma questão de regulamentação. Hoje uma derrota por um golo ou por cinco ou seis vale os mesmos zero pontos, embora não seja propriamente a mesma coisa perder por um ou por seis. Portanto a partir do momento em que ficar estabelecido que zero a zero equivale a zero pontos todos saberão que para pontuar terão de marcar golos, não basta defender, e o objectivo é mesmo esse. Pode não ser perfeito mas não vejo solução melhor.
O argumento de que há jogos que terminam sem golos apesar das duas equipas terem tentado tudo para marcar, é o que menos sentido faz para mim. Hoje uma equipa pode fartar-se de atacar e no fim perder por 1-0, portanto se nenhuma das equipas marcar nenhuma pontua, o objectivo do jogo é marcar golos, não faz sentido premiar quem só se preocupa em impedi-los e não me incomoda nada penalizar quem não atinge esse objectivo, mesmo que tenha tentado.
Atribuir bónus por golos marcados já me parece complicar e pior do que isso acho que seria meio caminho andado para alimentar arranjinhos, quanto mais simples e objectivo for o sistema de pontuação melhor.
Estou completamente de acordo com a introdução do tempo útil de jogo, mas sem ir ao método dos basquetebol onde param o cronometro sempre que a bola sai. Bastava parar o relógio nas substituições, entradas das equipas médicas em campo e outras situações em que o jogo tenha de parar. Quanto muito poder-se-iam incluir também os golos, penaltis, expulsões e marcações de livres com formação de barreira, onde também se queima alguma tempo.
Outra coisa que não faz absolutamente sentido nenhum é que sejam os árbitros principais a tomar nota dos cartões, o 4º árbitro é que devia fazer isso, com as comunicações entre eles não há como haver confusões.
Já agora há uma outra regra que na minha opinião deveria ser introduzida, embora reconheça que deva ser bem pensada. Na verdade nem sequer é uma regra nova, é simplesmente a aplicação das leis do jogo onde não está previsto em lado nenhum a formação de barreiras. A única falta em que o árbitro tem de apitar por lei é o penalti, portanto na minha opinião os jogadores da equipa beneficiada por um livre deveriam ter direito a marcá-lo logo que quisessem, desde que a bola estivesse parada e no sitio indicado pelo árbitro.
to-mane, então e duas equipas que combinem marcar um golo cada uma nos primeiros dois minutos e depois sim encararem os restantes 88 minutos como adversários? É que assim pelo menos um ponto garantido têm as duas.
Quaisquer duas equipas que não tenham uma enorme rivalidade entre si irão preferir fazer um acordo entre si de imediato para comecarem logo o jogo com um ponto em vez de zero.
A única alteração que para mim faria sentido era:
Uma equipa que ganhe marcando 4 ou mais golos tinha um ponto extra;
Uma equipa que perdesse e marcasse 3 golos tinha um ponto em vez de zero pela derrota;
Um exercício simples:
Sporting 3-1 Belenenses
3 pontos para o Sporting e 0 para o Belenenses
Sporting 4-1 Belenenses
4 pontos para o Sporting e 0 para o Belenenses
Sporting 5-3 Belenenses
4 pontos para o Sporting e 1 para o Belenenses
Sporting 3-3 Belenenses
1 ponto para cada
Sporting 4-4 Belenenses
2 pontos para cada
Seja qual for o sistema são sempre possíveis arranjinhos desde que as pessoas estejam disponíveis para isso e principalmente quando se chega aos momentos decisivos em que se podem fazer contas a diversos cenários, nessa matéria esta regra nada alteraria para além do facto de haver mais uma variante a ser ponderada. Agora não estou a ver o perigo de todos os jogos passarem a ter inicio aos 2 minutos com o resultado de 1-1, a não ser em situações pontuais quando fosse do interesse dos dois.
Se me disseres que os clubes poderiam chegar a um acordo do tipo “vamos lutar até aos 85 minutos e se estiver zero a zero cada um marca um golinho para sacar um ponto” ainda acreditava que podiam ir por aí, mas mesmo assim…
Não existem fórmulas perfeitas. Em parte até concordo com a tua sugestão pois dá azo a que o futebol de ataque seja premiado, contudo também seria a meu ver uma excelente forma de se “comprar resultados”.
Se em vez de Sporting - Belenenses, fosse um Benfica - Belenenses…
Existe a suspeita (e não é por mero acaso ou não estivessem os próprios adeptos do Belenenses contra a actual direcção) que o clube de Belém abre as pernas aos lampiões, portanto vamos pegar nos 6-0 do último jogo entre ambos. Segundo essa fórmula, o clube “grande” não só beneficiava de pontos extra como se calhar até “pagava esse favor” permitindo que o adversário marcasse 3 golos de forma a ser premiado com aquele pontinho que tanta falta lhes faz.
Seria a fórmula perfeita para a compra de jogos: os grandes tentariam alcançar os 3 pontos mais os extras e os pequenos beneficiariam do pontinho da ordem.
Não sei se o mais benéfico não seria alterar a pontuação de cada jogo. Prejudicar quem perde e beneficiar quem ganha.
Vitória - 3 pontos
Empate - 0
Derrota - -1 ponto
Julgo que desta forma não havia qualquer vantagem em empatar (o que no fundo continuará a “agradar” aos pequenos diante os grandes, mas com maior prejuízo) e possivelmente daria mais impacto a cada jogo, pois numa única jornada um clube poderia perder até 4 pontos em relação a um adversário.
Desta forma nenhuma equipa entraria em campo com pontos já garantidos e a vitória seria um factor ainda mais importante.
Em vez de se alterar o sistema de pontuação parece-me mais fácil e até lógico que se tente aumentar o tempo útil de jogo.
- 5 segundos para a reposição de bola nos lançamentos laterais, livres, cantos ou pontapés de baliza. 10 segundos para livres com barreira (nos últimos 25 metros do campo);
- Em caso de assistência médica jogador deve ficar fora de campo até que o jogo volte a ser interrompido;
- Introdução de arbitro de mesa para efectuar anotações de cartões e afins.
Para os espertos que estão no chão saiem e entram em jogo logo de seguida, podiam colocar um tempo mínimo em que fica de fora para poder entrar novamente em campo. Tipo, saiu, agora tem que esperar 3 minutos para entrar novamente em campo.