Já há muito tempo que defendo que o Futebol necessita de mudanças a vários níveis, sendo a mais relevante de todas a introdução do video-árbitro, que Bruno de Carvalho assumiu e muito bem, como uma bandeira na sua luta pela transparência do jogo.
No entanto há mais coisas que se podem fazer para melhorar o Futebol e uma delas é a alteração do sistema de pontuação, uma questão que faz sentido redobrado em Portugal, onde se criou uma escola de jogo defensivo extremamente disciplinado e bem organizado, de tal forma que ontem Jorge Jesus referindo-se ao Belenenses, disse que defender bem também é uma arte.
Semana após semana vemos as equipas que se deslocam ao campo dos grandes montando verdadeiros acampamentos à frente das suas balizas, na defesa de um zero a zero que já dá um pontinho e à espera de um contra ataque ou de uma bola parada para conseguirem o milagre da vitória, que lá de vez em quando caí do céu.
Será que faz sentido que uma equipa entre em campo com esse pontinho mesmo sem nada ter feito para o conquistar? Pois a mim parece-me que não, e bastava atribuir zero pontos aos empates sem golos, para acabar com este tipo de jogo negativo, em que a maior parte das equipas portuguesas se especializou.
Ontem o Belenenses não fez um remate digno desse nome à baliza de Rui Patrício, tendo em Luís Leal o único que se atreveu a pelo menos tentar fazer alguma coisa, graças à sua velocidade, mas nem perigo criou. Pior do que isto só o petit Boavista que até ganhou o tal pontinho ao Sporting.
A minha pergunta é: Será que estas equipas merecem esse pontinho só porque defendem até à morte? Uma coisa é marcarem um golo e defenderem a vantagem que conquistaram, outra é começarem a defender logo de início e muitas vezes recorrendo ao anti jogo sistemático, como se viu ontem com Ventura a fazer cera logo na 1ª parte.
Infelizmente essa é uma questão que nunca vi ser discutida nas inúmeras zonas mediáticas que se debruçam sobre o Futebol, e é pena, pois esta seria uma alteração que teria sinificativos efeitos pela positiva, melhorando e muito o jogo a nível do espetáculo.