A época até agora: três meses de bonança

Vou ser honesto: quando olhei para o plantel no início da época, achei que o melhor cenário possível era uma luta acesa com o Braga pelo play-off da Liga dos Campeões.

Por isso, estou agradavelmente surpreendido com o desempenho da equipa. Muito mesmo. Ao fim de três meses, já ninguém se lembra do Braga (que, já agora, está a oito pontos de nós e sofreu uma eliminação humilhante na Liga Europa, tudo com o treinador que muitos diziam ser o único do mundo e arredores com qualidade para treinar o Sporting…). Melhor ainda, continuamos agarrados aos nossos verdadeiros rivais: estamos apenas a 3 pontos do primeiro lugar ao fim de 9 jogos. Fizemos a primeira exibição não humilhante no Porto em quatro anos e fomos à Luz jogar de igual para igual com o Benfica - duas equipas com muito mais qualidade no plantel do que nós. Vê-se que o XI está estabilizado e há capacidade de variar tacticamente o jogo para responder a circunstâncias adversas.

É difícil não ficar impressionado, quando se olha para o ponto de partida - a pior época da história do clube - e, sobretudo, para a qualidade da matéria-prima à disposição de Jardim. Temos três jogadores com nível para jogar numa equipa que luta pelo título: Patrício, Capel e Montero. Talvez quatro, se metermos o irregular Adrien. O resto são jogadores que é Jardim que está a “inventar”. Alguns são autênticos achados com potencial e optimo ver o treinador a contribuir para o seu desenvolvimento, como é William. Mas muitos outros - se calhar a maioria - são jogadores medianos (atenção, não maus mas apenas medianos) a quem Jardim está a pôr nos 110%, como Maurício, Wilson Eduardo, André Martins ou Rojo.

É isto que se pede a um treinador: que consiga que o seu colectivo seja mais do que a soma do talento dos seus jogadores. Parece trivial, mas qualquer sportinguista, depois do longo calvário porque passamos - e que atingiu o seu nadir com o inenarrável Sá Pinto ao leme - sabe que não é proeza desprezável.

Dito isto, é preciso não entrar em euforias. Tivemos um primeiro terço de época claramente acima das expectativas. Por isso, uma queda mais ou menos acentuada é estisticamente quase certa. Não temos, nem de longe, a profundidade no plantel dos nossos adversários, pelo que será natural a quebra de rendimento à medida que lesões e castigos se forem acumulando. Com os campos pesados do Inverno - incluindo, o nosso malfadado relvado de Alvalade - será cada vez mais difícil compensar os erros do nosso sector mais fraco, a defesa. Além disso, é muito possível que um jogador importante - Capel - saia em Janeiro, o que nos deixa as alas entregues a jogadores demasiado inconstantes (Carrillo) ou medianos (W.Eduardo, A.Martins).

O mais provável continua a ser que se venha cavar um fosso face a Benfica e Porto, mais cedo ou mais tarde. Ou seja, quanto mais tempo nos mantivermos no grupo da frente, melhor. Mas temos de estar preparados para não entrar em parafuso com os empates e derrotas que aí vêm E é aqui que também entra a direcção. Bruno de Carvalho mostrou sagacidade e ideias próprias, tanto por não ir na cantiga de Jesualdo-como-a-última-Coca-Cola-no-deserto como numa aposta num nome que não era óbvio - incluindo para mim. Quando as coisas se complicarem, deve apoiar sem reservas o seu treinador.

Mais do que uma “espinha dorsal” - até porque a grande maioria destes jogadores não terá qualidade para se manter na equipa quando subirmos ao próximo patamar - vejo uma identidade a nascer, fruto do trabalho do treinador. Por isso, estou muito curioso em ver até onde podemos ir com Jardim. Para já, parece uma aposta ganha.

Até agora estamos a fazer uma época sensacional. Temos é de ter os pés assentes na terra e não exigir o mundo a um plantel que em Outubro era, para a grande maioria dos sócios e adeptos, mediano.

Apareceram duas grande surpresas: William e Montero. O 1º um miudo desconhecido da maioria e o 2º um avançado que jogava nos States e que levantava muitas duvidas relativamente á sua adaptação ao futebol europeu. Mauricio (mesmo com alguns erros á mistura) tem sido também ele uma boa surpresa (relação preço/qualidade fantástica). Cedric e Jefferson tem estado muito bem e Adrien, caso se torne mais consistente, pode vir a ser um dos jogadores do campeonato.

É normal que os desaires apareceram até porque o plantel é curto e temos poucos jogadores capazes de desiquilibrar. Vivemos mais do colectivo do que do individual e isso contra os “autocarros” pode não ser suficiente. Parece-me existir algum defice de “fisico” no nosso meio campo e ataque e com a chegada da chuva e no nosso péssimo relvado isso vai-se notar mais.

O titulo é hoje uma miragem menos distante mas a distância ainda é muita e aquilo que devemos exigir é sempre raça e dedicação. O resto vem por acréscimo.

O nível de jogo apresentado aliado aos resultados colocam as expetativas dos adeptos a um nível superior ao expectável! Se um terceiro lugar, no início da época, era um excelente resultado para 99% dos Sportinguistas; neste momento essa fasquia já é demasiado modesta para uma grande parte dos adeptos Leoninos.

Considerando apenas os jogos do campeonato, até este momento, obtivémos resultados iguais ou melhores em todos os jogos em relação ao ano passado! Perdemos no Dragão tal como na última época; empatámos em casa com o Rio Ave e com o Benfica (quando na última época havíamos perdido ambos os jogos). Se o empate com o Rio Ave pode ser considerado um resultado abaixo das expetativas, a vitória em Braga, compensa esses dois pontos perdidos!

Assim sendo, teremos de ser pacientes e compreensíveis com a equipa, nos momentos em que vacilarmos. Aproxima-se uma jornada complicada com uma deslocação ao um campo difícil, perante uma equipa com algumas semelhanças à nossa, no sentido em que também tende a fazer muito com pouco.

Considero que é essencial manter o 3º lugar como objetivo, pelo menos, até ao final da 1ª volta. Nessa altura, caso a classificação permita outros sonhos, poderemos redefinir as nossas metas, tentando ser um pouco mais ambicioso e audacioso.

Com o apoio único e incrível da nossa massa associada e adepta, poderemos alcançar patamares e metas, que no início da temporada seriam utópicos, mas até lá teremos de saber sofrer e apoiar a equipa, nos bons momentos, mas acima de tudo, nos momentos menos positivos!

De uma coisa, estou certo, o SPORTING está de volta!

Concordo com grande parte do post.
Os jogadores, equipa técnica e direção estão a fazer um grande trabalho.

Nota-se em campo que acreditam e dão tudo o que têm em cada jogo.
Mais do que isso não lhes podemos pedir.
Pode ser que com uma pontinha de sorte possamos chegar ao final da época a discutir algo mais do que o terceiro lugar. 8)
Eu pelo menos acredito nessa proeza!

A parte do post em que eu não acredito é em estarmos sempre a dizer que temos de vender alguém.
O Bruno Carvalho já disse várias vezes que os jogadores só saem se nos derem o valor que nós achamos justo. Tivemos um bom exemplo disso com o Rui Patrício no início da época e mesmo com o próprio Capel que podíamos ter vendido no início da época por um valor baixo, mas nós não quisemos.

Cabe-nos a nós Sportinguistas encher o estádio em cada fim de semana para aumentarmos as receitas e podermos num futuro (não muito longe) reforçar a equipa com capacidades reais de discutir o campeonato com as mesmas armas dos nossos adversários.

Se bem que em alguns aspectos (apaf e afins) temos sempre de lutar mais do que os outros.

Mas não importa porque nós somos o Sporting e mesmo com os árbitros a empurrarem para baixo nós conseguimos ganhar! :victory:

Obrigado presidente :clap:

Obrigado ao Presidente restante direção e jogadores, mas acima de tudo muito obrigado do fundo do coração a todos os sócios que tiveram a coragem de querer a mudança e que com o seu voto ajudaram a ter um SPORTING maior e mais respeitado.

O meu enorme obrigado a todos eles! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

A correr melhor que o previsto.
Tirando o empate com o Rio Ave, considero os outros resultados normais, (não estou a dizer se foram ou não justos, isso é outra história), ou melhor, os resultados previsíveis.

O plantel é claramente insuficiente para grandes voos, mas dadas as restrições que há, mais era dificil.
O ponto chave é a raça e a entrega que a equipa mostra mas já se viu que só não chega.

Falta um patrão na defesa, um nº10 que faça a diferença e um ala para se poder querer algo mais, haja recursos para isso.

Continuar a dar tudo em cada jogo e pensar no 3º lugar.
A meio da segunda volta, poderá se pensar em mais ou não dependendo do que os outros fazem.
Passar às meias da taça lucilio desde que não seja no grupo de um rival.

Mais não se pode exigir nesta altura.

Até Agora

Nota extremamente positiva para estes 3 meses do Novo Sporting 2013-2014.

Quantitivamente atribuia-lhe uma nota de 16 Valores numa escala de 0-20. Só não leva mais pelos simples factos de termos desperdiçado 2 pontos que não poderiamos desperdiçar (Rio Ave © /5ª Jornada) e pela “desilusão” da eliminação da Taça de Portugal (com as devidas “aspas”…).

A derrota no Dragão e o empate caseiro com o Benfica, acabam por ser resultados “previsiveis” dada a diferença de valores entre nós e eles.

De resto e até agora, a equipa superou as minhas expectativas. A larga maioria dos jogadores que transitaram da epoca passada, subiu drasticamente o rendimento apresentado esta epoca, em comparação com o ano passado. Adrien Silva é o maior exemplo. André Martins, Cedric, Capel e Rojo também virão o seu rendimento aumentar.

Os reforços, e apesar de Low Cost, estão-se a revelar apostas ganhas e elementos com quem o Sporting pode contar para o futuro. Montero numa primeira linha têm apresentado rendimento de CRAQUE, e numa segunda linha Slimani, Jefferson, Mauricio e Piris como elementos a ter em conta. Welder e Cissé, não lhes dou avaliação negativa, pois estão em processo de maturação e a crescer na Equipa B.

Os emprestados que retornaram á casa mãe, são outras surpresas. Wilson Eduardo já sabiamos com o que podiamos contar, não é nenhum CR28, mas têm-se revelado um elemento bastante util e com numeros bastante interessantes. William Carvalho é a surpresa. Simplesmente arrasador.

O Treinador Leonardo Jardim, no meio desta revolução têm feito o seu trabalho bem, e está a fazer crescer esta equipa, que claramente vale mais pelo seu todo, do que pela soma das suas individualidades. Serio, rigoroso, trabalhador, está a corresponder ás expectativas, a fazer bem o seu trabalho e a ter resultados muito positivos.

O Sporting B, depois de um inicio tremido, tem encarrilado e já se encontra em 3º lugar a poucos pontos da Liderança. Mas bem mais importante que as classificações e as vitorias, têm sido as funções da Equipa B. Dar ritmo aos jogadores da A que necessitem, e fazer crescer os nossos meninos. Piris saiu da B directamente para a equipa A, e esta equipa B está a preparar o lançamento de mais Talento na Equipa A. Mané já lá chegou, Esgaio, Iuri e Betinho devem estar para breve.

Para o resto da epoca, apenas peço que continuem a trabalhar com este empenho e com esta seriedade. Estou plenamente convicto, que mantendo este trabalho, o resultado final será extremamente positivo e até surpreendente.

Não acredito no titulo, mas esta equipa dá-me a garantia de poder discutir os 3 pontos em todos os jogos.

Continuem a trabalhar com este empenho, que nós Socios e Adeptos estaremos lá para apoiar nas horas boas e nas horas más.

Sinceramente,

Perdemos pontos em 3 jogos:

  • Corruptos do sul (empate)
  • Rio Ave (incrível… mas jogámos medianamente)
  • Corruptos do norte (podíamos não ganhar mas fomos empurrados para trás nitidamente)

Portanto estaríamos com mais 4 pontos no mínimo.

Taça: Roubo autêntico…

Parece-me que a temporada só não tem nota 19 por causa dos senhores do apito e de nos faltar um 10 dinâmico, explosivo (constantemente). André Martins é bom, mas não é um típico 10, com bom remate, muitos passes de ruptura… etc

De resto, tive pena do labyad pois até pensava que se podia fazer jogador, mas com esta atitude é impossível.

Até agora estamos a exceder as espectativas tanto dentro do relvado como fora do relvado. Para mim a melhor contratação da época foi Leonardo Jardim que tem feito ovos sem omeletes. Estando o clube sem dinheiro para grandes contratações, penso que o caminho é promover em Janeiro mais alguns Bs para o convivio com a equipa A e apostar no emprestimo de 3 a 4 jogadores validos que estejam sem espaço nos grandes clubes. Quando falo em emprestimo de jogadores de grandes clubes pode parecer um desprestigio para o nome Sporting mas sinceramente peço realismo para a nossa situação. Somos um clube que formou grandes jogadores e penso que qualquer clube europeu sabe que colocar aqui jogadores com potencialidades mas que estejam tapados por outros jogadores certamente iram crescer. É claro que não pretendo tapar os nossos jovens mas se vier jogadores de maior valia que seja encarados como titulares. Estes emprestimos serviriam para tapar algumas lacunas. Um companheiro para Mauricio, Um companheiro que pise terrenos mais avançados para Adrien e 1 ou 2 extremos.

Mais logo poderemos ser lideres, (à 11ª jornada).

É de referir que se conseguirmos hoje vencer, será a 8º vitória este ano, à 11º jornada, coisa que o ano passado só aconteceu à … 25º jornada!