7 Maravilhas

Pensaste tu e acho que pensou toda a gente. Não sei, se calhar porque ele é…huh…dançarino? :whistle:
A “performance” dele foi…deplorável. :cartao:

Boas,

As grandes pirâmides não são a 8a maravilha do mundo são sim uma das Antigas Maravilhas e estas que foram escolhidas são as Novas… Explicação estas dada pelo Ex-Ministro Freitas do Amaral (fez parte da organização) em entrevista a TSF. Explicou ele que as pirâmides tinham inicialmente sido postas a concurso porque o júri pensou ser lógico (e também porque nunca pensaram que não seriam escolhidas dizem eles), mas como o Egipto refilou e se não fossem votadas era uma grande barraca, resolverem retira-las das votação ficando só a concurso para as Novas Maravilhas 20 monumentos…

Cumps,

pEDRo

Uma ultima nota: Acho que a Bipasha Basu também deveria fazer parte dessa lista alternativa de maravilhas… lol

Eu confirmei mais uma vez que o mundo evoluiu muito rapidamente para mim. Estou definitivamente ultrapassado. Estaremos talvez quase num admirável mundo novo. :slight_smile:

A conversar informalmente ao longo destes dias constatei um facto curioso, ou talvez não. A maioria das pessoas que votaram (das conhecidas, evidentemente) nunca tinham ido visitar nenhuma maravilha mas discutiam como se as conhecessem muito bem. Pelo contrário a pessoa que, de longe, mais maravilhas visitou não votou acha aquilo um circo.
Pelos países que mais votaram e pela amostra tenho a sensação, pode ser que errada, que a maioria dos votos foi para pessoas que nunca visitaram nenhuma das maravilhas.

Dirão que isso é normal e que estamos perante a democracia directa via Internet, pois terão razão. Todos somos iguais aparentemente. Estamos na era do virtual.

Uma maravilha, para mim, como qualquer “monumento” natural ou artificial requer ver, sentir, cheirar, admirar, ouvir, pensar, enquadrar…
Um exemplo pessoal, uma das poucas candidatas que conheço é Stonehenge. Não achava nada de especial em relação a outros lugares. Quando visitei tudo se tornou diferente o enquadramento, o misticismo (para alguém muito racionall), o sentir, estar a admirar de mais perspectivas, o sentar e absorver o local, o pensar. Tudo isto mudou muito a minha ideia de Stonehenge. Em outros locais e um destes também era candidato senti o contrario.

Se isto fosse a votação lúdica até aceitava normalmente mas sendo algo que se queria quase oficial, e que o será provavelmente é um mundo novo. Felizmente, a Unesco não entrou ainda na era do virtual. :slight_smile:

Não me atrevo a escolher 7 maravilhas do Mundo, mesmo escolhendo entre os vários candidatos a esta discutível eleição.

No entanto há uma que me fascina, a uma escala sem comparação com todas as outras “maravilhas”… Para mim a Grande Muralha da China tem de estar, OBRIGATORIAMENTE, entre qualquer uma das listas que se faça… :wink:

Merece este estatuto, na minha opinião, pela escala megalómana do projecto e pela sua real concretização (embora saiba que em certas zonas do traçado não passe de um amontoado de lama e pedras)…

Já quanto aos escolhidos, penso que certos elementos estão um pouco deslocados, principalmente a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro… Se fosse para escolher uma estátua, escolhia esta, que fica num memorial, todo ele monumental, na cidade de Volgogrado, Rússia:

Procurem por imagens do complexo na net… É espectacular!

cumps,
ADNR

Estive lá e no geral gostei, sobretudo pq esperava mais seca do que foi.

Comprovei o que já achava do estádio da luz: imponente, adequado a um espectáculo daqueles (o nosso nunca daria pela palhaçada do fosso) com excepção da propagação do som que é péssima. Péssima circulação externa, boa circulação interna.

Quanto ao espectáculo em si gostei do resultado, gostei sobretudo de ver que a torre dos clérigos não ganhou nas nacionals, o que para mim seria uma palhaçada pois só mesmo a malta do Porto é que acha que aquilo pode ser alguma maravilha que se veja. No plano internacional achei tudo justo menos o Cristo redentor, embora compreenda que o simbolismo religioso tenha motivado o resultado. Fico feliz por já ter estado em duas maravilhas, ainda por cima pq uma delas é mesmo difícil de lá ir, estive em chichen itza (como 50% dos tugas no estádio como se percebeu :)) e em Machu Pitchu, este último de facto o lugar mais incrível que já visitei.

Tendo eu contribuído em ambas as votações, aqui vão as minhas considerações:

Maravilhas do Mundo - Os monumentos mais votados foram de encontro ao que esperava, com a excepção do Cristo Redentor e de Petra. Petra foi, para mim, uma agradável surpresa pois não pensei que fosse suficientemente reconhecido a nível internacional ao ponto de ser tão votado. Quanto ao Cristo Redentor, partilho da opinião da maioria aqui já expressa. Acho que “não merece”, por assim dizer, mas votações são votações. Escolher apenas 7 monumentos num planeta tão vasto e diverso como é o nosso tem como consequências inevitável o facto de muitas outras preciosidades ficarem de fora.

Maravilhas de Potugal - Os resultados também foram de encontro ao que esperava, com excepção do Castelo de Óbidos. Sempre pensei que o Convento de Cristo fosse um dos mais votados e, nesse contexto, faria parte do grupo dos 7 ao invés do Castelo de Óbidos.
Aproveito também para explicar, a quem não esteja tão por dentro destas questões, que a escolha dos monumentos finalistas, no caso português obedeceu a vários critérios sendo dois dos mais importantes o estado de conversação e a importância histórica dos monumentos. Assim, é perfeitamente natural e óbvio que o Castelo de Guimarães fizesse parte dos finalistas e tenha acabado por ser um dos 7 vencedores, pois sendo o castelo mais antigo de Portugal é um dos que apresenta melhor estado de conservação e, em termos históricos, está directamente relacionado com a fundação do nosso país.
Por esta razão e também por Portugal possuir vários castelos medievais é que estranho e questiono a escolha de Óbidos, mas nunca a de Guimarães.