3,5 milhões de euros

Não sei se alguém já leu o editorial do Jornal Sporting desta semana. O JG aborda uma matéria sobre a qual, confesso, já tinha reflectido para com os “meus botões”. Penso que é pertinente a pergunta que o mesmo coloca e se alguém tiver uma opinião fundamentada sobre o assunto, gostaria de a ler.

3,5 milhões de euros, é só a maquia que o Sporting está em risco de perder por não entrar directamente na LC, apresentando-se agora como cruciais para tal os dois pontos gamados (e não só) no nosso jogo contra o Braga. Quem indemniza a SAD do Sporting por tal risco?

Existem vários que podem (e devem) indemnizar o Sporting nesse caso. Aqui vão sem ordem especial de sequência:

APAF
Peseiro
Liedson
Polga
Hugo
Ricardo
Viana
Dias da Cunha
Soares Franco
o Manifesto (e seus assinantes)

…acho que bem divididinho toca pouco a cada um.

Existem vários que podem (e devem) indemnizar o Sporting nesse caso. Aqui vão sem ordem especial de sequência:

APAF
Peseiro
Liedson
Polga
Hugo
Ricardo
Viana
Dias da Cunha
Soares Franco

Acho injusto não mencionares o Cunha Leal que bastante se esforçou esta época.

Acho que o Cunha Leal e o Luis Guilherme têm direito a menções honrosas, no minimo.

de facto esqueci-me, mas estavam inconscientemente associados a “APAF”, mas de facto não é a mesma coisa.

E o Cacá, Mauras? 8)

APAF
Peseiro
Liedson
Polga
Hugo
Ricardo
Viana
Dias da Cunha
Soares Franco

Acho injusto não mencionares o Cunha Leal que bastante se esforçou esta época.

Indirectamente fazem parte do manifesto.

Compreendo aonde querem chegar, mas só uma coisa: Se por um lado penso que as más arbitragens devem ser consideradas como mais um constrangimento a ultrapassar, por outro, não é a circunstância de determinada equipa, em determinado jogo, não produzir o que dela se espera, que justifica o gamanço. E reparem, não se fala de clube, fala-se de SAD.
No dia em que se espetar com um processo em cima de um artista do apito, ou da correspondente entidade tutelar, vai uma aposta em como os “erros”diminuem?
Isto é, se tal for juridicamente possível. É esta a questão que suscito.

E o sporting não pode por uma acção em tribunal contra o fiscal de linha que invalidou o golo?

Cada vez mais estes erros tem prejuizos avultados, já queo o futebol hoje em dia é um negócio

e porquê só pensar dessa maneira, dando a ideia de que foi o FCP que nos roubou?
Devemos é também estar chateados pelos seguintes motivos, e pelos quais não fomos campeões:
SLB - Estoril; SLB - Rio Ave; Gil Vicente - SLB, SLB - Guimarães; SLB - Belenenses; Estoril - SLB, Maritimo - SLB; SLB - U. Leiria…
E por aqui me fico…

E ainda;

SCP-Leiria, SCP-Penafiel- SCP- Académica- SCP-Maritimo, Isto so para falar nos k saltam mais a vista…

No final do jogo com o Braga perguntei aqui a quem me devia dirigir para exigir que o meu dinheiro fosse devolvido, já que a minha equipa meteu um golo mais que limpo e que eu festejei, contudo este foi anulado por um fiscal de linha ou árbitro assistente corrupto ou cego.

Penso que agora já tenho a quem exigir em tribunal a referida indemnização (os advogados que se pronunciem).

Penso fazer o mesmo no que diz respeito ao jogo com o Nacional na última jornada.

Um foi campeão e outro entrou directo na CL, ainda acham que não fomos prejudicados ??

Aqui há uns anos, alguém me disse, durante uma qualquer conversa de circunstância, que na terceira divisão, nessa época, havia um fartote de processos em tribunal contra árbitros.

Eu fiquei admirado, pois nunca tinha ouvido falar de tal coisa e perguntei se teria a ver com algum processo de corrupção ou assim. A resposta foi negativa. Nada disso.

Determinadas equipas contrataram os serviços de profissionais para filmarem os jogos. Se fossem prejudicados pelos árbitros e na visualização da filmagem vissem que o árbitro tinha errado grosseiramente, pimba, processo em tribunal por perdas e danos, acompanhado pelo devido pedido de indemnização… Hehehe

Muito honestamente, seria das melhores decisões que veria os dirigentes do Sporting tomar nos últimos anos. Muito provavelmente não ganharíamos nenhum processo, mas a mediatização que existiria à volta deste caso seria já uma vitória. Nem que o penalizado fosse o elo mais fraco, ou seja, a criatura que levantou a bandeira para anular aquele golo.

É que começariam a pensar duas vezes antes de assaltar assim o Sporting. Provavelmente o fiscal de linha do jogo frente ao Nacional já pensaria duas vezes antes de se aliar àquele roubo descarado.

Convém lembrar que estamos a falar de um dos casos mais aberrantes deste campeonato. Daquelas situações onde haverá pouco espaço para dúvidas em relação à intenção de quem actuou daquela forma.

Sobretudo há que fazer tudo o possível para prevenir situações futuras, deixando de dar esta imagem passiva de quem apanha e apenas solta um leve gemido. É fácil roubar o Sporting com impunidade.

Pelos vistos, na terceira divisão defende-se melhor os próprios clubes do que em Alvalade.

Não tenho a mínima dúvida que se o Sporting enveredasse por esse caminho, o palhaço do Vitor Reis viria imediatamente pedir um boicote de todos os arbitros aos nossos jogos. Já aconteceu antes e por muito menos. :roll:

Não creio que o SCP possa processar quem quer que seja, no ambito de um jogo de futebol, porque a FIFA tem regras muito claras sobre isso. Levar casos destes para os tribunais comuns, poderia trazer uma grande dor de cabeça, para todo o futebol nacional, o que se calhar, nem era mal pensado. 8)

Por outro lado, tenho pena de ver alguns foristas desculpabilizarem o enorme ‘roubo de igreja’ que foi este campeonato, com as exibições menos conseguidas do SCP.

Meus caros, num campeonato NORMAL, é comum as equipas ditas favoritas perderem pontos, em jogos onde à partida não se esperava que isso acontecesse.

O que não é normal, é que existam erros de arbitragem, nos jogos dos candidatos ao titulo, e estes representem no final da competição, entre 6 a 9 pontos de vantagem para um dos candidatos, por coincidência, aquele que se sagrou campeão.

Querer minimizar esta situação é compactuar com actual estado de coisas do futebol português, e isto, nós os adeptos não podemos fazer.

Da mesma forma, os nossos dirigentes não o fizeram, e a eles podemos pedir reponsabilidades e apontar o dedo, agora acusar jogadores e treinadores pela perda do titulo, é injusto.